Dicas pra controlar/ solfejar com mais precisão a nota desejada?

    Autor Mensagem
    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12


    Olá!
    Minha dúvida é a seguinte: Eu já toco teclado, violão e flauta doce, e sempre "tentei" cantar kk, dps de anos treinado e aprendendo a usar o diafragma, usar voz de peito e cabeça, fazer vibrato etc, eu resolvi "medir" minha extensão vocal e contando até os falsetes e whistles dá normalmente Eb3 a F7 (eu li muito na internet que falsete e/ou whistle register não contam para tessitura, porém achei valido expor estes aqui para minha dúvida) estas notas sao alcançadas independente do dia e do horário, portanto as considero confortáveis e válidas (medindo via meu ouvido, o teclado e software afinador pra violão). Porém quando eu canto normalmente eu alcanço muitas vezes um D3 e até mesmo C3 (com voz limpa) e utilizando aquele rouco estilo Janis Joplin, até mais fraco um pouco (portanto não sei se é considerado fry) eu alcanço Lá 2.
    Gostaria da opinião de vocês, se talvez eu esteja medindo errado, e talvez dicas pra aprender a controlar/ solfejar com mais precisão a nota desejada apenas (visto que tenho mais facilidade quanto estou cantando normalmente do que quando solfejo as notas).
    Obs: eu postei ontem essa dúvida no tópico Classificação vocal (fixo), porém por não ter certeza se era o lugar certo e tbm por não obter respostas criei este tópico hoje. Qualquer destes (tópico ou post) que estiverem contra as regras do fórum, peço que seja excluído.
    Grata desde já.

    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12
    · votar


    up!

    leviribeiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    CaMiLaH Janis Joplin faz um fry em regiao mais aguda que Lá 2, no metodo que estudo isso é chamado de creaky voice, qdo sai do registro basal, mas mantem a estrutura do fry.... Mas ok, esse Lá 2 pode contar como registro basal teu.. Nada te impede de fazer isso numa musica.

    Pra medir extensão, vc conta tudo, desde onde tua voz parece um arroto até onde parece um assobio, e tal. Tessitura, vc vai definir os pontos de transição da voz, onde vc canta confortavel etc. Pra medir precisamente isso tu tem que treinar, desenvolver tecnica, muita gente se engana com isso qdo vai medir a tessitura sem tecnica nenhuma...

    Pra controlar melhor as notas, treina apoio, tem que ficar com o difragma bombado, tem que abrir as costelas, estar em forma tbm ajuda no controle da respiração...

    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12 · Editado por: CaMiLaH
    · votar


    Obrigada pela resposta Leviribeiro.
    Eu ficava preocupada pois cantando uma musica inteira eu normalmente consigo cantar as mesmas notas que o cantor(a) (nada de contraltos e barítonos lógico, mas músicas como do A-ha, cyndi lauper, madonna -costumo cantar as antigas delas tipo Frozen, janis joplin, paramore etc.) Músicas que normalmente são cantadas por tenores, mezzo-sopranos e sopranos pois mesmo sabendo que posso alterar o tom e cantar qualquer música gosto de acompanhar as músicas no tom delas pra avaliar minha voz.
    Você sabe algum jeito de controlar o fry/ creaky voice pra ficar mais suave (não gosto quando ele soa como gutural, scream ou drive )? E também sabe como se chama aquela técnica que se usa muito no blues, tipo aquele Ohhrrrrnn que eles fazem no meio da música? nesse Vídeo no 1:10 o cara faz o que eu sempre tive curiosidade de como fazer! Você sabe o nome dessa técnica? Esse vídeo também fala sobre isso (em inglês).
    Ah! Embora eu tenha citado esses cantores eu gosto de punk, hard rock, pop rock, de tudo um pouco!

    Leopold
    Veterano
    # set/12
    · votar


    dps de anos treinado e aprendendo a usar o diafragma, usar voz de peito e cabeça, fazer vibrato etc,

    Aprendendo como e com quem?

    Gansinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Leopold
    Aprendendo como e com quem?

    E com 17 anos ainda, "treinou e aprendeu por anos"...

    McBonalds
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Sim, ela começou a usar o diafragma logo nos primeiros segundos de vida.

    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não sei vocês que até então não responderam dentro do contexto (penso que o fórum é pra trocar dicas e ajudar ao próximo), mas há pessoas que começam a estudar ainda crianças, portanto eu não desconsidero "meus anos de aprendizado" visto que nasci gostando de música e ainda aos 3 anos já estudava e praticava flauta e teclado.
    Quanto a aprendendo como e com quem?
    Eu fiz aula de teatro dos 11 aos 15 anos e aprendi a usar a voz de forma correta sem prejudicá-la, isso inclui exercícios, diafragma, cuidados na alimentação, aquecimento etc. Juntando isto a minha curiosidade e vontade de aprender consegui bons resultados, porém sempre é bom buscar mais conhecimento, por isso criei o tópico. Se tiverem alguma informação que possa ser útil e esteja no contexto por favor postem.
    Obs: a única razão de ter parado com o teatro e não estar fazendo aulas de canto é porque me mudei para o interior com meus pais e não tenho mais acesso a estes recursos.

    Gansinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    CaMiLaH
    Eu fiz aula de teatro dos 11 aos 15 anos

    Aula de teatro te ensina a atuar, não a cantar.
    Se você quer aprender a cantar, faça aulas de canto.

    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12 · Editado por: CaMiLaH
    · votar


    Lamento informar, mas você está enganado. Pra dizer a verdade já esperava que fossem dizer isso. Acontece que uma boa aula de teatro lhe ensina a trabalhar com a voz, pois se você usar esta de qualquer maneira num ambiente amplo como os locais onde se apresenta teatro você acabará com sua voz e não conseguirá usá-la na apresentação seguinte. Teatro/música, atuação/canto andam lado a lado e é importante que você saiba tanto um quanto outro (claro que com ênfase naquele que você está estudando), não é por acaso que grandes atores cantam nas apresentações e/ou em filmes, assim como grandes cantores atuam.
    Entretanto eu também mencionei que não aprendi apenas com o teatro, pois quando já se sabe teoria musical e já se sabe tocar algum instrumento você está muito mais familiarizado com a música, é como se a teoria do canto fosse uma extensão do seu estudo e não apenas começar do zero, faltando aí a prática, que uma vez que você sabe como não prejudicar sua voz fica muito mais fácil. Também acho que com a internet você pode aprender de tudo sem sair de casa, principalmente se onde você mora não tiver o que você procura. Claro que procuraria fazer aula de canto, mas no momento não é possível e eu não pretendo parar o processo de estudo bem no meio e só retomar quando puder ter aulas com um profissional, portanto utilizo meu conhecimento já adquirido e busco mais na internet.
    Mas agora fiquei curiosa, pois já é a segunda vez que você posta e ainda não me auxiliou. Você faz ou já fez, ou quem sabe dá "aulas de canto"? Ou você utiliza do fórum por também ser autodidata?

    Gansinho
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Gansinho
    · votar


    CaMiLaH
    Aula de teatro pode no máximo te ensinar a projetar a voz pra você aumentar o volume sem gritar. Ensinar a cantar? Não.

    pois quando já se sabe teoria musical e já se sabe tocar algum instrumento você está muito mais familiarizado com a música

    Com música sim, com canto nem tanto. Aprender a cantar não é igual a aprender um instrumento.

    Também acho que com a internet você pode aprender de tudo sem sair de casa

    Um monte de coisa sim, cantar não.

    Você faz ou já fez, ou quem sabe dá "aulas de canto"? Ou você utiliza do fórum por também ser autodidata?

    Eu não sei cantar. Sou apenas mais um amador do fórum que canta por hobby. Tudo o que eu te falei é baseado no que os professores do fórum falam, como o Leopold.

    Mas tá, se você quer continuar, o problema é seu. Cansamos de discutir essas questões no fórum já.

    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12 · Editado por: CaMiLaH
    · votar


    Sou apenas mais um amador do fórum que canta por hobby
    Se você canta por hobby pode ser que esteja prejudicando sua voz assim como pode ser que, assim como eu, não esteja prejudicando por pesquisar na internet. Quer dizer, por quê insistir que posso estar errada, se assim como você disse: Cansamos de discutir essas questões no fórum já você está ajudando a render mais uma discussão dessas no fórum, além de que você acabou de afirmar que também canta sem auxilio de um professor?

    Gansinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    CaMiLaH
    Eu canto sem o auxílio de um professor com total discernimento de que posso prejudicar minha voz (apesar de tentar não força-la). Mas, diferente de muitos, eu não tento aprender pela internet.

    você está ajudando a render mais uma discussão dessas no fórum

    Me desculpe por tentar te ajudar a perceber que não vai aprender a cantar por aqui. Não vou mais postar.

    CaMiLaH
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bom, na verdade você não estava me ajudando pois a minha pergunta era sobre se deve contar ou não fry, falsete e whistle register na extensão vocal (eu sei a diferença entre tessitura e extensão vocal) e levilibeiro já havia me tirado esta dúvida. A segunda dúvida era sobre o nome de uma técnica usada muito no blues, que até então não obtive resposta. Não houve coerência entre o assunto do tópico e suas respostas. Mas obrigada mesmo assim por "tentar" me ajudar.

    Leopold
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    CaMiLaH

    A sua ideia sobre canto está totalmente equivocada. Aulas de teatro e o pouco que se vê nelas sobre voz não credencia ninguém a cantar, apenas a usar a voz falada de um modo mais adequado, isso quando quem está dando a aula sabe realemnte alguma coisa.
    O fato de tocar um instrumento ou dois, três, não credencia nem ajuda ninguém a cantar de modo algum, não facilita nada, pois cansei de pegar instrumentistas bons que nem afinado cantam.

    Pela descrição que vc fez no seu primeiro post dá pra ver que vc está perdida nas questões de alcance de notas, do que é válido ou não e de como usá-las. Enfim, esse autodidatismo seu não a levará a lugar algum.

    Vc não quer frear o processo bem no meio, mas que processo é esse? é processo nenhum, pois vc nada sabe ainda pelas dúvidas que colocou.
    Tenho 100% de certeza que vc deve estar fazendo tudo errado, que o que pensa ser técnica não tem efeito algum a não ser levar a sua voz para uma situação problemática.
    Você afirma que sabe usar voz de peito e cabeça, então me diga qual é a sua nota de passagem? E antes de tudo, poste vc cantando e executando isso que afirmou.
    E você está decidida a levar isso adiante pelo visto, então, ninguem pode lhe ajudar mesmo.

    leviribeiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    CaMiLaH Então! Esse do primeiro video, aos 1:11, é o falsechords.. mas ele fez meio feio hehehe

    Nessa estrutura ainda, os cantores costumam usar a epiglote pra fazer esse drive, dá uma sonoridade tipo... sabe o Fred Flinstone chamando a Vilma? A versão dublada..

    Esse nome vem de falsas cordas vocais, mas é um nome meio equivocado! Pq na verdade são meio que "membranas" acima das pregas, elas nem fazem o trabalho de adução, só tremilicam mesmo! hehe

    Aqui nessa imagem vc pode observar onde ficam as False Chords, bem em cima das True Vocal Chords...

    O drama aí é o controle né, vc tem que deixar a prega vocal trabalhando o mais normal possível, e fazer o resto vibrar. É muito dificil ter controle preciso disso, pra gente que já canta, pra iniciantes mais ainda... aí sempre acontece uma constrição, essas coisas, que com o tempo, dependendo da resistencia muscular da pessoa, vai causar danos...


    CaMiLaH, como várias pessoas já falaram aí, o melhor caminho é aulas, pra obter mais controle e conhecimento da tua voz. Mas por outro lado, sempre tenho comentado por aqui que as informaçoes e discussoes sobre as tecnicas deviam acontecer de fato, não vejo problema em esclarecer e trocar conhecimento com a galera.

    Aí vai do cidadão, que mesmo sabendo que pode arrombar a garganta, vai lá tentar fazer drive sem preparo vocal nenhum!

    leviribeiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ah! e dosar no uso desses efeitos tbm é bom! Dá uma olhada nesse vídeo, bem engraçado:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas pra controlar/ solfejar com mais precisão a nota desejada?