Fenda vocal, como solucionar?

Autor Mensagem
Fernanda Almeida dos Santos
Veterano
# set/04
· votar


A fenda altera a qualidade da voz, que pode ficar soprosa pela dificuldade de controle do ar expiratório durante a fonação (o ar fica escapando nessa fenda) e rouca, porque a vibração das pregas unidas está diretamente ligada à qualidade da voz. Uma vibração irregular, gera uma voz também irregular. (Ondulatória, física de novo rsrs)

Abraço!

Fernanda Almeida dos Santos
Veterano
# set/04
· votar


Gente, já mandei essa msg, mas como não está aparecendo aqui, vou mandar de novo e, me desculpem se ficarem duas iguais..rsrs

Os sintomas da fenda, em geral, são: soprosidade na voz ( o ar fica escapando pela fenda e o controle expiratório é mais difícil) e rouquidão ( o espaço entre as pregas vocais acarretará uma vibração irregular,o que gera um som também irregular, pois uma voz de qualidade precisa das pregas vocais plenamente unidas na vibração).
A intensidade dos sintomas vai variar conforme o tipo e extensão da fenda.

Abraços!

FgaVanessaMattos
Veterano
# dez/04
· votar


Fernanda Almeida dos Santos

Olá, Fernanda, também sou Fonoaudióloga e gostaria de conversar com você sobre exercícios para fendas vocais... estou com um paciente com fendas e gostaria de ter sua opinião em alguns itens... pode ser??

Meu e-mail é vanessa@fonoaudionline.net

Beijos!

João da Silva
Veterano
# jan/05
· votar


Alguém pode me responder se existe outro tratamento de fendas vocais além de fonoaudiologia.
já fiz um ano e meio de fono e não adianto quase nada.
por favor, ajudem-me.
aguardo resposta.

Mariana Gallego
Veterano
# set/05
· votar


Como o assunto é fenda vocal, posso compartilhar meu caso.. Tbm estou com uma e deve ser mais grave que o caso do FELL. Eu apresento um programa de TV e canto em uma banda, o que realmente faz com que eu viva da minha voz. É muito triste se deparar com um problema desse, principalmente quando se trata de algo que você faz com amor.
Fiz a videolaringoscopia, a otorrino verificou a fenda e agora estou visitando uma fono. Segundo a mesma, apenas exercícios coordenados por ela irão resolver. Mas tenho dúvidas. Será que existem medicamentos para o caso.. Para estimular os músculos laríngeos? Será que alguém está disposto a inventar?! :) Sei que alguns casos exigem intervenção cirúrgica, mas gostaria de saber a respeito de medicamentos.
Quanto às dicas: evite o álcool. Não fume.. Não beba nada gelado, não grite.. Evite alimentos gordurosos e lácteos.. Consuma maçã (fruta adstringente, que pode ajudar na limpeza das pregas).. muita água.. muita determinação e creio eu que muita fé pq acredito que muitos dos nossos problemas podem ser sanados com nossa energia, força de vontade e vibração positiva..
Apesar do longo texto, espero ter ajudado. Abraços pra todos.

Fernanda Almeida dos Santos
Veterano
# out/05
· votar


Não existem medicamentos que resolvam fendas. Sim, o único tratamento é fonoterápico e exige, além de um BOM profissional, especializado em VOZ (sim, fonoaudiologia tb tem especialidades; assim como vc não vai a um otorrino tratar uma perda visual) e depende tb do potencial de melhora do paciente. Em alguns casos, por melhor que o profissional seja, o paciente não é capaz de modificar o ajuste muscular incorreto que adquiriu (que formou a fenda). A fenda é algo relativamente simples de tratar...se em alguns (poucos!) meses vc não notou diferença, alguma coisa pode estar errada. Avalie seu engajamento na terapia, e faz corretamente os exercícios ou se o acompanhamento que tem é bem realizado.
A fenda nada mais é que um mecanismo de compensação muscular. Não é frouxidão de prega vocal....
Beijo.

Déniel
Veterano
# out/05
· votar


FeLL
FáBiO LiOnE
Sir Nightfall
Barbara Jolie
Paranoid
FeLL
Amomusica
Leech
Paranoid
Wylde_Winter

Quero ficar por dentro disso me ajudem
RONNIE
Garotinha_PoP
Gippe
Fernanda Almeida dos Santos
MusiRio
Camila Medeiros
PuNk Bass

PVitor
Veterano
# out/05
· votar


Fernanda Almeida dos Santos
vc estuda fonoaudiologia?
eh verdade que existem lesoes (bastante raras) q ficam por trás das pregas vocais?

Dri
Veterano
# nov/05
· votar


Já tive fenda paralela, mas graças a Deus estou curada, sei alguns exercícios... se alguém se interessar....

PVitor
Veterano
# nov/05
· votar


Dri
mas eu acho q cada tipo de fenda tem exercicios direcionados

Linn
Veterano
# jan/06
· votar


Tenho uma dúvida:
Depois de quanto tempo cantando 'errado' mais ou menos pode surgir fendas?
E, quais são os "sintomas"? rs
bem, é isso...

Douglas_ems
Veterano
# jan/06 · Editado por: Douglas_ems
· votar


Linn

Fenda entre as pregas vocais é, segundo alguns profissionais, a perda da elasticidade das mesmas. Ao falar ou cantar as pregas não se fecham totalmente, então parte do ar não é transformado em som. Logo o sintoma mais comum é excesso de ar na fala ou no canto, uma voz soprosa e com "chiado". Dependendo da situação a fenda pode facilitar nódulos, variando de caso pra caso de acordo com o uso da voz.

O tratamento é, geralmente, com fonoterapia. Em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia. Em outros o problema pode ser apenas amenizado com a aplicação de uma resina nas pregas que com o tempo e o uso se desgasta.

Espero ter ajudado

Douglas.

DarenVoice
Veterano
# set/07
· votar


Fernanda Almeida dos Santos

Oi Fernanda, pode dizer que tipo de exercícios é que fazem a fenda regredir??? Não diga como eles devem ser feitos, diga apenas os exercícios!!! Vibração de língua ajuda a resolver o problema da fenda???
Ass: Daren.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/07 · Editado por: membro
· votar


DarenVoice, veja a data da postagem da Fernanda: 7/out/05

E vc já perguntou a mesma coisa criando um tópico e recebeu as respostas adequadas nele.

Não tem porque ressucitar um tópico antigo para perguntar sempre a mesma coisa.

"""Não diga como eles devem ser feitos, diga apenas os exercícios!!! Vibração de língua ajuda a resolver o problema da fenda???""""

Isso não faz sentido não acha??

sara
Veterano
# jun/09
· votar


também estou como esse mesmo problema de fenda.....estou desesperada......cantar é tudo pra mim.....estou fazendo um tratamento com uma fono......, mas sou muito anciosa e por não está vendo logo o resultado, estou com muito medo.....a fonoaulióloga, disse que eu tivesse paciência.....e que não existiria nada que eu podesse tomar, só exercícios e repouso......
o meu sonho era um remédio "mágico", que podesse resolver meu problema....se alguém souber....por favor me digam, meu e-mail é ....sara@cosbel.com.br

Wrvieira
Veterano
# jun/09
· votar


sara
meu sonho era um remédio "mágico", que podesse resolver meu problema

Coff-B-Gone

Brincadeira... Assumo que já tenha ido a um otorrino pra diagnosticar isso. Vc faz aula de canto?

sara
Veterano
# jun/09
· votar


não entendi o q vc quis dizer
Coff-B-Gone

Brincadeira... Assumo que já tenha ido a um otorrino pra diagnosticar isso. Vc faz aula de canto?


membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


sara

Dois cuidados que você deve ter.

Faça o tratamento e espere. Não há nada a fazer além disso. Você poderia seguir com aulas de canto que também auxiliam para uma melhora mais rápida.

Cantar é tudo para você? Tome cuidado para não dar uma dimensão exagerada ao canto. Cantar não é tudo. Ter boa saúde sim.

Para completar tem que saber porque você está com fenda. Normalmente é problema de técnica (falta dela).

agnus_dej
Membro Novato
# fev/17
· votar


Alguém sabe me dizer o porquê que a cantora Marina Lima não sara da voz, ela disse em entrevista que é fenda. Tenho saudades da linda voz da Marina. Ela tem dinheiro deve está fazendo tratamento, será que tem pessoas que não tem cura?

Sir Nightfall
Veterano
# mar/17
· votar


agnus_dej

caraca, fez uma expedição arqueológica pra achar esse tópico do paleolítico rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fenda vocal, como solucionar?