Avaliação Vocal - Iniciante

    Autor Mensagem
    will_sds
    Membro
    # abr/13


    Olá galera,

    Esse é meu primeiro post aqui..
    Venho acompanhando o fórum há algum tempo já, ainda mais essa área vocal.
    Tenho visto várias pessoas enviando seus áudios para um possível avaliação, e acabei criando coragem de postar pra ver a opinião de vocês.

    Vamos lá:
    Nunca fiz aulas de canto, fono, nem nada do tipo (acho que é bem perceptível);
    Gosto muito de cantar, mesmo sem saber direito. Alguns dizem que eu canto, que a minha voz é bacana. Nunca fui confiante nisso, mas depois de algumas insistidas, resolvi começar a gravar. Faço isso desde o finalzinho de 2011 (puramente amador/hobby)

    Queria saber de vocês, se no meu caso, vale a pena investir em alguma aula de canto/fono, ou melhor, se veem que dá pra tirar algo de proveitoso dela.

    E também, se conseguirem me dizer, mais ou menos, qual é a minha classificação vocal (não sei se é a área do fórum certa), ficaria muito agradecido.

    *Desconsiderem o inglês, que apesar de eu arranhar, em músicas não consigo a pronúncia correta.

    Abaixo, página com alguns áudios:

    https://soundcloud.com/will_sds


    Avaliem como quiserem, afinal, quero opiniões sinceras.

    Brigadasso, desde já!

    Blind987
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    will_sds

    Sem um acompanhamento da parte instrumental fica um pouco difícil avaliar pelo menos pra mim.. haha, mas Three Days Grace cara? a voz do Adan é realmente dificil de cantar igual cara, vale mais a pena tentar cantar no próprio estilo do que tentar imita-lo, acho a voz dele muito foda! e tem que melhorar um pouco o ingles eu achei. Abraço cara.

    prima_donna
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Olha, eu achei que você cantou muito melhor Creed do que Three Days Grace, e como você mesmo diz que é um iniciante eu vou te dar a mesma dica que a minha professora de canto me deu: "As vezes nós gostamos da música, mas a música não gosta da gente" então toma cuidado com isso, e outra coisa, na música do Three Days você força muito para deixar a voz rouca. Cara isso para quem não tem técnica é um perigo, pois o risco de danificar as cordas vocais é enorme. Jeito para "a coisa" você tem (timbre legal, ritmo e etc.) mas se você quer ir para um nível maior de qualidade, comece a fazer aulas. Parabéns pela coragem, espero ter ajudado um pouco.

    will_sds
    Membro
    # abr/13 · Editado por: will_sds
    · votar


    Uma coisa que eu realmente preciso fazer é colocar um fundo musical.
    É que comigo é muito aquela coisa de começar a cantar do nada e já colocar pra gravar, sem muito preparo.
    Concordo contigo, a voz do Adan é espetacular. Tô tentando há um tempinho me desapegar das influências pra não "copiar" o timbre, mas o que sempre me chamou a atenção mesmo é o Drive dele e de muitos outros vocais aí da cena..
    Em relação ao inglês, vou treinar bem essa parte. Acho que dá pra melhorar bem.

    No mais, valeu por responder e me ajudar nessa! Blind987

    will_sds
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Me pego exagerando direto, como nas músicas do Three Days Grace, dando aquela forçada, vou me atentar a isso!
    É, realmente, uma dica preciosíssima.. e valeu por compartilha-la.
    Vou tomar cuidado com esse "Drive" (que nem sei se é Drive) exagerado que faço, pra não ferrar a minha voz de vez.
    Vou começar a ir atrás de alguma aula de canto, pra evoluir e fazer tudo isso com mais segurança.

    Obrigado pelos conselhos e apontamentos, pode ter certeza que foi de grande serventia (:

    prima_donna

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ouvi O Tempo Não Para, achei legal que você não imitou o Cazuza (erro de 99% dos intérpretes dessa música, que é recorrente em festivais que a gente vê por aí). A voz a gente percebe que já tá treinada, o timbre tá bem colocado.

    will_sds
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Fico feliz que tenha gostado! Isso faz com eu tenha o conhecimento de como colocar a minha voz para que fique legal.

    Valeu pela ajuda!

    MathPN

    will_sds
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Mais alguma opinião, galera?

    As dicas de vocês estão sendo muito enriquecedoras!

    Valeu!

    Andinpro
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Andinpro
    · votar


    will_sds, eu não sei de nada, mas de nada mesmo. (não me considere uma opinião importante, é apenas achismo).

    Porém na minha humilde opinião, você deveria cantar junto com um backingtrack. Porque se for um cover mesmo, tem que estar dentro do tempo da música, como qualquer instrumento, a voz também tem que estar no tempo. Sem um fundo é difícil acompanhar porque parece uma canção sem pausa, sem repouso o que eu acho que é muito importante.

    Tomei a liberdade e toquei uns acordes na guitarra com sua voz, e olha como ficou difícil encaixar. Tive que acelerar pra acompanhar e fiquei um pouco perdido.

    Eu acho que cantando junto com uma backingtrack ficaria muito melhor pelas pausas e não dar a impressão que está cantando com pressa de terminar.

    Uma outra coisa é que acho que você tem a voz bastante forte, por isso não precisa "aumentar" muito a voz. Sua voz normalmente já parece o suficiente.

    E gostei do seu vocal no Creed

    Se tiver achado ruim eu ter tocado com sua voz, me avisa que eu edito e retiro. Fiz só pra mim ter uma ideia de como ficaria com um fundo, e como tá fora de tempo, ficou impossivel usar uma backingtrack já pronta.

    Faz um teste, pega uma backtraing e canta pra gente ver como fica.

    https://soundcloud.com/andinpro/creedwillsds

    will_sds
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Andinpro, agradeço demais a resposta!

    Concordo plenamente contigo.. Sem backtrack fica bem difícil de avaliar. Como não toco nenhum instrumento, por enquanto, acabo só gravando o vocal mesmo, e sempre mais acelerado. E essa pressa realmente existe rs.. é aquele negocio de você estar "ensaiando" uma coisa que não tem certeza, torcendo pra não ouvir um "Cala a boca" do pessoal de casa. rs

    Já estava preparando um outro áudio, já com o fundo. Acabei não o acompanhando, porque só acrescentei na edição, mas acredito que dê pra ter uma noção.. Vou gravar alguma do Creed também!

    https://soundcloud.com/will_sds/wherever-you-will-go-the

    Em relação ao áudio que gravou, pelo contrário, agradeço imensamente pelo interesse em despender seu tempo e me ajudar.
    Precisando, estamos aí! (;

    Andinpro
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    will_sds
    Achei bem legal com o fundo.
    Na minha opinião, voz agradável você já tem. (Que é o mais importante).
    Precisa agora estudar técnicas e praticar bastante. Eu vejo futuro.

    O legal é você arrumar um teclado virtual mesmo, (desses programinhas de computador), e solfejar as notas pra se acostumar a cantar no tom.
    Tipo, toca um SOL e canta a nota naquele tom, e assim por diante.

    Não sei se estou errado mas acho que é assim que faz.

    will_sds
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Andinpro
    Mais uma vez, muito obrigado!
    Vou começar a estudar e seguir os conselhos e tópicos daqui.
    E a ideia do teclado é muito boa, usarei!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação Vocal - Iniciante