O que vocês acham da Fernanda Brum como cantora?

Autor Mensagem
Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Assistam esse vídeo da Fernanda Brum, ela parece usar bem a sua projeção vocal aqui (deixa até a sua voz mais brilhante): https://www.youtube.com/watch?v=kcCCFFPkKxk

Me digam o que há de erro técnico aí, por exemplo...

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


o que cê acha da Ivete Sangalo, como cantora?

Uma bosta!

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Seraph.
https://www.youtube.com/watch?v=kcCCFFPkKxk

Caraca, o começo dela no grave é tenebroso! Hahah!

ejames
Membro Novato
# jan/20
· votar


Seraph.
.Assistam esse vídeo da Fernanda Brum, ela parece usar bem a sua projeção vocal aqui (deixa até a sua voz mais brilhante): https://www.youtube.com/watch?v=kcCCFFPkKxk

Me digam o que há de erro técnico aí, por exemplo...


Cara, na boa. Não sei qual é o teu objetivo com isso, mas você parece que criou o tópico querendo ouvir apenas elogios e agora não tá aceitando nada de diferente disso.

O curioso é que nesse vídeo aí tem um monte de comentários dum usuário no YT com coincidentemente o mesmo nick que o seu defendendo ela de qualquer crítica. Tá meio obsessivo isso...

Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


ejames
mas você parece que criou o tópico querendo ouvir apenas elogios e agora não tá aceitando nada de diferente disso

É exatamente isso. Ele é um fã que queria ouvir elogios à cantora favorita dele.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Cara, na boa. Não sei qual é o teu objetivo com isso, mas você parece que criou o tópico querendo ouvir apenas elogios e agora não tá aceitando nada de diferente disso.
De fato eu queria ouvir às partes positivas mesmo... porém as críticas ''construtivas'' não mostram tecnicamente onde é o erro, mas só servem como como uma maneira de ''ataque'', não visam melhorar. E sim, admiro muito a Fernanda Brum (nem sempre foi assim), mas de uns tempos pra cá, passei a prestar atenção nela como cantora.
Eu quero mesmo é críticas que sejam construtivas até mesmo para me ajudar em minha trajetória como cantor - quero evoluir. Não como críticas de picuinhas, que só visam apontar as falhas que por sinal todos os cantores possuem...

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


É exatamente isso. Ele é um fã que queria ouvir elogios à cantora favorita dele.
Então por que não mostrou argumentos consistentes, só atacou? Já que você mostra aqui que é tão aprofundado nisso.
Sendo ou não minha cantora, eu pedi opiniões que viessem a somar, não infantilidades de comentários como os seus.

Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


makumbator
Não conheço Ivete a fundo, mas até onde escutei, achei ela uma cantora normal. Não parece ter técnica extrema, mas gosto do timbre dela.

Eu gosto da Ivete. Não sou fã dela por não ouvir o estilo musical que ela faz, mas gosto da voz dela. Quando ela canta algo mais pra MPB, acho que fica muito bom. Não parece ter muita técnica, mas acho que canta de uma maneira correta, pois até hoje tá aí na ativa cantando em bom nível mesmo fazendo centenas de shows por ano.

ejames
Membro Novato
# jan/20
· votar


Seraph.
Eu quero mesmo é críticas que sejam construtivas até mesmo para me ajudar em minha trajetória como cantor - quero evoluir.

Então poste uma gravação sua cantando, não dos outros. Daí pode ter certeza que o pessoal vai ser muito mais atencioso na hora de dar os toques necessários.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8 ok... é o que você acha.

Não. É minha opinião profissional.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Seraph.
· votar


entamoeba
Não. É minha opinião profissional.
Que você concluiu apenas através de um vídeo... ok, professor.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


A analisar aí pela forma como ele opina, deve ser um ótimo professor.

Escute aqui sujeito. Você não é o primeiro fã babaca que vem aqui encher o saco. Perguntou. Foi respondido, agora fica pucto porque não gostou da resposta e vem querer colocar em cheque o que eu faço?

Vá se danar. Eu lá tenho tempo para ficar de papo com fã baba-ovo?

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


Que você concluiu apenas através de um vídeo... ok, professor.

Sentiu foi? Acabei com os seus sonhos? Quer evoluir como cantor com essa atitude? Esquece.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Escute aqui sujeito. Você não é o primeiro fã babaca que vem aqui encher o saco. Perguntou. Foi respondido, agora fica pucto porque não gostou da resposta e vem querer colocar em cheque o que eu faço?

Vá se danar. Eu lá tenho tempo para ficar de papo com fã baba-ovo?

Você é anti profissional, acha mesmo que eu vou levar em conta a sua opinião? Com tantos professores excelentes no mundo?
Te digo para não perder o seu tempo vindo responder aos meus posts; você é grosseiro e como uma pessoa que deveria instruir pessoas com humildade, deixa totalmente a desejar. Não perca o seu tempo vindo aqui fazer seus comentários esdrúxulos, eu não quero ler e não vou levar em conta - mas se quiser mesmo assim, perca o seu tempo à vontade.
Está claro que você não quer somar em nada, então, faça esse favor a você mesmo. não perca seu tempo com algo tão pífio.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Seraph.

Anti-profissional é perder tempo com fã obcecado e falacioso. Tenha vergonha na cara. Quando entrar em um fórum, pode deixar o mimimi lá fora. Aqui vc não vai encontrar o que vc quer. Vai só achar a verdade. Não gosta da verdade? Problema seu.

Alguém que quer ser cantor e tem uma atitude como essa? Nunca será. E vai espelhar sua voz em voz de mulher? Vai logo estudar Y.M.C.A. que já poupa tempo.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/20
· votar


makumbator
Caraca, o começo dela no grave é tenebroso! Hahah!
Sou mais o Urueds hehehe.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Anti-profissional é perder tempo com fã obcecado e falacioso. Tenha vergonha na cara. Quando entrar em um fórum, pode deixar o mimimi lá fora. Aqui vc não vai encontrar o que vc quer. Vai só achar a verdade. Não gosta da verdade? Problema seu.

Alguém que quer ser cantor e tem uma atitude como essa? Nunca será. E vai espelhar sua voz em voz de mulher? Vai logo estudar Y.M.C.A. que já poupa tempo.


Você como professor só demonstra que é um completo ignorante, não tenho paciência pra ficar aqui de picuinha com você, vai procurar o que fazer ''professor'', vê se consegue somar na vida de alguém. Aprenda que verdade deve ser dita sem ofender as pessoas; sinceridade é diferente de agir com grosseria. Quero ser cantor, e serei, mas com certeza não será treinando com alguém como você. Conheço muitos professores que são humildades e com certeza vão influenciar minha vida positivamente, não você, um professor de fórum que se acha dono da razão e age com grosseria pra cima das pessoas.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


Seraph.

Quando que vc foi ofendido? Quando eu disse que ela era ruim? Foi você que veio com a falácia de tentar desqualificar quando vc não teve mais nenhum argumento. Mentiroso e VITIMISTA! E não você não será cantor.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Quando que vc foi ofendido? Quando eu disse que ela era ruim? Foi você que veio com a falácia de tentar desqualificar quando vc não teve mais nenhum argumento. Mentiroso e VITIMISTA!

Ok...

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Seraph.

Nem deveria tentar explicar, afinal você sugeriu que sou mal educado, grosseiro, pelo simples fato de não gostar da cantora que você gosta.

Mas, vou tentar.

O que quis dizer com "Estas cantoras Pop e Gospel parecem ter saído todas da mesma fábrica." é o seguinte.

Até meados dos anos 80, já existiam boas e más cantoras, com técnica ou sem técnica que faziam sucesso... sempre existiram.

Mas, fora do mundo erudito, ninguém estava muito preocupado com técnica. Uma cantora, simplesmente, agradava, seja pelo seu timbre, seu jeito, sua interpretação, sua originalidade, dezenas de fatores INDEPENDENTE de técnica.

No erudito não, porque a exigência é, e sempre foi outra, não é a mesma coisa. Uma cantora como Nara Leão (que eu nem gosto) nunca poderia ser uma cantora de opera, mas por causa disso ela não poderia cantar? Sim, pode e cantou, quem gostou, gostou e dane-se, a técnica nunca foi requisito principal no popular e é por isso que o popular existe. E a Nara Leão, gostem ou não, fez sucesso, conquistou um público.

Mas, de meados dos anos 80 prá cá, apareceram uns cantores "cheios de técnica", alguns até tinham, ou só pretensos, que imprimiram na música pop, uma série de "malabarismos vocais" para impressionar.

No fundo, com todo respeito, é a vaidade, é o: "Olha como eu sou fodona e canto prá cacete!"

E este tipo cantor, meio que infectou o mundo Pop. Virou padrão, todo mundo quer ser "Diva"... o custo disso, desse tecnicismo, é um monte de cantor chato que canta todos com os mesmos trejeitos.

Eu não tô nem ai, E AQUI É PESSOAL (importante frisar), se a Celine Dion, Mariah Carey, Cristina Aguilera e outras cantam muito... eu acho super chato. Acho a música chata, canções padrão para as vocalistas desfilarem seus malabarismos vocais e suas peripécias, prá mim é coisa de circo, de mulher barbada.

No rock, aconteceu muito isso também...

E, quando um cantor não têm todos estes recursos e, ainda assim, invés de buscar sua identidade, tenta reproduzir as mesmas emissões, os mesmos melismas, floreios e até mesmo a dicção destas "divas", aí que fica pior ainda.

Quando eu era garoto, programa de calouro era cheio de gente desafinada, sem a miníma noção. Hoje, não acontece mais isso. Você pega um "The Voice" da vida, parece que todo mundo é profissional, cheio de técnica e o escambal.

Eu, e repito, É PESSOAL, preferia quando tinha o bando de desafinados, porque quem se destacava era por algum diferencial, fosse timbre, fosse afinação, fosse uma bela voz, mas geralmente, eram cantores virgens, com vozes a ser lapidadas posteriormente.

Quanto a Fernanda Brum, me soou assim, como dezenas de outras cantoras Pop, saidas da mesma fábrica. Nada me surpreendeu ou achei diferente, nem prá dizer "é ruim"..... absolutamente sem sal.

Não sei se fui claro.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


odos estes recursos e, ainda assim, invés de
Obrigado por sua opinião elucidativa! De verdade!

ejames
Membro Novato
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Mas, de meados dos anos 80 prá cá, apareceram uns cantores "cheios de técnica", alguns até tinham, ou só pretensos, que imprimiram na música pop, uma série de "malabarismos vocais" para impressionar.

No fundo, com todo respeito, é a vaidade, é o: "Olha como eu sou fodona e canto prá cacete!"

E este tipo cantor, meio que infectou o mundo Pop. Virou padrão, todo mundo quer ser "Diva"... o custo disso, desse tecnicismo, é um monte de cantor chato que canta todos com os mesmos trejeitos.


Vou dar uma opinião que talvez seja de certa forma preconceituosa por não conhecer muito da área, mas tenho a impressão de que enquanto o mercado "secular" (ainda é assim que chamam?) se desvencilhou um pouco disso, o gospel brasileiro parou no tempo.

Vejo isso na maior parte dos artistas que conheço do meio gospel, possuem os mesmos cacoetes - melismas em todo canto, berros e interpretações exacerbadas, todo um exagero para parecer algo expressivo mas que no final soa forçado e canastrão.

E isso chega no próprio público. Basta ver os comentários dos vídeos da própria cantora em questão, é muita gente com certa obsessão por técnica, ou ao menos o que julgam como técnica. Pois tem vários com vozes bem medianas mas que viram referência no meio justamente apenas por causa dos malabarismos e firulas.

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ejames

O canto gospel original, que vêm dos spirituals da igreja americana, sempre foi muito "exagerado". É uma característica e têm a ver com a euforia do louvor e a entrega de emoção total em louvação, em sua demonstração de amor a Deus.

Alguns soam legais, outros meio circenses. Tina Turner (uma de minhas cantoras favoritas) é um grande exemplo desse exagero, dessa entrega que parece que vai "arrebentar" e eu gosto muito dela no início, quando fazia soul e blues. Mas, repito, é gosto pessoal.

Mas, o gospel atual se desviou disso, ele se modernizou (não é uma critica, e sim uma constatação) e corre atrás do que acontece no secular, tanto é que tem Rap, Trash, Speed Metal, Forró e o escambal, gospel. E, principalmente o brasileiro corre atrás com um bom atraso. Infelizmente pulamos as "Tina Turners" e estamos nas "Celine Dions e Mariah Careys" do gospel. Daqui uns 20 anos, talvez, estejam imitando a Billie Eilish.



Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Eu não curto gospel em si (principalmente o brasileiro, que acho extremamente gritado e exagerado em geral), mas um dos meus cantores preferidos é um cantor gospel americano, David Phelps. O cara simplesmente canta demais.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


Gansinho

Eu, o pouco que conheço, é mais de músicos americanos, porque lá a tradição influenciou muito o blues e o rock (hoje o Rhythm Blues e o Pop) e muito cantor famoso, ainda, é oriundo das igrejas, parece que essa migração para o secular é mais tranquila lá, de Aretha Franklin à Beyoncé, essas cantoras todas começaram na igreja.

Brasileiros, ouço uma coisa ou outra apenas para me manter informado. Eu não tenho religião, então essas letras de louvor (prá mim todas iguais) são um porrre, e a música, como havia dito antes, é copiada do mercado secular, então não trás novidades.

Esse "David Phelps" já ouvi... o cara é um cantor super refinado, de afinação, técnica, colocação e etc, impecáveis... mas não é meu gênero não.

Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Saquei. Eu não sou religioso também não, então só ouço se a música me agradar mesmo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/20
· votar


Escutei aqui "o que sua glória fez comigo". A respeito da técnica eu não posso dizer muito, sou um cantorzinho bem marromeno.

Minha sogra é crente, na casa e no carro dela sempre tá rolando música de crente e é isso aí que disseram (acho que foi o Lelo): parece que essa daí saiu da mesma fábrica. Tudo extremamente padraozinho, muito previsível, absolutamente sem graça e sem sal pro meu gosto.
É isso aí mesmo, uns vibratos desnecessários, uns malabarismos loucos fora do lugar, que no fim soa como todo mundo e o pior de tudo: soa forçado, como se estivesse tentando mostrar um sentimento que não está lá. Pra mim é tão ridículo quanto os caras do Black metal, esses últimos só têm o sinal trocado, multiplicaram por menos um.
Pra quem curte essas músicas é um prato cheio porque a produção é excelente, esse vídeo que eu assisti tem uns acordes interessantes rolando, bem arranjado, bem timbrado, bem gravado, bem mixado, etc...

Sobre a treta, gostei bastante, 10 de 10.
O rapaz pede a opinião sobre a cantora, o tipo8 dá a opinião baseado no vídeo (como esperado) e é desqualificado por ter dado a opinião por vídeo. Porra, queria o que? Que ele procurasse a Fernanda, batesse na porta da casa dela, convocasse uma reunião de avaliação e posteriormente colocasse um PDF do relatório no fórum pra vc? A melhor parte foi ver o tipo8 perdendo a linha e descendo o nível pro subsolo.

tito lemos
Veterano
# jan/20
· votar


Eu nem ia ler esse tópico (o assunto não me interessa), mas quando vi que um tópico sobre uma cantora gospel tava rendendo tanto, pensei: tem treta!

Confirmei.

Filippo14
Veterano
# jan/20
· votar


kkkkkkkk esse tópico valeu a semana

LeandroP
Moderador
# jan/20
· votar


Eu achei horrível!
Seria legal ela estudar mais a própria voz e cantar no tom dela.
Eu fico surpreso com os músicos que acompanham ela não perceberem isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vocês acham da Fernanda Brum como cantora?