Exercício e dicas pra quem gosta de melismas

Autor Mensagem
Mark_Kloz
Veterano
# jul/04


Esse exercício foi citado pelo cantor Leonardo Gonçalves (aliás, ouçam-no quem puder

pois ele é realmente um excelente cantor!!!).

Comece cantando uma nota que esteja na sua região grave para média. Cante-a com o

som de "a" de abacate, fazendo a escala cromática (subindo de meio em meio tom sem

desafinar) e levando cerca de 1 segundo para cada nota que você fizer. Quando

completar uma oitava, vá descendo de meio em meio tom até a nota inicial. Repita mas

diminuindo o tempo de duração entre uma nota e outra, ou seja, se você fez cada nota

em um segundo, faça em meio segundo cada, e assim por diante até chegar um ponto em

que você faça a escala toda em um tempo só. Repita esse procedimento com todos os

tipos de vogais a, á, ê, é, i, ó, ô, u, etc.

Considerações:
- Melisma não é algo que alguém possa te "ensinar" perfeitamente pois é algo que vem

também com percepção e experiência. Alguém pode, sim, te indicar algum exercício

para você os executar corretamente e sem desafinar.
- Você não está enclausurado a fazer sempre os mesmos melismas.
- Melisma está relacionado com o gosto da pessoa. Então, quando você fizer um

melisma, corretamente, e alguém lhe disser que ficou feio, não se baseie na opinião

de uma pessoa apenas.
- Melismas não são essenciais à uma música mas podem, muitas vezes, deixá-la mais

bonita.
- Nem todos os estilos musicais "apreciam" melismas.
- Estilos black, soul, blues, etc, são campos "férteis" para utilização de melismas.

Espero que tenha ajudado !! =)

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


para se faxer um bom melisma vai se exigir tambem uma respiração bem trabalhada, ñ é verdade?

Akan
Veterano
# jul/04
· votar


blues pra melismas fica ruim, pois o blues é ultrapassado, mas no R&B fica dezzzzz, escutem Aaliah e R.Kelly e a musica, dele, I believe I can fly!!!

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Akan
R.Kelly e a musica, dele, I believe I can fly!!!
ahhhhhhhhh entao esse eh o cara q canta essa musica?
conheco...\o/

Aaliah, ganhou um prêmio de melhor cantora de R&B da atualidade. =]

Mark_Kloz
Podia colocar esses exercicios naquele topico sobre melisma que está no "sugestoes para o forum". Pra organizar tudo num só.

E puts...nem sabia q tinha exercicios pra conseguir se fazer melisma...ehehehe

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Nunca estudei melisma...
:O

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Ah só um off topic qnto ao melisma:

Ontem assistindo Domingo legal [éka], estava o Fat Family lá e um carinha querendo engressar na carreira.
Aí aquela vocal principal do Fat, fazia altos melisma e atrapalhava o carinha que tava mostrando seu trabalho, coitado.

Nada haver as músicas e os ritmos pros melisma dela, ela mesma percebia q tava exagerando.

=]

Akan
Veterano
# jul/04
· votar


Barbara Jolie

Eles não sabem pensar, se fosse pensamento comida... há tudo mudava de historia!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Akan
ahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

Akan
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE

essa foi dezzzzzzzzzzzzzzzzz. hahahahahaha

blk_will
Veterano
# ago/04
· votar


Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.... vc naum sabe como fiquei feliz agora .... a meses procuro info sobre este assunto e naum acho ... alias ... naum sabia nem o nome "melisma"...kkkk nunca ia adivinhar mesmo. Vou praticar muito ... R&B é o meu estilo e oq sei fazer hoje adquiri sozinho (o que antes eu chamava de quebradas). Agora, o mais importante ... se alguem soube qualquer coisa que possa me ajudar neste sentido agradeço muito mesmo ... porque no q canto vou usar bastante... fico babando com o Boyz II Men, Smokie Norful. Me ajudem ...

Abraço

:^)

Mark_Kloz
Veterano
# set/04
· votar


blk_will
Ae cara mais um pra turma, hehe. Meu, eu acho q vc treinar escalas é muito bom também mas se vc ainda tiver problemas com afinação nem tente fazer melismas ainda viu? Se você ainda não souber, existe um outro nome para melismas q é appogiatura. Dá uma olhada no google q eu creio q vc ache alguma coisa legal mas provavelmente será em inglês. ;)

blk_will
Veterano
# set/04 · Editado por: blk_will
· votar


Mark_Kloz
Valeu pela dica. Eu naum tenho problemas com a afinação naum cara, só queria saber como fazer isso "encaixar" dentro da boca manja ?!?! Que tipo de escalas eu deveria estudar ??? onde posso consegui-las ??? eu consigo fazer as notas (em umas escalas ai) em um tempo de +- 1/2 segundo cada nota (2 por segundo)... mas queria dominar mais para poder diversificar mais e conseguir fazer mais rápido. Pra quem não conhece, dê uma olhada em www.smokienorful.com e vê c o cara domina ou naum (dá pra ouvir as musicas online). Eu chegarei lá um dia... e qualquer dia tmb vou ver c coloco uma musica com eu cantando aqui pra vcs me avaliarem ...

um abraço e valeu

:^)-

gatão
Veterano
# set/04
· votar


ai galera.....

gostei disso, na verdade nem sabia que o nome disso era 'melisma' achava que fosse contra-canto sei lá.

tbm curto pacas esse estilo black, fiz aula uns meses e preciso voltar a fazer URGENTE.

Mark_Kloz
ai cara se vc tiver mais execícios pra passar naum deixe naum, certo?

a propósito :
se alguem tiver um bom professor ou professora de canto pra indicar pra mim, me digam. - moro em SP - guarulhos.

um abraço a todos.

alexkajuru@hotmail.com (email/MSN)

Mark_Kloz
Veterano
# set/04
· votar


blk_will
Eu naum tenho problemas com a afinação naum cara
tudo bem eu não tava dizendo que você tem problemas, eu só tava dando um toque. =)

Ah se tu puder me dizer alguns cantores que ainda não foram citados que fazem melismas tu me falas blz?

gatão

ai cara se vc tiver mais execícios pra passar naum deixe naum, certo?
nao entendi. vc não quer q eu poste eh isso?

blk_will
Veterano
# set/04 · Editado por: blk_will
· votar


Mark_Kloz
Cara, eu naum levei a mal oq vc disse naum véio ... kkkk
quer saber quem faz os melhores melismas que já vi ?!?!? entaum lá vai (muitas são gospel, porque eu sô evangélico):
Smokie Norful (O melhor, gospel)
Eric Benet (timbre lindo tmb)
Montell Jordan (o cara é muito bom)
Winans Phase 2 (gospel)
Quarteto FLG (nacional gospel)
Robson Nascimento (este é d+. nacional gospel)
Brian Mcknight
Boyz II Men
Marques Houston
R.Kelly
T.R.U.T.H.
Blackstreet (não é o BACKSTREET BOYS)
Dru Hill (mais exatamente o Sisqó)
Babyface
Donell Jones
Next
112
3T
Usher
e ... cara tem muitos ... c quiser mais diz ai blz ...
só achei estranho que ninguem postou aqui o que pedimos cara ... será que ninguém sabe exercicios para isso ?!?! falando em exercicios, eu to me dando bem com esse ai que vc postou. Onde vc viu isso ???

Um Abraço, flow

:^)-

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Eu nem sabia que existia exercício para melisma, penso que era só praticar e pronto...ehehehe....

blk_will
Veterano
# set/04
· votar


eu tmb naum sei c existe ... to só especulando kkkk

:^)-

Mark_Kloz
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
Eu nem sabia que existia exercício para melisma, penso que era só praticar e pronto...ehehehe....

Os exercícios servem para você conseguir fazer todas as notas de um melisma. Se fosse apenas praticar muitos fariam-no como alguns cantores que emendam tudo e ficam parecendo notas ligadas, quando na verdade o ideal não seria este. Talvez nem exista um exercício assim:"Ganhe melismas em 2 semanas" ou "Seja um Baby Face em 30 dias"....rs...Os exercícios são mais pra você conseguir executar a variação de notas mais rapidamente e sem ligá-las. É assim que os "mestres" fazem tipo a Lauryn Hill em "His eyes is on the sparrow".

blk_will
falando em exercicios, eu to me dando bem com esse ai que vc postou. Onde vc viu isso ???
Você está conseguindo desenvolver bem os melismas? Como eu disse foi um cantor gospel que me passou "indiretamente".

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Mark_Kloz
em falar em Lauryn Hill, vc sabia q ela se converteu??? Bem q eu desconfiava esse ultimo album dela eh gospel, sabia? Legal neh?

mas qnto a executar a variação de notas mais rapidamente e sem ligá-las, eu chamo isso de stacatto, jah ouviu falar???

Morgana Turunen
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
Barbara, o q é isso, meisma? Parece nome de membrana do corpo humano, tipo, meninges!!!

gatão
Veterano
# set/04
· votar


Mark_Kloz
desculpe... me expressei mal......
é claro que eu quero..

blk_will
valeu cara , obrigado por essas dicas de bandas que vc acabou de dar...
estava precisando... naum sabia mais o que ouvir............hehehehhehe

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Morgana Turunen
é um floreio que se faz com a voz..é passar por algumas notas...estando na mesma vogal..

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Morgana Turunen
detalhe...as notas com ligadura..

blk_will
Veterano
# set/04
· votar


Gente ... vou postar um negócio aqui e talvez vcs naum me entendam ou me entendam mal...
uma coisa (que desenvolvi sozinho) que tem me ajudado a fazer melismas com certa velocidade e facilidade (que até entaum era segredo :^P) é a técnica do "bizerrinho" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Naum entenderam ?!??!? sabe a risada do pica-pau ?!?!? ou a do bob esponja ?!?!? tipo assim: faz com a sua voz (sem forçar a garganta claro) tipo a risada do bob esponja e comece a tentar inicialmente a ligar notas (não é isso que vamos utilizar mas é só o começo). Depois de um bom tempo (demora mesmo) vc começa a conseguir dividir as notas sem uni-las e sem ficar artificial.

sei lá, parece idiotice no começo mais pra mim funcionou...

flow galera

um abraço

:^)-

gatão
Veterano
# set/04
· votar


blk_will
ah.... entendi.... heeheheheheheheeh que barato!!

sempre que vc tiver algum exercício passe certo???

um abraço

blk_will
Veterano
# set/04
· votar


será que to louco ?!?!? :![

blk_will
Veterano
# set/04 · Editado por: blk_will
· votar


Quem quiser uns mp3 com uns melismas muito locos fala comigo

R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B - R&B -

Mark_Kloz
Veterano
# set/04
· votar


blk_will
blz kra!!!!! O q vc indica?

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


blk_will
ahuaHUAhuahuahu...exagerado hein..eheheh

vc canta tb neh? poste suas mp3 ae, =]

blk_will
Veterano
# set/04
· votar


Mark_Kloz
bom indicações, já postei um montão cara... temos q ver um jeito de eu te passar os melhores mp3 de R&B que vc naum viu ainda :^)-

Barbara Jolie
sô apaixonado por R&B d+ d+ mesmo.
Este estilo corre nas minhas veias (e corre rápido).

Eu canto ... eu vou providenciar este mp3 para vcs ...
olha que tmb naum é lá grande coisa... kkkk

uma abraço


flow


:^)-

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Exercício e dicas pra quem gosta de melismas