Aquecer a voz sim ou nao?

    Autor Mensagem
    UvaCake
    Membro Novato
    # dez/18


    Cara esses dias de manha bem cedo minha amiga tava cantando e ela tava cantando super bem, só que um professor meu me disse que só pode cantar 3 horas depois de acordar e aquecer a voz, eu perguntei pra ela se ela aquecia a voz ou treinava, ela disse que nao precisa pois já canta há muito tempo e o aquecimento vocal é só pra conseguir fazer as coisas, e como ela consegue fazer não precisa, meu pai também canta, nao como profissao como hobbie eventualmente, e tipo nunca vi ele treinando a voz fazendo vocalises nada e ele canta bem, eu perguntei pra ele por que ele nao treina a voz, ele disse que nao precisa porque já sabe cantar. Só que tem cantores famosos que cantam num nível muito superior desses duas pessoinhas e sempre aquecem a voz, esses dias eu me desleixei com esse negocio de aquecimento, nao que eu nao goste de aquecer a voz, mas eu tava me cuidando bastante aquecendo a voz , nao cantando muitas horas, fazendo tudo como minha professora diz, mas dai eu tava com tipo uma vontade imensa de cantar eu nao sei, eu tenho um vicio em cantar, comecei a cantar tudo que eu tinha vontade mesmo, sem aquecer a voz, e por horas ficava cantando mesmo o dia todo, como eu tinha vontade, resultado de uns 3 dias fazendo isso, minha voz ta meio estranha rouca seila tipo alcanço os agudos mas sem qualidade, agora vou descansar minha voz por um tempo e vou voltar a treinar normalmente. O que voces acham sobre isso será que nao é tao necessario aquecer a voz, só tipo cantar menos tempo, ou oque me deixou rouco foi cantar sem aquecimento?

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    UvaCake

    Cara, não sou cantor.... mas acompanhei vários durante muitos anos.

    Pense o seguinte:

    ... Eu canto afinadinho, no chuveiro. Tenho um bom ouvido, não desafino... vez em quando tenho vontade de cantar quando to no carro, no chuveiro, cagando.....ok? Bem, se eu desafinar, ficar rouco, perder a voz por um dia e etc... qual o problema? Não sou cantor, não tenho compromisso com a voz, não pago minhas contas cantando nem falando.

    ... Agora, imagine um cantor famoso, um palestrante, um radialista? O cara é profissional da voz, vive e ganha dela. Ele precisa cuidar muito bem de seu aparelho fonador todo, boca, dentes, língua, garganta, pulmões e etc.
    Quando você faz um exercício físico puxado, entra numa partida de futebol puxada, sem aquecer, sua chance de lesão aumenta muito. Porque esta tudo "rígido" e você expõe a stress, sem "amaciar", sem preparar. Com o canto não é diferente.

    Há vários músculos que envolvem a fonação, várias partes que irão vibrar e ressonar...

    Ahhhh, mas ouvi dizer que fulano não aquece!

    Ok, e pode ser que nada errado aconteça, mas tecnicamente a chance de acontecer uma merda é maior. Então, quem é sério e profissional, se cuida e evita.

    A maioria dos bons cantores que acompanhei aqueciam e bebiam muita água. Quem sou eu prá contrariar?

    Obs: Usa-se o termo "aquecer" de forma generalizada... na verdade os exercícios aquecem, relaxam e alongam.

    Abraço!

    Ningen
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Concordo com o Lelo Mig.

    na verdade os exercícios aquecem, relaxam e alongam

    E diria mais uma coisa, dependendo da sua rotina de treinos, o aquecimento ainda pode ativar a memória muscular em direção à técnica adequada. Técnica essa que não serve só pra cantar igual o Pavarotti, mas também para que você possa dar o seu melhor em cada apresentação.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    UvaCake

    Duas perguntas:

    - Se vc faz aula com professor, como pode ter esse tipo de dúvida??
    - Se seu professor disse para aquecer a voz, porque diabos vocês vai cantar sem aquecer?

    UvaCake
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar



    Duas perguntas:

    - Se vc faz aula com professor, como pode ter esse tipo de dúvida??

    - Se seu professor disse para aquecer a voz, porque diabos vocês vai cantar sem aquecer?



    - Fiquei com dúvida por causa das pessoas que dizem que me dizem que não precisa aquecer.

    - Porque sou rebelde.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/18 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    - Fiquei com dúvida por causa das pessoas que dizem que me dizem que não precisa aquecer.

    - Porque sou rebelde.


    Vixi...

    Boa sorte aí. Vai precisar.

    UvaCake
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Boa sorte
    bobrigada querido

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    UvaCake

    Nunca será famoso. Não tem o que é preciso.

    UvaCake
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Nunca será famoso. Não tem o que é preciso.
    coitado kkkkj

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    UvaCake

    Tá bom fiote.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aquecer a voz sim ou nao?