Exercícios para composição

    Autor Mensagem
    EdoWohlk
    Membro Novato
    # jan/20


    Olá, pessoal. Seguinte, quando canto sinto que canto afinado mas quando tento compor minhas próprias músicas eu sinto que fico cantando simplesmente a tônica do acorde que estou tocando no violão.
    Quais exercícios vocês acham que podem me ajudar a compor melodias vocais melhores?

    makumbator
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    EdoWohlk

    Exercícios de solfejo (se não sabe o que é isso basta usar o google). E também praticar diferentes escalas, modos e intervalos sob um acorde “parado”. Você pode criar um acorde qualquer e montar um loop pra ele e passar a praticar ouvindo-o como base (também dá pra achar esses loops prontos no youtube e em outros sites). Depois passe a fazer o mesmo, mas com progressões harmônicas (ou seja, um conjunto coerente de acordes que se sucedem).

    Com o tempo você vai poder improvisar pequenas melodias sobre acordes e fugir da tônica se desejar. Outra ideia é usar o violão para criar melodias instrumentais cantáveis, e depois de aprender a cantá-las você harmoniza o que criou (ou seja, faz o caminho inverso que está acostumado, que é montar o acorde e depois montar as melodias. Nesse outro método você cria a melodia antes, e harmoniza depois).

    Ajuda muito também você analisar músicas que canta e gosta, para checar qual a relação das notas da melodia com cada acorde de momento. Pra isso é útil ter conhecimento de partitura (mesmo que básico). Então você procura a partitura cifrada de uma música e analisa as relações melodia/acorde.


    Enfim, essas são algumas ideias. Tem outros caminhos também. Com o tempo você mesmo pode desenvolver formas diferentes que funcionem pra você.

    EdoWohlk
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Valeu, makumbator! Eu já tinha tentado compor as melodias no violão e depois canta-las mas não gostei muito do resultado. Vou praticar de acordo com suas primeiras dicas. Muito obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercícios para composição