Palato Alto e Saida de ar

    Autor Mensagem
    babidmc_
    Veterano
    # mai/12


    Antes que algum de vocês moderadores venham falar pra eu ir em BUSCAR, vou logo dizendo que pesquisei, pesquisei e nada de encontrei sobre o que eu quero saber.
    Bom, aí vai as perguntas:
    Quando cantamos devemos expirar (saida de ar) pela boca ou pelo nariz ?
    Quanto ao palato alto, ele serve pra que ?
    Como fazer com que o palato fique alto.. existe algum exercicio ?
    E como saber se a laringe ta baixa e o palato ta alto verdadeiramente ?

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Joaozin
    · votar


    babidmc_
    Quanto ao palato alto, ele serve pra que ?

    O palato é a região do fundo do céu da boca. Ele se abaixa liberando a passagem de ar pro nariz, e ele sobe, tampando essa passagem e fazendo com que o ar saia apenas pela boca.

    Quando cantamos devemos expirar (saida de ar) pela boca ou pelo nariz ?

    Quando cantamos usamos os dois modos. Às vezes não ao mesmo tempo, mas na maioria das vezes sim.

    Como fazer com que o palato fique alto.. existe algum exercicio ?

    Quer um jeito fácil de perceber isso? Tampe o seu nariz, produza o som da vogal "A" e faça com que o ar saia somente pela boca, ou seja, você não sentirá nenhuma vibração no nariz e o ar não sairá por ele, até porque estará tampado.

    E como saber se a laringe ta baixa e o palato ta alto verdadeiramente ?

    Posicione-se na frente de um espelho. Abra a sua boca, tampe o nariz, e faça o exercício do "A" que eu te falei, você notará o palato se elevando. Com relação a laringe, em frente ao espelho, observe no centro do seu pescoço a sua traquéia. A traquéia envolve a laringe e quando você canta da pra notar ela se elevando e abaixando.

    Bom, não sou nenhum expert, apenas pesquiso muito. Se disse alguma bobagem, por favor me corrijam. :)

    babidmc_
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MUITO OBRIGADA.. respondeu tudo que eu precisava.
    mas quando canto não consigo deixar o palato alto sempre. no agudo mesmo perco o controle de tudo. rs isso é normal ?

    me falaram uma vez que beber agua e deixar agua um tempo na boca faz com que o palado se eleve.. realmente isso acontece, mas será que isso faz com que o palato se eleve também quando cantamos ?

    babidmc_
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: babidmc_
    · votar


    Quando canto nas notas mais agudas não consigo elevar o palato, o ar sai pelo meu nariz .. o nariz se abre e fica todo arreganhado kk .. fica parecendo aqueles narizes de folim .. horroroso... isso me incomoda. como faço pra cantar com o palato elevado na musica toda ? ¬¬
    outra coisa.. saida de ar pelo nariz quer dizer que a voz ta saindo anasalada ou nem sempre ?

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    babidmc_
    no agudo mesmo perco o controle de tudo
    Isso é falta de prática, falta de controle, no geral falta de técnica. Você adquire tudo isso em aulas de canto. :)

    me falaram uma vez que beber agua e deixar agua um tempo na boca faz com que o palado se eleve.. realmente isso acontece, mas será que isso faz com que o palato se eleve também quando cantamos ?

    Isso é papo furado. O palato vai levantar quando o ar sair totalmente pela boca, e o palato vai abaixar quando você estiver usando o nariz como saída pro ar. Pense na voz de palato duro como uma voz bastante metálica, que gasta pouco ar para se formar e o som é forte. Pense na voz de palato mole em uma voz mais suave, mais anasalada. Faça o exercício que eu te falei com a boca aberta em frente a um espelho e faça suas observações. Com o tempo você vai entender como funciona e vai conseguir fazer tudo sem nem pensar nisso.

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    babidmc_
    Quando canto nas notas mais agudas não consigo elevar o palato, o ar sai pelo meu nariz .. o nariz se abre e fica todo arreganhado kk .. fica parecendo aqueles narizes de folim .. horroroso... isso me incomoda. como faço pra cantar com o palato elevado na musica toda ? ¬¬
    outra coisa.. saida de ar pelo nariz quer dizer que a voz ta saindo anasalada ou nem sempre ?


    Nem sempre. O nariz faz parte da nossa ressonancia e na maioria das vezes o palato vai ficar em um meio termo, nem muito alto e nem muito baixo, fazendo com que assim a voz não saia nem tão metálica e nem tão anasalada.

    babidmc_
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Valeeeeeu! ;)

    Gansinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Joaozin
    Com o tempo você vai entender como funciona e vai conseguir fazer tudo sem nem pensar nisso.

    Se fizer aulas.

    Leopold
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Tem comentários nos tópicos que me assustam....

    babidmc_
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Leopold
    Tem comentários nos tópicos que me assustam....

    Como por exemplo o que ? kkkkkk
    ME AJUDE CARA! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palato Alto e Saida de ar