Estudar canto por aulas online vale a pena?

    Autor Mensagem
    brunafm
    Membro Novato
    # nov/20


    Tenho MUITA vontade de aprender a cantar e seria maravilhoso estudar online, pois, além de ser mais barato, posso estudar em casa mesmo. Mas como vou saber se estou fazendo os exercícios corretamente? Nos vocalizes, é preciso imitar as notas certas, mas como vou saber se estou imitando mesmo? Vale a pena fazer aulas online ou é melhor fazer presencial?

    E mais: qual tipo de voz é a minha? Sem aperfeiçoar a minha voz, consigo ir de B3 até A4

    Ningen
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    brunafm

    No geral, é MUITO melhor fazer presencial. Essa é a regra.

    Claro que há exceções: você pode muito bem pegar um professor presencial horroroso.

    Lembre-se de fazer o melhor que puder pois estragar a própria voz não tem graça nenhuma.

    【FIXO】 Classificação vocal - Não crie outro tópico sem ler este! 1 2 3 < >

    sergiorojo
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    brunafm

    Acredito que possa ajudar nessa dúvida pois tive ambas as experiências e com o mesmo professor. Comecei a fazer aula de canto presencial em 2019 e, com a pandemia, passei a fazer online. Só voltei a fazer presencial na semana passada, com os devidos cuidados.

    Confesso que achei que fazer online não havia mudado tanto, mas, ao voltar a fazer presencialmente, percebi alguns problemas claros. Um deles foi que eu tinha diminuído, sem querer, a potência da minha voz, provavelmente porque o microfone do meu celular captava bem minha voz durante as aulas online e meu professor não percebeu. Ou seja, durante esses meses de pandemia, fui deixando minha voz mais "fraca" sem que eu ou meu professor percebessem. Usar fone de ouvido também faz com que você se ouça mais, e isso deve ter contribuído com o "enfraquecimento" da minha voz. Com a volta da aula presencial ele já percebeu e trabalhou isso.

    Outra coisa é que estávamos tentando trabalhar determinada técnica, e eu estava com dificuldade há semanas. Logo nessa aula presencial eu consegui realizar a técnica com muita facilidade, porque a troca de informações foi mais fácil do que no ambiente virtual. Talvez eu conseguisse online, mas a interação ao vivo foi absurdamente melhor.

    Os problemas técnicos também atrapalham bastante numa aula virtual. Até que a captação do som do microfone do celular não é tão ruim, tanto para o professor ouvir minha voz quanto par eu ouvir ele tocando piano. Porém, quase sempre havia algum delay, e várias vezes ele era tão grande que mal dava para ter aula. A internet do Brasil é, de modo geral, cara e de baixa qualidade, e teve uma ou duas vezes que tivemos que remarcar a aula porque estava muito ruim.

    As vantagens óbvias da aula online são a comodidade e talvez o menor preço. Porém, no meu caso, o problema é que muitas vezes parava o trabalho e começava diretamente a aula de canto. Isso fazia com que muitas vezes eu iniciasse a aula tenso, por conta do trabalho estressante. Quando eu tenho um tempo para me deslocar com calma até a aula presencialmente, percebo que consigo dar uma relaxada até chegar lá.

    Se você tiver condições de fazer aula presencialmente, faça, pois a interação é muito mais dinâmica. Nada substitui o contato humano, e cantar é algo absurdamente psicológico. Às vezes até mais que físico.

    Se só conseguir fazer virtualmente, tente usar algum fone com melhor qualidade. Uma coisa que me ajudou foi pegar um tripé que tinha em casa e adaptar para segurar o celular na minha frente. É melhor fazer virtualmente do que não fazer, pois digo que aula de canto é muito satisfatório. Faço há mais de um ano e ainda aprendo muita coisa... é incrível poder conhecer uma nova parte do seu corpo, e que você não enxerga.

    Ah, outra coisa que faz falta na aula virtual é a movimentação. Cantar é se expressar, e, quando fiz virtualmente, sempre fiz sentado, até porque tinha que estar com o fone ligado no celular. Presencialmente você consegue se movimentar mais, se soltar etc.

    Atingir a nota certa acredito que seja o de menos. Eu já tocava guitarra e isso deve ter me ajudado, mas, pelo menos pra mim, digo que é muito mais difícil, por exemplo, dar brilho na voz do que atingir uma nota com precisão. Uma voz afinada é o mínimo que um cantor deve ter, mas, se não tiver uma polidez, uma técnica bem elaborada, vai ser só uma voz "bonitinha".

    Por fim, eu faço aula em escola de música. Pago atualmente $230 na Região do ABC. Dois pontos que me deixou bastante animado foi o contato com outros alunos de diversos instrumentos, e a apresentação (audição) de fim de ano. Cantar na frente de pessoas foi uma experiência muito legal (apesar do cagaço que fiquei hahaha). Infelizmente este ano não terá, por conta da pandemia.

    Resumindo: se puder fazer presencialmente, faça. Se só puder fazer online, faça com um um fone razoável (o que vem junto com o celular já é bom), e, caso você se frustre, tenha em mente que a aula não será a mesma que a presencial. O principal é achar um professor que você goste, independentemente do estilo (eu curto mais rock, mas meu professor é de teatro e mais pop, e acredito que essa diferença só contribuiu mais para o canto).

    Abraço!

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Depende das opções que você tem para aulas presenciais próximas a você, e depende de quem vai dar a aula online.

    Nos dois casos, procure material da pessoa cantando e seja criteriosa com isso.

    No caso de aulas presenciais tem um monte de gente que acha que aula de canto é fazer o aluno repetir meia dúzia de escalas sem nenhuma direção....

    No caso de aulas online tem um monte de gente que acha que inventou um método revolucionário que resolve tudo...

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    O seguinte:
    Aula de canto online é opção apenas se vc não tem como fazer aula presencial. Não tem comparação mas é melhor do que não ter aula nenhuma.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudar canto por aulas online vale a pena?