Nota-se alguma evolução ou nada de nada? Sei que n canto bem, apenas gostava de saber se se nota p

Autor Mensagem
T-C
Membro Novato
# 16/jun/22 17:16 · Editado por: T-C
· votar


kafka à beira-mar

Adoro João Gilberto, Aquarela do Brasil é a minha favorita.

OBS. Fiquei confuso quando estava a ver Aguarela do Brasil, num vídeo do youtube. Depois fui ao dicionário. No Brasil diz-se Aquarela, em Portugal Aguarela, interessante que sem saber como, sempre disse Aquarela. Mas deve ser influência de infância da minha mãe que é pintora e diz aquarela, suponho.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 17/jun/22 11:54
· votar


T-C

Acho que aquarela vem do latim ou do italiano acquarella, que nada mais é do que água colorida haha
Acho que o pt-br quis deixar a palavra mais próxima da original. Ou foi simples preguiça mesmo

T-C
Membro Novato
# 10/set/22 00:35 · Editado por: T-C
· votar


Parei totalmente para as ferias de Verao cerca de 1 mes e meio, parei o Agosto todo e os primeiros dias de Setembro, precisava de descanso. Agora tenho receio que a voz tenha piorado. Isso pode ter acontecido? De qualquer dos modos esta melhor do que quando abri este topico. O meu receio e que tenha regredido um pouco em relacao ao meu auge.
Uma gravacao que fiz hoje. (Acho que me saiu mal e nao tinha aquecido a voz, vou regravar e mandar daqui a umas horas). Ja regravei.
https://vocaroo.com/1oVcs3TLHaIX
A voz como era quando abri o topico.
https://vocaroo.com/1jBDpxxqVekO

T-C
Membro Novato
# 17/set/22 02:48
· votar


https://vocaroo.com/168hjiwU3gnx

O meu irmao canta melhor ou pior do que eu?

T-C
Membro Novato
# 24/set/22 22:32 · Editado por: T-C
· votar


Ja me disseram que pior.

N sei como ei-de resolver os meus problemas de ingles. Nota-se uma grande evolucao em relacao ao que deixo no fim, que foi quando comecei. Mas nao esta ao nivel de musicas portuguesas.
https://vocaroo.com/12QQHqd5jhzA

Quando comecei.
https://vocaroo.com/19fZ24Nj1vDu

Algo que me faz pensar que estou melhor a cantar foi ter estado numa call de discord a cantar para uma menina que me ouviu 8 musicas em pt (ela tb cantou 8), isso seria impensavel ha uns tempos. Antes ouviam 1/2 e iam embora. Tenho a minha mae a chamar. Tenho que ir tomar banho. Tenho que passear o cao. Tenho que jantar.

T-C
Membro Novato
# 22/out/22 20:47 · Editado por: T-C
· votar


Procuro uma avaliacao sobre se o meu sotaque se safa nas musicas no PT BR. N quero review de voz, nem da qualidade do canto. Isso vai ser preciso anos para estar num bom nivel. Alem do mais nao vai ser a cantar isto, uma musica super dificil, que fica muito aguda na minha voz, em que 5 ou 6 palavras estao pior que horrendas, que me vou safar por enquanto. Apenas quero saber se o sotaque esta satisfatorio ou se parece demasiado tuga. Nunca mostrei nada no PT BR. Lembrei-me de vcs por serem brasileiros.
https://vocaroo.com/1mopHAAGif9P
De preferencia digam 2/3 palavras que foram muito mal pronunciadas.

ejames
Membro Novato
# 23/out/22 00:08 · Editado por: ejames
· votar


T-C
se o sotaque esta satisfatorio ou se parece demasiado tuga

Achei bom! Alguns detalhes dão a dica de ser um sotaque estrangeiro, diferente de qualquer região do Brasil, mas no geral tá bem legal. Não vi nenhuma palavra específica nesse sentido de "mal pronunciada", são mais detalhes da dicção mesmo. Nada para se preocupar.

É legal ver você explorando músicas diferentes. O aprendizado da música deve, acima de tudo, ser divertido, não adianta se torturar, ficar se comparando com outras referências o tempo todo. Continue no caminho, tá evoluindo bem.

Ainda que você não queira entrar no lado sobre a técnica vocal, mas uma coisa me chamou atenção: a empostação que você fez, com referência no Renato Russo, soou bem ok. Tem falhas no apoio, na afinação, mas apenas detalhes. O que quero dizer com isso é para você continuar explorando músicas diferentes, de estilos diferentes.

T-C
Membro Novato
# 23/out/22 17:46 · Editado por: T-C
· votar


ejames Que bom! Estou tao contente de finalmente se notar evo!!! Isso me deixa imensamente feliz... E motivado enquanto estou na fila de espera para comecar as aulas de canto numa escola que apareceu aqui nos anuncios personalizados do site (os algoritmos do Google estao overpowered, como raio eles sabem?).

Edit |Final Acho que ficou massa!!!! A DERRADEIRA Tentativa.
https://www.youtube.com/watch?v=B6WVBQKxVFQ
=D =D =D

T-C
Membro Novato
# 24/out/22 20:20 · Editado por: T-C
· votar


https://vocaroo.com/1fIg7HFwFhec
Este e o meu cover final...
Apaguei a mensagem que tinha escrito.
Se tiverem interesse, oicam e comentem. Estou aberto a tudo!

shoyoninja
Veterano
# 25/out/22 09:44
· votar


Então vamos lá, em maio deste ano, a 5 meses atrás, você tinha respondido a um outro participante deste fórum que havia feito 2 meses de aula, quando questionado.

Depois, de novo, lhe foi dito para procurar aulas e fazer muita aula.

Vou ser otimista, e supor que nesses 5 meses incompletos, você fez aulas semanalmente, e treinou tudo que o professor lhe passou rigorosamente. Então, 7 meses de aula.

Isso não é nada... E vamos ser claros, você depois disse que ia fazer um pacote de 10h de aulas propondo isso como uma solução aceitável. Se foram 10 h com uma hora semanal, na realidade foi o que? Mais 2 meses...? Você FEZ essas aulas?

E esse negócio de ficar desesperado em achar migalhas de evolução aqui e ali, e ficar insistindo em fóruns atrás de comentários positivos, "olha eu evoluí não acham?" abandone isso de vez, não leva a nada. Vai no máximo conseguir uma pequena satisfação momentânea, que depois você vai questionar se foi mesmo um comentário honesto ou foi pela insistência, e na pior das hipóteses vai encontrar algum espírito de porco que vai te aloprar, como aparentemente aconteceu agora. Sabe aquele clichê tosco de filme dos anos 80 "não é o destino, é a jornada", pois é, estude e treine pelo estudo e pelo treino em si.

Você tem que ser crítico começando com a forma que vai procurar a instrução, não procure professor só por ser "famoso", procure alguém que tenha experiência e que cante de uma forma que você queira pra você, que seja acessível para suas condições financeiras e faça aula direito. Não pense em comprar pacotes de 5 aulas mas anos de treino para aprender as coisas da forma que se deve.

Leia suas postagens anteriores, você vai encontrar coisas como "eu sei que entro desafinado", o que você tem que se perguntar e responder é: Por quê considerou que estava bom o suficiente se sabia que entrou desafinado?

Senão, se é para ficar se torturando dessa forma e se causa todo esse sofrimento que você falou, com certeza é melhor parar mesmo. Abraços.

T-C
Membro Novato
# 25/out/22 13:13 · Editado por: T-C
· votar


Senão, se é para ficar se torturando dessa forma e se causa todo esse sofrimento que você falou, com certeza é melhor parar mesmo. Abraços.


Sim, simplesmente estou a fazer uma tempestade num copo de agua. Meter os pes na terra tb e preciso de vez em quando. Fazer por prazer e evoluir quando acontecer. E nao tentar evoluir para tentar ter prazer, como ando a fazer. Obrigado.
Apaguei mensagem e fiz upload deste meu cover... E estou-me a lixar se esta bom ou mau... Deu-me prazer cantar. Se estiver mau. Sai melhor daqui a uns meses.

https://vocaroo.com/1fIg7HFwFhec


Fogo, estive-me a ouvir a cantar Legiao Urbana 3 meses atras... Nao sao migalhas de evo... Nunca na vida. Uma muito boa evo...
Antigamente.
Neste file meti o antes e o agora... A melhoria e incrivel.
https://vocaroo.com/1l8rh0te9l9f

T-C
Membro Novato
# 26/out/22 08:39 · Editado por: T-C
· votar


shoyoninja

Fiz o erro de saturar as pessoas... Ja n mais receberei elogios genuinos de quem ficou saturado por imenso tempo. Ha sinais claros disso estar a acontecer...Recebi 4 likes no Facebook, todas de pessoas a quem nunca mostrei nada, (se contarmos familia 6) que provavelmente nunca me ouviram, todas as pessoas a quem mostrei no passado, fugiram todas a 7 pes.
Resta cantar para mim e para pessoas novas que nunca me ouviram.
Obg por me terem ouvido este tempo todo. Mas n vale a pena publicar mais covers neste forum durante muito muito tempo. Vou dar-vos tempo para descansar da saturacao.
Revelo em todos estes posts o seguinte.

-Necessidade de Afirmacao GIGANTE.
-Estar Obcecado.
-Impulsividade
-Mudancas bruscas de humor.
-Rancor.
-Frustracao.

Entre outras coisas.
/////////////////////////////

Mas entre tantas mais outras coisas...
Tenho...
-Persistencia
-Garra
-Vontade
-Espirito de Sacrificio
-Inteligencia
-Fe que vou conseguir

E vou provar que nao preciso de provar nada a ninguem!!!

T-C
Membro Novato
# 27/out/22 14:21 · Editado por: T-C
· votar


Pronto... Hoje ja estou inteirado da realidade, nem tanto ao mar nem tanto a terra (n sei se conhecem o proverbio).

16 Pessoas Anonimas me avaliaram no SurveyPlanet neste cover de 0 a 10.
https://vocaroo.com/1cpiUS1KQUF2

Qualidade do Sotaque - 5.94
Qualidade do Timbre - 5.63
Afinado - 5.31
Notas Graves - 6.06
Notas Agudas - 5.44
Timings - 6.50
Potencial - 5.69
Geral - 5.75

Acho que as pessoas foram honestas e corresponde a realidade +-. Mesmo que tenham havido discrepancias enormes, ex.Recebi 3 de Qualidade de Timbre e 10 de outra pessoa.

Estranhamente, vi os paises dos participantes. Portugueses me avaliaram pior.
Os 4 Brasileiros participantes me avaliaram da seguinte forma.

Qualidade do Sotaque - 8.00
Qualidade do Timbre - 7.00
Afinado - 6.25
Notas Graves - 7.75
Notas Agudas - 5.75
Timings - 7.50
Potencial - 7.00
Nota Global - 6.75

Finalmente me sinto em paz interior com isto... Ja n era sem tempo.

T-C
Membro Novato
# 02/nov/22 07:13 · Editado por: T-C
· votar


N preciso que ninguem responda. Serve apenas para referencia futura, para que possa fazer comparacao daqui a uns meses. Hoje vou comecar as aulas de canto, 3 aulas de 1h por semana, 1h de canto acompanhado, 1h de teoria musical e treino de ouvido, 1h de ritmos aplicados
.


T-C
Membro Novato
# 03/nov/22 08:54 · Editado por: T-C
· votar


Fiquei totalmente estupefacto e surpreendido nesta primeira aula que tive. Prof a dizer que assimilo muito bem os exercicios, que ve grande potencial, que vou conseguir acabar a primeira unidade em 4 semanas em vez das tradicionais 6 com a colega de curso. Que tenho um bom vibrato e uma voz bonita. Colegas que estavam ouvir, de outro grupo de 3, a dizer que canto bem.

Alguma coisa estranha se passa... Estou a tender que e o hardware do meu computador... Nem aguenta o Windows 10. Tem um placa grafica de 512mb. 2GB ram. Comprei em segunda mao ha uns anitos, ja velho e ultrapassado. O que n me preocupa. Pessoalmente n preciso de ter um PC op no meu dia a dia.
N consigo arranjar um outro motivo que explique a gap de feedback. Ainda estou a reflectir. Alguma coisa muito muito estranha se passa aqui.

T-C
Membro Novato
# 16/fev/23 04:09
· votar


https://voca.ro/1hwzhYvxOE51

Que acham deste meu rap cover? Acho que até ficou legal.

Wanton
Veterano
# 16/fev/23 10:47
· votar


T-C
Acho que até ficou legal.

Ficou. Uma dica: rap é ritmo. É importante que os tempos das sílabas sejam bem precisos. Você também pode dar mais ataque nessas sílabas, para que elas funcionem como um instrumento de percussão.

T-C
Membro Novato
# 18/fev/23 10:43 · Editado por: T-C
· votar


Uma dica: rap é ritmo. É importante que os tempos das sílabas sejam bem precisos. Você também pode dar mais ataque nessas sílabas, para que elas funcionem como um instrumento de percussão.

Tentei seguir seus conselhos, sobretudo no ataque. Ficou melhor, pior ou igual? Pus a voz mais baixa em volume no mix, isso prejudica?

(Estou a fazer upload, aumentei a voz).
https://vocaroo.com/1ej1u1DItPmX



T-C
Membro Novato
# 20/fev/23 04:49
· votar


Em geral as pessoas gostaram mais deste rap do que do anterior. Chama-se retrospectiva de um amor profundo.

https://voca.ro/1h2QloWZ5MUD

T-C
Membro Novato
# 21/fev/23 17:12
· votar


Atingi o meu auge nesta música:
https://vocaroo.com/1eTKRW0CTyCl

T-C
Membro Novato
# 26/fev/23 05:09
· votar


Evolução Gritante:

Dezembro - https://vocaroo.com/1bIthJ5k6wVH

Fevereiro - https://vocaroo.com/1a7sAWPkCQ5D

Selvagem123
Membro Novato
# 20/mai/23 06:11 · Editado por: Selvagem123
· votar


Eu acho que vc precisa estudar uma forma de melhorar a captação do teu áudio pra voz com os instrumentos soarem melhor, pra vc se ouvir nessas gravações, avaliar e treinar melhor também, acho um ponto a se observar! Na questão de voz eu sinto que vc tem a respiração curta e não trabalhada adequadamente, precisa treinar mais a afinação também, treinar músicas mais melódicas e mais expressivas. Tenta cantar acapella sem instrumental. Acho que vc precisa suavizar e "amaciar" um pouco mais a voz também...Como vc mora em PT, acho que poderia pagar um bom professor online no Brasil pra te ajudar. Pagar em euro acho que o investimento talvez saia mais em conta pra vc.

T-C
Membro Novato
# 20/mai/23 13:17 · Editado por: T-C
· votar


Sim, a respiração ainda tem bastante problemas.
Isso é de Fevereiro, isto é a minha voz em Maio: acho que melhorou bastante.

Rap Português:
https://voca.ro/19nfVrzkMKeb
Canto Brasileiro:
https://vocaroo.com/11tskMU0UERT
Canto Brasileiro V Alrernativa:
https://vocaroo.com/1WI1QYYJ845r
Minha voz em Maio de 2022:
Música Portuguesa:
https://voca.ro/1kEHETq7gbe7
WATERS OF March de Maio de 2022:
https://voca.ro/17uAmhXcDioS

Riders On The Storm 2013?
https://voca.ro/19fZ24Nj1vDu

Acho que a evolução é por mais evidente. Tenho um professor que chegou à gala do The Voice, tenho outro que fez parte de uma banda portuguesa muito conhecida chamada Ritual Tejo. Não estou preocupado com professores de canto.
A negrito acho que é o melhor cover cantado que fiz na vida.

T-C
Membro Novato
# 17/mar/24 09:00 · Editado por: T-C
· votar


Depois de uma enorme ausência.
Volto aqui.
Regravei esta canção brasileira.
https://vocaroo.com/1ke8nDFHQs4H

Já gastei mais de 1000 euros a tentar melhorar a voz e gostaria de saber se melhorou realmente. Acho que mereço esta resposta.
Contudo sei que 1 ano e meio não faz milagres.

Wanton
Veterano
# 17/mar/24 15:53
· votar


T-C

Interessante. Quase sem sotaque de Portugal. Dá para ouvir umas nasalizações em alguns momentos, mas pouca coisa. Quando à parte técnica, deixo para os professores de canto do fórum. Apesar da queda no movimento, ainda há pelo menos dois que frequentam o espaço.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 19/mar/24 00:25
· votar


T-C
Na aula de canto, trabalha-se afinação, apoio, emissão vocal, ressonância e TAMBÉM fonética, fraseado, métrica, interpretação, estratégia, raciocínio técnico entre outras muitas coisas. E um ponto: nenhuma diferença de idioma ou sotaque pode ser desculpa, afinal no lírico, por exemplo, canta-se em italiano, alemão, francês - e há regras e técnica para fazê-lo bem feito.

Como vc está perguntando sobre "evolução", no que eu posso opinar é sobre como está agora, neste áudio. E apesar de afinado, está faltando desenvolver muitos dos tópicos citados acima. Mas sozinho ou com uma aula ruim, não vai chegar em lugar nenhum, mesmo que gaste 100.000 euros.

Se seu objetivo é cantar no karaokê, tá ok. Se é levar a coisa à serio, faça uma aula decente.

T-C
Membro Novato
# 19/mar/24 00:38 · Editado por: T-C
· votar


Christian

Ok, certo, está longe de estar a nível profissional, concordo 100% e é minha opinião também. Mas também em 1 ano de aula de canto, que parei há 3/4 meses, por causa de um projeto exaustivo laboral + mudança de cidade e que retomarei muito brevemente, noutro sítio, tive 1x por semana, 1h semanal, é certo que pratiquei bastante em casa extra isso, sozinho, mas não há milagres, você se lembra de como era minha voz ainda há bem pouco tempo? Você mesmo dizia que era das piores vozes que já ouviu na vida e que eram precisos anos de estudo e prática. Esperava que estivesse agora já a nível profissional num ano, com o meu ponto de partida inicial? Já viu algum caso assim? Passar de voz de chacota para cantor de sucesso nacional/internacional em 18 meses de aula 1x por semana?

Sei que baldes de água fria são precisos por vezes para meter os pés bem assentes na terra, mas acho exagerado dizer que as coisas estão a ir num caminho ruim.

Me convença do contrário, posso sempre estar enganado e você ter toda a razão do mundo, nesse caso mostre uma evolução prodigiosa de alguém em menos de 2 anos, com data e áudio. De algo horrível para algo fantástico. Aí admitirei decerto que está certo nesse ponto.

Também não me desculpei por trás de sotaques ou pronúncias.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 19/mar/24 17:58 · Editado por: Christhian
· votar


T-C
Mas também em 1 ano de aula de canto, que parei há 3/4 meses, por causa de um projeto exaustivo laboral + mudança de cidade e que retomarei muito brevemente, noutro sítio, tive 1x por semana, 1h semanal, é certo que pratiquei bastante em casa extra isso, sozinho, mas não há milagres, você se lembra de como era minha voz ainda há bem pouco tempo?

Cada um de nós tem os seus dragões a vencer. Não dá pra ter justificativa para toda crítica que recebemos, ainda mais quando estamos à procura de evolução. Ou você só está em busca de algum elogio?

Além disso, o seu tempo não corre da mesma maneira que o meu, que também é diferente dos demais - e está tudo bem. Mas você parece não saber muito bem como lidar com ele. Veja só:

Evolução de Voz em 2 anos, melhorou? em 2015, 9 anos atrás.

5 Meses Depois - Aberto a todas as opiniões em 2018.

A questão não é 1 ou 10 anos depois, mas como você investiu e aproveitou o seu tempo. Poderia estar fazendo aulas desde 2015 e não ter evoluído para chegar no nível de um profissional, mas estar satisfeito com o aprendizado neste período. E estaria tudo perfeitamente bem, certamente! Porém você mesmo citou o tempo e o dinheiro (que, de certa maneira, também é tempo, já que você "vende seu tempo" ao trabalho, em troca de dinheiro), e precisamente perguntou: "1 1/2 anos vs. 1000 euros. Evolução=?". Se você queria outro tipo de comentário, talvez devesse ter elaborado de um jeito diferente. Veja só este colega de fórum,, que só postou sem grandes explicações sobre técnica ou aprendizado: https://forum.cifraclub.com.br/forum/1/342037/

Me convença do contrário, posso sempre estar enganado e você ter toda a razão do mundo, nesse caso mostre uma evolução prodigiosa de alguém em menos de 2 anos, com data e áudio. De algo horrível para algo fantástico. Aí admitirei decerto que está certo nesse ponto.

Acho que você está confuso. Ninguém tem que provar nada pra você, até porque, novamente, foi você mesmo quem citou a questão do "tempo X evolução"- e está nesse papo desde 2015. Acredite, se você tivesse feito uma aula minimamente decente em um ano, teria apresentado melhoras que VOCÊ MESMO poderia mensurar e não precisaria perguntar para estranhos, mesmo que não estivesse cantando como um profissional. Mas se você mesmo não tem certeza, sua resposta já está dada.

Você mesmo dizia que era das piores vozes que já ouviu na vida e que eram precisos anos de estudo e prática.

Por fim, eu disse isso mesmo? Poderia me mostrar onde foi, por favor? Quero muito ser um humano melhor, a cada dia. E, apesar de não me abster de fazer críticas quando preciso, se eu me excedi, gostaria de me desculpar.

T-C
Membro Novato
# 19/mar/24 20:07 · Editado por: T-C
· votar


Evolução de Voz em 2 anos, melhorou? em 2015, 9 anos atrás.


Não fiz aulas de 2015 a 2022, zero aulas, esse período não conta, nem treinei a voz sequer. Isso é como se falasse um sujeito que dizia em 2015 que ia para o ginásio e só foi em 2022 e o cobrasse em 2024 por não estar em forma quando deveria já ser atleta de elite treinando desde 2015.

Acredite, se você tivesse feito uma aula minimamente decente em um ano, teria apresentado melhoras que VOCÊ MESMO poderia mensurar.

E tenho notado melhoras significativas, toda a gente me tem dito isso, toda mesmo. Acho que isso nem é discussão. Incluindo desconhecidos, alguns percebem bastante de música também porque são comunidades dedicadas ao tema como esta.
A menos que me estejam a mentir e iludir e eu também noto muita melhoria e estou orgulhoso dela. Ninguém diz que a voz está linda de morrer, mas consegue-se ouvir e não está horrível como antes. Diria que estou um 6/10 (pode ser um 4, pode ser um 5 até, dependendo do critério) e não um 0/10 nítido como antigamente.

Não sei que memória tem da minha voz, nem que cover ouviu ao comentar, mas acho que quase um surdo nota evolução nestes covers que nem 2 anos têm para agora no último cover que pus em cima de Quase Sem Querer.
https://soundcloud.com/ticampos/pseudocover

Se não nota algo de muito estranho se passa. Ou comigo ou consigo. Mas vou continuar a apostar na música, mesmo que você diga que evoluí nada exceto afinação.

Quando entrei aqui diziam que a única coisa que sabia necessária para a música era falar... portanto.

Mas tiro uma ilação daqui, a minha participação acabou aqui em termos de colocar covers.
Acho que é ponto bem assente que evoluí significativamente de meados de 2022 até hoje. Esperava outro tipo de crítica, construtiva claro, não elogiosa, obviamente, mas focada em áreas, do género: Você está mais fraco em X, deveria focar-se em Y, ali em Z até melhorou alguma coisa. Mas tem lacunas sérias em W.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 19/mar/24 21:28
· votar


T-C
aehuaehaue okay! Siga em frente, vai dar certo!

:-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nota-se alguma evolução ou nada de nada? Sei que n canto bem, apenas gostava de saber se se nota p