Solfejo é igual a vocalização?

    Autor Mensagem
    Laryk
    Veterano
    # mar/07


    Solfejo e vocalização são a mesma coisa? o_O

    ZeeG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    No, me corrijam c eu estiveh enganado

    Solfejo = vc i falando as notas da partitura no ritmo certo q tiveh (pra treina leitura d partitura msm, naum percepçaum)
    Vocalizaçao = Exercicios para treino d canto

    certo?
    ps- num sou vocalista mt menos um bom musico =P

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Solfejo é um estudo de linguagem musical.

    Por exemplo: Na partitura, em um tom de A, é escrito uma linha musical, geralmente, ou a princípio a melodia, no estudo avançado já é harmônia com polirritmia, etc, etc.

    Então, desenha-se, escreve-se uma frase/linha musical e esta é entregue ao aluno para que ele a cante. Dá-se o centro tonal, que no caso é o A, e pronto, cante as notas que estão na partitura, obedecendo o ritmo, compasso e tempo, simples assim....heheehhe...=P

    Mas para que se aprenda isso tens que aprender antes, intervalos, graus, etc.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/47534/

    axei issu nesse link

    abraço

    John Arch
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    A grande maioria dos músicos sofre com solfejos, e acredito q isso se deva a uma péssima abordagem sobre o assunto. Quando um professor vai ensinar solfejo, ele já parte da premissa q o aluno sabe o essencial de teoria (o q é realmente necessário), porém se esquece de q isso ñ é o bastante. Vejam, é mto comum um kra fazer leitura métrica perfeitamente e entoar os graus corretamente, mas na hora de solfejar, erra td, justamente por não ter tido um estudo especializado sobre akilo. Ainda, msm dentre os q conseguem fazer os dois, diria q 90% só conseguem solfejar perfeitamente em Dó Maior/La Menor. Aí, quando vão solfejar algo em Sol Maior, por exemplo, na hora de mandar o Fa#, acaba executando um Fa natural, transformando a escala em um Sol Mixolídio. Isso ocorre pq o cérebro tá programado para executar um intervalo de 1/2 tom entre a nota Mi e Fa, em decorrência do costume com a escala natural ocidental.
    Por isso, aconselha-se a utilização de técnicas próprias para se sanar essa deficiência, como a do Dó Móvel (q eu ñ acho a mais indicada), ou então a da numeração dos graus (q acho preferencial). Nesta última, cada grau da escala é representada por um nº, de acordo com a distância intervalar dela para com a tônica. Nesse sentido, na escala de Fa Maior, por exemplo, o Fa seria o nº 1, o Sol o nº 2, o La o nº3, o Sibemol o nº 4 e assim sucessivamente. Dps de dominada essa técnica, aí sim, substituem-se os nºs pelo nome das notas. O resultado é nitidamente vantajoso.

    Só um desabafo dos solfejos...

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Gabriela Menezes
    · votar


    Falando em Solfejo...alguém sabe um site legal pra caçar exercícios de solfejo melódico, please?

    Obrigadaaaaaaaaaa

    John Arch
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Gabriela Menezes
    Só tenho solfejos em livros, mas qquer melodia é solfejável... cabe a vc escolher a dificuldade

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    John Arch
    Só tenho solfejos em livros, mas qquer melodia é solfejável... cabe a vc escolher a dificuldade

    é que eu queria uma coisa meio didática mesmo...aumentando o nível, a dificuldade!
    Mas...obrigada!=)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solfejo é igual a vocalização?