Porque é tão difícil?

    Autor Mensagem
    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/13


    Pessoal,

    Estava estes dias pensando, após uma procura frustrada, porquê é tão difícil encontrar uma pessoa que cante e não seja apenas pelo dinheiro?
    Procurando integrante para a banda, contatei 5 pessoas 3 delas queriam grana para ensaiar!! seja como vocal principal ou backing e mesmo sabendo que a proposta da banda não é viver de música, é fazer um som e tocar nos bares QUANDO houver oportunidade, logicamente remunerada.
    Músico vocalista está tão difícil assim de se encontrar que os que estão disponíveis estão se alugando e descobriram um meio de levantar uma grana?
    Vc´s enfrentam esta dificuldade quando procuram vocalista?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    _BLACKMORE_

    Cara, ultimamente não tenho trabalhado com bandas e ou outros músicos. Tenho centrado em minhas composições, rearranja-las e trabalha-las. São dezenas de músicas perdidas ou desfiguradas pelo tempo, que resolvi "deixar para a posteridade".

    Minha banda, no momento, consiste em uma DAW e dezenas de VSTs e Soundfonts.

    Os vocais eu mesmo faço, apenas como guia (e estou iniciando uma parceria com o famoso Autotune..prá dar uma força...hehehe).... Se uma hora resolver finalizar prá valer, meu trabalho, recorro aos vocalistas amigos de longa data. Será que irão cobrar?

    Tudo isso para te dizer, que se o cara é um VOCALISTA e não um cantorzinho de merda, não vejo nada errado em cobrar.

    Músico deve, dentro do possível, viver de música. Pagar seus equipos e estudos com dinheiro oriundo da atividade musical. Se a maré está boa para os vocalistas (como foi para os bateras durante tanto tempo), se o cara é bom, porque não cobrar?

    Dentista cobra, mecânico cobra, encanador cobra, puta cobra...

    Porque músico têm de trabalhar de graça?

    GersonM
    Membro
    # nov/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    Músico vocalista está tão difícil assim de se encontrar que os que estão disponíveis estão se alugando e descobriram um meio de levantar uma grana?

    Talvez porque essa ideia sonhadora de fazer música somente pela arte, não seja compartilhada por quase ninguém? Isso cai bem quando estamos no nível do amadorismo, aí ninguém se importa em não cobrar ou receber uma miséria, tudo é festa, tudo é divertimento.
    Porém, as coisas não são fáceis hoje em dia e ficar fazendo doações de tempo já não é mais possível.

    É simples. Na primeira conversa já tem que dizer que dinheiro está fora de questão e se o cara for um folgado, desocupado, viver as custas da família ou ainda, trabalha mas pensa nisso apenas como HOBBY e tem tempo disponível, aí então certamente ele aceitará.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Lelo Mig

    se o cara é bom, porque não cobrar?
    pq a proposta é simples ... fazer um som rock n roll e eventualmente tocar na noite e ganhando por isso ... e não de sustentarmos aproveitadores, pq eu não vejo de outra forma.

    Dentista cobra, mecânico cobra, encanador cobra, puta cobra...
    Porque músico têm de trabalhar de graça?

    não é trabalhar de graça ... procuro um integrante para a banda que ganhe o mesmo que nós, e não um músico contratado que só pega a grana e vaza pois se assim fosse eu não abriria este tópico.

    GersonM

    Talvez porque essa ideia sonhadora de fazer música somente pela arte, não seja compartilhada por quase ninguém?
    na hora que o dono do bar oferece um pão seco e um copo dágua o cara aceita ...

    GersonM
    Membro
    # nov/13
    · votar


    _BLACKMORE_

    Normalmente dono de bar só oferece isso mesmo, eheh, e olhe lá.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    GersonM

    pois eh ... já que o bar não paga, a banda paga neh?

    vou começar a cobrar meu cachê para fazer audição dos candidatos! :P

    makumbator
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    _BLACKMORE_

    Olha, eu vivo de música, então não posso ficar tocando de graça por aí. Eu até eventualmente participo de projetos com amigos sem visar lucro imediato, mas será sempre em segundo plano e não pode atrapalhar as minhas atividades profissionais correntes (como tocar em casamentos todo fim de semana, dar aulas, fazer trabalho de copista para grupos, instituições e pessoas do Brasil e exterior, participar de gravações, acompanhar cantores recebendo cachê, etc...).

    Outro detalhe é que eu tenho que adorar o tipo de música e pessoas envolvidas em um projeto "gratuito". Não pode ser algo que não vá me dar bastante prazer.

    Por exemplo, volta e meia participo de gravações online com conhecidos (como de pessoas aqui do fórum), então estou sempre aberto a colaborações sem visar dinheiro, mas tem que ser nesses meus termos.

    Nesse ponto eu compreendo totalmente a posição dos cantores que não querem fazer de graça.

    JJJ
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bom... eu não me importo de tocar de graça, desde que seja única e exclusivamente para o meu prazer pessoal de tocar músicas que eu gosto com pessoas com quem me identifico e, eventualmente, para um público interessado em ouvir.

    Mas eu não estou tocando profissionalmente, neste momento.

    Então, se você quer alguém que aceite tocar sem visar dinheiro imediato, vai ter que achar alguém com um perfil semelhante.

    Quem vive da coisa, sempre vai querer ganhar um troco, é claro.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    Cara para de chorar... Nem todos tem tempo de brincar de musica. Para muitos (como é o meu caso), musica é trabalho. Trabalho por dinheiro.

    edalko
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu fiquei muito tempo procurando um vocal para minha banda. Aliás, terminamos a banda várias vezes por falta de um vocalista e encheu o saco ficarmos tapando buraco com nossos pseudo-vocais.
    Mas a busca é quase que interminável.
    Ou tem gente MUITO ruim, que não tem noção alguma de tempo, afinação e técnica vocal, ou tem gente MUITO boa, mas que daí só querem tocar em banda que viva de música.

    Como o que eu quero é tocar com regularidade para desestressar e de vez em quando tocar num bar, é difícil surgir um vocal bom.

    Deste modo vc tem que deixar claro que é para tocar por hobby e de vez em quando tocar em algum lugar. Daí é mais fácil achar algum vocal que tope isso.

    GersonM
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Acho que o único problema aí é a comunicação. Tem gente pra todo o tipo de trabalho, todo o tipo de banda. Se vc oferecer algo meio incerto para quem vive disso, logicamente ele não vai ficar. Mas tem inúmeras situações de gente que está começando, gente que não tem preocupação com grana e pode cantar onde quer, enfim, apenas encontrar a pessoa certa para a proposta.

    Mas claro que isso nunca será algo fácil.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    makumbator

    Olha, eu vivo de música, então não posso ficar tocando de graça por aí.
    entenda o que eu disse ... não queremos profissional...

    JJJ

    se você quer alguém que aceite tocar sem visar dinheiro imediato, vai ter que achar alguém com um perfil semelhante.
    não dinheiro imediato ... é não ter meta para ganhar dinheiro ... não temos a menor pretensão de sair tocando todas as noites para ganhar dinheiro ... mas no geral vc entendeu e concordo com o que vc disse pois é este o caminho que estamos seguindo.

    NINO_D.BOB

    Cara para de chorar... Nem todos tem tempo de brincar de musica. Para muitos (como é o meu caso), musica é trabalho.
    mais uma vez ... não queremos profissional...

    edalko

    eu quero é tocar com regularidade para desestressar ... é difícil surgir um vocal bom
    justamente o que eu e meus camaradas passamos ... mas segundo o camarada ali tu é um chorão igual a mim ... vai entender.

    GersonM

    Acho que o único problema aí é a comunicação.
    pode ser ... o povo não sabe ler nem interpretar um texto, então entender que não somos profissionais e não temos a mínima idéia em ser profissionais fica difícil.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu já entendi aqui que mesmo a banda declarando-se não querer compromissos como profissionais, e a música ser apenas um hobby, o povo quer ganhar o seu.
    Não condeno pois realmente, se o dentista, o pedreiro e todos os outros profissionais cobram pelos seus serviços os músicos tem mesmo que cobrar, não irão trabalhar de graça isso é justo.
    Tenho vários camaradas que são músicos conhecidos na noite paulistana, tocam muito, e vivem disso e portanto eu nem os chamo para tocar/cantar conosco, minha busca é na lista de classificados de internet conhecidas por quase todos.
    Este papo, não está me respondendo o que eu realmente quero saber então ele torna-se inútil e será fechado.
    Obrigado pela opnião de todos os músicos profissionais, mesmo vocês não entendendo o que eu perguntei.

    Abraço!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Porque é tão difícil?