Autor |
Mensagem |
Necoco Membro |
# jan/13
Olá,
Sou um novato por aqui e meu objetivo a princípio é apenas aprender sobre técnica vocal para desenvolver um bom ouvido.
Não que eu pretenda ser um cantor, mas tenho uma dúvida sobre iniciação no canto: quem sofre de falsete mutacional (ou "voz em falsete") ainda pode, de modo geral, desenvolver uma boa técnica vocal? Os "danos" causados pela laringe elevada e pela voz em falsete usada durante anos podem ser revertidos com boas aulas e exercícios de impostação para quem quer cantar com voz de peito? E para quem pretende cantar como contratenor, isso representa alguma vantagem ou não há nada de especial no desenvolvimento de uma boa técnica?
Simplificando: quem sofre de falsete mutacional ainda tem chances com canto?
Vejam bem, não estou falando daqueles raros casos cuja voz aguda é causada por distúrbios hormonais ou hipoplasia da laringe, isso é outra coisa. Estou falando de quem tem uma voz adulta relativamente normal, mas que por algum motivo passou a falar em falsete durante a muda vocal na puberdade.
Atenção: sei que este fórum não é consultório fonoaudiológico ou uma sala de aula, mas gostaria apenas de noções elementares a respeito do assunto.
Muito obrigado pelo espaço e agradeço desde já pelas respostas.
|
TitoOliveira Veterano |
# jan/13
· votar
Ta aí uma coisa que eu não sabia que existia. Esse tipo de coisa não é corrigível com uma fonoaudióloga?
|
Necoco Membro |
# jan/13 · Editado por: Necoco
· votar
TitoOliveira Ta aí uma coisa que eu não sabia que existia. Esse tipo de coisa não é corrigível com uma fonoaudióloga?
Sim, para voltar a falar normalmente é possível, mas a questão é saber o que pode ser extraído de uma pessoa que sofre desse mal em matéria de canto, mesmo depois de torturar sua garganta por anos.
|
leviribeiro Veterano |
# jan/13
· votar
Acho que vc deve ter o musculo cricoariteinódeo (vulgo CT) bombado! Agr tem que treinar a voz de peito e sussa!
|
Necoco Membro |
# jan/13
· votar
leviribeiro Acho que vc deve ter o musculo cricoariteinódeo (vulgo CT) bombado! Agr tem que treinar a voz de peito e sussa!
Como falei, não pretendo ser cantor, mas quando tento soltar a voz, sinto que faço um esforço maior para emitir notas graves que notas agudas. Seria, por amostragem, consequência apenas da falta de treino vocal ou um efeito do falsete mutacional?
|
leviribeiro Veterano |
# jan/13
· votar
Depende, vc deve encontrar o ponto médio, tom natural da voz. Mas falsete não conta, mesmo na voz de peito, sua voz pode ser aguda... Aí se vc ficar tentando fazer ficar muito grave vai se esforçar mesmo....
|
Necoco Membro |
# jan/13
· votar
leviribeiro
Depende, vc deve encontrar o ponto médio, tom natural da voz. Mas falsete não conta, mesmo na voz de peito, sua voz pode ser aguda... Aí se vc ficar tentando fazer ficar muito grave vai se esforçar mesmo....
Bom, aí já não posso opinar, afinal, ainda não conheço muito bem os limites da minha extensão.
Para mim minha voz não é tão aguda, apesar de às vezes causar surpresa no telefone. Mas como nunca a gravei cantando, falo apenas sobre a forma como eu mesmo a escuto (sei que é errado devido à ressonância diferente do que é ouvido pelas outras pessoas, mas ok).
levi, queria aproveitar e perguntar novamente se um sujeito de voz falsetada tem "pontos a mais" para desenvolver uma boa técnica como contratenor?
|
McBonalds Veterano |
# jan/13
· votar
Olha, eu nunca ouvi falar de um caso assim (apesar de conhecer alguém que possivelmente tenha esse problema, rs), mas pelo que eu sei o falsete por si só não danifica a voz. Se fosse assim, coitados dos contratenores. O que danifica a voz mesmo é a tensão que pode estar associada ao uso do falsete.
As aulas de canto têm efeitos consideráveis sobre a voz falada e podem substituir seções de fonoaudiologia, já o contrário não é verdadeiro.
Tem que ver o que você quer mesmo fazer e o que vale mais a pena para você.
|
leviribeiro Veterano |
# fev/13
· votar
Necoco é, como o McBonalds, forçar demais é que é o problema.
Na real, conheço quem fale assim, sabe voz de gay? Nada contra, sem preconceitos, mas todo mundo já ouviu um gay falando com aquela voz de falsete ou meio agudizada tipo.. imagina um travesti falando "chiclééte" heuaeh, nada contra, só pra caracterizar o timbre...
Sobre a voz no telefone, tbm sofro desse problema, tenho 23 anos e qdo atendo o telefone, pensam que é minha irma, ou minha mae, sei la, ashuahs
Mas consigo sim fazer vocais mais graves(tipo o começo de fairy tale do shaman) mas tenho mais fcilidade com medios - agudos. alvez vc tenha sim facilidade pra cantar como contratenor, já que já faz falsete ha um bom tempo, aí é trabalhar as ressoancias e tensoes(liberação delas) pra cantar....
Mas vc tbm pode cantar coisas "normais", saca esses caras: http://www.youtube.com/watch?v=mee5U6MJzgA - esse tem um video dele cantando versos simples que parece a mulher!
Ou esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=8SUSdJjR85k, esse aqui nao sei pq nao vi ele falando normal, mas parece que ele ta cantando numa regiao de voz mista...
Esse aqui faz "falsete" mesmo, mas ficou legal, ele deve ser um barítono... http://www.youtube.com/watch?v=t9-CS2v8wcc
|