O que é exatamente cantar no tom da música de maneira afinada?

    Autor Mensagem
    ConradoS
    Membro Novato
    # nov/19


    Olá, tenho uma dúvida sobre o canto o que é cantar exatamente no tom?

    Exemplo, garota de ipanema: https://www.cifraclub.com.br/tom-jobim/garota-de-ipanema/

    O tom da música, segundo a cifra e o site é Fá Maior (F).
    Sendo assim, para eu cantar essa música no tom, de maneira afinada e sem ninguém ficar com o ouvido doendo, o correto seria eu cantar qualquer verso, qualquer parte e qualquer pedaço da música em Fá Maior?

    Ou eu teria que em cada momento em que se faz uma mudança de acorde, como por exemplo:
    (F7M) Olha que coisa mais linda mais cheia de > graça (G7(13)) <

    Nesse momento da palavra "graça" onde entra o acorde de G7(13) eu teria que fazer a mudança do tom do canto para G7(13)? Nesse caso, adaptando simplesmente para Sol Maior na voz?

    Essa é a dúvida, eu devo cantar e fazer a mudança das "notas da voz" junto com a cifra da música ou eu simplesmente posso (ou devo) cantar a música inteira no seu tom original sem me preocupar com isso?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # nov/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    Acerte as notas da linha de canto independente da tonalidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ConradoS

    Uma canção possui uma linha melódica, que pode ser tocada numa flauta, num piano, assoviada, cantada.

    Esta linha melódica transcorre sobre uma melodia e ritmo. É justamente essa linha melódica que identifica a música. Se eu tocar a harmonia ou ritmo da canção isoladamente, dificilmente alguém saberá que música se trata, porém a melodia a caracteriza. São estas notas que você irá cantar. Saber as notas na tonalidade não é exatamente significativo. Significativo é saber o tom em que sua voz canta a melodia com mais beleza e conforto. Por isso João canta em Sol e José canta em Fá.

    Com relação ao que é cantar no tom... basicamente é não desafinar, ou seja, estar em desacordo, cantar as notas erradas ou "estranhas" a tonalidade base.
    Agora, se você quer/precisa saber isso com precisão, pegue uma partitura onde têm a melodia e análise a relação melódica com a harmonia. Trabalho esse que não é simples e exige muito conhecimento musical.

    makumbator
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    ConradoS

    Cante as notas da melodia vocal na frequência certa de cada uma delas. Isso é cantar no tom. Se a melodia faz uma nota lá, você precisa entoar a nota lá afinada. Obviamente que também precisa estar cantando no tempo, com a letra certa, com musicalidade e expressão, etc.

    ConradoS
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Ainda não entendi...

    makumbator
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    ConradoS
    Ainda não entendi...

    Ué, não existe um melodia vocal? Pra cantar no tom em que ela está escrita você precisa executar com a voz cada nota corretamente afinada. Se você desafina alguma das notas (ou canta uma nota errada, mesmo que afinada) não estará cantando no tom.

    Nesse momento da palavra "graça" onde entra o acorde de G7(13) eu teria que fazer a mudança do tom do canto para G7(13)? Nesse caso, adaptando simplesmente para Sol Maior na voz?

    A melodia já faz isso. Você não precisa ficar se preocupando com isso. Basta cantar a melodia corretamente que vai estar no tom. O compositor já pensou em todas essas nuances e relações harmônicas.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    ConradoS
    qualquer parte e qualquer pedaço da música em Fá Maior?
    Nesse momento da palavra "graça" onde entra o acorde de G7(13) eu teria que fazer a mudança do tom do canto para G7(13)

    Respondendo de forma simples, as duas maneiras estariam corretas.
    O pessoal respondeu corretamente, mas devido a complexidade do assunto, pareceu confuso.

    Entenda o seguinte: se você cantar as notas da escala de F (tom da música), essa música será tonal. Se cantar conforme a escala de cada acorde, será modal. A música popular usa basicamente de tonal, ou seja, seguindo apenas a escala do tom da música, no caso citado por você, no tom de F (FA), mesmo que o acorde em questão não seja o F.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Ainda não entendi...

    Não erre as notas. Se tiver um fá, cante um fá e não um fá#.

    Tá afinado.

    ConradoS
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Respondendo de forma simples, as duas maneiras estariam corretas.
    O pessoal respondeu corretamente, mas devido a complexidade do assunto, pareceu confuso.

    Entenda o seguinte: se você cantar as notas da escala de F (tom da música), essa música será tonal. Se cantar conforme a escala de cada acorde, será modal. A música popular usa basicamente de tonal, ou seja, seguindo apenas a escala do tom da música, no caso citado por você, no tom de F (FA), mesmo que o acorde em questão não seja o F.


    Perfeitamente, Beto. Obrigado pela explicação, era isso que eu queria entender.

    TendTudo
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    ConradoS
    Nossa...o que você quer fazer com a tua voz exige muito estudo.
    Você faz aulas?
    Sem aulas de canto tu não consegue não.
    Acho que algum moderador do fórum pode te ajudar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é exatamente cantar no tom da música de maneira afinada?