"A luta pelo palato mole" como foi com vocês?

    Autor Mensagem
    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07


    É incrivel, fico o tempo todo tentando jogar a voz pro palato mole, toda hora fico bocejando, tentando entender tudo isso, ...MAS NÃO DÁ! =\

    já tentei varias dicas, já li varios posts nesse forum, fico tentando levantar o palato na frente do espelho, meu professor até uma vez falo pra mim imaginar o céu, as nuvens...huauha, to loco pra entender o porque dele ter falado isso!

    E já to nessa luta ah uns meses, mas eu não consigo entender! Apenas tenho noção de quando tiro a voz da garganta...


    mas enfim,
    gostaria de saber se com vocês tambem foi assim?
    se demorou, quanto tempo demorou, se vocês conseguiram facilmente?!
    e outra, sentir a voz ressonando no palato mole é algo BEM DIFERENTE de outras regiões em que vocês cantavam, ou da pra confundir com a voz "lá no fundo"?! (de quando tentamos imitar um cantor lirico) por exemplo.

    obrigado
    (e quem tambem ta nessa, compartilhe ai conosco essa vontade imensa de querer aprender a cantar! \o/)

    Mento077
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    nao se preocupe com o palato mole. se preocupe com o som que ta saindo de vc, se ta agradando ou nao

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mento077
    nada...
    pra mim, o básico pra se "saber cantar", é jogar a voz no lugar certo (palato mole) e ter um apoio legal! caso não tenha isso, não pode-se dizer que sabe cantar de verdade.. =\ hehe

    mas é logico, tem as exceções, tipo algumas tecnicas que usa a garganta... mesmo assim, não pode se dizer que é uma tecnica 100% correta pois é prejudicial!

    estou errado?
    (pelo menos foi isso que meu professor disse, hehe)

    Facchini
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    nao se preocupe com o palato mole e cante com o coração \o/

    Mento077
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    vc nao precisa se preocupar em jogar a voz no lugar certo. Se vc estiver cantando certo, a voz vai pra la naturalmente.

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mento077
    Vish velho, mas tentar colocar a voz no palato mole eh umas das coisas mais basicas pra se cantar certo... Ou seja, vc nao vai conseguir cantar certo se nao jogar a tua voz pra la... =P

    Uma coisa depende da outra...

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Cara, tenta soltar ar quente.. Ta ligado? Tipo aquelas horas q tu vai ver se teu bafo ta ruim antes de falar com alguem... E tenta emitir um som, uma vogal de preferencia o "I".. Se vc sentir q esse som saiu sem causar nenhum esforço nem no seu pescoço e nem na sua laringe, eh pq provavelmente vc conseguiu jogar a sua voz pro palato mole..

    Espero ter ajudado!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Teu professor não consegue te ajudar de maneira efetiva, só com metáforas?

    "Meses" e não conseguiu nem acertar onde colocar a voz?

    E ele msm diz que a voz não está no local certo pra vc ou vc msm que acha isso?

    Quanto tempo vc faz aulas?

    Tem muita coisa vaga ai.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    · votar


    cybx
    então cara, isso ae eu já entendo..
    eu consigo levantar o palato mole, e cantar pelo menos um "ohhhh" com ele levantado (digo O...porque da pra mim olhar no espelho pra ver se o palato esta levantado, hehe)

    mas não SINTO diferença em mim!
    não consigo sentir a diferença, mas sempre ouço os outros falarem que eles sentem a voz "lá em cima", entende? =\




    Christhian

    E ele msm diz que a voz não está no local certo pra vc ou vc msm que acha isso?

    Ele me disse que minha voz ainda está um pouco na garganta!
    E fazendo os exercicios, até consigo sentir quando vai pra garganta e quando não vai... mas jogar exatamente pro lugar certo ainda não consigo! E ele mesmo disse isso.. (se bem que o modo que ele pede pra mim cantar nas aulas dele, me incomoda bastante! )

    Mas teve um dia, que eu estava na aula fazendo uns exercicios e uma hora eu consegui! Eu consegui sentir uma diferença (não tãooo grande, mas senti), e meu professor mesmo falo que eu tinha conseguido... só que não consegui continuar com a voz ali no decorrer do exercicio!

    ----------------


    Quanto tempo vc faz aulas?

    3 meses canto popular!
    Mas esse mês comecei tambem canto lirico, e final desse mês paro com o popular (que ta muito confuso, saio da aula com a garganta incomodando.. =\ )

    E to bemm confuso..
    Se bem que acho que meu problema maior não é em jogar a voz pro palato mole.. mas sim, sentir minha voz "lá em cima" como muitos falam!

    valew galera!
    abraço

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Ele me disse que minha voz ainda está um pouco na garganta!
    "Voz na garganta" é sinônimo de laringe baixa, com mal uso do apoio ou nenhum uso, apoiado msm na garganta. O problema pode não estar no posicionamento do palato e sim no uso do apoio diafragmático, o que convenhamos, é totalmente normal pra quem começou a fazer aulas agora.

    Seu(s) professor(es) não começaram a focar primeiro na respiração e no apoio? Foram direto pra tentar posicionar a sua voz?

    É muito pouco tempo de aula pra se dizer alguma coisa. Pelo que me consta, já tem tempo que vc vem tentando cantar sem professor nenhum. Isso pode ter demandado em uma série de vícios de posição e impostação que demandam muito tempo pra trabalhar. Peça mais atenção pro seu professor sobre o assunto. Afinal, já que vc está fazendo aulas, nada melhor que a pessoa que está vendo vc - e recebendo de vc - pra resolver isso. Ninguém aqui vai lhe dar dicas mágicas, acredite. E já vi uns absurdos aqui que levariam vc a cantar ainda mais errado.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    · votar


    Christhian
    Seu(s) professor(es) não começaram a focar primeiro na respiração e no apoio?

    Não porque eles me falaram que eu já tinha uma boa noção!
    (por já cantar em Coros a bastante tempo) e exercicios de respiração, apoio, eu sempre faço!

    -----------------------------

    Isso pode ter demandado em uma série de vícios de posição e impostação que demandam muito tempo pra trabalhar.

    Pode ser isso também! Porque fiquei praticamente 2 anos tentando cantar pela internet (msn, forum, apostilas, audio no msn...) só não fazia aula antes porque meu pai não me da apoio nenhum nisso! (só em violino mesmo, que é uma pena...)

    Agora que to tirando um dinheirinho ta dando pra fazer aulas!
    Mas por causa da internet, eu "descobri" muita coisa em mim... muito lugar diferente pra cantar, que até hoje eu nem sei se é certo!

    E parece que meus professores não me entendem! O.o haeheau

    --------------------------

    mas enfim,

    - vocês sentem a voz "lá em cima" mesmo???
    - é bem diferente a sensação de cantar com a voz no palato, e cantar na garganta?

    bom, mas vou dar um tempo continuar com as aulas e ver no que dá!
    (só tenho medo de já conseguir cantar com o palato mole, e não saber... por isso preciso saber como é sentir a voz la em cima, hehe)



    E valew Christian e todo o pessoal pela paciencia!
    E se essa conversa já encher o saco, tudo bem...
    porque talvez isso tudo seja apenas um desespero bobo meu pra aprender a cantar!!

    Abração

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Não porque eles me falaram que eu já tinha uma boa noção!
    (por já cantar em Coros a bastante tempo) e exercicios de respiração, apoio, eu sempre faço!

    Com base nisso? Mas não ouviram vc cantando? Velho, recentemente vc postou uma gravação no fórum onde algumas pessoas comentaram e disseram que vc não estava bem. Se o povo consegue sacar isso por uma gravação, como teu professor se baseia apenas no fato de vc ter cantado em coral e ter feito exercícios? Na boa velho, diga pra ele o que vc pretende cantar e peça uma opinião. Acho que a resposta pode ser duas: "Sua voz não está preparada pra isso ainda, vamos com calma" ou "Realmente, precisamos trabalhar o básico". Se eles não fizerem isso, reveja o professor. Respiração é parte fundamental do canto, não pode ser negligenciada assim.

    Todo professor coerente começa a trabalhar o básico com qqr aluno, msm que esse já tenha feito aulas. É a única maneira de se ter certeza acerca do correto aprendizado. O que ele pode fazer é, a partir do seu desenvolvimento, ter um tempo de maturação diferente. Agora pular o trabalho de respiração e apoio, se baseando no fato de vc ter cantado em coral... sinceramente, é a primeira vez que vejo isso.

    LEMBRE-SE: Apoio/Respiração é 70% do que vc precisa pra cantar.

    Vc é de SJC, não é? Tá fazendo aulas com quem?

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Christhian
    Mas não ouviram vc cantando?
    no primeiro dia de aula ele me pediu pra fazer uns exercicios de respiração pra ver se eu já tinha uma noção... ai ele me passo alguns exercicios e mando eu fazer em casa! e é isso que faço, procuro todos os dias fazer esses exercicios...

    e meu professor de Canto Lírico já me acompanha no Coro a quase 1 ano (que ele é chefe de naipe dos tenores)! E quanto a respiração, ele viu que eu já tinha noção da Intercostal, da respiração baixa... e não falo qual ao certo eu deveria usar, e sim que era pra mim descobrir qual o melhor jeito pra mim!



    ------------------

    Todo professor coerente começa a trabalhar o básico com qqr aluno, msm que esse já tenha feito aulas.
    É, o professor de canto popular não foi bem assim! =\
    Já o de canto lirico ta muito cedo pra dizer ainda...

    ------------------

    Quanto aos professores prefiro não dizer o nome deles, vai que eu esteja entendendo o modo deles de trabalhar errado!

    E quanto a minha gravação, não sei se você ouviu aquela do Rhapsody..
    aquela eu usei bastanteee o diafragma, tanto é que no final tava com a barriga (ou sei lah o que, rs) meio doendo!
    mesmo assim, pode ser que eu estaja usando errado..

    e de novo, valew ae Christhian! \o/
    ta me ajudando bastante com esses posts!!!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    aquela eu usei bastanteee o diafragma, tanto é que no final tava com a barriga (ou sei lah o que, rs) meio doendo!
    mesmo assim, pode ser que eu estaja usando errado..


    Certamente está. Nada deve doer. O apoio correto é apenas firme, e não com tensão a ponto de causar cansaço.

    Isso é uma coisa bem comum, tanto com relação a musculatura do abdomen como do pescoço. Quando a gente não consegue ainda ter o controle total acabamos tensionando para "tentar fazer".

    O engraçado é que exatamente por causa disso as coisas ficam mais difíceis. Normalmente colocamos um monte de amarras justamente por interferir demais, pq queremos cantar tal música, tal nota, mesmo que seja na força, ou simplesmente pq queremos aprender logo.

    No canto temos que ser pacientes e detalhistas. Sem isso não é possível alcançar um nível elevado.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cantante
    Isso é uma coisa bem comum, tanto com relação a musculatura do abdomen como do pescoço.
    Cara, que bom você ter me falado isso..
    sempre achei que eu tivesse serios problemas na garganta por muitas vezes ficar com uma leve tensão no pescoço (as vezes só de ter feito uns vocalizes)!


    No canto temos que ser pacientes e detalhistas. Sem isso não é possível alcançar um nível elevado.
    É verdade, to começando a perceber isso (que bom, porque tava quase ficando louco), rs

    mas esse desespero meu é consequencia de outras coisas!
    Porque o unico tempo que tenho pra cantar é umas 2 horas por dia na parte da tarde, depois do almoço! Durmo muito pouco e isso faz com que eu fique muito cansado o dia todo, ai cantar cansado...depois do almoço, até me extressa bastante... porque minha voz ta um lixo, não sai quase nada, fico nervoso por causa disso... enfim, felizmente isso tudo é besteira!!

    Cantante, valew pela ajuda ai!
    Vocês estão me ajudando muito!! Só de estar falando sobre isso já passa um pouco esse desespero ai!

    abração

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07 · Editado por: membro
    · votar


    Porque o unico tempo que tenho pra cantar é umas 2 horas por dia na parte da tarde, depois do almoço!


    Duas horas? é tempo pra caramba. Porque tanto? Imagine que se vc não está ainda com o relaxamento necessário, é um tempo a mais que vc detona a voz. Esse tempo é o tempo de treino de cantor lirico de renome, só que dividido em vários exercícios de aquecimento, relaxamento e vocalizes. Exercícios também geralmente passados por um fonoaudiólogo, exercícios esses (que com a ajuda dos softwares adequados (Dr Speech por exemplo) que são adequados para cada indivíduo, porque o que é bom para mim pode não ser tão bom para vc.

    Dormir pouco é uma desgraça mesmo, mas é mais importante usar esse tempo que vc tem para fazer um trabalho completo. Acho que um pulo num fonoaudiólogo (se vc já não foi) pode ser de grande ajuda.

    (espero que vc não cante logo depois que sai da mesa. Dá um tempo pra digestão, senão complica).

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cantante
    Duas horas? é tempo pra caramba. Porque tanto?

    que benção ouvir isso..
    achava que isso era muito, muito pouco... (comparado ao violino por exemplo) mas enfim.. voce tem razão, acabo detonando minha voz!


    cara, vocês me ajudaram muito!
    Esse tópico, esse desespero meu fez com que eu conversasse sobre isso com bastante gente, e além de me acalmar aprendi varias outras coisas!

    valew ae!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "A luta pelo palato mole" como foi com vocês?