Sobre vibrato, alguém me ajuda por favor ?

Autor Mensagem
    babidmc_
    Veterano
    # mai/12

Bom, já procurei aqui sobre vibrato e nada respondeu minhas dúvidas.
    É o seguinte .. Já notei que alguns cantores no canto popular tem um vibrato mais perceptivel, já outras a gente quase nem nota a presença de vibrato.
    Falo de pessoas que tem técnica .. Por exemplo, cantores seculares eu quase não percebo vibrato na voz de muito deles, e se existe um vibrato é bem discreto.. Já no gospel eu noto o vibrato muito fáciil nas vozes dos cantores e cantoras. Porque isso acontece?
    Outra coisa... Porque tem gente que consegue o vibrato nas notas agudas e outras não ?
    Vocês acham mais bonito uma voz com um vibrato discreto ou aqueles bem perceptiveis ?
    Não consigo perceber vibrato na minha voz, mas algumas pessoas falam que tenho sim .. queria ter um vibrato digamos que mais 'alto'. como faz ? rs

gravity
    Veterano
    # mai/12
    · votar

Bom, você canta popular não é? No popular, vibrato é técnica. Tem que treinar pra fazer mais rápido, mais devagar, mais intenso, mais suave, enfim dominar a técnica.
    Enfim, você vai precisar de aula. É um exercício baseado em metronomo, em cima de todas as vogais, não dá pra te explicar por texto, precisa de supervisão.

Boa sorte!

Gansinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar

O vibrato correto (no lírico) é aquele que acontece naturalmente quando você encaixa a nota da forma correta. No popular, ele pode ser "forçado". Em alguns estilos ele é mais utilizado, mas é apenas questão de costume.

O correto do vibrato é que você não force, mas que ele saia naturalmente quando você segure uma nota por algum tempo. O vibrato forçado é bastante feio até (na minha opinião), como os cantores sertanejos utilizam.

Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/12
    · votar

babidmc_
    SEMPRE use a busca e leia os tópicos fixos, por favor.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/#5058076

Abraços.