Meu professor de canto

    Autor Mensagem
    pri-canto
    Membro
    # mai/13


    Oi eu faço aula de canto e meu professor diz que meu tom de voz é contralto.Aqui nos fazemos aula de canto em grupo e as outras meninas tem vozes mais baixas q eu nao consigo ouvir e meu professor sempre insisti que eu canto no tom delas que um tanto quanto desagradavel pra mim,e tambem implica um pouco porque os tons mais agudos sao um pouco dificies pra mim.As vezes ele pede pra nós levarmos musicas pra cantar no fim da aula eu gosto de cantar musica em ingles,eu estudo bem a musica a letra e tudo antes de cantar mais ele fica me interronpendo e me pedi pra cantar em portugues,e tambem me pedi pra cantar muito alto.Gostaria de uam opinia de vocês.Obrigado

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/13
    · votar


    pri-canto
    Gostaria de uam opinia de vocês.
    Troque de professor. Precisa existir, sobretudo, uma relação de confiança entre você e a pessoa que cuida da sua voz. E essa relação se dá facilmente, na aula: no fundo, a gente sempre sabe que algo não está certo.

    Boa sorte!

    :)

    trendset
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    pri-canto

    Troque de professor, se você está sendo obrigada a cantar numa tessitura que não é a sua, e você não se sente bem, então troque de professor. ja pessou um calo nas pregas vocais ? é o que dá em insistir em cantar abaixo ou acima da tessitura natural. eu estou em um seminário de música, e sou tenor, mas consigo fazer baixo tranquilamente, estamos ensaiando uma canção do grande Djavan e em 4 vozes, soprano, contralto, tenor e baixo, e eu por falta de outros baixos estava fazendo baixo, porem dessa vez não me senti bem e a própria professora perguntou se eu não queria fazer tenor. Troque de professor, voz é algo que depois que estraga e vicia não tem jeito.

    pri-canto
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Obrigado pela respostas me ajudou muito achei que pelo fato dele ser professor a tempo estaria me ensinando certo,mais pelo jeito não esta.

    pri-canto
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Gostaria de saber se quanto canto uma musica o certo ebaixar o tom ou cantar no mesmo to da cantora?Por que canto musicas da Beyonce,Cristina aguilhera,Adele entre outras e as vezes não consigo alcançar algumas notas principalmente da[ Aguilhera].Obrigado

    Gansinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    pri-canto
    Se precisa forçar pra alcançar as notas, abaixe o tom.
    O correto é deixar num tom confortável pra você.
    É claro que muitas músicas não vão ficar "legais" se você abaixar o tom, mas é isso que deve fazer.

    McBonalds
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: McBonalds
    · votar


    pri-canto

    Tem que ver por que você não alcança essas notas, se é porque elas não estão dentro do seu alcance mesmo, ou se é só falta de técnica. Se for o primeiro caso, o correto é abaixar o tom e adaptar a música à sua voz; no segundo caso é melhor deixar para cantar essas músicas mais tarde, depois que você tiver condições, pra não forçar tanto agora.

    De qualquer maneira, um bom professor de canto tem que saber te orientar com relação a isso.

    Danilo Aurelio
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    pri-canto
    Faz quanto tempo que você faz aulas de canto? Que estilo você quer cantar e que estilo o seu professor canta?
    Pergunto isso porque no começo muitas notas são dificeis de alcançar, tanto pra cima quanto para baixo, o que acaba limitando mesmo o seu repertório no início. Acho que o melhor é deixar de lado as músicas que são muito dificeis e formar um repertório de músicas mais fáceis.
    Sobre o seu professor. Não adianta fazer aula de canto lírico se você quer cantar samba e não adianta participar de um coral de MPB se vc quiser cantar blues. Procure um professor com um gosto parecido com o seu e que possua a técnica que você quer possuir.

    e boa sorte

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/13
    · votar


    Danilo Aurelio
    Sobre o seu professor. Não adianta fazer aula de canto lírico se você quer cantar samba e não adianta participar de um coral de MPB se vc quiser cantar blues.

    Você está totalmente errado.
    Abraços

    GersonM
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Danilo Aurelio

    Está enganado Danilo. Tem que procurar um professor que entenda de técnica. Eu sou cantor lírico por exemplo e tenho alunos de tudo quanto é estilo musical (menos sertanejo e pagode).

    O gosto do professor tanto faz, ele so tem que saber o que faz.

    pri-canto
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Bom faço aula a pouco tempo uns 2 meses e meio por ai e meu professor nunca cantou para nós,como faz pouco tempo que eu faço aula achei que meu professor não deveria me cobrar tanto.Antes de fazer aula eu estudava as letras e as musicas e cantava em casa e as vezes com meu namorado que toca vilao.Eu gosto de Pop,Blues,Soul,Hip hop,R&B.Tento escutar varios tipos de musica porem sou mais influenciada por Beyonce,Nina Simone,Etta james,C.Aguilhera,Whitney Houston.Gostaria de saber se seria melhor,por que todos dizem que eu canto bem e pego as musicas muito rapido mais meu professor so me critica.Obrigado

    Gansinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Gansinho
    · votar


    pri-canto
    Bom faço aula a pouco tempo uns 2 meses e meio por ai e meu professor nunca cantou para nós

    Você nunca ouviu seu professor cantar?
    Eu acho isso beeeem suspeito.
    Pra mim, se o cara é professor, ele tem que saber demonstrar o conhecimento nele mesmo.

    Se eu fosse você eu mudaria de professor.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/13
    · votar


    pri-canto
    Eu sou extremamente exigente com meus alunos. Aliás, eu aviso logo no primeiro contato de que fazê-los cantar é o meu trabalho e eu vou realizá-lo, de qualquer maneira: então é melhor colaborar. :-)

    A diferença, talvez, é que se digitar meu nome no Google ou no YouTube, vai me ver cantando, além de acompanhar e orientar praticamente tudo na aula.

    Sobre o repertório, é importante conversar com o professor, mas no começo das aulas, o foco tem que ser o desenvolvimento da voz, trabalhando a mobilidade muscular, flexibilidade, relaxamento, etc. Em geral, trabalha-se isso com vocalizes, mas o professor pode julgar necessário fazer você cantar coisas fáceis para auxiliar. E nem sempre haverá no seu reportório algo que ele julgue propício, então ele pode sugerir algo diferente. Mas tudo deve ser conversado e combinado.

    GersonM
    Membro
    # mai/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    pri-canto

    É dificil saber o que acontece com base no seu relato. Antes de tudo aula em grupo para quem tem grandes pretensões (se for o seu caso) não é o ideal.

    Dois meses e meio para avaliar um professor é muito pouco. Dizer que ele critica e cobra muito tb não dá muita base, porque afinal não sabemos a razão pela qual ele está criticando.
    Digo isso pq muitas vezes o aluno tem uma ideia errada de técnica e do repertório adequado para ele e insiste demais em coisas que nunca darão certo.
    Não sei dizer se vc deve trocar ou não de professor porque não conheço o trabalho dele. Um indício ruim é insistir em fazer o aluno cantar coisas que não quer, isso é um ponto negativo para ele.
    Mas eu esperaria um pouco mais, explicaria para ele que vc deseja cantar um tipo específico de música e veria como ele reage e o que vai dizer.
    Se vc não conseguir nenhum resultado significativo em mais uns dois meses e não conseguir passar as músicas que vc quer, então aí sim, deverá procurar outra pessoa.

    daniloaurelio
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    GersonM
    Acho que eu não fui claro no que eu disse. Eu quis dizer que precisa ter um professor que conheça a técnica pertinente ao estilo que se deseja cantar. Cada estilo musical tem a sua "escola", ou seja, um apanhado de técnicas, exercícios, repertório, etc...
    O canto lírico é uma escola e tanto, mas uma pessoa que não teve acesso aos exercícios específicos do jazz por exemplo, nunca vai cantar jazz fazendo aula de canto lírico. A recíproca vale do mesmo jeito.
    Claro que com bastante técnica de um estilo você acaba "enganando" e cantando o que precisar.

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    daniloaurelio

    E eu quis dizer que vc precisa ter um professor que conheça bem técnica.

    Veja que cantor lírico estuda técnica vocal a fundo. Não existe dificuldade para um cantor bom de técnica cantar o que quiser. Nunca cantaria jazz? sim, cantaria facilmente se parasse para estudar o estilo, insistisse no repertório e observasse os pontos importantes. Isso é simples de fazer porque repito, conhece-se técnica vocal a fundo.

    Você não vê muito isso por aí porque as pessoas tem que ter uma razão muito forte para sair do seu estilo e os cantores líricos em geral por exemplo dificilmente irão encontrar em outro estilo as mesmas dificuldades e vantagens que obtém fazendo o que já fazem.

    Canta-se o que quiser é só estudar. Estilo não é problema. Técnica é.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/13
    · votar


    daniloaurelio
    O canto lírico é uma escola e tanto, mas uma pessoa que não teve acesso aos exercícios específicos do jazz por exemplo, nunca vai cantar jazz fazendo aula de canto lírico. A recíproca vale do mesmo jeito.
    Claro que com bastante técnica de um estilo você acaba "enganando" e cantando o que precisar.


    Eu aplico no Rock, que é o oposto, amigo.

    daniloaurelio
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Christhian
    Acho que não entendi o que você quis dizer. Você quis dizer que rock é o oposto do canto lírico?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/13
    · votar


    daniloaurelio
    Em termos de estilo, sim. No rock há constrições na região supra laríngea (inclusive para usar drive), emissão mais baixa e, em alguns casos, laringe alta. Ainda assim, todo o rudimento que eu uso é baseado no que aprendi nas aulas de canto lírico.

    daniloaurelio
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Christhian
    Entendi.
    Eu não gosto de falar em "opostos" quando a gente fala de música. Eu prefiro falar em estilos e técnicas diferentes. Para mim o oposto de qualquer som é o silencio e não um outro som diferente. Mesmo no rock existem diversas técnicas vocais e até sub-estilos diferentes (pensando o rock desde o início lá nos anos 50).

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/13
    · votar


    daniloaurelio
    Eu não gosto de falar em "opostos" quando a gente fala de música.
    Neste caso estamos falando de técnica e não de música. Técnica não é subjetiva, como a arte.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Concordo em um ponto com o Danilo Aurelio, não no quesito técnico, um bom professor, certamente saberá ensinar o que ele se propõe, veja bem, os bons professores

    Mas... eu nunca fiz aulas de canto, mas nas de instrumentos, todos os professores que eu já tive e olha que foram vários, desde os eruditos, passando pelos populares em vários estilos, TODOS, no final das contas acabam dando muita enfase ao seu estilo musical

    Se eu quero tocar progressivo, posso até tocar com um erudito, aplicar tecnicas, adaptar e até mesmo evoluir o estilo, o que realmente acabou acontecendo muitas vezes, mas se o intuito é aprender de maneira generalizada um estilo musical, é melhor pegar o professor que é mestre nisso... vão acabar falando a mesma língua, mesmos gostos, mesmo estilo, aluno e professor mais feliz

    Eu pelo menos penso assim, quero aprender Sertanejo, o que eu vou fazer lá no cara que ensina opera, quero aprender Metal Gutural o que eu vou fazer lá na professora de Blues... o professor até pode ser bem versatil, mas pode ficar chato para ambos insister em músicas que ninguem gosta, ou melhor, ou um ou outro gostem

    É isso abração amigos

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/13
    · votar


    Edson Caetano
    Eu pelo menos penso assim, quero aprender Sertanejo, o que eu vou fazer lá no cara que ensina opera, quero aprender Metal Gutural o que eu vou fazer lá na professora de Blues...

    Mas é professor de técnica no instrumento ou de estilo musical?

    É exatamente nisso que não dá pra concordar com essa tese. O rudimento para se fazer qualquer coisa, musicalmente, é o mesmo.

    Veja bem: O professor que se especializa em "estilo", tem dois motivos para fazer isso: Dar aulas não é o seu foco e ele não quer desenvolver outras linguagens (o cara é instrumentista/cantor e está dando aulas para complementar renda apenas) ou ele faz isso para encobrir suas limitações e evitar o estudo de outras linguagens musicais.

    É inconcebível um profissional, seja em qualquer área, que não estuda, que não se aprimora. Você pode ter mais afinidade com um determinado estilo, mas se você se propõe a dar aulas, tem que se dispor a estudar, até para ter o que passar para seus alunos.

    Minha experiência empírica é a seguinte: Moldei minha voz no canto lírico, pensando no Rock and Roll. Ao aplicar, descobri que bastava prestar atenção nos detalhes da linguagem musical de cada estilo que eu poderia cantar o que quisesse, literalmente. Hoje, como professor, tenho alunos de canto lírico, de rock, de MPB, samba, metal, forró, blues, jazz. Como guitarrista, desenvolvi 60% da minha técnica que aplico no rock com um guitarrista de Jazz e 100% do que faço no violão, aprendi no violão erudito. Minha filha estuda violão erudito e toca Jason Mraz melhor do que eu...

    E pensando bem... Sabe qual é a conclusão disso tudo? Não é o estilo que faz qualquer diferença. É a qualidade da aula e, acima de tudo, qualidade técnica. E tratando-se de canto, se você pegar um cantor de rock que dá aulas, por exemplo, é bem possível que ele tenha desenvolvido tudo aquilo ali sozinho, na base da experiência com a própria voz e muitas vezes não consegue ter clareza do que faz com o próprio corpo e apresenta, por exemplo, resultados estéticos interessantes mas baixíssima saúde vocal. Além disso, tentar forçar as mesmas coisas que faço com a minha voz em outras pessoas, além de irresponsável, é ilógico, pois tratam-se de histórias fisiológicas diferentes, uma vez que a voz é um instrumento integralmente fisiológico, influenciado e desenvolvido de acordo com o seu modo de vida.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/13
    · votar


    E estendendo um pouco mais o pensamento prático...

    Nos últimos anos, tive que estudar a linguagem do Jazz, Blues, Black music, Samba, Forró e, em termos de técnica, até aprendi "screaming" para poder passar de maneira eficaz para meus alunos.

    Tudo funciona na minha voz, com um pouco de estudo. E isso só acontece por que a base foi muito bem construída com técnica, no canto lírico.

    daniloaurelio
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Christhian
    Mas é professor de técnica no instrumento ou de estilo musical?
    Acho que esse é o nosso nó!
    Eu acredito que cada estilo tem a sua técnica. Claro que alguns estilos se baseiam na técnica de outros então fica mais fácil se "deslocar".
    Sendo é difícil um professor se especializar num estilo sem desenvolver as técnicas daquele estilo. Eu acho que posso fazer aulas de violão erudito com o melhor violonista do Brasil que ele nunca vai me ensinar a palhetada do George Benson. Assim como ler livros sobre harmonia não vai resolver muito meus problemas quando eu estiver mandando um improviso num standard de Bebop a 280 bpm.
    Pelo que eu vejo, existem professores que se especializam nos primeiros passos do aprendizado musical. Esses sim tem que conhecer muitos estilos pois os alunos nem sabem o que querem direito. Os meus primeiros professores eram assim. Hoje eu só vou ter aulas de guitarra jazz com uma pessoa se eu achar que ela toca jazz melhor do que eu. Ainda não achei um pagodeiro, violonista erudito ou sertanejo que fizesse isso.
    Sobre tudo funcionar na sua voz eu acho realmente possível. Uma voz afinada, com um mínimo de ritmo, etc. sempre é boa de se ouvir. Mas "funcionar" é uma coisa "dominar" é outra. Eu ouvi as suas gravações e acho que você improvisando um scat sobre uma harmonia complexa seria um desastre. Assim como eu lendo uma peça erudita difícil no violão.

    pri-canto
    Membro
    # ago/13
    · votar


    OI gostaria que vocês avaliassem minha voz para que eu possa saber se sou mesmo contralto porque ainda tenho duvidas.Gostaria de saber se posso cantar uma musica em inglês ou vocês preferem uma em português.Obrigado

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/13
    · votar


    pri-canto
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/260977/

    Leia, por favor.

    Abraços.

    GersonM
    Membro
    # ago/13
    · votar


    daniloaurelio

    Um pianista tocaria teclado facilmente. Um tecladista tocaria piano com muita dificuldade.
    O mesmo se aplica à técnica de canto erudito. ANTES de se especializar em estilos, a pessoa tem que ter domínio técnico, de agilidade e de força. E nessa questão não existe outra coisa que dê essa preparação senão o canto lírico.
    Se você aprendesse violão clássico e se tornasse um virtuose, acha que teria muita dificuldade para migrar para a guitarra? O que vem a seguir é apenas se adaptar ao estilo escolhido, e observar! Eu duvido que alguém com domínio técnico apurado, que pare em frente à tv, e observe atentamente o que faz um músico ,não consiga reproduzir o que vê. È questão de observação e tentativa, até que se consiga fazer com naturalidade, swing, ou o que quer que seja.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu professor de canto