Avaliação de Voz (minha)

    Autor Mensagem
    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15


    Pessoal, tudo bem?
    Li praticamente todos os tópicos desse forum e estou ainda com uma dúvida pessoal.
    https://vimeo.com/107972564
    Esse vídeo é de minha voz falando. Muitas pessoas dizem que ela é "bem bonita". É possível alguém com essa voz CANTAR? Estou indo hoje ao otorrino e segunda à fono, antes de buscar um curso de canto.
    Tenho um problema sério que mesmo sabendo tocar violão, não sei cantar NADA. As pessoas até pedem pra eu parar de cantar pra não estragar a música. Não sei se uso o grave ou tento agudo, como se usa...nada.
    Podem avaliar pra mim?

    Agradecido!
    Douglas Venturin

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    É possível, vá procurar um professor.

    Abç.

    BJAofficial
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Se realmente tivesse lido todos os tópicos teria visto dezenas de respostas sobre este exato assunto.
    Mas tudo bem, vamos lá.. Literalmente qualquer um pode cantar, alias, saber tocar um instrumento já é um ótimo começo. Ninguém nasce sabendo, simplesmente alguns tem mais facilidade que outros. O ideal é procurar um professor, é a melhor forma de aprender, não só mais rapida, como mais eficiente em si.
    Até me chama a atenção o fato de você ter procurado um otorrino, como disse, qualquer um pode cantar, a menos que você seja mudo sua voz é perfeita pra isso.
    PD: Sua voz achei parecida com a do Lucas do Vagazoides, não sei pq. haha

    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Voltei agora pouco do otorrino. Tenho um desvio septo e uma das "bolinhas" do nariz meio inchada (não lembro o nome). Segunda vão fazer uma avaliação disso e minha corda vocal (vão usar aqueles aparelhos que filmam).
    obs: Lucas dos Vagazoides? haehuaehuae
    Esse otorrino atende muito cantor, por isso fui até ele. Me disse:
    "Posso ser sincero? Você tem muita chance de "cantar bonito" se fizer "tudo certinho"."
    Se isso acontecer é um milagre mesmo, por que pior que eu pra cantar...huaehuae

    Bruno-
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Douglas Venturin
    "Posso ser sincero? Você tem muita chance de "cantar bonito" se fizer "tudo certinho"."

    Assim eu também tenho chances. Qualquer um na verdade. :P

    Esquece essa coisa de timbre bonito pra cantar, de dom natural, de voz especial, ou qualquer subjetividade deste tipo. Se gosta de cantar vai em frente, estude, se aplique, dedique, e quem não quiser ouvir que tape os ouvidos. :)

    MrYuriSilva
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Qualquer um pode cantar desde que adapte sua voz para isso com um bom profissional.

    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: Douglas Venturin
    · votar


    Fiz 2 vídeos pra vocês dar risadas e avaliar o estrago, hehe...

    João Carreiro e Capataz - Casinha Verde
    https://vimeo.com/116289929

    Amargurado - Tião Carreiro e João Paulo e Daniel
    https://vimeo.com/116287409
    Nessa aqui eu mudei pra uma voz "meio termo" e percebi que foi a única que da pra se escutar...

    Bruno-
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Douglas Venturin
    "Voz meio termo" :P

    O que você fez foi cantar em duas oitavas. A sua voz é uma só, pára de pensar nela como tendo duas ou mais versões, isso só complica, na minha opinião.

    A diferença sonora é que na primeira oitava, mais baixo, a sua voz soa mais grave e cheia. Na segunda oitava, mais alta, e a mesma oitava que o cantor da música estava, sua voz soa mais aguda e espremida. Mesmo assim você conseguiu acertar um pouco mais de notas nesta segunda oitava. Mas tá clara a tensão ao cantar nessa região média/aguda. Você mesmo aparentou sentir desconforto.

    Já cantando uma oitava abaixo (a sua voz mais grave) deixou a música totalmente sem melodia, quase falada, principalmente pq as notas eram graves demais pra vc.

    Eu procuraria um professor de canto. Acho que é a única maneira de você se livrar dessa tensão toda aí.

    Abraços.

    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Bruno, entendi! (só não entendo tanto de oitavas hehe)
    Muito obrigado por tua opiniao critica! Reparei que a unica voz que consigo "imitar" sem "doer a parte vocal" é a do Daniel, assim sai com melodias. Vou procurar hoje mesmo uma escola de canto (essa : http://www.escoladecanto.com.br/ ) e ver se tem jeito minha voz.
    Tenho esperança de um dia poder cantar mesmo, pois tenho um segredo...eu componho "letras lindas", mas só vou revelar quando forem cantadas por mim mesmo hehe

    Bruno-
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Douglas Venturin
    E só vai saber se são "lindas" mesmo se sair do armário e dar a cara a tapa. :) Força aí. Abração.

    BJAofficial
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Douglas Venturin

    Essas "bolinhas" são chamadas cornetos. Mas isso não afeta em nada, repito, se você não for mudo pode cantar bem, é simples assim.
    Esse otorrino ta só te enrolando, larga logo ele de mão e vai pro professor de canto mais proximo.
    Boa sorte, e poste alguns audios/videos daqui uns meses/anos pra gente ver a evolução.
    Abç

    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Beleza, pode deixar, vou postar!

    EdgarNunes
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Manolo, não vi (ouvi) nada de anormal na tua voz que atrapalharia no canto.
    O que eu ouvi foi uma voz despreparada e sem treino.
    Toda voz e todos que segundo já disseram não sendo mudos podem cantar e uma boa parte do que precisa você já tem e isso é: a fala e a vontade de cantar.
    Procure um bom professor e principalmente, dedique-se! Sua vontade já se mostra tamanha que até foi ao otorrino pra ver se existia algum problema.
    No início é normal achar sua sua voz feia, opaca, de pato, de matraca, de avestruz, parecida com tal e outro, etc., continue.

    Novamente. Faça aulas, treine bastante e lembre-se que canto é algo que demora pra obter um resultado satisfatório, o importante é não desistir no meio do caminho. É um trabalho árduo porém compensatório no final.
    Abraço!

    GersonM
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Não entendi a razão de ir antes no otorrino, fono só para depois ir no professor de canto?

    A ideia não é aprender a cantar??

    Só se a motivação foi a língua presa (com os S's soando como se fosse o TH do inglês, ou o Z da espanha, com a língua entre os dentes), aí tem lógica.

    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Gurizada, fiz o que vocês me ensinaram aqui de ontem pra hoje e saiu isso:

    http://www.4shared.com/music/-CgBXcCDba/Sem_Ttulo__41_.html

    http://www.4shared.com/music/hh4tmpkKce/Sem_Ttulo__39_.html

    Coloquei a voz no "tom médio" que me recomendaram..não doi, nem roe e sai "melhor". Foda que tenho uma dificuldade imensa de respirar pelo nariz e arrasto a voz pela música.

    Vi com a escola de canto e dia 25 vou passar por um teste de afinação, se passar, posso entrar.

    160 por mês, curso de 1 ano (1 aula semanal). É considerado a melhor escola de canto de curitiba (sou do RS).

    tenho MUITA vontade de aprender, chego fechar os olhos pra cantar por que sinto a música..tomara que dê tudo certo hehe...vocês são muito atenciosos aqui

    GersonM
    Membro
    # jan/15
    · votar


    É considerado a melhor escola de canto de curitiba (sou do RS)

    Meu, vamos conversar sobre isso. Me manda uma mensagem em privado.

    Volare
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Volare
    · votar



    Vi com a escola de canto e dia 25 vou passar por um teste de afinação, se passar, posso entrar.

    160 por mês, curso de 1 ano (1 aula semanal). É considerado a melhor escola de canto de curitiba (sou do RS).


    Q porra é essa, cara?
    Se vc cantar desafinado vc não pode estudar lá?
    Curso de 1 ano? 1 ano é só pra aquecer os pneus.


    CLARO que você vai cantar desafinado, vc não sabe!
    Acho que a proposta dessa escola é outra, hein.

    Acho também que você está meio mal informado. Converse com o GersonM, ele é professor.

    GersonM
    Membro
    # jan/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Se vc cantar desafinado vc não pode estudar lá?

    Tem muita escola e muito professor que não pega aluno com problema de afinação.

    As escolas colocam tempo, módulo X, Y e etc. Nada disso é válido porque cada um reage de uma maneira e tem seu tempo único de desenvolvimento.

    Eu sempre digo por aqui que nunca conheci nenhum bom cantor que tenha vindo de escola de canto nos moldes tradicionais.

    É questão de escolha. Pode-se ir pelo preço, mas na maioria da vezes essa economia custa caro, geralmente alguns anos para consertar os estragos de uma técnica ruim.

    Já atendi muita gente que vem de escola de canto, que fez um, dois anos e chega não cantando nada, cheio de vícios e leva mais dois anos pra consertar.

    Douglas Venturin
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    GersonM, desculpa a demora pra responder, pois estava viajando.
    Eles disseram que é justamente isso, preferem gente que não tenha problema de afinação e vão direto ao foco, sem "muitos rodeios". Pelo que li e passam referência, é boa a escola...mas sabe como é..não entendo nada com nada e sei que uma boa orientação pode ser fator decisivo na vida de uma pessoa.
    Pode me ajudar?
    Agora à tarde vou ao cirurgião ver a questão do meu desvio septo (realmente precisa operar, tanto o otorrino quanto outro que opera disseram a mesma coisa), aí quando voltar leio e já vou respondendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de Voz (minha)