Alguma coisa sobre o diafragma

    Autor Mensagem
    Barbosa02
    Veterano
    # jun/04


    Ví algumas coisas escritas sobre o diafragma e, humildemente, resolvi escrever algumas coisas também. Espero que seja de alguma ajuda.
    O diafragma é um músculo que tem o formato de uma cúpula (ou abóbada ou, mais simplesmente, de uma xícara grande e sem asa). Ele se extende desde as costelas mais baixas até um pouco abaixo do meio do osso esterno (pode haver variações).
    Quando nós INSPIRAMOS, o diafragma se CONTRAI e vai assumindo um formato mais plano (como um prato). Nesse processo ele se "abaixa" aumentando o espaço torácico e diminuindo o espaço abdominal. Porém essa contração NÃO pode ser percebida diretamente. O que poderia ser percebido seria um aparente aumento do volume abdominal (mas nada preocupante, pois é uma dilatação aparente e TRANSITÓRIA; se algum cantor tem barriga grande NÃO É por causa da dilatação, mas sim por obesidade mesmo).
    Quando nós EXPIRAMOS, o diafragma se RELAXA voltando ao seu formato inicial de xícara, e as estruturas elásticas que foram esticadas durante a inspiração (tecido pulmonar, fibras eláticas constituintes dos tecidos adjacentes) se encarregam de expulsar o ar que estava nos pulmões. Neste momento algumas outras estruturas podem auxiliar a expulsão do ar, tais como os músculos intercostais internos.
    A força gerada pelas estruturas elásticas e pelos intercostais internos NÃO é suficiente para gerar a sustentação respiratória necessária para o canto (mesmo o canto popular). Por isso durante a história do canto foram sendo desenvolvidas várias técnicas que envolviam desde um treinamento exaustivo da respiração (inspiração + expiração) até o uso e fortalecimento da musculatura abdominal. Esta musculatura abdominal é a musculatura que se usa para gerar a força necessária para sustentar o canto, já que NÃO EXISTE outra que possa fazê-lo. Quando não se usa a musculatura abdominal, o corpo imediatamente vai usar os músculos do pescoço e a musculatura intrínseca da laringe. Isso é um perigo tremendo e monstruoso, já que estes músculos são fracos e não projetados para sustentação das correntes de ar do cantor. O seu uso pode acarretar cansaço vocal, rouquidão e, de maneira mais perigosa, calos vocais.
    Vale agora mais um último esclarecimento: já que a musculatura abdominal é a mais importante para a sutentação da voz do cantor, por que se fala tanto em diafragma?
    Por causa de um erro muito simples: o diafragma é o músculo mais importante da INSPIRAÇÃO (tanto que se você perdesse os movimentos dele, teria de viver dentro de uma máquina chamada pulmão de aço ou pulmão artificial), e não da respiração como um todo, pois, como foi visto acima, a expiração NÃO se utiliza do diafragma (porque neste momento ele está relaxado). O erro ocorre porque as pessoas confundem e misturam inspiração (que é uma parte) com respiração (que é o todo e vai precisar de outras estruturas, além do diafragma, para poder ser completa).
    Desculpem ter me alongado tanto. Espero não ter criado mais dúvidas que dissipado.
    Um abraço enorme.

    Angel_Fall
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Mto legal seu texto...;)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Barbosa02
    sim exato...é o diafragma responsável pela inspiração por que ele faz com que a pressão atmosférica no momento que ele abaixa seja menor que a pressão de fora...fazendo com que o ar entre..é algo assim....
    e sim..é verdade...existe vários musculos envolvidos na expiração de um cantor...e também diversos metodos de se apoiar a voz...inclusive...a maneira como um homem apoia é diferente....da mulher...
    por que a mulher tem o utero...e o homem não tem nada...só os musculos mesmo...
    então por isso o apoio do homem ser mais frontal mesmo....podendo usar a força frontal...a mulher precisa usar outros musculos....

    danubio_gpi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ...a maneira como um homem apoia é diferente....da mulher...
    por que a mulher tem o utero...e o homem não tem nada...


    Acho que eu quero um utero. kkkkkkkkkkkkkkk

    *desculpem eu não resisti. rs

    danubio_gpi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Falando serio, bem interessante o texto acima, eu realmente nunca tinha pensado nesses detalhes

    rafael santos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu gostaria de saber se vcs sabe algum exercicio que auxilie no uso dos musculos abdominais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguma coisa sobre o diafragma