O Ozzy Osbourne não canta nada?

Autor Mensagem
Brino
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Brino


Uma professora de canto lírico analisou cinco vocalistas de Heavy metal, no que deu para mim entender ela gostou de quatro vocalistas... mas, o Ozzy Osbourne foi o único que ela disse que CANTA MAL. porque ele não tem técnica vocal... Os detalhes de tudo isso está aqui no link: http://imprensarocker.wordpress.com/2010/10/26/o-que-uma-professora-de -canto-lirico-diria-sobre-vocalistas-de-heavy-metal/
E vocês! O que acham disso, Será mesmo que o Ozzy Osbourne não canta nada?

entamoeba
Membro Novato
# nov/14
· votar


Nossa! Coincidentemente, lembrei dessa matéria esses dias...

O Ozzy canta muito! Mas tem uma forma de cantar marginal, se tomarmos como base a perspectiva do canto lírico.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


Acho que ele deve melhorar os bends e vibratos?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Sinto cheiro de treta kkk

Aí vemos quão simples é nosso universo... Claro, que são propostas diferentes, mas...

Gansinho
Veterano
# nov/14 · Editado por: Gansinho
· votar


Que o Ozzy não possui técnica alguma é algo bem claro.
Mas ele tem uma voz única e é uma lenda do metal. Isso basta.

PS: Essa matéria é bem antiga e já foi postada e debatida aqui no fórum.. Eu só não lembro o tópico.

entamoeba
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
Aí vemos quão simples é nosso universo

Qual universo que é simples? O do rock? Acho que o rock, de uma maneira genérica, tem sutilezas que não podem ser medidas com a régua dos estilos "mais formais". As vezes coisas que parecem simples numa partitura são executadas de uma forma tão rica que não pode ser escrita!

Eu gosto dessa matéria! Acho legal essa "troca"! Mas dá pra notar um certo ar tradicionalista quando a professora critica a falta de inteligibilidade no canto de um dos vocalistas. Ora, quem disse que a música precisa ser inteligível? É quase como criticar Picasso alegando que as pessoas não são feitas de cubos esverdeados.

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


Não manjo nada de canto, mas gosto muito da forma como o Ozzy segura as notas. Ele não tem técnica, poucas oitavas na voz e sei lá mais o que, como disse não manjo nada, mas ele consegue segurar as notas sem desafinar muito bem para mim, fica as vezes vários segundos na mesma sem desafinar. Acho essa inalteração da nota animal ahhahah.

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


Para o que ele se propõe a cantar, canta pra caramba.

Bruno-
Membro
# nov/14
· votar


Digamos que ele seja um excelente gritador. :)

Agora sério, para analisar uma coisa dessas tem que separar tudo que está em volta do cara e analisar apenas técnica.

O cara canta mal sim, não canta melhor do que muita gente aqui do forum mesmo, tá longe disso. Mas... uma personalidade forte, um timbre peculiar, criatividade, interpretação, lugar certo na hora certa, etc.

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


Rock´n´Roll é rock´n´roll.......Ópera é ópera!

Usar elementos de Ópera no rock, em alguns trechos, legal, bonito, se a composição for de bom gosto, ótimo.

Mas, se um bando de "tenores" formados no erudito, migrarem para o Rock...vai ser uma merda.

Haja visto estas bandas de metal com estas sopranos chatissimas e estes vocalistas firulentos metidos a "diva do metal"... um porre. Rock´n´roll bolo de noiva, só "glacê".

Rock é coisa de maloqueiro, que canta por intuição e atitude, que arregaça o vocal até ficar sem voz ou arrebentar as cordas vocais.

Ozzy, muitas vezes tenta ir onde não alcança e desafina prá kcte ao vivo, sempre desafinou, desde novo.

Mas seu timbre é lindo, sua voz é uma lenda e uma referência no rock.

Eu particularmente (EU, ok, que fique bem claro, Opinião pessoal).....prefiro mil vezes Ozzy desafinando, do que estas "Tarjas Turunens" da vida........a Tarja, pelo menos é gostosa........mas estas galera: "Lá, lá, lá.....eu sou lindo, meus cabelos uma pluma, eu canto muito, sou um Divo do metal!", "Tarjas Turunens" de cueca, nem vou citar nomes prá levar menos pancada........haja paciência.....chega a ser cômico!

Gansinho
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Não sei por que você misturou tanto o assunto ópera aí. Só porque ela é professora de canto lírico? Não tem nada a ver.

Não precisa ter formação lírica ou cantar cheio de firulas pra cantar bem. Vocalistas como Corey Taylor, Jorn Lande e Russell Allen têm uma base técnica sólida (os 2 últimos muito mais) e cantam de forma bem agressiva.

A professora só fez uma análise técnica ali. E tecnicamente falando, Ozzy é ruim, apesar de eu adorar ele cantando.

renatocaster
Moderador
# nov/14
· votar


o Ozzy Osbourne foi o único que ela disse que CANTA MAL. porque ele não tem técnica vocal...

Gente, a professora aí em questão analisou o Ozzy pelo prisma técnico. E tecnicamente, ele é ruim mesmo. E nesse quesito, muitos vocalistas de rock deixam a desejar mesmo. Mas nem só de boa técnica vive um grande vocalista. Existem vários outros aspectos a serem levados em conta.

Na minha opinião, o Ozzy é uma das vozes mais marcantes da história do rock. E isso pra mim basta.

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gansinho

Amigo, eu não sei sua idade, mas você deve saber que até meados dos anos 80, praticamente só havia estudo de "canto lirico"... praticamente não haviam outras escolas (jazz, rock ou pop) para canto.

E a grande maioria, salvo algumas exceções, dos vocalistas 80, para trás, nunca estudaram na vida. Veja bem, entenda bem, quero deixar claro uma coisa: Eu não sou contra o estudo, nem defendo que alguém cante errado e sem técnica, correndo o risco de estragar a voz. Se hoje existem métodos e recursos para melhor se desenvolver deve-se busca-los...que fique claro!

Mas, como vivi esta "transição", acompanhei uma coisa (a mesma que havia acontecido com os guitarristas um pouco antes):

Cantores com estudo (e afetados pelos preconceitos oriundos da escola erudita) passaram a criticar a tudo e a todos. Todo mundo canta mal! todo mundo não tem técnica, todos respiram errado, todos vão ferrar a voz...e etc. E isso, tornou-se um grande pé no saco!

"Não sei por que você misturou tanto o assunto ópera aí"

Porque boa parte dos cantores de rock estudados, possuem esta característica lírica, acentuada, e cantam metal como se estivessem cantando ópera.

Impera sim, ainda de forma velada, um conceito que "Quem sabe cantar é cantor lírico"....o resto "não é cantor".

Ainda que não seja regra, criou-se uma geração de vocalistas de rock que não estão nem lá, nem cá. No rock se acham os Carusos, mas se fossem prô lírico não seriam ninguém. Isso, particularmente, me incomoda.

Não é o caso de Jorn Lande e Russell Allen, que não comparando, mas me remetem muito a Ronnie James Dio, em suas formas de cantar, do que ao "lirismo" de alguns outros.

Eu temo muito, que o canto "popular" se torne uma coisa muito chata, onde só a técnica tenha valor e se despreze outras coisas, que sempre estiveram diretamente relacionadas.

O canto, diferente de um instrumento, não é só arte musical. É música somado as artes cênicas. É poder interpretativo!

"A professora só fez uma análise técnica ali. E tecnicamente falando, Ozzy é ruim"

Eu concordo e frisei isso em meu texto.

Minha dúvida é só se não devemos agradecer por ele ser ruim! Sinceramente e sem hipocrisia, eu tenho realmente esta dúvida.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


entamoeba
Qual universo que é simples? O do rock?

O nosso como músicos e cantores de música popular...

GersonM
Membro
# nov/14 · Editado por: GersonM
· votar


"Quem sabe cantar é cantor lírico"....o resto "não é cantor".

Eu diria que cantor lírico sabe bem técnica vocal (nem todos infelizmente).

Se formos olhar apenas pelo lado da preservação da voz, então seria válido dizer que seria imprescindível estudar.

Esse fenômeno de gente que despreza outros estilos musicais, criando uma "casta" que julga ter todas as respostas no campo da música e do canto, é para mim, limitado apenas aos ignorantes. E eu como cantor lírico e professor de canto, muitas vezes sou criticado por alguns desses puristas abestados, por me "meter" com música popular.

Um engano enorme desse povo é achar que música popular, ou melhor, na visão deles, tudo o que não for erudito, é de fácil execução. Não podem estar mais errados.

Cada estilo tem o seu valor e objetivo. O que eu considero sim válido e desejável é que se aplique a técnica a favor da interpretação, da preservação da voz. E é perfeitamente possível adaptar-se ao estilo escolhido, usando sim de muita técnica, sem deixar nada duro ou quadrado. Tudo depende do entendimento do cantor e do seu professor de canto. Tem que se aplicar o máximo de técnica (porque é saudável) até o limite de não deturpar o estilo. Isto não é uma coisa fácil, mas é possível.

O problema não é a técnica. O problema são profissionais ruins, que são imensa maioria no país, principalmente no ensino do canto. Infelizmente é muito raro de se encontrar alguém que fale coisa com coisa em se tratando de técnica. Eu tenho visto durante esses anos todos, tanta gente fazendo e dizendo muita bobagem e normalmente com o livro de anatomia debaixo do braço. é o que me disse uma vez a grande Niza Tank durante um almoço: Fisiologia demais dizia ela. Essas pessoas sabem decor, mas não sabem dar aula! não sabem extrair o melhor do aluno. E a única coisa que um professor deveria fazer é saber tirar para fora a voz do aluno, que já está pronta.

É o que significa educar.

Ramsay
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Na minha opinião, o Ozzy é uma das vozes mais marcantes da história do rock. E isso pra mim basta.

Assino embaixo, qual outro cantor tem uma voz com características que lembrem a do Ozzy??
Nenhum, simples assim...

Brino
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Brino
· votar


Olha, só sei que o Ozzy é vocalista de Heavy metal e até onde eu sei quem canta esse gênero musical tem que ter a voz boa porque o Heavy metal tradicional tem como base o CANTO LÍRICO como os de Ópera, então de acordo com que eu sei sobre canto, o Ozzy não sabe usar a voz dele como se deve usar cantando, a voz dele é ruim ele canta num volume baixo, e nem sabe fazer vibrato que é fundamental para o canto de Heavy metal, por que o vibrato serve para duas coisas muito importantes: (1) para afinar a nota (2) para sustentar a nota, e é importantíssimo para o Heavy metal que é um gênero que é característico por tem notas agudíssimas! Mas, ele tem sim um pouco de noção de ritmo e de afinação, mas para cantar Heavy metal o Ozzy canta mal cara! só por isso eu ouço as músicas do Black Sabbath com o Ronnie James Dio no Vocal ou o Ian Gillan ou outro só não o Ozzy por que ele é a pior voz do Black Sabbath.

Ramsay
Veterano
# nov/14
· votar


Brino

Isso é questão de opinião.
Pergunte ao Tony Iommi quem ele escolheria entre os três como cantor definitivo do Black Sabath e a resposta dele seria 100% no Ozzy.

Acho que vc não escutou os dois primeiros discos do Black Sabath nos quais os vocais do Ozzy dão um banho de qualidade de timbre, tanto no Ronnie Dio, quanto no Ian Gillan.

GersonM
Membro
# nov/14 · Editado por: GersonM
· votar


por que o vibrato serve para duas coisas muito importantes: (1) para afinar a nota (2) para sustentar a nota

Com base neste raciocínio, todos os cantores de mpb seriam desafinados.

E o que sustenta a nota é o apoio.

shoyoninja
Veterano
# nov/14
· votar


Então....

Acho que a primeira coisa a se pensar é: na prática, o que isso muda? Será que essa informação seria relevante para o Ozzy nesse momento? Ou será que a idéia é que talvez sem estudar alguém aqui vai conseguir fazer um trabalho similar ao dele?

Na minha opinião, as duas formas de pensar são de uma arrogância sem limites.

E sobre o vocalista ter técnica ou não, e não poder ter estudo técnico para ser Rock n Roll:

No caso do Black Sabbath por exemplo, até onde eu sei nem Ozzy, nem Dio, nem Ian Gillan fizeram aulas de canto lírico, ou qualquer outro tipo de aulas. Dio diz que teve uma base forte de apoio por conta dos instrumentos de sopro que ele tocava. O Ian Gillan diz que aprendeu imitando os cantores que ele gostava.

Enão não faz muito sentido. O próprio Dio ia a extremos, usando distorção e agressividade o tempo todo, coisa que é o total oposto do que se deve fazer, muito mais até do que o próprio Ozzy ( e o preço que pagou é evidente de se ouvir nos últimos anos da carreira dele). O que vocês estão comparando são formas de interpretação diferentes.

Pessoalmente eu acho ótimo poder ouvir Iron Man, Snowblind, Sign of the southern Cross e Heaven and Hell. Gosto de todas e na minha opinião eu tenho que me preocupar é com minha técnica, não com a do Ozzy e do Dio,

Pra concluir o Ozzy parado no palco sem fazer nada já é legal ;)

Brino
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Brino
· votar


shoyoninja
No caso do Black Sabbath por exemplo, até onde eu sei nem Ozzy, nem Dio, nem Ian Gillan fizeram aulas de canto lírico, ou qualquer outro tipo de aulas. Dio diz que teve uma base forte de apoio por conta dos instrumentos de sopro que ele tocava. O Ian Gillan diz que aprendeu imitando os cantores que ele gostava.

Brother, as diferenças entre os três cantores é o seguinte: o Dio CANTA MUITO, o Ian Gillan canta mais ou menos e o Ozzy não canta nada.

Spect
Veterano
# nov/14
· votar


Brino
Brother, as diferenças entre os três cantores é o seguinte: o Dio CANTA MUITO, o Ian Gillan canta mais ou menos e o Ozzy não canta nada.

E você tá falando um monte de besteira.

Brino
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Brino
· votar


Spect
E você tá falando um monte de besteira.

Tu que tá falando besteira veio.

Brino
Membro Novato
# nov/14
· votar


O Dio canta muito bem só perde para o Michael Kiske e para O Bruce Dickinson.

GersonM
Membro
# nov/14
· votar


O Dio canta muito bem só perde para o Michael Kiske e para O Bruce Dickinson.

Perde? Segundo quem?

Brino
Membro Novato
# nov/14
· votar


O que eu quis dizer é que na minha opinião o Bruce Dickinson fica em primeiro, e o Michael Kiske fica em segundo e o Dio fica em terceiro lugar como melhores cantores do Heavy metal.

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Brino

"O que eu quis dizer é que na minha opinião o Bruce Dickinson fica em primeiro, e o Michael Kiske fica em segundo e o Dio fica em terceiro lugar como melhores cantores do Heavy metal."

E nenhum dos 3 têm a importância para a estória do rock, que o Ozzy, que canta mal, têm!

Percebe como algumas coisas são subjetivas/relativas?

Cara, entenda uma coisa:
Quando a gente não domina um assunto tecnicamente (neste caso o canto), a gente fica só no "gosto x não gosto".

Deixe a analise técnica, para quem têm condições, como o GersonM, por exemplo, que é cantor.

Gansinho
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
E nenhum dos 3 têm a importância para a estória do rock, que o Ozzy, que canta mal, têm!

Sem querer ser chato, mas sendo.. É "história".

Brino
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Brino
· votar


Lelo Mig
Deixe a analise técnica, para quem têm condições, como o GersonM, por exemplo, que é cantor.

cara eu sou cantor também, eu nunca fiz aulas de canto por motivos de precariedade na região que eu moro, eu chego a qualquer tom que o Ozzy, Dio, Bruce Dickinson, Michael Kiske ou outros cantores não só de Heavy metal mas também de outros gêneros musicais. Eu alcanço notas de tenor, sei cantar usando o diafragma e fazer vibrato coisas que muitos cantores não sabem fazer como o Ozzy. Então não fala coisas que você não sabe cara.

shoyoninja
Veterano
# nov/14
· votar


Chegar a tons não quer dizer muita coisa. É banal.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O Ozzy Osbourne não canta nada?