"Forma Asiática" de cantar

    Autor Mensagem
    alexielll
    Membro
    # jun/13


    Antes de já vou avisando que sou bem leiga em tudo isso.

    Desde uns 12 anos eu venho reparado nisso.. os asiáticos em geral tem uma forma parecida de cantar, independente da língua ou do estilo musical.

    As musicas que eu costumo ouvir, tem geralmente como característica uma forma meio.. erm.. melosa de cantar sabem? as vozes são um pouco arrastadas e bem melodiosas.. Acho que há também uma impostação.. e isso eu vejo nos japoneses, nos indianos.. nos árabes..
    Eu gostaria de saber se existe um nome exato pra isso.. se isso é uma técnica , ou uma forma especial de cantar ou qualquer coisa do tipo. Eu já pesquisei e não consegui achar exatamente o que eu queria.. alguém pode me ajudar?
    Aqui vão alguns exemplos, conhecidos até.









    A forma dos Indianos de cantar é parecidíssima com a dos Árabes.. mas é diferente da dos japoneses, um pouco.
    A dos japoneses é mais grave... e a das arabes/ indianas é mais fina, mais aguda..









    Um bom exemplo é esse da Paula Fernandes cantando Maktub.. define bem o que eu quero dizer..



    Agradeço desde já. ^^

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    alexielll

    Bom, é preciso definir algumas coisas......os japoneses que você colocou, não estão cantando com característica de canto japonês, que é MUITO diferente disso. Pelo contrário, essas músicas são extremamente ocidentalizadas e a forma de cantar totalmente chupada do Pop/Rock Ocidental, inclusive nas firulas....a pequena "sombra" oriental aí, é por conta da língua e do "sotaque arquétipo".

    Já na indiana/árabe existe forte presença do tradicionalismo regional. Como a música indiana e árabe possuem escalas e afinações diferentes para nós, e possuem um cromatismo e semicromatismo bem maior que na música ocidental, essa modulação no cantar, semitonando (desafinando) propositalmente, e modulando a afinação durante o cantar, é justamente a característica mais forte do canto deles.

    Já a Paula Fernandes, está fazendo o mesmo que os japoneses, só que o contrário. Ela esta, por conta do clima oriental da música, copiando e procurando usar semitonações de voz, para dar esse efeito de canto oriental, mas no caso dela (não criticando, apenas avaliando) por ser ocidental e de certa forma "presa" a nossas estruturas musicais, soa meio fake.

    Uma boa música para perceber o "cantar" japonês em cima de uma melodia/harmônia ocidental é a famosa Sukyaky.

    Sukyaky é uma das músicas "pop" mais famosas do Japão, e apesar de ter uma melodia/harmônia totalmente "americana", o interpréte que a imortalizou canta de uma forma bem japonesa, abusando das pentatônicas e semitonagens.



    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    alexielll
    ach que a lingua nativa cria alguns "vicios", talvez algo a ver com memoria muscular, não sei
    é engraçado ver um japones cantando em ingles, mantem muito a caracteristica do idioma japones (timbre e algumas pronuncias)


    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    The Man Who Sold The World

    Existem alguns fonemas que não existem na língua japonesa, por exemplo "BRA, CRA"..ou seja esse "R" entre letras. Não existe ou som "IL, AL", som com final em L.

    Por exemplo, eles não falam Brasil, falam "Buragiru", então, é bem difícil para eles terem um inglês sem sotaque, assim como nós, porque todo brasileiro que têm inglês fluente "acha" que não têm sotaque......mas tem um sotaque dukaraleo, porque para nós não existem fonemas como "The", por exemplo.....e por mais que treinemos, nunca saí o som que eles fazem.

    Obs: (Tô acostumado, minha namorada é japinha...heheheh)

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    alexielll
    Sobre técnica não sei falar nada.

    Mas estilisticamente o Lelo tem "meia" razão, tem bastante influência ocidental nessas músicas. Só fica difícil afirmar que seja uma forma ocidental de cantar. Talvez seja bem sutil, especialmente pra quem não está tão acostumado a ouvir música japonesa, mas a influência de cantores "antigos" e do Enka é bastante notável.

    Outra coisa é que fica meio difícil de generalizar a música japonesa como apenas uma ou dois coisas, do tipo "isso é ocidental, aquilo oriental". Longe disso, até porque nesse aspecto música é um processo, são décadas de mistura do tradicional (e diga-se de passagem que o tradicional da música japonesa está bem longe de ser algo homogêneo) com as mais diversas influências exteriores. É quase impossível de simplificar tanto assim. Nessa caso, os primeiros vídeos são um bom exemplo, é bem claro que esse estilo de cantar é bem característico do v-kei.

    O que cai bem com a sua pergunta, especialmente se quiser se aprofundar um pouco mais em música japonesa e arranjar influências, é procurar por cantores de Enka, ou chutar o balde e procurar música tradicional mesmo (É que muita gente acha difícil de escutar). Esse estilo do v-kei tem considerável influência do Enka.

    Não conheço muito, mas algumas sugestões de cantores:

    ジェロ (Jero)

    link
    Enka "bem moderno". Pra confundir a cabeça de todos: ele é americano (Jero vem de Jeronime), mas tem 1/4 de ascendência japonesa.

    夏川りみ (Rimi Natsukawa)

    link
    É mais música tradicional de Okinawa. (mas não é tão tradicional assim, hehe)

    氷川きよし (Kiyoshi Hikawa)

    link
    Enka.

    Hmm... Dá uma olhada, esses são bem fáceis de escutar. Depois posto mais, se interessar; pensando bem, até que tem bastante coisa...

    Lelo Mig
    Mais do que "pop", essa é um clássico! Adoro essa música! =D

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/13 · Editado por: Christhian
    · votar


    alexielll
    São características do idioma. Na verdade, são seus ouvidos que estão acostumados com um determinado padrão (pelo idioma inglês, por exemplo) e você estranha. Mas no Japão, algumas cantoras realmente fazem uma voz mais "infantilizada", pois isso é encarado pelos japoneses como algo "sensual", assim como a voz da Mariah Carey é para ocidentais.

    Alguns exemplos do que eu gosto e que, provavelmente, fogem dos seus exemplos.







    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    TG Aoshi

    Concordo...

    Eu só dei uma "exagerada e radicalizada" na exemplificação das semitonagens propositais e a "aparente correção de afinação durante o cantar", porque é bastante comum na música oriental.

    Na música árabe, então, estas "desafinações" propositais são muito fortes, além do uso bem mais acentuado de cromatismos.

    Eu gosto bastante de música oriental, mas têm muito ouvido ocidental leigo que estranha. Já ouvi pessoas comentarem que "fulana canta desafinado", sem entender que eles, na maioria, não têm o nosso padrão rígido de afinação, tendo uma forma mais solta de cantar. Técnicamente eles não recorrem a tantos artifícios como os ocidentais, mas melodicamente, acho eles mais livres.

    alexielll
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Nossa, muito obrigado, achei que ninguém responderia.. e foi muito melhor do que eu esperava. XD

    alexielll
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig


    Ahsim.. entendi..
    Nossa, obrigada mesmo.. você disse exatamente o que eu queria saber.

    Alem do exemplo japonês, vc sabe algo de musica arabe?

    E vc sabe se tem algum video explicativo sobre seminotagens e etc?

    alexielll
    Membro
    # jun/13
    · votar


    The Man Who Sold The World

    Foi com o Christhian diz em baixo.. característica do idioma...
    obrigada, principalmente pelo video!

    alexielll
    Membro
    # jun/13
    · votar


    TG Aoshi

    Nossa.. verdade , sua sugestão foi tipo, ÓTIMA.

    Vou me aprofundar nisso.. é a melhor forma pra eu entender esse estilo...

    E as suas sugestões de vídeo foram maravilhosas..

    E sobre o Jero, eu ja tinha ouvido falar nele mas nunca me aprofundei muito.. erro meu. D:

    Obrigada ^^

    alexielll
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Christhian

    Não, até que não.. é meio que o contrario... eu ouvi tanta musica japonesa que eu comecei a estranhar muito musicas em inglês..
    é que eu queria entender como é o processo sabe? o nome que se dá pra essa forma de cantar.

    nao tem problema, adorei as sugestões.. obrigada =*

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    alexielll

    Olha alexielll o canto ocidental "tecnicamente falando", ou seja, em termos de estudo, é quase todo pautado na música erudita ocidental, o chamado canto lírico.

    Já com relação ao oriental, eu não saberia te dizer, se existem estudos específicos sobre a forma "correta" ou "regra", já que são cantos folclóricos. Creio que só nosso amigo Christhian, e mais alguns cantores aqui do FCC (não sou cantor) poderiam te dar alguma informação correta com relação a isso.

    Vamos aguarda-los!

    alexielll
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig

    Eu nao sabia disso.. boa informação.. mas apenas no canto lírico? nao tem influencia de outros?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Forma Asiática" de cantar