Ajuda: Solfejo

    Autor Mensagem
    Mamonas
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: Moderador


    Ae pessoal toco violão (classico/popular) e guitarra, mas agora vou ter q ficar fazendo solfejo melodico, ou seja vou ter q tah afinadinho... dêem umas dicas pra mim ae, pra eu fazer bonito.. valew pessoal, postem ae! principalmente quem faz solfejo vendo as notinhas e tudo mais!

    PuNk Bass
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Mamonas
    Cara, eu não sei direito e não quero cometer erros mas pelo menos vou te dar uma ajudinha...
    upando...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Mamonas
    eu odeio fazer solfejos.
    Tipow, primeiro tenho q ouvir a frase para depois solfejá-la. E isso tá errado.
    Minha profª passa o centro tonal ou o tom da música, e eu tenho q cantá-la.
    E olha como é difícil, no meu caso, por exemplo:
    O tom da música está em C, e a primeira nota é o 5º grau digamos, passar do C pro G assim sem desafinar é difícil, Tens que ouvir muito, e praticar muito, pra qndo chegar no solfejo conseguir cantar sem desafinar.

    O que aprendemos é os graus, em várias tonalidades, ae diz minha profª que facilita, mas eu nao acho não...ahahh..=P

    floor jansen
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Barbara Jolie
    Acho hiper difícil mesmo....até hj (após 10 anos) dó umas penadinhas....

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    floor jansen
    =/

    Minha profª diz, q para ser bom músico,tem q saber solfejar, mas ela diz isso pq já tem 20 anos de estudo né....uia....=/

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Barbara Jolie
    ahuhauhauahuhauhua....

    floor jansen
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Barbara Jolie
    e não e´???? - só assim mesmo....

    watchmanr
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Ahhhhh, eu até poderia dar umas dicas... mas não faço idéia do que vcs estão falando... que tal alguem explicar um pouquinho melhor ??? quem sabe algum exemplo em alguma musica ou algo parecido ???

    []s´...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    watchmanr
    Solfejo é um estudo de linguagem musical.

    Por exemplo: Na partitura, em um tom de A, é escrito uma linha musical, geralmente, ou a princípio a melodia, no estudo avançado já é harmônia com polirritmia, etc, etc.

    Então, desenha-se, escreve-se uma frase/linha musical e esta é entregue ao aluno para que ele a cante. Dá-se o centro tonal, que no caso é o A, e pronto, cante as notas que estão na partitura, obedecendo o ritmo, compasso e tempo, simples assim....heheehhe...=P

    Mas para que se aprenda isso tens que aprender antes, intervalos, graus, etc.

    watchmanr
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Barbara Jolie
    Obrigado Barbara... tá fazendo um pouco mais de sentido... Valeu...

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pô..se vc saber tds os tipos d solfejos(os lendo as notas, ou apenas cantado..o tempo e tal..) vc consegue inventar vários diferentes...só q explicar por aqui teoria..não eh mto fácil...

    Pacelly
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Acho solfejo muito legal, é orrivel de fazer mas na hora de uma apresentação quem treina solfejo tem uma segurança fora de serie ja que não fica inseguro e se somarmos isso com o nervosismo pronto acaba com um. vocês já viram algum clipe no hepday mudança de abito tem, tem uns sofejos maneiros...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pacelly
    tem uns sofejos maneiros...
    em musica se chama outra coisa, vocalize por exemplo.

    Solfejo é apenas pra estudar a percepção.

    PuNk Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    floor jansen
    Acho hiper difícil mesmo....até hj (após 10 anos) dó umas penadinhas....
    Puxa, vocês estão me deixando com medo de aprender... é tão difícil assim??

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    PuNk Bass
    não é questão de aprender, e sim de praticar.

    Tipow, vc aprende, mas é dfícil fazer. =/

    floor jansen
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    PuNk Bass
    é isso o q a Bárbara falou...tem q treinar....mas é difícil, isso é....já vi muitos cantores ao vivo com dificuldades no solfejo....

    PuNk Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Barbara Jolie
    floor jansen
    Outra pergunta que eu queria fazer, com quanto tempo de aula vc aprende, no caso do canto popular? Só quero saber por curiosidade mesmo, ainda nem comecei direito a trabalhar o diafragma...

    floor jansen
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    PuNk Bass
    aprende o q a cantar ou solfejar?

    tudo dependo do aluno, da qtidade d aulas, do aproveitamento, etc...mas com 06 meses vc já vai notar grande diferença....grande mesmo...tem gente q com menos tempo já nota...
    e mais: canto é um aprendizado constante...vc nunca saberá tudo....

    Edson Sousa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mamonas

    Tem que estudar todos os dias, tem que solfejar um pouco, eu não gosto muito de solfejar, mas sou obrigado, pois faço faculdade de música.

    Com o tempo vc vai melhorando, tem que seguir um método.

    Abraço

    Mamonas
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    caras, eu comecei a fazer uns exercicios de solfejos na aula
    e jah melhorei 210%! Ainda vou melhorar mttto mais, vou entrar num coro, mas tive uma evolução da hora! O q eu aconselho Barbara , decore os sons dos intervalos com alguma musica q vc conheça, o exemplo q vc deu do C para o G . Isso é uma quinta justa , quinta justa vai ter o som da musiquinha do star wars!manja? "tann tannn tananana NA na tanana NA na tananana"
    resumindo guarde o intervalo com alguma musica q vc conheça!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Mamonas
    resumindo guarde o intervalo com alguma musica q vc conheça!
    aham, é isso q eu faço. ;)))

    Boa dica!!!

    E que bom que vc está melhorando, eh isso mesmo.
    Nao deve-se desistir. =]]]

    Psylocke
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&forum=4&topic=3591 6&page=-1#5

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    preciso voltar a fazer aula de teoria..larguei a escola...

    Al Majíd
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Putz...solfejo na música é igual a abdominal na academia...ninguém gosta de fazer...apesar de ser super importante. Eu estou no time dos que não gostam...:D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: Solfejo