Como fazer segunda voz???

Autor Mensagem
marcos_alexandre_cba
Veterano
# fev/05
· votar


Faça variações de terça e quinta, fazendo contraponto e paralelo, sustente algumas notas em segunda, alterne a 2ª voz para mais grave ou mais agudo da tônica, mas cuidado com os exageros.

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Eduardo Mazziotti
Teu post foi top, kra ! Vlw !

Eduardo Mazziotti
Veterano
# fev/05
· votar


Amok
Valeu cara, tô dando mais um up (e o último, fiquem tranquilos) pro povo dar mais uma olhada.
Abraço

Pedro Santos Guimarães
Veterano
# fev/05
· votar


Eduardo Mazzioti,
muito boa essa sua explicação
vc teria alguma dica pra arranjos com 4 vozes masculinas?
manda um e-mail ou no msn
pedrosino1@yahoo.com.br
pedrosino1@hotmail.com

Eduardo Mazziotti
Veterano
# fev/05
· votar


Vou te mandar um e-mail, ok ?
Abraço

JMartins
Veterano
# abr/05 · Editado por: JMartins
· votar


Ae Gente gostei do topico tipo vou mostrar o que aprendi com meu professor
Tipo ele me explicou que basicamente existem 1ª, 2ª e 3ª para triades tipo 2ª e 3ª servem de cama para a melodia que é a 1ª pelo que ele me explicou seria como esta abaixo, claro estando todos no padrão do acorde a ser acompanhado tipo

[T]
Acorde: G D
Letra : Me de rramar; di zer que Te a mo;
1v : si si si si sol la la la si la
2v : G G G G D F# F# F# G F#
3v : D D D D B D D D E D
[T]

Bom foi assim que ele me ensinou vou pegar mais dicas com ele

espero ter ajudado... :$

JMartins
Veterano
# abr/05
· votar


Ae Gente gostei do topico tipo vou mostrar o que aprendi com meu professor
Tipo ele me explicou que basicamente existem 1ª, 2ª e 3ª para triades tipo 2ª e 3ª servem de cama para a melodia que é a 1ª pelo que ele me explicou 1ª=Melodia, 2ª=5ªjusta da melodia e 3ª=3M,3m da melodia, claro estando todos no padrão do acorde a ser acompanhado tipo


Acorde: G D
Letra : Me de rramar; di zer que Te a mo;
1v : si si si si sol la la la si la
2v : G G G G D F# F# F# G F#
3v : D D D D B D D D E D


Bom foi assim que ele me ensinou vou pegar mais dicas com ele

espero ter ajudado... :$

JMartins
Veterano
# abr/05
· votar


retificando

ele me explicou 1ª=Melodia, 2ª=5ªjusta da melodia e 3ª=3M,3m da melodia

esta errado a 1ª faz a melodia 2ª Voz faz duas terças acima e a 3ª faz uma terça acima, Conclusão

Acorde de C

vamos dizer que a 1ª voz seja E
a 2ª Voz vai ser C
a 3ª Voz vai ser G

Claudia Santos
Veterano
# jul/05
· votar


André, tb sou católica e canto em minha comunidade. Gosto dos grupos q vc relacionou tipo Anjos de Resgate e tb tenho dúvidas sobre segunda voz,sou super amadora, ñ sei nada de técnica vocal, canto por dom e porque gosto.
Achei interessante abordar o tema de segunda voz, mas gostaria de saber se vc conhece cantos de ato penitêncial, Hino de louvor, aclamação e Santo novos q ñ sejam os de costume,aposto que vc tb já deve estar cansado de cantar os mesmos como eu.Caso tenha, me dê um toque.
valeu!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/05
· votar


galera...jah que ressucitaram o topico..
confirmem pra mim..

se o kara começou a cantar em DO, eh soh eu cantar em MI ou SOL ou ateh DO (oitavado acima ou a baixo) eh isso?

valew..

André Lima
Veterano
# jul/05
· votar


Geralmente quando se compõe uma música, primeiro se cria a sequência de acordes da música, em segundo lugar cria-se a melodia, que é o que a 1º voz irá fazer.
Eu entendo que a 2º voz é uma segunda criação, ou seja, o compositor irá criar uma 2º melodia que irá entrar em harmonia com a 1º voz.
A 2º voz nem sempre segue uma lógica, ela está mais para o lado criativo do compositor.
Dizer que a 2º voz é a terça ou quinta, etc. de um acorde eu acho errado, pois enquanto uma música permanece num determinado acorde, a 1º e 2º voz geralmente fazem um "passeio" em diversas notas.
Geralmente a 2º voz é usada só em alguns trechos da música, e não em toda a música, com exceção de música de corais, algumas músicas de reggae, sertanejos, corais gospel, etc.
Mais um detalhe. A 2º voz tem que ser sempre em volume mais baixo que a 1º voz.

speeder
Veterano
# ago/05
· votar


Olá, pessoal.
Dando uma dica,
como já disseram antes, a segunda voz não segue lógica exata, assim como a terceira. Fica a cargo do compositor.

Mas para ter uma base de início, pode-se seguir a idéia das terças.
Mas se essa idéia de terça, quinta, terça, quinta...... está te confundindo a cabeça, pois você tem que parar em cada nota que faz e achar uma tríade completa,
pense assim:

Pegue o tom da música, exemplo: Dó Maior.
Pegue a escala de dó maior, e a 2ª voz será 2 graus acima da nota da 1ª voz que está fazendo. Tipo:

Se a nota é C , a segunda é E, pois é 2 graus acima.

Olhe a escala de dó maior:
C D E F G A B C
1 2 3 4 5 6 7 8

Se você fez F na 1ª voz (4º grau da escala), 2 graus acima seria A (o 6º grau da escala).


Mas se a música é em tom de Dó Menor?
Ótimo, pegue a escala de Dó menor:

C D Eb F G Ab Bb C
1 2 3 4 5 6 7 8

Se você cantou a nota Eb (3º grau da escala) na primeira voz, pode cantar a nota G (5º grau) na segunda voz.

Lembrando, isto não é uma regra, é um dica possível.

Deus abençoe a todos.

Thiago

Alexandre2v
Veterano
# jan/09
· votar


[i]Eduardo,eu estou prestes montar uma dupla, esse post seu me ajudou mto, vlw

abraços...

E pra galera que tem mta dúvida em relação à segunda voz, eu digo que é só praticar, e ter um bom ouvido, mas não deixem de estudar a teoria, pq eh bem pratica, e te faz avançar bastante!

abraços...

So_Leo
Veterano
# fev/09
· votar


speeder
JMartins

Bom Galera to muito afim de aprender fazer 2ª voz mas minha dificuldade eh conseguir alcancar o tom certo seja 3ª ou 5ª sei lah!

Tava tendo a ideia de q se alguem pudesse gravava pra gnt uma voz normal, e depois gravava a msm musica so que cantando com a 3ª ou 5ª, 1 tom acima 2... sei lah; do jeito que se faz a segunda voz acho q ficaria um pouco + facil pra quem nao manja de teoria, assim como eu. Dai a pessoa manda uma gravacao pra ser analisada e ser corrigida.
Num sei se isso vai ajudar muito...

remitheguy
Veterano
# fev/09
· votar


So_Leo

pega um teclado ou um violão e faz o acorde de que formado por DO, MI e SOl....

Faz um "A" na sua voz normal na nota MI por exenplo, e outra pessoa faz a nota DO...

pronto isso eh o minimo q vc tem q saber sobre segunda voz, claro que o assunto eh mais extenso, entretanto isso jah pode fazer vc ter uma idéia

hpept
Veterano
# fev/09
· votar


So_Leo

Veja este cara no youtube: ele chega a fazer harmonia com 8 (oito!) vozes. Tem varios, é só procurar " multitrack" ou "barbershop tag"



So_Leo
Veterano
# mar/09
· votar


remitheguy
hpept
Vlw pelas dicas! Vou temtar isso hj + tarde!
Sou apenas uma aspirante a canto, hehe!

Gianyny
Veterano
# set/09
· votar


Bom, eu li o tópico, vi que os questionamentos aqui são como "achar" uma segunda voz, mais minha dúvida é como criar segunda voz para minhas próprias músicas, já que tirar segunda voz eu consigo.
Me deem umas dicas ai plisi.

Outra pergunta que fiz e ignoraram e gostaria de saber é, se eu canto dois tons e meio abaixo do tom do Zezé (que o é tom que eu gostaria de alcançar) com aulas de canto é possível tirar essa diferença?

Talles Roger
Veterano
# nov/10
· votar


Olá Pessoal, tudo bem?

Estou com uma duvida,
cantando sem instrumento, eu faço segunda voz certinho,
mas com os instrumentos eu ja erro,
porque que acontece isso comigo?

Desde já Obrigado

jeanafram
Veterano
# set/11
· votar


Ai galera....
Uma tríade é o acorde...
Acorde de C por exemplo : C, E e G
Essa é a triade...
A Primeira voz faz o C
A segunda faz o E
E a terceira faz o G.. Formando assim o acorde com as vozes...xD

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


Galera falando da terça e da quinta e tal.
E se eu quiser cantar na sétima da tônica? Qual a classificação disso? Quarta voz?

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


TitoOliveira

O numeral na frente de voz se refere à quantidade de vozes e não ao intervalo em questão.

Se a voz principal estiver fazendo a tônica do acorde e houver uma segunda voz fazendo a sétima, esta será segunda voz também. Sacas?

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


TitoOliveira

O numeral na frente de voz se refere à quantidade de vozes e não ao intervalo em questão.

Se a voz principal estiver fazendo a tônica do acorde e houver uma segunda voz fazendo a sétima, esta será segunda voz também. Sacas?


Ah, justamente isso que eu queria esclarecer. Com os exemplos da galera eu interpretei que tinha a ver com a tonalidade que tava sendo cantada.

alakazan
Veterano
# out/11
· votar


cara esse conceito de 2ª voz é bem abrangente, pois pode por exemplo numa banda de metal sinfônico haver um 2ª voz com dois tons acima ou baixo do vocalista real,ou até contrastes ainda maiores tipo D e B,tipo grave profundo com o agudo de um soprano,voz lírica com voz metalizada e com drive, num sei se estou equivocado, mas na minha opinião deve ter um estudo maior referente a 2ª voz, porque em cada estilo musical o seu uso difere em algo.^^

rafael77
Veterano
# out/11
· votar


Na verdade nao tem regra pra isso não, assim como tudo na musica o negócio é sobrepor intervalos de maneira que soe bem. O que existe são alguns consensos na teoria de contrapontos. Um jeito muito simples de se fazer arranjos harmonicos é evitar dissonancias nas notas principais. Portanto vc tem que pensar em todos elementos que compoem esse trecho da musica, não só a melodia da 1a voz, mas também o acorde da harmonia e os arranjos. A situação mais simples é quando voce tem 3 vozes e cada uma canta uma das notas da triade do acorde base. Lembrar que dissonancia é tudo aquilo q nao seja unissonos e oitavas, 3a e 6as maiores ou menores e 4as e 5as justas.

Ulloa.Bass
Veterano
# out/11 · Editado por: Ulloa.Bass
· votar


Eu tenho uma banda de Rock, toco baixo e faço os backin' vocals.
Não tenho técnica alguma, então apenas tento me adequar à voz do vocalista. No Rock, pelo menos na maioria esmagadora das músicas que nós tocamos (Bon Jovi, Whitesnake, Aerosmith, Guns'n Roses, etc.), a segunda voz é mais aguda do que a primeira. Nesse caso também vale a regra das terças, só que cantando uma oitava acima em relação ao Sertanejo?

rafael77
Veterano
# out/11
· votar


Ulloa.Bass
Acho que vc tá pondo muita regra. Tanto faz o backing vocal cantar agudo ou grave, se é a 3a ou 5a do vocal principal, 2 oitavas acima ou abaixo. O importante é que encaixe na música e na sua extensão vocal. Só que o negocio é evitar dissonancias. Por exemplo, se o vocal principal canta a quinta justa do acorde base, se vc cantar a terça desse vocal vc vai estar cantando a 7a do acorde. Portanto se vc quer uma voz mais aguda, seria melhor cantar a 4a do vocal principal, que é na verdade a 8a do acorde e ai nao há dissonancia nem entre as vozes, nem entre as vozes e o acorde. Se vc for ver bem, na verdade o vocal principal que está cantando a sua 5a porém numa oitava mais baixa.

Ulloa.Bass
Veterano
# out/11
· votar


rafael77
Não é exatamente por regra. É que como nós tocamos cover, tentamos sempre fazer o som o mais parecido possível com o original dos caras, incluindo as vozes. Assim, o que eu gostaria exatamente de saber, é se, levando em conta o que disseram anteriormente no tópico, é provável que os backin' originais sejam na terça ou na quinta da primeira voz. Na oitava eu sei que eles não são, porque não são no mesmo tom da primeira voz. Até porque, nessas bandas, a primeira voz já é muito aguda, o que tornaria humanamente improvável que o cara cante uma oitava acima. Imagino então, que provavelmente na maioria desses casos, os backin' vocals sejam feitos uma terça acima.

rafael77
Veterano
# nov/11
· votar


Ulloa.Bass
Se vcs querem fazer igual entao basta "tirar" as vozes, que nem vcs "tiram" a musica nos instrumentos ^^. Se os vocais principais sao agudos é bem provavel que os backings estejam uma voz acima ou uma voz abaixo do vocal principal. Quando digo uma voz, quer dizer que na sequencia T 3a 5a, uma voz acima da 5a seria a T(4a da 5a) e não a 7a(3a da 5a). Isso seria no caso de o vocal principal cantar somente as notas do acorde do momento. Porem quando se canta uma melodia no vocal ou toca um riff ou solo na guitarra, vc raramente usa somente as notas do acorde. O que existe na verdade é o conceito de notas de passagem e notas de repouso, Normalmente as notas de repouso são justamente T 3a e 5a, e o que acontece é que a melodia se movimenta buscando uma destas notas. Assim, vc deve fazer com que a melodia da 2a e demais vozes também se movimentem buscando estas notas, porém uma voz(ou mais) abaixo ou acima da melodia principal. Porem existem variacoes, um jeito mto legal de fazer backing vocal é fazer o movimento contrario da voz principal, ou seja se a voz principal vai cantando notas subindo a escala, vc faz o backing se movimentar descendo a escala.
Comece a "tirar" os backing vocals das musicas que gosta e vc percebera bastante coisa bacana.

leviribeiro
Veterano
# nov/11
· votar


Pega a melodia do vocal principal, faz outra melodia que se encaixe harmonicamente, e poe outra pessoa pra cantar ;D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer segunda voz???