Uma duvida sobre a altura que devo cantar

    Autor Mensagem
    UnknownMan
    Veterano
    # mar/13


    Isso depende? Devo cantar alto, ou posso cantar numa altura "media"?(como se fosse cantando pra mim, só que um pouco alto)

    Não tenho muita experiência no canto, se alguem puder ajudar ae, eu agradeço

    Tvfc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Pelo que oiço dizer a pessoa deve relaxar e não forçar... se o alto for gritar sem controlo penso que não se deverá fazer. pois isso causará tensão.

    Mas quem sou eu.... n percebo muito de canto por enquanto...

    danielvocal1
    Membro
    # mar/13 · Editado por: danielvocal1
    · votar


    Bom Segundo os professores que aprendi...
    Nunca canto ao nivel que vc possa se desgastar ou seja nao depende de vc cantar alto, gritando ou estridente...Caso vc faça um show vai depender do microfone, banda ou playback.
    Mais como é pra vc mesmo cante suave,agradavel e confortavel...
    Nunca tente cantar mais alto que qualquer instrumento pois alem de vc se desgastar irá machucar suas pregas vocais...ou seja cante sempre num tom confortavel e sempre respeite os limites de seu corpo...
    Nunca ultrapasse limites...Espero que ter ajudado !!!

    pOkiz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, "alto" é mt amplo de falar.

    Depende muito da sua técnica, você não pode tentar pegar uma voz que seria pra ser de cabeça, com uma ressonância de peito e tal. Poder até pode (se conseguir) mas não é tão saudável se isso foi com muita tensão.

    Então é bem subjetivo, o importante é você se sentir confortável e não espremer a garganta nessas notas.

    gabicss123
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Uma pessoa que fala muito baixo, a vida toda, canta baixo, consegue cantar mais alto? usando a técnica vocal? canto na igreja e minha voz sai muito baixa, mesmo com o microfone no maximo.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Não sou especialista, mas sou metido...

    Pessoas tem diferenças entre si. Existem casos de pessoas mais musculosas, e pessoas menos musculosas. Nos músculos que articulam a voz também acontece isso.

    Então chegamos a questão: porque tu fala baixo? Hábito ou característica de sua voz?

    Gritar no microfone pode não ser uma boa ideia, compressão ajuda, mas não é a melhor opção. Sugiro pra isso realmente o óbvio: professor de canto - presencial, nada de on-line. Ele quem deve e poderá orientar mais como melhorar isso.

    Posso falar um pouco do aspecto técnico...
    Dizer "o microfone no máximo " não diz muito. Temos mais parâmetros que interferem no volume.

    - microfone: existem microfones mais ou menos sensíveis. Os usados em vocais ao vivo são os do tipo dinâmico, que são bem durões, só captam bem coisas com volume bem alto (por isso devem ficar próximos a boca), mas assim, rejeitam com certa eficiência sons de outras fontes em volta.

    - ganho: é um parâmetro que está na mesa, a função dele é elevar o nível de sinal do microfone, para um nível (intensidade) maior, chamado de nível de trabalho.

    - equalização: é meio que dar volume conforme a frequência. Nenhum mic é perfeito, então ele capta com mais eficiência algumas regiões do que outras. Da mesma forma a posição de segurar o mic, e de apontar ele pra fonte, interfere nisso. O microfone em si é uma escolha muito pessoal, para cada voz um microfone funciona melhor que para outra - aqui não adianta review, é testar diversos mics e ver o que dá.

    - compressão: basicamente significa reduzir a dinâmica do sinal, o que é usual e bem comum de se fazer. Acaba por aumentar o volume médio da sua voz. Ou seja, com compressão se cochichar vai ser mais alto do que sem compressão, e se gritar vai ser mais baixo que sem compressão.

    gabicss123
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Bom, eu acho q falo baixo por costume, pra mim parece q to falando alto. mas os outros me pedem pra repetir pq falo muito baixo. (e canto baixo tbm)
    Aqui na minha cidade ñ tem professor de canto, a cidade é muito pequena.
    E canto na igreja, lá eles ñ arrumam essas coisas no microfone ñ, o cara q fica na mesa de som nem entende disso, ele só aumenta e abaixa o volume.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Da parte canto, tens de correr atrás, se tu não precisa aprender a cantar (sempre tem algo para se corrigir, mas...), umas aulas numa cidade vizinha não seriam o fim do mundo...

    Mas pelo descritivo, estou inclinado que pode ser a soma de problema no volume que tu canta e no contexto do equipamento. Da parte técnica tu tem duas saídas:

    - Aceita, e fica na zona de conforto cantando assim, e deixa pra lá
    - Aprende a "arrumar essas coisas", e se ajuda, como ajuda todo o ministério

    MrYuriSilva
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Uma pessoa que fala muito baixo, a vida toda, canta baixo, consegue cantar mais alto? usando a técnica vocal? canto na igreja e minha voz sai muito baixa, mesmo com o microfone no maximo.

    Consegue sim, porém pode ter um fator psicológico que influencie bastante nisso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma duvida sobre a altura que devo cantar