Existe alguma literatura boa sobre drive?

    Autor Mensagem
    Igor Vasiak
    Membro Novato
    # 19/jan/23 19:51


    Olá, esse é meu primeiro post aqui no fórum! Gostaria de saber se vocês tem alguma indicação de livro ou matéria mesmo sobre distorção vocal? Estou buscando algo mais teórico e fundamentado que descreva bem a parte técnica, como por exemplo o livro do Richard Miller para canto lírico.

    Eu já canto com drive há um ano, mais ou menos (aquele chamado "Hipercompressão Glotal" pelo Ken Tamplin, ou seja, o chamado "fry distortion", e não o drive das pregas vestibulares). Mas mesmo assim, tenho interesse em entender melhor a parte fisiológica (até mesmo porque cada pessoa fala uma coisa diferente sobre o assunto).

    Agradeço desde já!

    shoyoninja
    Veterano
    # 19/jan/23 23:45
    · votar


    O material mais preciso que conheço, fora publicações científicas sobre o assunto, você encontra no Complete Vocal Technique.

    Esse material do Ken Tamplin é meio torto.

    Em ambos os casos aulas é o mais indicado, por quê sem um controle legal na voz limpa, efeitos não fazem muita diferença. Se a pegada não estiver legal sem a distorção, vira um negócio meio Detonator. Sem contar que pode forçar, etc.

    Abraços!

    Igor Vasiak
    Membro Novato
    # 20/jan/23 10:49
    · votar


    Claro, a voz precisa estar extremamente acertada e fortalecida antes de qualquer tentativa de distorção. Eu comecei a tentar cantar com ela logo depois que comecei as minhas aulas de canto, já mais de dois anos atrás. Obviamente não deu certo e logo desisti. Mas só foi funcionar mesmo quando eu já tinha tônus na voz e uma tessitura bem definida. E ainda assim foi difícil porque aprendi sozinho (minha professora é mais do lírico, então ela não pôde me ensinar sobre, só apontar dicas e fazer observações quanto ao que eu falava sobre).

    Vou ver sobre este livro! Obrigado!

    shoyoninja
    Veterano
    # 21/jan/23 14:28
    · votar


    Legal, nesse caso deve ser bem útil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe alguma literatura boa sobre drive?