Fik Legal cantar metal em falsete?

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


o falsete é uma voz falsa....fica com um som muito mais abaixo do q o registro da voz normal, a voz d cabeça é como se fosse uma extensão da voz natural....se a passagem for bem feita vc nem nota a diferença....o q não acontece com o falsete

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


talvez eu estaja com conceitos completamente errados

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Dá para saber o que é voz "de cabeça"? É quando cantamos "fininho", imitando a Gal Costa, por exemplo, ou a Tetê Espíndola. A gente, que eu digo, é: TODOS, homens ou mulheres. Isso é o que se chama Voz de Cabeça, certo? A voz "fininha", que a gente sente como se saísse da cabeça, bem aguda.

Homens e mulheres temos essa voz bem aguda, na cabeça. Porém o nome FALSETE só se refere à voz masculina, pois se trata de uma "falsa voz feminina", daí o nome, correto?

Quando alguém disser que MULHER NÃO TEM FALSETE, estará apenas dizendo isso: ela tem Voz de Cabeça, mas não se chama falsete. Porque há muitas discussões a respeito, alguns ficam tentando provar que mulher não tem falsete. Não tem mesmo, não há o que provar.
Falsete quer dizer FALSA VOZ FEMININA.

Há um disco do Milton Nascimento, lá dos 80s, SENTINELA, em que uma das canções é feita por ele e um coro de garotos. Temos a perfeita sensação de que é um coro de mulheres cantando. Quando os meninos cantam, a voz parece essa voz de mulher, "agudinha". Ouçam lá aquele coro.


*Tato Fischer, cantor e compositor, professor de canto e técnica vocal

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
tá vendo como o assunto é complexo????? o importante é cantarmos bem, corretamente, e com acompanhamento profissional....

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


acho q eu vou adotar a linha de raciocínio da minha professra....pra ela falsete eh apenas uma termo teatral, no canto eh inapropriado. Ela costuma dizer q falsete eh uma palavra q num consta no dicionário dela pq ninguém até og soube explicar com descencia. Falsete eh falsete pra quenm naum sabe utiliza-lo proficionalmente no canto. a partir do momento em q se estuda tais técnicas, o falsete passa a ser uma extensaum da sua voz, portanto, naum falsa.

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
MUITO BOM...é isso mesmo....qdo aprender colocar essa voz na cabeça, não é falsa mesmo....

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
Isso ae!!
os contra tenores são tão bons nesse registro que ele acaba substituindo o registro de voz comum!

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


FáBiO LiOnE
Minha fessô me disse que se eu estudasse pra cantar a lá andré mattos sacrificaria pelo menos seis nostas graves do meu registro, tipo, perderia o brilho, a robustez, saca? Tipo, ficaria q nem os graves do cara no começo de fary tale

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
interessante...

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
sério???mas você é baritono...teoriacamente...você não vai conseguir cantar como o matos

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


FáBiO LiOnE
Os tons agudos alcanço na buena, soh tenho um probleminha (e bem sério, por sinal) com a passagem! Num sou barítono naum, sou tenor... quer dizer barítenor hauhauahauhauh, num tente me definir, num dah

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
HUAhuAHUAHUAHuAHuAHuAHUAHuAHA beleza baritenor...AhAhahAHAHAAH

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
seu professor ou professora definiu vc como?

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Gente, vou tentar definir o que acredito ser certo:
1. O André canta sim em voz de cabeça, mas, na época do Angra, por ser um trabalho contínuo, sem muito tempo pra se descansar (um show atrás do outro), se utilizava de recursos que, no canto lírico, são chamados de falsete. Mas o André tem uma técnica fantástica, canta sem tensão nenhuma, e suas passagens são inexistentes, sua voz é colocada sempre no mesmo lugar. O que muda é o ajuste fino das cavidades ressoadoras. Já explico.

2. O termo Falsete é, e sempre será, muito controverso. Já coloquei pra Barbara um link de uma página que mostra bem a posição das cordas vocais no falsete verdadeiro, digamos assim. Vamos lá de novo: as cordas vocais são "presas" apenas por um lado, e do outro lado são inseridas na musculatura, o que permite que elas se movimentem para gerar diferentes sons.

Pra exemplificar melhor, faça o símbolo da Vitória, com seus dedos indicador e médio (o V); a parte que está na palma da sua mão seria a parte "presa"; a ponta dos seus dedos seria a parte da musculatura. Pra produzir um som em voz natural, elas vão se fechando como se fecha os dedos, até um limite, que seria o limite da sua extensão.

No falsete, elas se abrem de modo diferente; pra exemplificar, junte suas mãos, como se elas fossem um revólver (aquela coisa de moleque mesmo, com os indicadores sendo o cano do revólver); no falsete, o que se abre é o espaço central da prega vocal (é só fazer uma "barriguinha" com seus dedos indicadores, deixando suas pontas juntas, fica assim (), deu pra entender?). Por isso, o ar escapa na passagem pela prega vocal, o que faz o falsete ficar soproso e fraco, sem volume.

O que o André faz não é falsete, mas os líricos consideram falsete; ele vai até o "limite" de sua voz de cabeça (com as pregas vocais em V, dá pra entender assim ?) e abre uma cavidade no fundo da garganta, quase atrás do nariz, que provoca a elevação da glote (daí o nome, golpe de glote, pelo menos foi assim que aprendi), que faz com que ele ganhe algumas notas a mais nos agudos. Porque isso faz com que se ganha mais notas agudas, sendo que é só uma cavidade a mais? Não sei, não tenho como explicar sem perguntar pro meu prof. O fato é que as pregas vocais continuam em "V", sendo, ainda voz de cabeça, viram a diferença ? Os líricos a consideram falsete porque a voz perde sua coloratura com essa abertura a mais. E acredito ser essa colocação que os contratenores trabalham, não o falsete dito "verdadeiro" (o das pregas em () ). Acho que deu pra resumir um pouco, paro por aqui pra msg não ficar (mais) longa.
Abraços, e aguardo respostas (positivas e negativas).

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
vc foi perfeito...é isso mesmo....

Stravinsky
Veterano
# abr/04
· votar


Eu só digo QUATRO coisas para vocês:

NUMERO 1 - Assimilem que em tecnicas vocais, as regras gerais são inexistentes.

NUMERO 2 - Pra começo de conversa eu já não gosto do termo falsete... Acho um termo defintivamente deslocado no seu contexto. Voz falsa?.. bah.. Este é apenas mais uma das técnias que a voz humana masculina pode executar. E porque rotular esta técnica de voz falsa?.. Isso não faz sentido, pois se fizesse, tudo o que não fosse voz de peito teria que ser considerado falso, pois são na verdade artificios. Assim como drive, whistle, fry.. etc. Mas já que todos usam.. o jeito é agregar este termo....

NUEMRO 3 - Vocês tem um conceito muito esteriotipado deste assunto: voz falsa, voz fraca, voz sem ressonancia, voz soprada, etc. Tudo isso é arbitrario. é possível desenvolver o falsete e fazer ele ganhar bastante potência e ressonância. Sendo que este registro tem mais possibilidades de agudos do que a voz de cabeça. Quando vocês vêem o Andre Matos cantando a ultima nota de Speed, ou então da musica Fire no dvd do Dr. sin, vocês estam provavelmente diante do passagio entre voz de cabeça e falsete dele.

NUMERO 4 - Para a pessoa que falou a respeito de perder notas graves por cantar que nem o Andre.. : MENTIRA. O André tem aqueles graves por dois fatores: pela voz dele ser leve mesmo e por opção própria. A forma de impostação usado pelo Andre dá muito mais enfase ao agudo do que ao graves. É só observar com atenção. Isto também pode ser observado na voz de peito em geral dele: ela é bem leve e puchada pro agudo. É perfeitamente possível desenvolver voz de cabeça e manter os graves. A controversia rola quando o assunto é notas agudissimas em voz de cabeça e em falsete em harmonia com notas agudas em voz de peito. Mas essa é outra história.

=)

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


a verdade é q todos dão muito valor aos agudos...e às vezes desprezam lindas vozes....lindas caracteristicas, etc....

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


[editado]

Stravinsky
Veterano
# abr/04
· votar


floor jansen
Nesse ponto eu concordo.
Há uma demasiada preucupação com agudos... Sendo que tem muita gente que faz agudo... e só!... E o resto da voz?.. Perde-se com vento..

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
com certeza....

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


Falô e disse!!!!!!!!!!!!

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


isso aqui foi discutido na PV.

Falsete era inicialmente empregado para "falsa voz feminina", quando
cantores na igreja cantavam em notas agudas.

Embora geralmente utilizemoss cabeça como sinônimo de falsetee, isso
é errôneo e os cientistas vocais consideram três os registros: basal,
modal(com os sub-registros de peito e cabeça) e elevado (ou seja,
falsete).

Os registros têm realidade auditiva, muscular, acústica e
aerodinâmica diferentes.

Todos teoricamente temos zonas de passagem que podem ser mais ou
menos evidenciadas por meio das quebras de registros. Alguns cantores são
naturalmente mais hábeis e essas zonas não aparecem, outros as usam
como recurso interpretativo, outros ainda não têm controle sobre elas,
devendo exercitar-se especificamente.

Bruno Melo
Veterano
# mai/04
· votar


me expliquem essa tal de voz de kbeça??? ta e ao escutar a musica make believe acustico tu ve q a voz do andre matos naum tem potencia, pelo menos eu achei... tipo naum completou a musica, e ao escutar o edu falashi o som parece ter muito mais vida.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Bruno Melo
A diferença está na voz de cada um deles...
andré matos - voz leve
edu falaschi - voz encorpada

thunderbreaker3
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
ual, alem d linda c sabe mto :)
skuta c nao tem msn ae?? p nos trocar umas ideias sobre canto ae

Xico_Tripa
Veterano
# mai/04
· votar


Bruno Melo
Se tu acha q em make believe a voz dele tah sem potencia escuta carry on acustio...

thunderbreaker3
Veterano
# mai/04
· votar


soube q o edu falaschi tava com 1 problema d voz em dezembro, alguem pde me confirmar???
vcs ja ouviram a musica bleding heart do grupo d forro calcinha preta??? (plagio do angra) huhuhhuhu

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


thunderbreaker3
problemas de canto?é...eu ouvi falar isso também!!

thunderbreaker3
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
pois eh kra tavam dizendo q ele tava malzao tomando comprimidos e corria o risco d ter a voz debilitada mudança d timbre etc
vou acabar mandando 1 email p ele

Xico_Tripa
Veterano
# mai/04
· votar


thunderbreaker3
Pois eh, o edu tava com um problema serio nas cordas vocais, teve até uns shows no final do ano passado q ele desafinou pra kralho, mas parece q agora ja tah tudo certo e ele tah até gravando o disco novo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fik Legal cantar metal em falsete?