Dúvidas de um leigo

    Autor Mensagem
    Crom
    Veterano
    # jan/04


    seguinte... não entendo lhufas de técnica vocal, nem cuidados com a voz, coisas assim (só uma coisa ou outra que leio na internet mesmo, por curiosidade, às vezes)
    Às vezes fico encucado com alguns cantores/vocalistas (de rock, principalmente)

    Por exemplo... o Axl Rose tem técnica vocal? Quero dizer... algo me diz que aqueles gritos rasgados não devem fazer bem pra voz nenhuma. Não deve ser à toa que se diz que ele hoje não tem metade da voz do passado.
    Não tô falando de caras tipo o Kurt Cobain, porque esses berravam mesmo sem qualquer preocupação.
    Outro exemplo que eu gostaria de citar é o Robert Plant. Ele, por exemplo... teve um declínio notável na voz com o passar dos anos, mas se não me engano, ele teve que operar a voz ainda nos anos 70. Tanto que se você notar algumas músicas do Led mais pro fim da carreira a voz dele já tá diferente (só gostaria de afirmar que eu ainda adoro ele cantando, mesmo velhinho e sem voz, hehehe)
    O Freddie Mercury... era um cara que tinha técnica? Prum leigo, como eu, parece que sim... mas ele tinha?
    Às vezes me pergunto se esses caras são mesmo tão "amadores" quanto alguns artigos na internet me sugeriram... porque o Axl e o Plant perderam boa parte de suas vozes, mas tem outros que mantiveram o vozeirão, mesmo cantando "errado", de acordo com o que já pude ler na internet, por vários e vários anos. O Freddie acho que não é o caso, mas ele cantou por uns 15 anos à frente do Queen e não me lembro de notar declínio algum nele.

    Um caso que me deixa encucado é o de alguns bluesmen. Tive oportunidade de estar presente no show do Buddy Guy, no Rio, em 2002. Ele contava, na época, com 65 anos de idade. E "berrava" o show todo! Algo me diz que ele não segue à risca tudo o que os cursos de canto e especialistas recomendam pra saúde da voz. Outro caso que me espanta é o BB King. Que força (força? daí não sei... como disse, nao entendo bem disso, de repente ele nem força e eu acho q ta forçando) a voz há 55 anos e manteve uma regularidade impressionante. Na verdade, não sei como ele anda hoje... mas em 1980 ele já estava na estrada fazia 30 anos, e continuava com a voz impecável. Acho que a referência mais recente que tenho dele cantando é do CD Riding With The King, com o Eric Clapton. Esse num deve ter mais de 15 anos, quer dizer... é algo como o BB depois de 40 anos de carreira, já beirando os 70 (ele hoje tem 78, e parece que faz 200 shows por ano) gritando e mantendo a mesma voz sempre (pelo menos não ouço os blueseiros reclamarem de declínio vocal nele). Tomei eles dois como exemplo porque são os que conheço melhor...

    Enfim... iluminem-me com sua sapiência!! =)

    Crom
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    pensando melhor, ignorem os exemplos do Queen... eles todos deviam ter muita técnica vocal... tô lembrando dos diversos arranjos de segundas vozes que eles faziam nos show, e putz... excelente! *_*

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Crom
    Olá Crom!
    Pelo q vi, não és novo aqui no Fórum.
    Deve já ter notado muita coisa, mas foi legal expor suas opiniões.
    Quanto aos rockeiros, metaleiros, etc... se eles sabem técnica, não usam, pois todos os PHDs do assunto dizem que cantar rasgado,gritado, força as pregas vocais e prejudicam a voz.
    Como vc citou, de arranjos vocais, não tem haver com a técnica do vocalista. Os outros vocais podem ter técnica e usá-la.

    Quanto ao blues, falo do BB King, pois ele que conheço mais tb. O cara sabe o que faz. Ele força? Força sim as vezes. Isso que importa, não fazer em excesso.
    Se forçar sempre, óbviu que prejudicará a voz.

    Enfim, foi bom espanar essas opiniões.
    =]
    Jolie

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O AxL é um tranquera...o dia que ele souber cantar eu sou um macaco...
    o robert plant sabia alguma coisa sim...o problema é as bebidas, fumo...e outras coisas, ele não tava nem ai com a voz...resultado...tchau tchau voz!!
    o freddie mercury sabia o que estava fazendo sim...ele era muito bom vocal...

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O Axel Rose é terrivel, ele berra, não canta...

    O que pode acontecer tb é o seguinte: Não é apenas na puberdade que a voz das pessoas mudam, na passagem para a terceira idade a voz tb muda, os homens tendem a ficar com voz mais aguda e as mulheres com voz mais grave. Se a pessoa teve algum contanto com o fumo, Alcool, remédios fortes ou drogas por tempo prolongado isso tb pode influenciar na voz. Isso explica pq alguns cantores perdem parte da voz. Axel Rose é um bebum do kct pra quem n sabe.

    BozoCareca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Queria saber como anda a voz do Sebastian Bach atualmente. Embora ele não seja muito velho, na época do Skid Row ele mandava uns agudos rasgados que até hoje me impressionam.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    bem...a voz do Axl hj em dia tá uma merda....a do Robert Plant perdeu todo o esplendor do Led Zeppelin....bem....e tem vários outros, mas eu acredito, que se o Freddie estivesse vivo, ele estaria cantando ainda e, talvez até melhor....

    Lonely
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu so acho que , mesmo eles se rasgando , eles tem sua propria tecnica pra o tal . Eu acho que todo estilo tem sua tecnica, apenas.

    Crom
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Lonely

    é mais ou menos isso que eu queria perguntar... porque é fato que uma pessoa "comum", um "leigo" não canta como eles cantam... não to dizendo em termos de fazer bem ou errado pra voz, se o vibrato é assim ou assado, mas em termos de soar bem.

    Barbara Jolie

    ele realmente sabe o que faz... hehehe, espero que mantenha a voz por mais 78 anos =)

    PuNk Bass
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    O AxL é um tranquera...o dia que ele souber cantar eu sou um macaco...
    Oi king kong.

    ...a voz do Axl hj em dia tá uma merda....
    Ta mesmo, a bebida, os cigarros e o tempo acabaram com ele.

    Dzero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Meu... A grande maioria dos metaleiros e talz fode a voz pra cantar... na realidade, eu acho que é mto raro hj em dia um estilo que seja totalmente saldável pra voz...o segredo está exatamente onde a barbará falou, não abusar... Vc nau precisa rasgar a voz pra zua-la...experimenta ficar mto tempo cantando no extremo agudo (mesmo que sem berrar)... as pregas são musculos e estão sujeitas a fadiga, seu rendimento cai com o decorrerdo do tempo e esforço... é verdade tambem que elas tem uma capacidade de recuperação limitada... dependendo do quanto vc abusar o tamanho das consequencias eh maior ou menor... Tai... O caso do BB King o cara (como disse a barbara acima) não tinha um cuidado perfeito com a voz, mas completamente adequado... forçava até o limite (provavelmente até menos) em que sua voz podia se recuperar rápidamente, e, ao contrario do AxL, fazia o esforço de forma que os danos nas suas pregas eram perfeitamente reversíveis com o Repolso...
    A palavra Chave é Responsabilidade... trate da voz hj para te-la saldável amanha... caso contrário, vai acabar se dando mto mau...
    ..::Dzero::..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um leigo