Cantar durante muito tempo?

    Autor Mensagem
    gabijuro
    Veterano
    # out/12


    Fala pessoal, como vão? Eu vou bem!

    Pesquisei por aqui e não achei nenhum tópico sobre oassunto

    Enfim, tenho uma banda e vamos fazer um acústico. Geralmente nossos shows eram em torno de 1h15, no máximo 2 horas, só que agora a coisa vai ser diferente, são 50 músicas no repertório, o que daria em torno de umas 3h de apresentação e logo, de canto.

    Queria saber como eu vou conseguir cantar tanta música a voz ir regredindo, ou seja, perdendo potência e tudo mais, pois é cansativo e tem músicas difíceis no repertório.

    E aí galera, dicas, ajuda?

    Abração ,tô no aguardo ansioso!

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Realmente cara, cantar durante muito tempo sem repouso desgasta a voz, pode ser prejudicial se vc não tiver a técnica correta

    O ideal é tomar muita água (não LITROS, mas alguns goles entre cada música, pra ir lubrificando)
    e se possivel fazer um intervalo no meio do show

    E claro, muito aquecimento (e desaquecimento, que é tão importante quanto)

    falow

    frP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Fala Gabi, tranquilo ?

    Então, 'resistência' e conhecer os seus próprios limites é uma coisa que se adquire com o tempo, ou seja, estudando...

    No mais: não force, estas músicas difíceis são tão necessárias no repertório da banda ? Caso a resposta for sim, a melhor dica que posso te dar é abaixar o tom da música!
    Lembrando que exercícios de aquecimento e desaquecimento são essenciais, assim como manter a voz sempre hidratada...

    Basicamente é isto, espero que ajude.

    Um abraço!

    gabijuro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pois é amigos, a aguinha com certeza terá, sempre levo umas 2 garrafas de 500ml. Isso de intervalo posso ver com os organizadores e claro, tô abaixando o tom em várias visando conforto, por exemplo, Help dos Beatles é fácil, mas pra evitar certo desgaste abaixei em C

    Aliás, faço todo um preparo e aquecimento, que dura em torno de 30 minutos. Mas desaquecimento geralmente não faço devido a bebedeira que rola nos shows de rock, ou seja, desço do palco e já pego a cerveja :/

    O que vocês indicariam para desaquecimento?

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Desaquecimento é só fazer tipo os vocalizes do aquecimento, só que ao contrário
    Ao invés de ir subindo as notas, vc vai descendo.

    E sobre bebida alcoólica, tudo bem que sempre rola em shows de rock, mas isso é unânime que prejudica a voz não importa em quais circunstâncias.

    O ideal seria vc não beber, pra ter sempre uma voz bem cuidada... mas se isso não for possível, tente pelo menos não beber antes/durante o show, mas sim depois (de preferência depois de desaquecer a voz)

    gabijuro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Obrigado bruno.pdias e frP que me ajudaram, estou aberto a respostas. E a resposta é sim, eu só bebo depois dos shows, até demais tenho que parar com isso.

    Abração galera

    pOkiz
    Veterano
    # out/12 · Editado por: pOkiz
    · votar


    gabijuro

    Cara, antes de tudo, conheça seu corpo.

    Se você está habilitado a cantar todo esse tempo e tem o costume, não tem problema. Porém é bem provável que não esteja, então tente fazer um repouso vocal nesse dia, não precisa ficar mudo o dia inteiro, mas principalmente horas antes do show, deita, relaxa, fica sem falar, 1h30~2h antes faça uma refeição a base de carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas, evitando ao máximo açucares e gorduras, e maçãs são super bem-vindas; água, como já dito, sempre. Também faça uma pausa, e tenha um bom retorno de palco/intra-auricular para que ouça oque está cantando e não precise berrar, esse é o essencial, não force se achar que a voz está baixa, o operador da mesa está ali é pra isso. E ao fim disso, sei que é difícil, mas tente não ficar conversando muito, principalmente nesses lugares onde tem muito barulho, na qual nos esforçamos mais para falar... você esteve por um grande período de tempo usando sua voz de maneira que ela não estava acostumada (cantando nas mais diversas regiões), então não abusa depois disso não, seu aparelho fonador vai estar exausto e pedindo por descanso.

    Porém, se estiver com a técnica em dia vai ser bem mais fácil.

    Depois nos conte como foi.

    Insolence
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Você já faz aula? Com técnica, o cansaço é bem minimizado, mesmo cantando nas regiões altas. Pegar leve no drive é uma boa idéia, também.

    alansetubal
    Veterano
    # out/12
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/185973/

    meninoerudito
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pra aguentar o tranco é muuuuuuita água (2 litros por dia), economia vocal, aquecer e tudo que o pessoal disse ai... Mas sinceramente 3 horas de show ainda mais pra quem não é muito famoso não é legal não... Não agrada a maioria.

    gabijuro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Valeu pessoal, estou lendo a todos e anotando as dicas.

    meninoerudito

    mas é que não é um show, nossos shows duram em média 1h15 como já falei, esta é só uma apresentação acústica, estilo barzinho, que os caras tocam horas e horas pois o público vai aumentando ou diminuindo. Por isso o repertório de 3h

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar durante muito tempo?