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Mensagem |
LuanaT. Membro Novato |
# abr/18
To na facul de musica e eu toco, nao canto, entao to com dificuldades. Tenho q apresentar uma tarefa sobre solfejo atonal. O livro não da muitos detalhes entao to com duvida. Entendi que tem a relação com intervalos e tal, que por ex, quando é 3°M fala-se Mi Dó. Porém eu nao entendi qual nota canta-se. Vou dar o exemplo do livro: (Ta na clave de sol e o compasso é C) Quando eu colocar " / "é pra demonstrar o final do intervalo. Vou colocar as notas como em "teclado", pra saber a altura certa. As notas sao: C2 E2 E2 #G2 / #G2 #C2 #C2 C3/
Os intervalos sao respectivamente. (me corrija se eu estiver errada) 3°Maior 3° Maior / 5°J 8°j De acordo com o Solfejo atonal fica: **Dó mi, Dó mi, / sol dó, dó dó
Ai a duvida é: O que eu canto? Eu canto falando como no (**) porem com as alturas das notas reais?
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LeandroP Moderador |
# abr/18 · Editado por: LeandroP
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LuanaT. C2 E2 E2 #G2 / #G2 #C2 #C2 C3/
Na classificação dos intervalos você tem (respectivamente)
Tônica, 3a maior, 3a maior, 5a aumentada / 5a aumentada, Tônica, Tônica, 8a justa
Pra ser um intervalo de 5a justa a distância é de 3,5 tons da tônica. Em relação à nota C, a nota G# tem 4,0 tons de distância, e por isso é um intervalo de 5a aumentada (quinto grau aumentado - #V).
Eu nunca fiz este teste, mas suponho que você não precisa mencionar o nome das notas. Eu não consigo imaginar alguém solfejando e falando "Dóooooo Sol susteniiiiiiiiiiido" rsrs O legal é perguntar ao seu tutor se tem essa necessidade, ou se é para cantar na altura das notas, mesmo que seja com o uso de vogais, tipo "oh ohhh", saca?! Eu não sei, nunca fiz aulas.
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LuanaT. Membro Novato |
# abr/18
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LeandroP Entao. No solfejo atonal, canta-se de acordo com essa relação que eu falei. Quando se tem uma 3° maior fala-se "do mi", quando se tem uma 5° justa fala-se " do sol" Entao nas primeiras notas do exemplo que eu dei, tem " do mi", que é um intervalo de 3°Maior, entao nesse solfejo fala-se do mi, mas nesse caso ja é realmente as notas entendeu, portanto nem muda. Vou dar outro exemplo. De Mi para Si é uma 5°justa, certo? Entao eu vou solfejar e inves de eu cantar "miii siii", eu vou cantar de acordo com aquela relação que eu citei, que no caso é "do sol". Entao eu vou cantar Dó no lugar de Mi e Sol no lugar de Si. Buga muito falar uma nota e cantar a altura da outra. E eu sei que pra ser uma 5°J tem que ser 3,5 tons, mas nesse exercicio eu nao analiso a partir da tonica, tem que ser em pares pra poder ocorrer o solfejo atonal. Entao nesse exemplo que eu dei, eu olhei de #Sol para #Dó por isso que tem 3,5 tons.
Minha dúvida era so saber se nessa "substituição" de notas eu mudava tbm a altura da nota substituida mas parando aqui pra te explicar, eu cheguei a conclusao de q nao tem logica fazer isso. Entao a resolução desse exemplo que eu citei na pergunta, é cantar falando "do mi do mi/ sol do do do" mas com a altura da nota na pauta (em oitavas fala-se do do)
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Ken Himura Veterano |
# mai/18
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LuanaT. No solfejo atonal, canta-se de acordo com essa relação que eu falei. Quando se tem uma 3° maior fala-se "do mi", quando se tem uma 5° justa fala-se " do sol" Eu sou um opositor ferrenho desse sistema de dó móvel que vários professores tentam empurrar, sempre causa confusão.
No seu caso, Luana, eu solfejaria primeiro tudo com nome de nota real, depois solfejaria a segunda nota com o número de semitons do intervalo, depois iria pra essa maluquice aí de dó móvel.
Os intervalos sao respectivamente. (me corrija se eu estiver errada) 3°Maior 3° Maior / 5°J 8°j C#2 -> C3 não é 8J, é 8- (oitava diminuta).
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