Registros vocais (voz de cabeça)

    Autor Mensagem
    zlo zebry
    Membro Novato
    # nov/17


    Ouvi muito falar em voz de cabeça. Que voz de cabeça não é a mesma coisa que falsete...

    Mas eu não consigo perceber o que seria voz de cabeça senão o falsete.

    Alguém poderia me dizer onde aqui eu começo essa tal voz de cabeça?

    https://vocaroo.com/i/s1cSwJgrXKWl

    Obrigado.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    voz de cabeça


    Isso parece coisa de esquizofrênico...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Não cara, falsete é uma técnica que se utiliza pra ultrapassar a sua tessitura natural, voz de cabeça é um termo comum pra expressar a sensação que dá quando vc usa as notas mais agudas dentro da sua tessitura.

    É uma explicação bem simples, mas não posso ir além por falta de conhecimento técnico.

    Mas pensa assim, sabe quando vc pega papelzinho de bala, aplica tensão pinçando-o e puxando para os lados, depois assopra bem perto da boca? Daí ele faz tipo um assovio? Então, desse modo o papel está vibrando em função do vento ao invés de ele vibrar e isso fazer o som no ar. É mais ou menos isso o que rola quando vc usa falsete.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Vou acompanhar de longe,este post promete.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Pelo que eu tinha visto em vários vídeos em inglês de professores de canto, é que existe uma determinada região em que a voz usada para cantar as notas (altas) dessa região é chamada de voz de cabeça.

    Inclusive se fala muito de tentar unir a voz de peito com a de cabeça (sem quebrar, o que não ocorre com o falsete). E que esse trabalho é na região de passagem de uma voz para outra.

    É por isso que estou perguntando onde seria essa tal voz de cabeça no meu áudio, porque eu não consigo perceber.

    Se alguém pudesse esclarecer se isso existe mesmo ficaria grato.

    Gansinho
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    zlo zebry
    Vou deixar um link de um tópico meu onde eu fazia uma pergunta sobre voz de cabeça, anos atrás:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/285739/

    Leia a primeira resposta (do Leopold, professor de canto) e assista o video do Pavarotti pra você ter uma ideia do que é voz de cabeça. Eu acho que a chave da voz de cabeça é a cobertura.

    novonews
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Falsete "falsa voz" geralmente mais soprosa e sem muitos harmônicos.
    Grosseiramente falando é como tentar ou imitar uma voz feminina ou mais aguda.

    A voz de cabeça é um registro em que a voz ressoa na cabeça. Existem materiais e vídeos para pesquisa com relação ao assunto.

    São coisas diferentes.

    Gansinho
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    novonews
    A voz de cabeça é um registro em que a voz ressoa na cabeça.

    Toda voz ressoa na cabeça. Inclusive a voz de peito.

    Ningen
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Uma coisa que costuma dificultar essa questão voz de cabeça/falsete é o microfone.

    Quando você faz uma voz de cabeça leve ao ar livre, por exemplo, sem um sistema de retorno, você ouve bem menos "ar" do que se você gravar com um condensador. Nesse último, dependendo do posicionamento, se ouve tanta cobertura que há quem jure que seja falsete.

    Tentar equiparar esse registro, sem microfone, com algum vídeo no YT em que o "professor" esteja usando um condenser... Fica meio...

    Tiagoooo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Uma Boa forma de descobrir se você está fazendo falsete ou não (eu sei que a sua pergunta não é bem essa mas eu acho que esclarecendo isso ja pulamos 1 passo rs ), e fazer isso :
    1 - Faça igual você fez no audio, igualzinho fazendo esse slide subindo etc...
    2 - Chegou na sua nota mais aguda? Então mantenha ela e desça de novo fazendo um slide do agudo para o grave, se teve uma hora que houve uma quebra, você mudou de registro do falsete para o registro de peito.

    A voz de cabeça também tem uma certa quebra com a voz de peito, mas não tão visivel quanto na passagem do falsete pra voz de peito. A partir daí perceba a sensação que é quando se está em falsete, e tente não faze-lo por enquanto até conseguir encontrar sua voz de cabeça, tome cuidado nessa passagem que você fez, nem sempre um agudo é automaticamente voz de cabeça, pode ser voz mista também, mas voz mista é uma coisa que (na minha opiniao) só pode ser trabalhada com professor de canto mesmo ao vivo rs espero que eu tenha ajudado

    zlo zebry
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Obrigado a todos pelas mensagens.

    Mas eu ainda não consegui entender.

    Pra quem quer ler a pergunta resumida final, aqui vai ela:

    Deveria existir uma mudança evidente entre a voz de cabeça e o falsete ou pode ser imperceptível?

    Pra quem quiser ler a origem da pergunta final:
    Eu consigo fazer aquela mesma nota do vídeo com um som que aparentemente é o mesmo tipo de som que o Pavarotti faz (só que minha voz não sai forte igual a dele naquele agudo, ela sai pouco cheia).

    Usando esse mesmo tipo de voz, se eu for forçando um pouco (a voz vai ficando cada vez menos cheia), eu chego lá num C5.
    Daí pra cima não tem mais voz. A única coisa possível de sair é um som de assovio (igual a última nota do áudio que eu gravei).

    Sabendo disso é possível saber se eu estou na voz de cabeça ou no falsete?
    Em outras palavras: Deveria existir uma mudança evidente entre a voz de cabeça e o falsete ou pode ser imperceptível?

    Tiagoooo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Então, eu acredito que aquela última nota foi em falsete, isso acontece comigo também quando eu acabei de acordar e não fiz aquecimento, você é acostumado a fazer aquecimento antes de cantar?
    Relendo um pouco eu entendi, realmente é que quando vai chegando em regiões agudas sua laringe sobe, quando ela chega no limite sua voz falha, além da força que vc faz nela, se quiser que ela fiqhe mais volumosa precisa fazer exercicios para aprender a controla-la..
    Resumindo, essa voz que você falou que vai ficando sem volume é a voz de cabeça, ja aquele "assobio" de última nota provavelmente é falsete

    zlo zebry
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Antes de cantar costumo aquecer sim.

    Sinceramente, se essa voz que você está falando que é voz de cabeça realmente é voz de cabeça e não falsete, minha voz é muito aguda!
    Posso começar cantar led zeppelin. hahahaha

    Tiagoooo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Eu conversei com meu professor de canto e ele falou que essa região que Eu falei que é voz de cabeça, Não é falsete, mas também não seria uma voz de cabeça pura, agora o que isso é realmente eu não sei rs

    zlo zebry
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Eu acho que eu descobri a denominação para ela:
    Reinforced Falsetto (traduza na sua mente. kkk)

    Talvez só fazendo aquela sequência de "aaaaAAAAA" não dê para perceber, mas é a mesma coisa que eu faço aqui: https://vocaroo.com/i/s0j2eV5hUqYl

    Sem fazer essa voz falsificada fica assim: https://vocaroo.com/i/s0uUGeZVUuFA

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Registros vocais (voz de cabeça)