Avaliação de Baixo-Barítono

    Autor Mensagem
    gustavopage
    Veterano
    # mar/13


    Olá companheiros de fórum, queria que vocês pudessem falar meus defeitos de canto (acredito que sejam muitos) e me ajudassem com outras técnicas que, por mais que não estejam erradas, não estejam bem trabalhadas.

    Fiz aula por uns 6 meses no início de 2012 e só voltei recentemente. Meu primeiro professor me classificou como barítono, mas com uma extenção muito grande. Já minha professora atual me classifica como um baixo-barítono. A verdade é que não me importa muito o que eu seja, desde que cante bem, e queria a ajuda de vocês porque por mais que ter um professor ajude muito, acho que a opinião de várias pessoas (entendidas ou não) também ajuda.

    A qualidade da gravação não é boa, porque gravei com a própria webcam do meu computador, que por algum motivo desconhecido já vem com um phaser imbutido, como vocês poderão ver nas gravações kkkkkk
    Mas mesmo com baixa qualidade de gravação, vejam o que vocês acham da minha voz:

    Going to California - Led Zeppelin (3/2 tom abaixo, desculpem pela desafinada da ultima nota mas fiquei com preguiça de gravar de novo)
    http://vocaroo.com/i/s1KGNbxhIuRm

    Música Urbana 2 - Legião Urbana (1 tom abaixo)
    http://vocaroo.com/i/s1DSd1Du0raw

    Soldier of Fortune - Deep Purple (1/2 tom abaixo)
    http://vocaroo.com/i/s07rJJPg2IqN

    ViniciusBorges
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gustavopage
    Eu ouvi Música Urbana, e como leigo ouvinte eu achei que seus graves não saíriam muito bem(sem volume mesmo). Quanto ao geral eu achei que você não é desafinado, exceto pelo final das frases, parece que você fica sem ar e a nota desce. Não gostei do seu timbre, não sei bem porquê, acho que você tenta executar vibratos sem ter uma técnica adequada. Por curiosidade, qual sua extensão?
    Desculpa qualquer coisa.

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    eu tambem nao gosto do meu timbre kkkkkkk
    mas minha esperança é que a tecnica melhore e o timbre seja um problema menor. Minha extenção vai do C# (abaixo do mizão do violão) até o F# (corda G do violão, 11ª casa). Isso dá algumas notas a mais que três oitavas, mas com voz de cabeça.

    Quando às musicas, não usei falsete hora nenhuma. O arranhado que dá em música urbana, não sei porque acontece, mas é só nessa música, na nota F, sendo que eu chego num F# em Going to California, por exemplo, sem esse arranhado.

    Quanto aos baixos serem mais baixos, é um problema de logística mesmo, porque o renato gravou com um microfone, entao ele podia aproximar nos graves. Como eu toco ao mesmo tempo que canto e o gravador é uma webcam, fica meio impossível fazer isso.

    E ao fôlego, é realmente um outro problema, que ja me alertaram. Faço alguns exercicios de respiraçao pra ver se melhora.

    Valeu pela crítica viniciusborges

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mais alguém?

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Também ouvi o Legião Urbana. Pra mim a voz tá na garganta, o que não é bom, e os graves ruins. Afinação não é problema pra vc, fora um deslize ou outro que você sabe que tem. Volte para as aulas, pois assim que você corrigir apoio, junto vai corrigir respiração.

    Ao menos vc é um (dos poucos) que entendeu que classificação não interessa, e muito menos em música popular. Não dá pra te classificar direito ainda pois tua voz não está madura suficiente pra isso. Trabalhe a voz e ponto. E use a região que melhor for de conforto. E não force vibrato, pois isso deve ser algo natural (que demora para aparecer, e só aparece se você não tem tensão na voz).

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Realmente é meio cedo para dar uma classificação exata. Mas pra mim tá bem longe de baixo-barítono. Com esses graves, você tá mais pra tenor mesmo.

    A voz está nasal e o apoio não está funcionando como deveria ainda (mas isso é meio óbvio, pelo tempo de estudo, rs). Além disso essas músicas estão graves demais para você. Claro que a má qualidade da gravação ajuda, mas tem trechos que quase não dá pra te ouvir.

    Enfim, o que eu percebi foi isso. Quem sabe com uma gravação de melhor qualidade daria pra fazer uma avaliação mais precisa.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/13
    · votar


    gustavopage

    Quanto aos baixos serem mais baixos, é um problema de logística mesmo, porque o renato gravou com um microfone, entao ele podia aproximar nos graves. Como eu toco ao mesmo tempo que canto e o gravador é uma webcam, fica meio impossível fazer isso.
    Os graves precisam soar fortes sem precisar dessa logística se eles realmente pertencem à tua tessitura vocal. Do contrário, está grave demais pra ti e só por isso eles saem sem mais volume.

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Leandro Rigon e Jatto
    Apesar de os graves terem ficado ruins na gravaçao, ao vivo eles tem quase o mesmo volume do resto da musica. E quanto ao arranhado, consegui dar um jeito nele, ja que em pouco tempo de aula ja estou conseguindo dar mais apoio. Eu ainda tenho dificuldade com vibrato, mas agora ja estou conseguindo pelo menos fazer ele todo dia (tinha dia que saia, outros dias nao).

    Mc Bonalds
    Tenho certeza que tenor eu nao sou, canto musicas do Frank Sinatra, por exemplo, com graves fáceis pra mim, poderia descer meio ou um tom sem que o volume decaia. Em Musica Urbana, a nota mais grave é um D no tom que eu toco, sendo que consigo chegar até

    Eu quero fazer uma boa gravaçao, mas nao tenho interface de audio (ja tenho microfone). Se voces souberem de algum outro jeito mais facil de gravar melhor, sem precisar de interface, me falem ai

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gustavopage
    canto musicas do Frank Sinatra, por exemplo, com graves fáceis pra mim, poderia descer meio ou um tom sem que o volume decaia.

    Isso não quer dizer muita coisa. Eu consigo cantar fácil muitas árias de barítono, mas no entanto eu sou um tenor leve (lírico-ligeiro). A nota que você alcança não é o que manda nesse caso. É a sonoridade que importa, e o seu grave está soando como grave de tenor.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Em tempo, isso é um baixo-barítono:



    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    McBonalds

    Gravei "My Way" no tom original, vê aí o que você acha:
    http://vocaroo.com/i/s06HgsDLqer6

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/13
    · votar


    gustavopage
    Gravei "My Way" no tom original, vê aí o que você acha:

    Baixo-barítono? Pra mim, nem timbre de barítono tem aí.

    Beleza de professor que faz uma classificação dessas... Adoraria saber qual é o método e a referência.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gustavopage

    Colega, você não é baixo-barítono nem depois de 1 litro de coca quente.
    Com essa sua gravação ficou ainda mais claro: Tenor lírico e olhe lá se não é mais leve.

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Christhian
    a minha professora atual não me classificou estritamente como baixo-barítono. Ela disse que tenho agudos de tenor e graves de baixo, mas entre as notas agudas e graves, há uma prevalencia de graves. Então ela disse que, se fosse pra classificar, me classificaria como barítono com maior presença de graves, podendo, com o tempo, ser um baixo-barítono. Quis simplificar a história ali em cima falando que era simplesmente um baixo-barítono.
    E, desculpe, mas na minha ignorância em canto, acreditava até agora que timbre não está ligado à classificação vocal, mas sim ao som propriamente dito da voz de cada um. E, por isso, cada timbre é único e não é critério de classificação vocal... tô errado?

    Mas eu queria desviar dessa discussão sobre classificação e ir pro lado das críticas. Podem meter chumbo, quero que voces falem o que eu faço de errado e coisas que precisem melhorar. Tá tudo ruim? Onde está pior?

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    McBonalds
    Mas como eu posso ser tenor se nem o alcance de um tenor de verdade e tenho?? Se eu tenho uma extenção de D2 ao G4? Um tenor chega ao A4 sem grandes problemas, eu nem chego lá! Não estou arrumando confusão com você, muito pelo contrário, porque se você diz que eu sou tenor porque nao tenho graves muito bons e eu digo que não sou tenor porque nao tenho bons agudos, a única conclusão que chegamos é que não sou bom nem nos agudos nem nos graves, ou seja, não sirvo pra cantar. Entende o meu ponto?

    Gansinho
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gustavopage
    Pra começo de história..
    Você só mostrou gravações populares até agora.
    Pra que você quer saber a sua classificação vocal? Não tô sacando.
    Que diferença vai fazer?

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gansinho
    Eu não quis saber a minha classificação. Comentei como me classificaram e não estão concordando. A única coisa que eu quero é críticas de canto, se você for ver o tópico ;D

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gustavopage

    O fato de não ter agudos não significa necessariamente que você não seja tenor. O que manda é o peso da voz, o brilho. Creio que seja isso que o Christhian queira dizer com timbre.

    E de fato nem todo tenor alcança notas agudíssimas, vai muito da natureza da voz. E isso não tem nada a ver com ser bom ou ruim. O importante é o que você faz com a extensão que você tem.

    Outra coisa, ter notas agudas não necessariamente significa ter bons agudos. No hard rock e heavy metal tá cheio de tenor que mia notas agudíssimas, mas o resultado não fica bom.

    No seu caso, se você tem problemas com agudos creio que seja por questões técnicas mesmo. Eu percebi que você está com uma emissão muito nasal, e se isso se mantém nos agudos, tende a causar tensão e dificultar mesmo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/13
    · votar


    gustavopage
    Mas como eu posso ser tenor se nem o alcance de um tenor de verdade e tenho?? Se eu tenho uma extenção de D2 ao G4? Um tenor chega ao A4 sem grandes problemas, eu nem chego lá!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/260977/#7558752

    Abraços.

    gustavopage
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Chisthian
    Valeu cara, agora eu sei exatamente onde minha voz tá pior e onde eu tenho que melhorar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de Baixo-Barítono