Minha professora não me passa exercícios para fazer em casa

    Autor Mensagem
    rafaelsorokba
    Membro Novato
    # out/19


    Boa noite pessoal.
    Faço aula com uma professora ótima, estuda lírico, canta desde quando nasceu, se graduando em pós na Unicamp

    Mas irá fazer uns 4 meses e ela não me passa exercícios e vocalizes para fazer em casa
    Ela diz que não passa porque sabe que eu irei forçar a voz e fazer errado, portanto só caberá quando eu começar a fazer certo

    Só que sei lá, eu tô me sentindo meio inseguro, pois sinto que não tô fazendo nada praticamente, apesar de ter sentido uma leve melhora (é 1 aula por semana de 1 hora, fazendo vocalizes e treinando música para apresentação de fim de ano, que nem sempre são bem aproveitadas)

    Gosto das aulas dela mas sei lá, eu pretendo construir uma técnica para poder cantar a noite (quem sabe daqui uns 2 anos) e não sei se nesse ritmo que tá indo vou conseguir ficar interessado nas aulas. kkkk

    Esse é meu primeiro tópico e não achei nada parecido a essa minha dúvida no fórum. Obrigado galera.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    rafaelsorokba

    Situação complicada. Primeiro que não sabemos o nível dela como professora, mesmo com pós ou o que seja. Título acadêmico não faz professor de canto, mas vamos supor que ela seja realmente boa no que faz, aí então ficamos na dependência de saber qual o seu nível, se iniciante cheio de dificuldades, problemas de afinação, tensão exagerada, etc, etc.

    O que ela diz é correto com referência a não querer que vc faça vocalizes da maneira errada. Pode ser que vc seja um aluno complicado que demorar a pegar o jeito, então toda a razão para ela.

    Agora, nada impede de que vc cante, certo? Se vc vai até a professora, faz uma aula e depois não tenta aplicar o que ela ensina ao cantar, aí não vai desenvolver nunca. Ela só pode dar um norte, mas vc tem que tentar entender a técnica antes de tudo. Aplique o que ela fala na música.

    kurt hendrix
    Veterano
    # out/19
    · votar


    rafaelsorokba

    Fala meu amigo, beleza?

    Cara, não sou professor de voz e to muito longe de ser.
    Mas sou um aluno e já passei por alguns professores nessa minha vida de músico fracassado. :( Hahaha

    Mas o que rola é o seguinte...

    Existem pessoas que foram instruídas pra serem ótimos músicos. Tem uma excelente formação musical e tudo mais.

    Porém dois pontos totalmente distintos são: Um excelente músico e um excelente professor.
    Muita gente, acha que essas duas coisas, são as mesmas.

    Tem uma galera, que a gente pode achar péssimos cantores, porém, conseguem instruir as pessoas a coisas muito boas.

    Só que sei lá, eu tô me sentindo meio inseguro

    Acho que, se em quatro meses de aula, eu estivesse me sentindo inseguro dessa forma, eu já teria trocado de professor.
    O que ela diz do perigo de você treinar sozinho, é real, se você não souber o que está fazendo.
    Mas é o papel dela te instruir pra você treinar em casa e fazer seus estudos da maneira certa.
    Se em quatro meses isso ainda não aconteceu, algo muito errado está acontecendo.
    Mas converse com ela, se abra, explique seu problema, ela pode elaborar uma didática cujo você corrija o que pode tá acontecendo de errado.

    Mas caso essa insegurança não passar, meu conselho é procurar um outro profissional que te passe mais segurança. Pois usar o seu tempo e dinheiro sem um retorno, pode ser bem frustrante.

    Vai nos atualizando aqui! Abraço!

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Se o professor que te dá aulas toma uma decisão, é porque ele está se baseando no que vê e ouve. Qualquer coisa que alguém via internet lhe diga, é quase que totalmente empírico.
    Penso que se confiou a ele a tarefa de lhe ensinar, deve dar créditos a ele para isso.

    Ningen
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Concordo em 100% com o Ismah.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
    · votar


    Se vc não nasceu com o c... virado pra lua, vai demorar anos pra vc ter uma voz consistente e uma maturidade vocal. Não é da noite pro dia mesmo, não se iluda...

    Agora eu discordo do que disseram, pra um professor ensinar muito bem técnica, ele tem que fazer algo considerável com a voz, não vejo lógica num professor cantar mal e conseguir fazer com que um aluno que cante mal, cantar bem. É muito difícil imaginar...

    Eu faço aulas com um professor que já me ganhou com a voz dele, inclusive achei ele aqui nesse fórum a anos atrás(sendo achincalhado porque dizia que tinha várias oitavas e tem), mas eu sei que vai demorar pra que eu me torne um bom cantor de verdade, demora mesmo, não se preocupe, só se dedique e procure fazer e entender o que o professor te manda...Caso você for migrar pra outro professor vc não vai ter tanto tempo perdido...E pelo que vejo vc falando, ao menos acho que a sua professora vai te ensinar algo básico, vc tem que começar por algum lugar...

    Siruiz
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Não entendo nada de canto, mas, de modo geral, em relação a maior parte das coisas, creio que praticar com equívocos é melhor do que não praticar. Muita gente excepcional em um monte de coisa começou aprendendo sozinho, logo, sem a técnica mais perfeita.
    Se vc gosta das aulas dela pode fazer exercícios sem dizer que faz... Tentando aproveitar o que ela ensina.
    Agora, quatro meses sem praticar? Quando se está cheio de vontade de aprender? Praticar pode ser algo aborrecido, quem garante que ano que vem você vai ter essa disposição toda? Pegue uns exercícios na internet e aproveite, meu sincero conselho seria este.

    camilae.voz
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Vamos lá,
    Tenha o ato de cantar como praticar um esporte, você manipula grupos musculares (bastante delicados) para produzir som. E assim como qualquer outra atividade que demanda de condicionamento para ser exercida, o canto não é diferente. Veja, a aula de técnica vocal é a academia para o condicionamento muscular do aparelho fonador. Imagine uma pessoa que quer correr uma maratona, ela não pode simplesmente sair correndo sem nenhum preparo! Se assim o fizer, muito provavelmente acabará se machucando.

    Cantar não é algo tão simples, é preciso dedicação, paciência, exercitar a percepção para entender como funcionam os mecanismos da voz e seus recursos, sem dizer do estado psicológico e milhares de outros fatores internos e externos que interferem na qualidade do resultado.

    Se ela ainda não aconselha que o aluno não faça nenhum tipo de vocalize fora da "academia", deve haver uma razão plausível. De qualquer forma, sugiro que converse com a professora sobre o que sente. E que confie na experiência que ela tem!

    Outra coisa, dependendo do objetivo do aluno o professor pode ter uma abordagem diferente. Se você quer ser um profissional deverá se preparar seriamente, como um atleta que se prepara anos para finalmente chegar ao pódio. Dependendo da sua evolução nas aulas, você poderá competir em campeonatos maiores. Agora, se a intenção é se divertir um pouquinho, praticar um hobby ou algo parecido, a abordagem pode ser mais leve, trabalhando mais com preparação de músicas e percepção do que técnica vocal mais "pesada" e vocalizes exigentes.

    Mas lembre-se sempre, é como academia... não siga simplesmente um vídeo na internet... você pode se machucar... =)

    Boa sorte e bons estudos!

    Nicolaslanzone
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Cara, faz como eu, grava os vocalise da aula com o celular e repete eles durante a semana. Eu gravo tudo, inclusive a explicação da professora e procuro fazer todos os dias

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha professora não me passa exercícios para fazer em casa