Canto Popular. Cantando Afinado. Desafios

Autor Mensagem
    XandeMenegussi
    Veterano
    # abr/14

Boa noite amigos !

Venho neste tópico pedir ajuda pra vocês, estudo teoria musical sozinho há anos e aprendi bastante coisa !
    Após conseguir aprender o que eu julgo básico no violão para me apoiar no canto, parti para esta categoria muito mais complexa do que o instrumento de madeira. A dominar a voz.

A partir dai, entrei, há mais de um ano, numa profunda reflexão filosófica sobre o canto e gostaria que me auxiliassem e me digam o que está "certo" e o que está "errado" neste emaranhado de pensamentos.

Sobre cantar Afinado !
    Comecei na jornada de tocar corda por corda do violão solta, e tentar imitar a nota com a minha voz, utilizando todas as sílabas, após isso tocar a corda solta e ir aumentando de semi-tom em semi-tom, sempre tentando acompanhar a altura da nota até a região de desconforto vocal.
    Fiz isso durante semanas, daí parti pros acordes naturais do campo harmônico, toco o acorde enquanto tento cantar as notas na mesma altura do acorde.

A dúvida..
    Um acorde possui três notas (deixemos as tétrades de lado), prossigo tentando alcançar a altura de cada nota do acorde e então ir da nota mais grave até a mais aguda. Faço isso para todos os acordes do campo harmônico e tento fazer isso para todos os tons (envolvendo todos os campos). Isso está correto? É um bom caminho para cantar afinado? Quais os erros que estou cometendo nesta jornada? (deixando as diferentes técnicas de impostação, etc, importante aqui é cantar afinado).

E para finalizar: Na melodia de cada música, existem aqueles que são as notas mais altas, estas notas estão dentro das notas que compõem os acordes do campo harmônico do tom que está sendo executado?

Tentei ser o mais claro possivel, mas como disse, a voz é um instrumento muito complexo, como toda parte do corpo humano.
    Vale dizer que senti uma grande melhora, mas por ter duvidas se este é um caminho para conquistar meu objetivo de cantar afinado, deixo a pergunta.

Um boa noite a todos, aguardo ansiosamente respostas !

GersonM
    Membro
    # abr/14 · Editado por: GersonM
    · votar

Isso está correto? É um bom caminho para cantar afinado? Quais os erros que estou cometendo nesta jornada? (deixando as diferentes técnicas de impostação, etc, importante aqui é cantar afinado).

Não. Está totalmente incorreto no raciocínio.

Deixando de lado a técnica? O importante é cantar afinado, mas você não conseguirá isso tentando usar a matemática da teoria. Não é fazendo o exercício mais prá cá ou mais prá lá que isso se resolve.

Tem que aprender a se ouvir de fora, identificar detalhes da própria voz, porque a maioria dos problemas de afinação está muito mais ligado a má execução e a má colocação da voz.
    Não há meios de sozinho, saber se está ou não executando o exercício corretamente, então aqueles que tem problema com afinação, devem ter uma pessoa experimentada que os faça melhorar esta percepção do que eles ouvem internamente e o que realmente sai.

Não há comparação entre estudo de violão ou teoria, com estudo do canto.

Basicamente é onde você está errando.

GersonM
    Membro
    # abr/14 · Editado por: GersonM
    · votar

Portanto, para quem tem problemas de afinação, o único caminho é a aula de canto, pois por conta própria, nunca conseguirá atingir os objetivos.

(me atendo exclusivamente à questão da afinação)

XandeMenegussi
    Veterano
    # abr/14
    · votar

Que péssima notícia, mas fatos são fatos. Grato pelo esclarecimento !

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Canto Popular. Cantando Afinado. Desafios