termos do canto!

Autor Mensagem
GYMMER
Veterano
# fev/04


gente, vamos fazer um dicionario de termos que o pessoal usa com frequencia aqui no forum
alguns eu atér me confundo
poderiam me dizer o significado de:
1) timbre
2) potência
3) extensão vocal
4) drive
5) gutural
6) falsete
7) voz de cabeça
8) classificação vocal
9) impostação
10) vocalizes

repondam somente aquilo que vcs entendem bem no assunto, creio que isso ajudará a sanar algumas dpuvidas do pessoal

GYMMER
Veterano
# fev/04
· votar


ia esquecendo:

11) vibrato
12) voz de peito (???)

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


1)Timbre eh uma qualidade do som, nao necessariamente vocal...timbre eh o q faz sua voz ser diferente de outra. Eh o q faz o som do piano ser diferente do som da flauta..possuem timbres diferentes.
2) potencia eh potencia ue
3)acho que eh o quao agudo e grave consegue chegar...seria qual a extensao a voz alcanca.
4) creio q seja um como em instrumentos, um som um pouco "rasgado"
5)Vocal gutural eh o vocal "pesado"...tipo sepultura, etc
6)putz, nao sei como explicar...estilo edson cordeiro
11)vibrato eh uma tremidinha no som...tipo zeze de camargo..hehe

ACHO q eh isso...se nao, corrijam ai.

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


GuitarHouse
NÃO DIGA QUE O TRANQUEIRA DE CAMARGO FAZ VIBRATO!!
AQUILO É UM TREMOLO MUUIIITOOO MAL FEITO!!

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
ta bom, ta bom, mas nao se irrite.

Lerry Tig
Veterano
# fev/04
· votar


7-certa vez vi em um curso, acho que o do cifraclub mesmo, que voz de cabeça é o mesmo que falsete.
8-é a diferenciação que há entre a extensão vocal, creio eu, tipo: baixo, barítono e tenor.
10-acho que deve ser quando o cara não usa a técnica com o diafragma, utilizando o ar dos pulmões.

Por favor, me corrigam se eu não estiver certo, ok?

BozoCareca
Veterano
# fev/04
· votar


Lerry Tig
Voz de cabeça e falsete são coisas diferentes. Podem soar parecidas em algumas pessoas, mas tecnicamente são coisas infinitamente distintas.

Lerry Tig
Veterano
# fev/04
· votar


BozoCareca,

Como assim? Qual é a diferença então?

BozoCareca
Veterano
# fev/04
· votar


Na voz de cabeça, você usa os ossos da face como ressonadores, ao invés do peito, na voz plena. Assim você consegue tons mais altos com mais facilidade.

Já o falsete, numa explicação bem genérica, é você cantar imitando uma garotinha de 12 anos sendo estuprada.
ahuahuahuahuh

BozoCareca
Veterano
# fev/04
· votar


Eu não sou muito didático, como você pode ver. Dá uma olhada na busca do fórum pra ter definições mais claras.

Lerry Tig
Veterano
# fev/04
· votar


BozoCareca,

Beleza! Já me liguei na diferença, eu só não sabia que "aquela" era a voz de cabeça. Cara, vc respondeu outra pergunta que eu faria a seguir. Agora está tudo mais claro.

Na boa, acho que a sua definição de falsete está mais didática. hehe!

Valeu!

BozoCareca
Veterano
# fev/04
· votar


ahahauaau..
Que bom.

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


1. Timbre: É o RG da voz, do instrumento. A sua identidade.
2. Potência: É aquilo que diferencia de uma voz fraca, com
volume natural baixo.
3. Extensão vocal: É diferente de tessitura vocal, ou seja, a extensão são as notas que vc consegue chegar, e a tessitura é a escala natural de sua voz, a que fica mais "perfeita", bonita aparentemente.
4. Drive: [O q é isso? Termo musical? Não conheço.]
5. Gutural: É a voz rasgada, forçada, não recomendada por nenhum professor de canto.
6. Falsete: É a falsa voz, aquela que geralmente não é sua voz natural, é aquela q vc quase não usa as cordas vocais, é como se fosse um sussurro.
7. Voz de cabeça: Onde o som, a ressonância do som, passa por toda a cabeça, e não simplesmente apenas sai da garganta.
8. Classificação vocal: Isso com certeza gera muitas dúvidas, e em uma só definição não conseguimos explicar o que é a classificação vocal. Mas o que sabemos e mais fácil para se entender é que, cada um tem um timbre, e uma tessitura vocal, analisando esses dois pontos e mais alguns, vc terá a sua classificação. Que esta é dividida em várias categorias, as mais comuns, e para um canto popular são as seguintes:
* baixo[M]/contralto[F]
* barítono[M]/mezzosoprano[F]
* tenor[M]/soprano[F]
E estas divisões são subdivididas muitas vezes, ao qual, eu não sei.
9. Impostação da voz: É vc usá-la como se tivesse bocejando, ou seja com a ressonância e voz de cabeça.
10. Vocalizes: São exercícios para voz, afinação, respiração tb, são vogais, palavras, sílabas, que são cantadas. Tipo: lá, lá, lá, lá.
11. Vibrato: Exitem três tipos, de peito, de garganta e de diafragma. Vibrato é a ondulação de 1 semiton em finais de frases, sem exageros. Em canto popular o mais usual é o de garganta, já em canto lírico o correto a ser usado é o diafragmal.
12. Voz de peito: A voz natural, aquela que a gente fala.


P.S.: O que eu estiver enganada, me corrijam, e acrescentem o que por ventura, eu esqueci. =]

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
certinho manaa...

Lerry Tig
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie,

vc tá por dentro, hein!

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
Lerry Tig
Penso que um ano de teoria, e dois de canto, me ensinaram alguma coisinha....ehehehe.... ;]

Al Majíd
Veterano
# fev/04
· votar


Tô bôbo com a Bárbara!!!Queria ter uma filha assim!!!!hehehe..

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Al Majíd
Queria ter uma filha assim
ixi...
ou tah me chamando de criança, ou se é muito velho....ehehehheh =P

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie



Parabéns...... Muito legal.... Suas definições!!!

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
Acho q a segunda opção...rsrs

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Classifique o termo drive aqui nesse tópico.
Este será usado pelo o moderador para a organização do fórum. Não pode faltar uma definição.

Como o que eu penso, ao seu ver, está errado. Coloque a definição q tenhas para q todos possam entendê-la.

Grata!
Jolie

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


1. Timbre: É a identidade de cada instrumento (ou voz), e depende da séria harmônica de cada som emitido.
2. Potência: É a quantidade de volume que cada voz tem.
3. Extensão vocal: É a "distância" entre a nota mais grave do registro de cada um da nota mais aguda desse mesmo registro.
4. Drive: É a vibração caótica das pregas vocais FALSAS, que provoca uma ressonância a mais na emissão de uma nota, que "briga" com a ressonância principal da nota emitida.
5. Gutural: São registros graves adicionados de muito Drive.
6. Falsete: É uma conformidade diferentes das pregas vocais VERDADEIRAS, na qual a coaptação das mesmas é feita de forma diferente d emissão natural.
7. Voz de cabeça: É a colocação da voz em que a ressonância principal está na base do crânio; é uma colocação diferente do falsete e da fala.
8. Classificação vocal: É uma classificaçãi simples, baseada na tessitura (que é baseada na estensão vocal) de cada um
9. Impostação da voz: É uma série de fatores (incluindo apoio, tônus muscular do apoio, colocação da voz, relaxamento dá musculatura extrínseca à laringe, rebaixamento de laringe, abertura de costelas inter-costais, etc...) que é tida como a ideal para se emitir a voz cantada.
10. Vocalizes: São exercícios que visam o desenvolvimento da voz cantada.
11. Vibrato: É a modulação rápida da nota alvo, em intervalos menores ou iguais a um semitom (às vezes, pode ser mais que 1 semitom, depende do objtivo do vibrato).
12. Voz de peito: É uma colocação em que a ressonância principal é a torácica; a colocação é exatamente igual à da voz de cabeça (com a diferença da ressonância), mas é diferente da fala.

Dúvidas, é só perguntar.

MKM
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie, Eduardo Mazziotti & Gippe
calma, calma galera...q isso meu, eta briguinha boba =P...
PAZ a tds!!

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


MKM
Concordo, briga idiota neh? Fico de face qnd pessoas tratam mal as outras de graça.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
se existe fogueira, nao chegue perto, pode se queimar.

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
MKM
Gente, não estou tratando mal a Jolie (pelo menos a meu ver...), estou apenas sendo enfático para defender meu ponto de vista. Se trasparece uma certa rispidez, fiquem tranquilo, porque não é essa a intenção. Eu, particularmente, sou da paz...
Abraços

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Fica tranquilo cara, quando falei de pessoas que destratam os outros, num tava falando d vc.

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
Eu sei Gippe, fica tranquilo também.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Paz e amor pessoal.


Lembrei de mais uns termos pros entendidos aí.

Melisma
Glissando
Sopranino

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


13.Melisma: são "floreios" que um(a) cantor(a) usa para colorir as frases; numa determinada melodia (que o cantor deve executar), usam-se notas da tonalidade em que se encotra a melodia (em momentos não marcados na pauta) para enriquecer o fraseado.
14.Glissando: é a chegada em uma nota; pode ser ascendente ou descendente; ao invés de se atacar a nota alvo diretamente (parece conversa de atirador de elite....), chega-se nela partindo de uma nota mais baixa ou mais alta.
15.Sopranino: esse eu não tenho certeza, mas se for o que penso, é uma classificação igual à de Soprano Coloratura, ou seja, é uma soprano de voz leve e ágil, que faz Melismas (item 13.) durante determinada parte da música.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a termos do canto!