Será q estou cantando bem?

Autor Mensagem
Marcio Matos
Veterano
# abr/04


Ñ sei se estou cantando certo qria explicar direito mas ñ sei como é.
Tipo assim , eu canto e coloco todo meu apoio no diafragma(os musculos do abdômen ficam um pouco enrrigessido) mas a voz sai mei q forçado , mas ñ sai rouco , sai limpa e o pior é q chego a tons de profissionais muito fácil como Andre Matos, e é uma coisa q faço com uma normalidade impressionante ,já tenho certeza q ñ é falsete então o q é?

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Olá, Marcio!

Difícil dizer sem te escutar...

Mas pela definição, me parece que você está usando a voz de cabeça.

Você podia descrever melhor esse "meio forçado"? O que é meio forçado?

A sua sonoridade não é "normal" ou existe uma utilização de contração muscular além do necessário?


Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos
cara..tem uma coisa que eu faço para me escutar..mas me engana...coloca a mão no ouvido!!sabe...em forma de concha sem tapar o ouvido!!você ouve a ressonância na cabeça fazendo isso!!faça isso e me fala o que você acha...

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


O q é voz de kbeça?
Aí da pra explicar.

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos

foi colocado essa definição aqui mesmo: é a colocação usada para toda a extensão da voz cantada, requer apoio das partes baixa do corpo, relaxamento da musculatura da laringe e pregas vocais, a única tensão será a do tônus muscular do apoio....

isto estava no post d Barbara Jolie....mas é isso mesmo.....

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


Parece q eu uso voz de kbeça mesmo .Aí me diz uma coisa usando voz de k.. quando vc quer fazer uma nota mais alta (aguda)eu boto mais força no abdomen sentindo como se algo fechase as pregas vocais isso estar certo? Quando canto ñ sinto nada prejudicando minha voz , e já cantei por uma hora sem acontece nada d+ só depois de muito tempo (depois dessa 1 hora é que ñ consigo cantar perfeitamente)

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Márcio,

Produzimos os sons vocais, fazendo com que o ar passe pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar.

O som produzido nas p.v. ganham amplificação nas caixas de ressonância que são 2: a superior e a inferior;

A inferior é o tórax. Você dirige a sonoridade para seu tórax normalmente para equalizar o som da voz em um tom grave. Vc sente o seu tórax "vibrar"(tremer). Essa é a chamada "VOZ DE PEITO".

E finalmente a superior é a cabeça. Você redireciona a sonoridade produzida na p.v. para vibrar "dentro" do seu rosto; a equalização põe em evidência um som agudo. Você
sente a parte inferior do nariz, as maçãs do rosto e parte da testa vibrando. Essa é a "VOZ DE CABEÇA".

As mulheres, com exceção das contraltos, naturalmente utilizam a voz de cabeça para cantar; por isso o timbre é mais agudo, a voz é mais "fina".

Os homens, com exceção dos contra-tenores, naturalmente utilizam a voz de peito para cantar; por isso o timbre é mais grave, escuro; a voz é "grossa".


Espero ter esclarecido,
Camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos
quando vc quer fazer uma nota mais alta (aguda)eu boto mais força no abdomen sentindo como se algo fechase as pregas vocais isso estar certo?

Tá complicado pra te entender, mas vamos ver se é isso.
Vc diz q coloca força no abdomem e fecha as pregas? Então a força q vc está colocando é na garganta.
E essa nota mais agúda q vc diz, vc consegue cantá-la, segurar no tom agúdo? Se sim, pode ser q vc esteja usando o registro de flauta, o whistle register.

Mas uma dica: se vc tá forçando de mais, é bom parar, pois pode piorar sua voz.
E procure um professor, aí sim ele verá, ouvirá e dirá o q está errado.

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Márcio,

Yesssssss!!! :)))

Matou a charada! Contraíndo a musculatura abdominal e inter-costal, vc eleva o diafragma e "meio que sozinhas"*** :)) as pregas vocais se fecham; quanto mais fechadinhas, maior é a vibração, maior é a frequência e mais agudo é o som.

Isso é o famoso "APOIO RESPIRATÓRIO".

Quando as pessoas não sabem utilizar este apoio para a abertura e fechamento das p.v., tendem contrair (colocar força) a musculatura do pescoço (laringe) e é aí que mora o perigo... sobrecarrega as p.v., elas incham, não vibram direito e a voz sai roca... um esforço contínuo, a voz "acaba".

Intuitivamente, se é da forma como vc relata, você está cantando certo.



Obs: *** é minha descrição. Jeito de falar.



Beijos,
Camilla.

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


Bar. Jolie
Como eu disse eu faço sem muito esforço , com uma facilidade muito grande , eu só forço mesmo é quando faço o 3Lá(pelo q eu estudei o Tenor faz o 1º,2ºAté o 3ºC) q é o máximo q consigo aí eu forço um pouco no Lá ehim.
Camila
Deixa eu te falar uma coisa talvez ajude um pouco,
Por ex:Se eu fizer a escala maior de A ; vou subindo as notas depois de um certo ponto tem uma rupultura ou passagem da voz falada para essa q eu faço.Será q isso ajuda a vcs compreenderem?
E uma dúvida , a voz de kbça é boa , perfeita, para canta HEAVY METAL, sem driver por equanto,poi quando escuto Stratovarius , Angra , Shaman, percebo q a voz q eu faço é muito parecido , eles também usam voz de kbeça?

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


Jolie.....?
Camila ......?
Kd vcs...?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos
Vc força e consegue um lá3 né? Essa nota como ela sai?
Vc acha q faz ela com voz de cabeça?
Mesmo assim, não vá forçando muito, querendo alcançar os agúdos tudo de uma vez só não. Por exemplo, treine hj até o C3, exercite, amanha até o D3, e assim por diante, sem forçar, e aqueça bem antes.

Todo metal melódico usa voz de cabeça e falsete. Portanto se vc canta músicas deles e consegue chegar no tom, provavelmente esteja fazendo falsete.

Se quiser mais ajuda, poste algo seu aqui, para ficar melhor pra explicar.

Sorte!

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Márcio,

Ruptura? Complicou ao invés de esclarecer...

Esta ruptura que vc descreve é um "Buraco"? Alguns cantores possuem uma dificuldade em realizar a passagem da voz de peito para a voz de cabeça.. ou da voz de peito para o falsete; mas isso é uma falha técnica que você corrige com exercícios e conscientização MUSCULAR.

Com relação aos agudos no heavy metal: olha, rola uma confusão ENORME de terminologia que eu mesma fico confusa...
como eu não uso falsete, porque meus agudos são sempre realizados na voz de cabeça, então eu tenho uma certa dificuldade de fazer uma apreensão prática (em mim) de como é a relação entre SONORIDADE/FORMA MUSCULAR para o falsete.

A minha compreensão do falsete se dá APENAS escutando vozes masculinas realizando-o.

Na minha opinião, os cantores de heavy metal usam VOZ DE CABEÇA e NÃO FALSETE. Mas alguns cantores do gênero (presentes aqui no fórum) dizem que é falsete...

Como meu forte é R&B e Pop, então não posso dizer com certeza.

Ah! Outra coisa: se você não fica rouco, VOCÊ ESTÁ CANTANDO CERTO. Agora preste atenção no detalhe que vc descreve: Vc diz que depois de mais de 1 hora, não consegue cantar perfeitamente... PORQUE? Sua voz muda? Vc fica "MOLE" e não tem mais energia para entrar e manter a duração dos agudos?

Beijos,
Camilla.

fernando canuto
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla

Vc já escutou, já que gosta de R&B, Jackson Five?

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Olá, Fernando!

Sim, claro que sim! Mas não escutei-a de forma a analisá-la tecnicamente e/ou artisticamente... apenas escutei como entreterimento... Porquê?


Abraços,
Camilla.

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


B. Jolie
Eu ñ uso falsete, mesmo antes de cantar eu já sabia o q era falsete porque meu tio era cantor popular e me explicou tudo


Camila
Eu qiz dizer q há um ponto onde ñ dá mais para fazer a voz falada estão eu passo para essa voz (q eu tenho quase ceteza
de q é voz de kbça).
Depois de uma hora eu ñ consigo fazer notas muito altas e se faço eu foço um pouquinho de força, o q acho q ñ é necessário pois devemos cantar de forma bem natural.E acho q presciso controlar mais ainda a respiração, talvez seja isso.

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


Camila, Jolie me ajudem...................................

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos
Então, se vc sabe o q é falsete e não está fazendo, o q resta é a voz de cabeça. Provavelmente seja isso mesmo.

fazer notas muito altas e se faço eu foço um pouquinho de força
Se mesmo aquecido, vc pra alcançar a nota ainda força, fica certo que sua extensão está abaixo dessa nota.
Portanto é bom não forçar, utilizar de ótimo aquecimento, exercícios de respiração e desenvoltura muscular do aparelho fonador. =]

Marcio Matos
Veterano
# abr/04
· votar


Brigado.
Camila?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos
Ah! se seu tio é cantor. Tenta explicar pra ele sua dúvida. Talvez ele te ajude, melhor q nós, por estar te ouvindo. ;)

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Marcio Matos
A camilla a essas horas deve tah dormindo, ela mora no Japão. =]

Seu craison
Veterano
# abr/04
· votar


olha me desculpen mais essa historia de colocar força no abdomem e fechar a prega ta foda AAUHOAUIAHAuiHOIAhIHAiHIAhiUHiuHIuIUHAuiHAIUHOIAhIHao

só atrapalhei mau ai.......iuhAiuOAAUI o cara força o abdomem p/ cantar e sente as prega fecha IHAauHOOOHOIAHIAhIHA

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Seu craison
eh bem isso q tu tah pensando ae..........aHAUhauhauHAU
Canto é phoda...amigo ahahahaha =P

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Olá, gente.

# Marcos,

TEORICAMENTE, não devemos usar a força para cantar; porém isso é uma faca de dois gume, já que depende do gênero musical que você trabalha e existem os chamados estilo em "ALTA PRESSÃO", como o heavy metal, o belting( Celine Dion, Whitney Houston, Barbara Streisand) e os puxadores de samba... nestes estilos é IM-POS-SÍ-VEL não se utilizar de alguma força...

Porém, é preciso saber ONDE IMPOR A FORÇA para cantar, caso vc cante em um destes estilos... a força deve SEMPRE ser colocada na região abdominal e não na garganta, na cabeça, no rosto. Se você fica com o rosto vermelho ou a jugular(veia do pescoço) fica saltada, é a primeira pista de que a força está sendo colocada no pescoço e cabeça.

E mesmo que você aplique esta força de forma correta no abdomém, dependendo do condicionamento muscular desta região e do tempo que você se utiliza desta força, no decorrer das horas, toda esta musculatura entra em "FADIGA" e você vai perdendo a capacidade de contraí-la, e vai cada vez mais ficando difícil trabalhar agudos, principalmente nas sustentações de notas agudas na duração.

Agora, eu concordo com a Bárbara: se você tem por perto uma pessoa "experiente" e que tenha condições de te escutar e de te observar cantando, recorra a ele.

A intenção deste FÓRUM é Ó-TI-MA, mas é impossível dar informações sobre medidas sem escutar e sem ver... daí ficamos todos num "achismo" só!



# Se Craison,

Faça um teste: inspire o ar normalmente sem "tomar fôlego" (você vai fazer um som com a voz e não mergulhar...) pelo nariz e deixe que este ar se aloje na região abdominal;

Atenção: ombros e tórax não podem se mover! É a barriga que se expande!

Agora, contraia o abdomem, relaxe as bochechas e a boca; deixe-a entre-aberta; sem pensar muito, emita a vogal "A" em duração na afinação mais aguda que você conseguir sem fazer força, enquanto o ar sai pela sua boca, assim: "AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA"...

Preste atenção e tente perceber "algo" se contraindo e relaxando dentro da sua garganta; pois é, são as pregas vocais se abrindo e fechando durante a fonação :))) e a única coisa que vc fez, foi contrair o abdomem.

É este o mecanismo utilizado para cantar.


espero ter esclarecido.

Beijos,
Camilla.

Ken Himura
Veterano
# abr/04
· votar


Pô...eu num tenho "buraco" na passagem do peito pra cabeça....eu desafino um pouco mesmo...=/ tem algum exercício pra melhorar isso?

Camilla
Veterano
# mai/04
· votar


Olá, Ken!

Você já deu uma olhadinha lá no Tópico "AFINAÇÃO" ?

Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Ken Himura
sério???nossa....nem tenho isso!!

Marcio Matos
Veterano
# mai/04
· votar


Camila
Muito obrigado , agora é como vc diz sem escutar fica difícil
mas uma coisa é certa , eu ñ fico rouco depois do ensaio pelo contrario minha voz fica melhor , e eu presciso de um exercício de aquecimento muito bom , vc poderia me dizer algum?

AndresCamin
Veterano
# mai/04
· votar


por esses comentarios aki
to começando a achar q
eu uso a voz de cabeça !

Marcio Matos
Veterano
# mai/04
· votar


Beleza

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será q estou cantando bem?