Encontrar a voz de cabeça

    Autor Mensagem
    Gansinho
    Veterano
    # abr/12


    Usei a busca e existe apenas um tópico sobre o assunto, porém ele é muito antigo e não é exatamente o que eu quero perguntar.

    Eu gostaria de saber: É possível "encontrar" o registro de cabeça sem um professor auxiliando? É possível que eu use a voz de cabeça (como em alguns momentos eu ACHO que uso, apenas por alcançar agudos de uma forma tranquila sem falsete) apenas cantando normalmente?

    E tratando também do que estava no outro tópico: Se é possível, existe alguma forma que facilite isso?

    Gostaria principalmente de ter as respostas do Chris e do Leopold, que são os professores aqui do fórum. Mas gostaria que vocês falassem das experiências de vocês também quanto a isso.

    Valeu!

    Leopold
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Gansinho

    Depende muito da pessoa. No meu caso por exemplo, que comecei na música popular e depois me aventurei para o canto lírico, quando ouvi uma ária, tentei imitar o que eles faziam e automaticamente fiz a cobertura sem mesmo ter idéia do que era. Por simples imitação.
    Tem aluno que em uma ou duias vezes que você mostra como faz, consegue "imitar" e compreender rápido o que é feito e ele mesmo ao seu modo consegue reproduzir.
    Porém tem pessoas que você tentar, inventar, virar o cara de ponta cabeça, e mesmo assim ele tem imensa dificuldade para entender como é feita a cobertura (que permite que ele entre nesse registro) perfeitamente demonstrado aqui neste vídeo:



    Compreendendo como se faz isso, as coisas ficam bastante fáceis, mas como eu disse, depende muito da percepção de cada um.

    francisalex
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    E isso não é uma video-aula ?! :X

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/12 · Editado por: Christhian
    · votar


    Gansinho
    Depois respondo, estou no celular... É tenso.

    francisalex
    E você conhece o "professor" dessa aula?
    Pois é, não é uma vídeo aula e sim um trecho de um masterclass. Mas reflita o seguinte:
    - se fosse uma vídeo aula, esse saberia exatamente sobre o que está falando, diferentemente de uns que aparecem por aí e nem cantar sabem.
    - Como você viu, até o Pavarotti dava aulas. Se ele achasse que vídeo aula fosse funcionar, certamente teria feito várias. E teria ganhado muito dinheiro.
    - Dedique seu tempo livre com a leitura, se quiser aprender a cantar ou, minimamente, participar de um fórum sério. Esses questionamentos provocativos não vão te levar a lugar nenhum.

    Persz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Mas gostaria que vocês falassem das experiências de vocês também quanto a isso.

    Quando comecei a cantar, eu sempre achei esse som muito bonito, o de um agudo em "voz de cabeça", especialmente quando bem feito. Então logo eu tentava imitar e conseguia "algum" resultado. Consegui resultados mais satisfatórios depois de começar a fazer aulas de canto (popular), mas ainda hoje tenho dificuldades de emitir um som brilhante porque tenho alguns problemas de projeção que ainda não foram totalmente resolvidos. Enfim, é algo a se trabalhar, mas acho que sozinho é difícil vc conseguir ajustar o que pode ter que ser ajustado caso vc não esteja fazendo corretamente. Mas cada caso é um caso, né!

    francisalex
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sim Chirs, eu sei quem é o Pavaraotti.
    Só achei contraditorio, no outro tópico teve gente falando que não se aprende nada com video aula. Relaxa.

    Enquando ironizava o criador do ultimo tópico o Leopold deu uma dica mó bacana:
    -Coloque todas as vogais em cima do "I".

    Sei que no fonema I o som é (pelo menos o meu) emitido mais forte e limpo, fiquei com isso na cabeça. Alguem tem um pequena dica sobre isso? é tipo usar a mesma ressonancia que o I tem nas outras vogais?

    francisalex
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sobre a voz de cabeça eu nao consigo cantar nao, mas quando eu comece um falsete apoiado num la 3 por exemplo o mais encorpado possivel, e depois tento fazer a danada da cobertura ( que nao sei exatamente o que é) . Ai sai uma voz limpa com ressonancia na cabeça. É mais facil com a letra "i". Eu nao consigo fazer certo cantando porque me perco na passagem.

    Leopold
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    E isso não é uma video-aula ?! :X

    Só achei contraditorio, no outro tópico teve gente falando que não se aprende nada com video aula. Relaxa.

    É brincadeira hein?
    Não sabe a diferença entre uma video aula e um master?

    Se vire.

    francisalex
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    abr/12

    Eu vou estudar muito ainda. Mas antes de tudo eu rezo pra nao ficar "fodão" assim. /\ Deus na barriga.
    :S

    Leopold
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    francisalex

    Pegando mais leve.... Estude só que vc nunca vai chegar lá.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/12
    · votar


    francisalex
    Só achei contraditorio, no outro tópico teve gente falando que não se aprende nada com video aula.

    Velho, você ainda não entendeu...

    Isso NÃO É UMA VÍDEO AULA. É um MASTERCLASS PRESENCIAL, como vários outros, onde as pessoas que "aprenderam" alguma coisa, participaram AO VIVO. É isso o que você está vendo! O registro em vídeo de uma aula presencial!!!

    Difícil supor que você não consegue perceber a diferença...

    E só pra constar: "Masterclass", numa tradução livre, é uma AULA DE MESTRADO. Não tem iniciante ali, querendo aprender coisa alguma. Há pessoas que JÁ CANTAM consistentemente querendo acumular conhecimentos, refinando uma técnica que JÁ POSSUEM. Seria surreal querer fazer uma aula dessas, presencial, de um só dia, para pessoas que não sabem cantar, quanto mais videoaulas!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/12
    · votar


    francisalex
    Eu vou estudar muito ainda. Mas antes de tudo eu rezo pra nao ficar "fodão" assim. /\ Deus na barriga.
    :S


    Brother, sua atitude é muito pior. Você não está agregando informação alguma ao debate, mas posta para provocar as pessoas.

    Enfie uma coisa na sua cabeça: Em qualquer papel de sua vida, o "protagonista" é mais importante do que a "vítima".

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/12
    · votar


    Gansinho
    Então, eu conheço várias pessoas que tem uma voz de cabeça relaxada, naturalmente. O problema é que assim como o registro de peito, é necessário técnica rudimentar pra acertar outros critérios, como a homogeneidade do registro, dinâmicas, emissão, etc. para que a coisa se torne boa pra cantar de fato.

    No meu caso, já foi um pouco mais difícil que o Leopold, pois como cantor de rock, a tendência era querer buscar todos os agudos na voz de peito aehuaehae Mas em alguns anos de aula, a gente aprende. :)

    Abraços!

    Gansinho
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Leopold
    Entendi. Eu às vezes acho que consigo, sem querer.. Alcanço uns agudos com brilho, com potência.. Mas depois eu não sei exatamente como fazer de novo, hehe.

    francisalex
    Confundir video-aula com masterclass não dá, né brother?

    Persz
    É, eu nunca fiz aulas, mas cantando por conta própria eu já consegui melhorar muito nos últimos anos (nada comparado ao avanço que eu poderia ter se tivesse feito aulas nesse tempo). Às vezes eu consigo emitir o som do jeito que eu quero, mas não tenho controle sobre isso. Acho que é aí que entra o professor né.

    Christhian
    Saquei. A minha dúvida era somente essa, se era possível que eu fizesse a voz de cabeça por conta própria.. E pelo visto é né. Mas vai saber se eu tô fazendo corretamente.

    pois como cantor de rock, a tendência era querer buscar todos os agudos na voz de peito aehuaehae

    Imagino você cantando Always no começo dos seus estudos auhauhuha
    Mandando aquele refrão na voz de peito xD Devia sair pouco esprimido auhauhuha

    Valeu pelas respostas galera!

    gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Man, antes que meu professor me orientasse devidamente pra voz de cabeça eu dava uns gritos aqui (cobertura bem errada) e achava que era peito. Saía controladinho até mas o timbre era horrível e só funcionava na vogal E. O ponto da aula é que antes de aprender a cobrir eu aprendi como conectar a voz de cabeça pura com o peito pra depois dominar a ressonância de máscara e aí sim cobrir. Hoje eu já tenho isso quase dominado. Digo quase porque ainda quebra na volta pro grave às vezes, mas com o treino vai ajustando. Pelo que dizem aqui parece que eu estou pegando bem rápido até.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encontrar a voz de cabeça