Dúvidas em relação à metodologia de meu professor.

    Autor Mensagem
    HikNapolitano
    Membro
    # set/13 · Editado por: HikNapolitano


    Gente, é o seguinte.
    Uma vez eu cantei e gravei um trecho de uma música e postei aqui, e todos disseram que estava ruim e que eu deveria tomar aulas de canto.
    E foi o que eu fiz...
    Comecei a fazer aula de canto há uns 4 meses, e para falar a verdade, não notei grande mudança.
    Antes disso, eu já havia feito 2 meses de aula em uma escola de música, mas o professor aparentemente só queria me enrolar, pois nem passava vocalizes...
    Já esse atual professor, canta muito bem na minha opinião de leigo, e passa muitos exercícios também, porém eu não estou confiando muito na sua metodologia...
    Ele me passa exercícios de basicamente 2 pontos: RESPIRAÇÃO e ARTICULAÇÃO.
    Ele diz que são os fundamentais.
    No fator respiração eu concordo com todos os seus exercícios, mas já os exercícios de articulação, para aprender a movimentar a boca da maneira correta, eu não sei...
    Ele me manda ficar fazendo vocalizes com palavras e sílabas, como por exemplo: "nauanauanaua" "neueneueneue" "miaiao" "mooscoova" etc.. Além disso, ele diz que quanto mais eu abrir minha boca durante os exercícios, melhor.
    Diz também que as consoantes "D" "T" e "L" devem ser produzidas com a língua no céu-da-boca, e que "B" "P" e "M" devem ser emitidas bem "para fora". E que "S" "Z" e "N" devem ser cantadas com um sorriso no rosto.
    E eu nunca vi esses benditos vocalizes na internet, nem nada a respeito desses trava-línguas...
    Será que ele inventa essas coisas sem ter a mínima noção do que está fazendo?
    Será que há outros métodos mais eficazes de se aprender a "articular"?
    Ajudem-me, estou com muita dúvida.
    Desde já agradeço!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/13
    · votar


    Eu não entendo esses questionamentos.

    Você faz aula de canto para que? Não é para cantar? Por que não dá um pouco de tempo para ele trabalhar e depois você mesmo decide se a "metodologia" dele funciona?

    Cara, eu fiz 18 anos de aula de canto. DEZOITO. Não tinha internet tão disponível assim naquela época, mas se tivesse eu não me preocuparia em postar num fórum sobre o que os outros acham, mas tentaria aprender alguma coisa e, principalmente, me dedicaria, pois depende MUITO MAIS de você do que da "metodologia".

    Abraços.

    GersonM
    Membro
    # set/13
    · votar


    Eu queria saber com que base o aluno iniciante pode julgar a metodologia do professor?

    Tem aluno meu que diz:
    - Não vejo nenhum sentido em fazer este exercício!

    Eu respondo:

    - Sim, por isso que eu estou sentado aqui e você aí.

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    HikNapolitano
    Deixa eu ver se entendi...

    vc ta pagando pra um cara te ensinar coisas que vc não acha "de graça" na internet e depois a metodologia dele que ta ruim?

    como esta sua metodologia de aluno?

    pOkiz
    Veterano
    # set/13
    · votar


    HikNapolitano

    Cara, pra mim está tudo certo.

    Esses exercícios de articulação vão te ajudar muito na fluência das palavras.

    "D", "T" e "L" não existe como pronúncia D e T sem por a língua no céu da boca... o L no português nem tanto, mas no inglês é indispensável o uso da língua no ceu da boca.

    "S" "Z" e "N" ele deve ter falado pra pronunciar sorrindo porque é mais fácil encaixa na máscara do rosto de acordo com algumas "caretas" que você faz. Ou você acha que as caretas que vocalistas fazem é só pra fazer gracinha mesmo? rs.

    Acho que você não deve julgar seu professor, porém você está lá com um único objetivo, melhorar seu canto e se isso não está acontecendo sinta-se livre para sair, todavia eu daria um tempo a mais porque me lembro muito bem de fazer vários vocalizes nas aulas e pensar que não estavam ajudando nada porque você acaba absorvendo tudo aquilo e fazendo de forma natural... só percebi o quanto eles ajudavam quando parei de fazer rs

    HikNapolitano
    Membro
    # set/13
    · votar


    Obrigado a todos...
    De forma alguma eu julguei a metodologia do meu professor, se fiz isso peço desculpas, mas pelo contrário, eu descrevi a metodologia para vocês, que já tem certo conhecimento, "julgarem"...
    É que eu vejo muita coisa sobre canto na internet, e muita coisa repetida em sites diferentes, porém nunca vi nada sobre esses treinamentos que vos mostrei...
    Eu só queria mesmo era ter certeza, pois até mesmo meu professor disse que devo buscar informações na internet e no máximo de meios que eu conseguir, pois assim terei a mente mais aberta e poderei ter certeza que o que estou fazendo trará resultados, portanto esse conhecimento serve de "apoio", "motivação" etc
    Mais uma vez, obrigado a todos, já me sinto melhor e mais motivado a continuar! :D

    GersonM
    Membro
    # set/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    Só existe um modo de saber se o que vc está fazendo é correto ou não.
    O resultado que dá. Se depois de alguns meses você conseguir fazer coisas que não conseguia, cantar de maneira mais fácil ou cantar aquela música que tanto queria e não conseguia, aí é sinal que as coisas estão no rumo certo.

    E mesmo assim, tem que pesar várias coisas. Por exemplo, o quanto que a pessoa estuda em casa, se está mesmo em atividade como cantor, ou seja, está sempre cantando,ensaiando, etc. E além disso tem também a questão da dificuldade de cada um.
    A internet é boa e ruim para fazer comparativos. Se alguém fosse procurar por alguns vocalises que eu faço, na internet nunca ia achar nada porque simplesmente eles não existem em outro lugar.
    Tem muitas vezes que você cria um exercício na hora para determinado aluno, para tentar resolver aquela dificuldade específica.

    Então como se pode ver, esse negócio de aula de canto, é de uma complicação tremenda. Ninguém tem muita coisa para fazer comparações, não é uma coisa que tem um monte de gente que sabe fazer direito. É sim, meio que uma loteria, achar alguém com quem vc se afine em aula e que dê bons resultados técnicos.

    HikNapolitano
    Membro
    # set/13
    · votar


    GersonM
    Puxa cara! Realmente, estou percebendo o quanto é complicado.
    Nada é certo, cada caso é um caso e achar professor bom é como jogar na loteria. Além de tudo isso, bons resultados demoram a aparecer. E só aparecem com muito esforço e estudo. Difícil mesmo!
    Mas isso não me desanima nenhum pouco, felizmente, pois quero muito saber cantar.
    Valeu e abrçs :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas em relação à metodologia de meu professor.