Preciso de ajuda: Timbre

    Autor Mensagem
    IronBass
    Veterano
    # out/12


    Pessoal, eu to começando a cantar, ainda não fiz aulas por falta de condições, mas meu professor de baixo me deu umas dicas sobre afinação. Ele falou pra eu tocar as notas do baixo e tentar representar elas na voz, fui fazendo isso em casa e vi que consigo cantar do mi na casa 7 até o sol mais agudo sem problemas e perfeitamente... depois ele falou pra eu tentar cantar no junto com a música, e fiz isso, e percebi que ficou na mesma nota...

    Até aí tudo bem, mas eu fui gravar a minha voz, e vi que ela não está tão boa, eu consegui ficar no mesmo tom que o cantor (desafinando algumas vezes), mas eu não gostei do meu timbre. Eu não manjo muito, mas percebi que a minha voz, embora estando na mesma nota que o cantor, ela fica aguda e sem brilho, parece que eu estou falando baixo e com voz de bebê, não tem aquela potência.

    Eu perguntei pro meu professor de baixo, e ele disse que não ia se arriscar a falar alguma coisa, porque ele não é cantor.

    Na parte de respiração, acho que está bom, porque eu toco gaita, então tenho uma noção de como é.

    Então, enrolei enrolei e não fui direto a ponto. Fui lendo aqui alguns tópicos, e vi que vocês falaram que o timbre da voz não muda, então vocês podem me dar algumas dicas de como usar esse meu tipo de voz da melhor forma? Sem que fique feio...

    Valeu

    TitoOliveira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sem escutar tua voz é impossível falar qualquer coisa sobre teu timbre cara.

    McBonalds
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vocês podem me dar algumas dicas de como usar esse meu tipo de voz da melhor forma?
    Sem escutar tua voz é impossível falar qualquer coisa sobre teu timbre cara.

    E mesmo escutando, a dica não vai mudar muito: aulas.

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, é o que falaram aí... aulas de canto e só... vc não vai aprender sozinho
    Mas pelo seu texto, o que eu posso perceber é: Vc pode não estar respirando corretamente (respiração de canto é bem diferente da de gaita), sua voz está saindo sem potência (pq vc não sabe usar o apoio diafragmático) e vc está com vergonha de soltar a voz (voz saindo baixo e com voz de "bebê"), mesmo não tendo ninguem por perto, as vezes a gente tem vergonha de cantar em volume alto, no início (alto q eu digo é em volume razoável, pq gritaria sem técnica detona com a voz)

    IronBass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O caso é q eu não tenho condição de ter aulas de canto mesmo, só quando eu terminar com as aulas de baixo, e eu não quero isso ainda.

    E no caso da respiração, eu respiro "com a barriga" e abrindo as costelas, esse não é o jeito correto?

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    E no caso da respiração, eu respiro "com a barriga" e abrindo as costelas, esse não é o jeito correto?


    Sim, esse é o jeito correto
    Aliás, esse é o jeito certo de respirar em todos os momentos da sua vida, não só no canto/gaita
    Mas é que o canto não é baseado só na respiração correta... vc tem q controlar milimetricamente a entrada/saída de ar, para dar conta de fazer as frases e a intensidade utilizando a quantidade correta de ar
    Tocar gaita ajuda sim a treinar a respiração correta, mas no canto é preciso muito mais estudo nessa parte

    IronBass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    É, eu percebo que eu perco o fôlego muitas vezes quando to cantando, e acabo desafinando.

    Acho que o jeito é correr atras de aulas mesmo, porque pelo menos eu ouvindo minha gravação, vejo que não desafina muito, o problema é o timbre e a respiração como você falou.

    Ah, andei caçando alguns topicos, e vi que existe um sobre tipos de timbre, mas agora não estou achando mais, você pode me passar o link dele?

    meninoerudito
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mudando os ressonadores a voz "muda". Cê você jogar a voz nos ressonadores direitinho ela vai mudar e ficar mais bem colocada.

    IronBass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    meninoerudito como assim?

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    IronBass

    Quando vc aprende certinho a colocação da voz, vc consegue fazer ela ressoar em diferentes pontos, podendo fazer uma voz mais aberta, ou mais fechada, ou mais "anasalada", ou outras variações... por isso tem vocalistas que conseguem imitar vários timbres

    Timbre é uma coisa que vc não pode mudar, é seu, é genético... mas com técnica vc pode ressoar ele de várias formas e aproximar de vários gêneros musicais

    (O Christian, por exemplo, moderador aqui do fórum, consegue cantar Depeche Mode, Linkin Park e Skid Row com uma semelhança absurda, e são vozes totalmente diferentes)

    IronBass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hmmmm interessante.

    Mas no caso do timbre q vc falou, existe um timbre pior que o outro ou cada timbre tem o seu "brilho"?

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    IronBass

    Isso é bem relativo cara... é gosto pessoal, cada um prefere um tipo de timbre, não dá pra falar qual é "melhor" e qual é "pior"
    O que existe é voz bem trabalhada... não adianta ter uma voz de Sid Moreira e não saber nada de técnica vocal... se o outro tiver uma voz de "Marquito" do Ratinho e souber técnica, consequentemente ele vai cantar melhor que o anterior, independente se a voz é mais feia ou menos feia.
    Todo timbre pode ser trabalhado para dar seu melhor.

    IronBass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Beleza, valeu pela ajuda aí pessoal. Quando eu começar aula de técnica vocal venho cantar aqui com vocês hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de ajuda: Timbre