Pedal ou Autotune ao vivo ?

    Autor Mensagem
    Dipironasodica
    Membro Novato
    # abr/19


    Alguém que entenda de pedal de voz pra me tirar uma duvida:
    Eu tô querendo comprar um pedal BOSS-V2 ou similar por causa da correção da afinação e a dúvida é a seguinte:

    Quando usamos o autotune e pra corrigir a afinação em tempo real no PC, o efeito da afinação é similar a correção feita por um pedal de voz?
    Ou o pedal de voz "afina/corrige" com mais qualidade do que um plugin ?

    Ningen
    Veterano
    # abr/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    Olha, nunca usei um pedal de afinação vocal, mas duvido muito que ele trabalhe melhor que plugins como o Melodyne e similares (que são os usados em estúdio pra finalizar uma canção).

    Esses VSTs são complexos e não permitem que meros mortais como nós usemos em tempo real.

    Talvez o pedal se equipare a algo como o "Waves Tune Real-Time" que é um plugin especialmente desenvolvido pra se usar ao vivo. Ele possui um algoritmo mais leve, que permite que computadores comuns façam essa correção a tempo, com latência zero ou quase, como diz o site..

    JJJ
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Acredito que seja isso mesmo que o Ningen falou. Pedais digitais são "computadorezinhos" que rodam um software interno. Não são coisas muito diferentes.

    Para corrigir em tempo real, o processamento deve ser bem rápido, mas isso não é nada difícil com os recursos computacionais atuais. Já tem pedal que faz isso há alguns anos.

    O problema é o cantor... Se ele for mais ou menos afinado, tudo bem. Mas se o cara for um desastre em afinação, pedal nenhum vai corrigir. Pode até piorar, pois uma semitonada que ficaria no "quase", ele pode acabar jogando pra mais longe do correto...

    Outra coisa é o timbre da pessoa: se for de taquara rachada, nenhum pedal vai fazer o cara virar Freddie Mercury.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Agora que vi teu post aqui. É como disseram, o autotune não faz milagres, e pode até piorar a coisa, dependendo do caso. Não obstante, não deixa de ser interessante pra alguns estilos. Pra rock/metal acho difícil caber.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Gente, vamos tentar cantar bem? Estudar um pouco pelo menos ou colocar quem dá conta do recado no caso de ter uma banda? É o mínimo.

    Dipironasodica
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Ningen
    JJJ
    Felipe Stathopoulos
    Então pessoal, a questão é a seguinte, para a forma que eu canto, o autotune corrige de forma satisfatória e sem robotizar a voz nas notas que em que eu "vacilo". Quanto a isso tá tranquilo.

    A minha dúvida é se os pedais da BOSSV-1, V-2,V-20 tem a mesma "qualidade" da questão da afinação.
    Se os pedais afinam igual ou melhor autotune, se tem como ajustar os parametros pra não robotizar a voz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal ou Autotune ao vivo ?