Autor |
Mensagem |
Walter Melo Veterano |
# mai/15
olá tenho um dilema que me segue já há uns 5 anos quase... suspeito que minha voz seja de barítono mas queria ser capaz de cantar musicas que são mais altas..(adaptá-las talvez) e sim ja tentei todo tipo de exercício , respiração etc... minha voz nunca irá sair da tessitura G1 G3 (sendo C2 o dó central pra evitar confusão) na minha extensão alcanço sofrendo E4 ... mas isso deve ser porque tenho 21 anos e minha voz ainda vai ficar, mais grave, mais grave , mais grave
bom isso é triste pra quem quer cantar Bruce Dickinson , André Matos, James La Brie .. pois passa a ser impossível cantar essas musicas no tom ... e quando se canta nunca sai agradável ... desafina, berra desnecessariamente .. enfim
estou pensando em a partir de agora cantar musicas altas pra mim sempre 1 oitava abaixo... dentro da minha tessitura .. pois está extremamente frustrante tentar ser o que eu não sou ... é isso ou não cantar mais nada
|
GersonM Membro
|
# mai/15
· votar
minha voz nunca irá sair da tessitura G1 G3 (sendo C2 o dó central pra evitar confusão)
Mas se é para evitar confusão, de acordo com o que vc descreve aqui, o dó central é o dó 3 e não dó 2 como vc diz. E sim, corresponderia mais ou menos à extensão de um baritono, ou de um tenor que não sabe como fazer os agudos.
Já tentou todo o tipo de exercicio mas aula não??
bom isso é triste pra quem quer cantar Bruce Dickinson , André Matos, James La Brie
Que seja, mas se não der pra cantar isso, que se cante outra coisa enfim, porque querer ter a voz de um tipo e ter são coisas bem diferentes.
Como eu sempre digo:
Cante bem com a voz que tem.
|
Bruno- Membro |
# mai/15
· votar
Walter Melo Velho, e tem tanta gente que tem a voz diferente da sua e queria ter mais graves, por exemplo... Eu posso dizer pq sou um deles :) Dá raiva sentir a voz indo embora pra baixo do C, e sofro isso tentando cantar esse tipo de som que você descreve também.
Usa do que você tem de melhor e o que te faz sentir mais confortável. Uma oitava abaixo vai ficar estranho demais mesmo, mas tenta pegar sons que valorizem o tipo de voz que você tem. Já ouviu Sabaton? :P
Abraços.
|
JJJ Veterano
|
# mai/15
· votar
Walter Melo estou pensando em a partir de agora cantar musicas altas pra mim sempre 1 oitava abaixo
Precisa baixar tanto assim? Tenta um ou dois tons abaixo. De repente já resolve e não fica tão... diferente..
|
RafaelBernatto Veterano |
# mai/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar
JJJ
Engraçado que pra mim soa diferente se o cara fizer isso.. E oitavado não rsrs.. Oitavado = diferente mas igual 1 tom, 2 tons abaixo e etc = diferente principalmente porque as notas são diferentes...
O que eu acho (quase sempre) uma m#$% é quando a pessoa canta só o refrão uma oitava abaixo.. Aí é tenso.. Praticamente um coito interrompido rsr
Walter Melo
Cara.. Se você cantar bem.. Com emoção.. Personalidade.. Fica tão bom quando cantado uma oitava acima.. (IMO)
|
Ismah Veterano |
# mai/15
· votar
GersonM se não der pra cantar isso, que se cante outra coisa enfim, porque querer ter a voz de um tipo e ter são coisas bem diferentes.
Já disse em outra oportunidade, esse é o mal de 89% das bandas pequenas. O cara tem a voz do Júnior Trovão e quer cantar como o Andre Mattos... Aí cai o cu da bunda...
|
Bruno- Membro |
# mai/15
· votar
RafaelBernatto Bem, aí já é uma questão mais de ouvido né. O meu é super relativo :) O que importa para mim é manter o espaço entre uma nota e outra. Se isso se mantêm, eu acho legal, até um limite, é claro. Mais que um tom eu já consigo notar e aí me incomoda por estar muito mais abaixo do que eu estou acostumado.
Por isso que abaixar uma oitava a música toda vai soar super estranho para mim, se o cara só fizer isso. A música toda construída para receber um vocal com uma estética, e recebe com outra. Se for para baixar uma oitava, vai precisar reinterpretar a música toda pra ficar bom, eu acho. E olhe lá. Já meio tom, um tom, fica aceitável sim na minha opinião.
|
RafaelBernatto Veterano |
# mai/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar
Bruno-
(Teclado americano maldito mode on) E' que geralmente se for pra baixar 1 tom.. Baixam-se "toda" a musica.. Ja' se for pra "oitavar pra tra's", da' pra mexer so' na voz... Esse final de semana mesmo... Ouvi uma versão de Sweet Child O Mine bem legal em que o vocalista cantou uma oitava abaixo, mas todo o resto ficou na mesma.. Acho interessante quando isso acontece...
Sendo bari'tono.. 1 tom não resolve naqueles casos de cima.
Edit: Nessa musica do Guns, pra algumas pessoas, a versão ficou ate' melhor que a original.. (pra quem acha irritante a voz do Axl) Em contraste com o peso de uma voz grave e tal..
|
GersonM Membro
|
# mai/15
· votar
O cara tem a voz do Júnior Trovão e quer cantar como o Andre Mattos... Aí cai o cu da bunda...
Nada...é um cú dentro do outro.
|
GersonM Membro
|
# mai/15 · Editado por: GersonM
· votar
Olha, esta história de "eu só queria cantar isso" não é louvável.
Quem canta tem que pensar somente em uma coisa. Cantar bem, cantar direito, dar o recado, interpretar bem, e isso não é somente na região aguda que acontece.
Tem inúmeros tipos de musica e o importante é encontrar em qual a sua voz vai se dar melhor. Para que ela se presta, rende mais, e aí então, cantar bem.
Esse deveria ser o objetivo de qualquer um que gosta do canto como expressão maior.
É sempre o mesmo problema. Falta estudo, falta conhecer a própria voz.
|
JJJ Veterano
|
# mai/15
· votar
RafaelBernatto O que eu acho (quase sempre) uma m#$% é quando a pessoa canta só o refrão uma oitava abaixo.. Aí é tenso.. Praticamente um coito interrompido rsr
É verdade, isso aí é o pior dos mundos! kkkkkk
|
shoyoninja Veterano |
# mai/15
· votar
Na minha opinião:
1 - Sim se está alto demais, mude afinação, melodia ou o que for. Claro que é melhor do que acabar com a música. Pessoalmente eu acho que cantar essas músicas uma oitava abaixo vai ficar uma bela porcaria se você não mudar arranjo e até a melodia. Cante outra coisa então.
2 - Se você não estudou com professor, exercícios isolados de respiração ou o que for provavelmente não servem para nada. Os exercícios tem que ser específicos para você, assim, dificilmente essa classificação que você fez está certa;
3 - Mesmo que esteja correto, ainda há opção de usar falsete, etc. Querer cantar exatamente como qualquer um desses aí canta é loucura, mas se você respeitar o que você pode fazer, muito provavelmente dá para fazer um trabalho legal. Tem que estudar com boa orientação, e estudar muito, não tem outro jeito.
|
Christhian Moderador
|
# mai/15
· votar
Walter Melo ja tentei todo tipo de exercício , respiração etc...
Alguém acompanhou você nesses exercícios? Era um professor que sabia bem o que estava fazendo? Se a resposta for não, jogou seu tempo no lixo, amigo. Exercício precisa ter fundamentação, objetivo e conhecimento detalhado de todos os processos mecânicos envolvidos para que dê certo. Ficar só repetindo sons achando que está fazendo vocalizes não funciona, por mais que 'pareça' certo.
O lado bom da coisa é que nunca é tarde para fazer direito. Eu comecei a cantar quase com a sua idade. Se é o que você quer, corra atrás.
|
pOkiz Veterano |
# mai/15
· votar
Walter Melo
Cara, baixar você pode, porém eu que vivo ainda o mundo do Heavy/Power Metal te digo que isso não é bem-vindo perante os fãs assíduos do estilo.
Agudo nesse tipo de música impressiona e todos esperam o momento X em uma música para ver se o vocalista vai fazer, e quando faz você ve a cara de emoção de quem tá ouvindo, é algo que é venerado, então se você baixar tons não será bem visto, infelizmente.
|
Bruno- Membro |
# mai/15
· votar
pOkiz Depende. :) Eu também vivo um pouco esse mundo e uso o Andi Deris como exemplo. O cara chegou no Helloween cantando as músicas antigas em tom abaixo do original e, para mim e muitos fãs, interpretou de uma forma ainda mais interessante que o Kiske. Ele trouxe uns drives e um timbre muito diferente, além de mudar algumas partes melódicas e adicionar todo um toque pessoal na interpretação.
Agora, isso foi no passado. :) Atualmente ele está sofrendo muito para cantar ao vivo. Mas o que eu quero dizer é que agudo não é tudo, mesmo no power metal. Se você vem com menos agudos mas traz algo a mais, diferente, próprio, vai ser muito bem visto também. Talvez não pelos fãs mais fechados, mas ninguém duvida que o Helloween de Masters of Rings até Better than Raw tava no topo de novo né?
Abração velho.
|
f14gomes Membro |
# mai/15
· votar
Agudo nesse tipo de música impressiona e todos esperam o momento X em uma música para ver se o vocalista vai fazer, e quando faz você ve a cara de emoção de quem tá ouvindo, é algo que é venerado, então se você baixar tons não será bem visto, infelizmente.
Concordo. Cante outra coisa. Pense que tem gente que não canta nem agudo, nem grave, nem nada (feito eu) kkkk
|
pOkiz Veterano |
# mai/15
· votar
Bruno-
Uma coisa é um frontman, excelente compositor que já ganhou o respeito dos fãs com o primeiro album, cantar as músicas de um vocalista passado por respeito as próprias musicas e aos fãs, outra coisa é um random subir num palco e cantar um Eagle Fly Free 2 tons abaixo, não adianta, os caras vão chiar.
Publico do metal é mt cabeça fechada, infelizmente é isso.
|