Sobre minha voz

Autor Mensagem
Vit346
Membro Novato
# dez/18


Tenho 15 anos e sei que minha voz vai mudar,canto em uma tessitura de barítono mas queria saber se posso virar um tenor ou a tendência será virar um baixo?
Obs: meu pai e tenor será que seguirei a genética ou não tem nada haver?

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: Circulum___Inflamae
· votar


Tenor você não vai virar. As vozes em geral ficam mais graves com o tempo, ou continuam iguais, mas nunca ouvi falar de um barítono que virasse tenor ou baixo que virasse barítono.

É sempre o caminho contrário.

Ou continuará barítono, ou ficará mais grave e se tornará um baixo-barítono ou baixo.

Mário Sampaio
Veterano
# dez/18
· votar


Olá! Classificação vocal não é simples. Com 15 anos não é facil classificar nenhuma voz. Talvez você ainda nem tenha completado totalmente a chamada muda vocal que é a transição da voz infantil para a voz adulta.

Só dá pra saber classificação vocal após você atingir uma certa idade e somente após uma avaliação adequada por um professor de canto - preferencialmente canto lírico, pois é na música clássica que as classificações vocais são mais relevantes.

Não se preocupe com classificação enquanto isso. Estude bastante música. Teoria, solfejo, instrumento. Se estudar canto, faça com moderação e sempre com acompanhamento de um professor responsável.

Boa sorte!

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Mário Sampaiosim mas queria saber se e possivel minha voz se tornar mais aguda ou não

Tipo 8
Membro Novato
# dez/18
· votar


Vit346

Antes de tudo, a muda vocal ainda está finalizando. O fato de vc cantar na tessitura de barítono não quer dizer que vc é um e sim que vc não consegue ir nos agudos. Quem disse que vc não pode ser um tenor de voz pesada? Não há como saber ainda. O importante neste fase é não forçar nem nos agudos e nem nos graves. Cantar somente na região média evitando esforços. O fato de o seu pai ser tenor não tem a ver. Depois, qual a razão dessa preocupação neste momento, se antes de tudo isso tem a questão de aprender bem técnica?
E se vc for um tenor e cantar mal? O que importa é o aprendizado. Se vc tem interesse em canto tem é que estudar as bases da técnica e depois ser o cantor melhor possível, seja tenor, barítono ou baixo.

Vit346
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: Vit346
· votar


Tipo 8 acredito que sou um barítono pelo meus graves que alcanço com muito brilho vou até G1 com voz aquecida e voz desaquecida vou até F1 porém brilho mesmo tenho até A1 mas a questão é que quero saber se minha voz pode mudar para tenor ou ela só vai mais pro grave com o passar do tempo

Tipo 8
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: Tipo 8
· votar


Vit346

Não quer dizer. Os graves tem volume? Tem projeção? Tudo depende. Eu sou tenor lirico e desço até o SOL1 mas sem volume. Como eu disse, não dá para bater o martelo se é barítono. Tenores spinto ou dramático tem bastante força nos graves. O que manda é a nota de passagem do registro de peito para o de cabeça.

Tem algum motivo específico com a voz de tenor? Não entendo o que importa neste caso. Se vc for barítono terá que trabalhar como tal, correto?

Mário Sampaio
Veterano
# dez/18
· votar


Ouça o Tipo8, ele é um cara experiente e sabe explicar super bem.

Se eu posso acrescentar algo, é: não fique pensando muito sobre a voz. Estude, faça aulas de canto com um bom professor. Muitas coisas no canto só são entendidas com clareza quando você sente no corpo - e o corpo, no caso é o seu instrumento musical.

E não tenha pressa.

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Tipo 8
Tudo bem eu entendo mas tenho certeza que não sou tenor pois vou em G1 com qualidade em um volume bom claro que não e alto como nos agudos mas além de eu alcançar essa nota de forma relativamente fácil tenho um timbre pesado demais para um tenor

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Tipo 8Reconheço sua experiência no assunto então minha pergunta é um tenor dramático sem muita conhecimento sobre técnica vocal teria alcançar qual agudo com facilidade no mínimo

Tipo 8
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: Tipo 8
· votar


Vit346

Tudo bem eu entendo mas tenho certeza que não sou tenor pois vou em G1 com qualidade

Eu desconfio muito dessa afirmação em alguém com sua idade, mas só ao vivo mesmo para saber. Já dei aula para um sujeito que todos juravam ser barítono, tinha cara de barítono, altura de barítono, mas a nota de passagem era fá 3, portanto, tenor.

Um tenor dramático no mínimo tem que ter um Si 3 bem definido. Embora o desejável em um tenor sempre seja ter o Dó 4. No entanto tem tenores que não tem um grande alcance nos agudos. Eu creio que muitos deles não conseguem mais por erro de técnica. Um tenor pesado sem técnica dificilmente passa da nota de passagem, mas talvez se matando chegue num SOL 3.

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


https://soundcloud.com/nao-sei-113111585/faixas-de-domingo-entardecer- 4/s-Xu8Tc
Apenas uma demonstração se quiser faço uma melhor

Tipo 8
Membro Novato
# dez/18
· votar


Vit346

Eu não ouço um barítono aí.

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Poxa amigo eu chego em G#3 e as vezes um A3 e mais raro um A# mas e bem forçado não pense que quero te contradizer eu queria ser um tenor mas eu vejo amigos meus tenores indo em B3 e as vezes C4 mesmo sem técnica eu no consigo ir bem no G3 e só quando minha voz está aquecida

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Talvez esse áudio mostre que sou baritono
https://soundcloud.com/nao-sei-113111585/faixas-de-domingo-entardecer- 6/s-PXKOz

Tipo 8
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: Tipo 8
· votar


Vit346
Poxa amigo eu chego em G#3 e as vezes um A3 e mais raro um A# mas e bem forçado não pense que quero te contradizer

Mas nem precisa. Estou apenas analisando o que eu ouvi. E pelo que ouvi não vejo um barítono aí de modo algum. Me parece alguém que não sabe como ir nos agudos somente. Se basear nos seus amigos tenores? E se forem tenores leves que tem agudo fácil? Exclusivamente pela gravação para mim é tenor, os graves do início da música estão pesados artificialmente, porém como eu disse para ter certeza só verificando qual é a nota de passagem.

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Acho difícil eu ser um tenor dramático todos falam que minha voz falada é grave e etc mas se vc está falando

Mário Sampaio
Veterano
# dez/18
· votar


Pela gravação, tendo a concordar com o Tipo8. Tem cor e peso de voz de tenor, não barítono.

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Tudo bem obrigado Mário se quiser mais áudios para analisar não me importaria de gravar
Agradeço aí pessoal

zlo zebry
Membro Novato
# dez/18
· votar


Na verdade esse áudio que você enviou falando que ia mostrar que sua voz é média só mostra o contrário. Porque dá uma ouvida aqui que eu gravei a mesma frase que vc ta cantando
https://clyp.it/sxt54vmv
Aquilo nem chega a ser um grave na minha voz (que nem é tao grave). E quando vc vai fazer fica meio forçado igual a segunda parte que eu gravei.

zlo zebry
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: zlo zebry
· votar


Mas já ia esquecendo de dizer: cara sua voz é bonita. Não se preocupa com coisa inútil nao. Você tá no caminho certo parece, tá soando legal. Tipo o primeiro áudio que eu ouvi todo

Tipo 8
Membro Novato
# dez/18
· votar


Vit346

Quem tem voz mais grave? Você ou ele? Veja como pode ser pesada a voz de tenor.


Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


zlo zebry
Não entendi você quis dizer que minha voz e grave ou aguda?
E caraca mano que grave e esse não alcanço de jeito nenhum esse grave qual sua classificação?

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


Tipo 8
Tudo bem mas não alcanço essa nota alta até vai mas muito forçado e feio

Vit346
Membro Novato
# dez/18
· votar


zlo zebry
Obrigado mano

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# dez/18
· votar


Quem tem voz mais grave? Você ou ele? Veja como pode ser pesada a voz de tenor.
Eu diria que esse tenor tem um timbre escuro apenas.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# dez/18
· votar


Quanto ao criador do tópico, creio que seja um barítono sim, apenas ainda "verde", deve amadurecer com o tempo.

Meu timbre era mais claro que o dele aos 15 anos, e hoje aos 26 (depois alguns anos de cigarro/charuto/cachimbo) eu passei a cantar notas muito graves (até Bb0 tranquilamente), só não tenho timbre de baixo tradicional.

Logo, é capaz de que sua voz amadureça também. Só não vá fumar. hehe

zlo zebry
Membro Novato
# dez/18
· votar


Vit346, um professor de canto que ouviu eu cantar uma música me disse que acha que sou tenor.
Por isso to te falando que essa sua voz do jeito que tá ali não é grave.
Agora, com 15 anos sua voz deve mudar bem ainda.

Mas relaxa e aproveita que sua voz é bonita e vc canta bem. Haha

zlo zebry
Membro Novato
# dez/18
· votar


O que eu quis dizer que vc nao entendeu, pelo jeito, é que:
Eu gravei eu cantando a mesma frase que vc ta cantando no áudio (no mesmo tom) e a nota que pra vc parece estar no final do seu grave, fica tranquila na minha voz. A sua emissao parece mais com aquele segundo exemplo que eu fiz no áudio, em que eu canto uma nota no final do meu grave (essa nota já é bem mais grave que a nota que vc faz).

Vit346
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: Vit346
· votar


Mas pelo tanto que minha voz mudou acho que agora ela está começando a se estabilizar pois ela começou a mudar bem cedo e falhava muito no começo mas agora quase nunca ela falha.
Quanto a minha classificação acho que poderiam ouvir meus graves para clarear melhor.
E desculpeCirculum___Inflamae aí mas não dou muito crédito a sua opinião pois acredito que fumar afeta e muito a voz então acredito que isso não ocorrerá comigo
Deixarei um áudio na próxima página

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre minha voz