Pra que extensão se não combina com você?

    Autor Mensagem
    gravity
    Veterano
    # abr/12


    Aí turma, eu estava pensando sobre o assunto do título esses dias. Existe uma febre dentro do mundo da técnica vocal por agudos. Sei que isso já foi uma tecla batida por aqui, mas acho válido relembrar.
    Uma grande parte dos cantores se esquece da parte sentimental da voz, e até de outros detalhes técnicos importantes por conta dessa obsessão por notas altíssimas.

    Certo, pra quem curte rock e metal é algo muito esperado que o vocalista seja capaz de cantar agudo. Mas o ponto chave é que esse desespero por dominar voz mista, belting (e outros que eu nem conheço) é algo que precisa ser pensado antes, afinal cada voz é uma voz. São instrumentos, é claro, mas instrumentos diferenciados. A extensão de voz com certeza é algo que impressiona, é algo que dá uma versatilidade a mais pra qualquer cantor. Mas deve-se pensar que nem todos os timbres favorecem isso. O que adianta ter um domínio perfeito de belting se sua voz é escura e aveludada. O belting metaliza a voz. Pode deixar os agudos com um timbre extremamente contrastante (e horroroso).

    Me refiro especialmente aos que cantam em português, que é um idioma de muita articulação fonética, cantem até onde o timbre de vocês está agradável, pois agudos, por mais técnicos que sejam, se não forem de um timbre agradável, vão comprometer a interpretação. Pensem menos nos agudos e mais numa técnica uniforme que te ajude a transmitir emoção.

    Abraços

    TerraSkilll
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    gravity
    Pensem menos nos agudos e mais numa técnica uniforme que te ajude a transmitir emoção.

    Eu diria: busquem fazer uma interpretação com qualidade (com tudo que está associado a isso: extensão, timbre, afinação, etc).

    Duro foi ver a propaganda do Google associada:
    http://img12.imageshack.us/img12/5063/propagandaaula.jpg e "CANTO e INTERPRETAÇÃO"

    Abraço.

    gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    TerraSkill
    haha, essa propaganda deve ser spam.
    Enfim, o que digo não é que deve-se abrir mão da extensão, mas usá-la enquanto for bonita.

    francisalex
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: francisalex
    · votar


    Muito empírico isso.

    Eu acho notas agudas mais "bonitas" (e acredito que isso ocorra com muita gente) porque a maioria dos cantores de sucesso tem agudos fortes, bonitos e com brilho (Rock em geral , Whitney houston, Adele, Elvis entre muitos e muitos outros). Assim se chegou à lógica "errada" de que a voz aguda é mais bonita. Mas não é, johnny cash que o diga.

    E o que é "bonito ou não" é muito relativo, nao da pra avaliar apenas a extenção e se é confortavel ou não a execução da nota - Pelo menos pra mim, em certos contextos até aquela nota espremida e aguda ou a nota grave e soprosa soam bonitas. É só imaginar o Pavarotti cantando Since i've been love you (led) e o Robert Plant cantando Figaro. Acredito que esses cantores não decidem " Ahh acho que vou ultilizar o belting" (por exemplo), simplesmente usam o que fica mais sonoro para o seu timbre dentro do seu estilo ou por esse mesmo motivo fazem tal tecnica por instinto.

    gege_correa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    TerraSkilll
    Duro foi ver a propaganda do Google associada:


    francisalex
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Se esse cara viesse aqui no forum, na parte que ele sobe uma oitava (3 minutos) muitos iam falar que ele está errado. Isso que eu acho estranho.


    Spect
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    francisalex

    Soar bem e estar de fato usando as técnicas bem são duas coisas diferentes. Música é uma coisa muito expressiva, então um simples barulho de microfonia quando inserido corretamente pode soar genial. Ou pode soar simplesmente como barulho.

    Se eu ouço o cara e acho que ele soa bem, sem problemas, independente de técnica ou não. Mas não é por causa disso que é certo as pessoas tomarem esse tipo de postura como exemplo ou aconselharem outros a fazerem o mesmo, pois pode prejudicar a sua saúde a dos outros. Se alguém posta aqui algo que tá claramente forçando, mesmo que tenha uma boa sonoridade mas que possa vir a provocar danos no futuro, não vejo nada de errado em quem realmente entende do assunto criticar.

    francisalex
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: francisalex
    · votar


    O fato é, no canto popular, é meio que essencial "sujar" a musica, com "erros técnicos" afim de interpretação mesmo. Logo ele não está errado. Eu mesmo ja vi o damien rice ( o cara do video) fazendo La3 com voz de cabeça, mas pra melhorar a interpretação ele fez gritando mesmo. E o pessoal vai grilar comigo poq eu falei isso :S

    gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Interpretação é algo subjetivo demais.
    É por isso que deve ser bem pensada, mas antes de tudo,
    sentida. O que se usa é pra ser agradável, dentro do estilo.
    Gritar, por exemplo pode ser um recurso interessante, e também pode ser técnico (belting/rock style)

    Não é preciso abrir mão da técnica pra emocionar, mas usá-la de forma
    que valorize o vocal.

    francisalex
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: francisalex
    · votar


    É igual nutricionista. Uma vez que a pessoa (como tudo na vida há exceções) faz nutrição ela começa a ter hábitos alimentares mais saudaveis e acha que o estilo de vida de quem sempre come Fast foodies é inviável, quando existem pessoas que comem sim Fast foodies porém são felizes e saudáveis.

    O exemplo é idiota eu sei, mas o que eu quero dizer é que nesse caso a ignorancia é uma benção! O cara que estuda muito canto e "descobre" de todos os possíveis males que um grito pode trazer. Pronto, ele simplesmente vai abolir esse tipo de emissão vocal da sua interpretação.

    E geralmente os melhores interpretes, em muitos estilos, nao sao eximios cantores, técnicamente falando é claro. Aí vao dizer que muitos grandes artistas fazem aula de canto. Claro! Mas o que eu vejo na maioria das vezes não são cantores querendo ser mestres em técnicas, e sim diminuir o desgaste e prolongar a saúde vocal, ou melhorar a voz mesmo. Antes que interpretem que eu estou criticando de alguma forma quem leva a tecnica acima de tudo, muito pelo contrário, até os invejo pelo seu conhecimento e voz, e pretendo sim estudar canto(até certo ponto) assim como musica em geral. Só expus o meu ponto de vista.


    Ps: Apesar de não saber muito, ele claramente não usa belting no trecho que eu destaquei.

    Leopold
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    francisalex

    O seu exemplo é ruim, porque a pessoa pode até ser feliz, mas saudável ela não será.

    Para vocês que não tem o conhecimento técnico, não adianta querer entrar nessa área de discussão. Porque vocês tiram não sei de onde que o cantor técnico fica duro na interpretação. Isso é uma bobagem sem tamanho, coisa de vossas cabeças.
    Ninguém aqui saberia dizer UM cantor que faça isso (pensar demais em técnica) e que vocês percebam.
    Isso geralmente é desculpa de quem quer achar um motivo para não estudar, uma justificativa, e essa é a mais furada de todas.

    Leopold
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    gege_correa

    Cai cai balão??? Noooossa muito útil.

    rasjr1305
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara voce tem que fazer seu estilo, sem prejudicar sua voz. O meu maior exemplo eh o Mike Vescera. Ele nao canta nenhuma nota acima do E sem estar no falsete ou voz de cabeça. Veja a versao dele de Separate ways
    http://www.youtube.com/watch?v=hUrXc5h9UxU totalmente em falsete ou voz de cabeça, ficou pior que outras versoes ? Acho que nao, eh definitivamente a versao metal dessa musica. Concentre-se em seus pontos fortes primeiro, depois se aventure nos agudos !

    Gansinho
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    rasjr1305
    Pô cara, pra mim, essa versão não chega perto da do Andre Matos, hehe.

    francisalex
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: francisalex
    · votar


    Leopold

    Isso geralmente é desculpa de quem quer achar um motivo para não estudar, uma justificativa, e essa é a mais furada de todas.

    Fiquei com medo que pensassem isso, bem, fique a vontade pra me julgar.
    Acredito que pra quem estude canto seja dificil ver esse ponto de vista, pois talvez o estutante estaria viciando negativamente (em um ponto) a arte e a didática que acredita e treina.

    Primeiro que não estou dizendo que isso é uma condição inerente ao estudante de canto, e de fato não é uma coisa que deva desencorajar pessoas a entrarem em aula de canto. É simplesmente um ponto a se explorar.

    Você sugeriu que eu nao sou "digno" (risos) de entrar nesse tipo de discussão pois eu nao tenho conhecimento técnico. Pois eu digo que vc não é nada imparcial ao discutir sobre o assunto , por um motivio óbvio, vc estuda canto, o que remete ao que eu disse no primeiro parágrafo.

    Como eu disse mais acima é só imaginar qualquer cantor técnicamente impecavel (que vc conheça) cantando Since i've been love you (led), para desvincular do meu gosto, pode imaginar tambem o mesmo cantor cantando ; bebete vaobora (jorge benjor), ne me quitte pas (versão Maysa), Disparada (versão Jair rodrigues), não deixe o samba morrer (Alcione), Homem com H (ney). Lembrando que tudo isso é em relação ao canto popular.



    Ps: "...mas saudável ela não será." Este não é o assunto do forum, mas vc está equivocado.

    francisalex
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: francisalex
    · votar


    Alias, não posto mais sobre esse assunto, num quero render discussão nao. So expus meu ponto de vista. Boa noite Galera.

    Abraços!

    gravity
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: gravity
    · votar


    francisalex

    Veja o cantor como um guerreiro. Pode ser um exemplo estranho mas vai servir. O guerreiro que tem um motivo muito forte pra lutar (emoção) vai lutar menos eficientemente numa guerra porque treinou, se preparou muito e sabe usar bem as armas?
    Não faz o menor sentido não é?

    Em qualquer arte, o domínio da ferramenta usada só vai aumentar sua capacidade de expressão. Nunca diminuí-la.

    Abraço

    gege_correa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Leopold
    Cai cai balão??? Noooossa muito útil.
    Super dicas kkk

    Leopold
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Você sugeriu que eu nao sou "digno" (risos) de entrar nesse tipo de discussão pois eu nao tenho conhecimento técnico.

    Pode parecer que foi isso, mas não foi. O que quero dizer é que quem não tem o conehcimento técnico sempre vai acabar errando em algumas questões porque "acha" algo sem comprovar na prática, ou seja, se você não formou a voz, não tem aqueles benditos anos de observação e estudo, fica difícil perceber todas as nuances dos cantores e saber exatamente o que eles estão fazendo.
    Com base nisso pelo que a pessoa ouve e seu gosto pessoal vai tirar suas conclusões, mas como eu disse, ninguém saberia dizer se um cantor altamente técnico vai ficar "duro" na interpretação mesmo porque um cantor altamente técnico faz o que qusier com a voz, inclusive cantar sem técnica se assim o desejar ou com um técnica errada, vamos dizer.
    Isso é ter domínio do instrumento, vc faz o que quiser.
    Muitas vezes vejo por aqui e fora, gente dizendop isso que técnica deixa o cantor duro, etc, etc, mas com o passar do tempo estas mesmas pessoas vão fazer aula e mudam o discurso.

    Qunaot ao outro assunto, você está querendo dizer que quem come Fast Food sempre será saudável??? Acho que não hein..

    francisalex
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Desculpa mas esse cara é insano de bom.



    Joaozin
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara é foda pra mim, é foda pra mim que sou barítono e nasci ouvindo rock. Hoje tenho uma banda e evito tocar várias musicas que eu e o pessoal gostamos pelo fato de serem musicas extremamente altas para mim. Eu acho que com aulas e estudo, independente da sua extensão, você pode conseguir cantar muito bem sim, mas é uma decepção você querer cantar uma música e não conseguir porque não alcança tal nota. E transpor é legal, mas e quando você precisa transpor, por exemplo, 3 tons abaixo pra cantar uma música? Perde a originalidade, não fica tão bom.
    Meu violão é afinado 1 tom abaixo já para facilitar as coisas, mas vocês já ouviram o som da afinação normal comparada à 1 tom abaixo? Não sei se é questão de gosto, mas a afinação normal é muito mais agradável aos ouvidos e bonita!

    gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Joaozin

    É aí que tá. O cara podendo ser um grande volante teima em ser atacante. Só vai jogar a carreira dele fora né! Você pode gostar de ouvir rock, mas se acha que não se sai bem cantando as músicas que vc conhece vc tem 2 escolhas:
    Compor suas próprias músicas, dentro da sua voz, ou cantar um estilo mais adequado. E sai dessa de violão 1 tom abaixo, isso pode te atrapalhar se for usado em tudo o que vc canta. Pense bem.

    Joaozin
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Joaozin
    · votar


    gravity
    Sim, por isso eu estou estudando teoria, para ajudar nas minhas composições próprias (já pensei muito nisso que você falou!). Mas você diz que 1 tom abaixo pode me atrapalhar, em que sentido?

    francisalex
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Se vc for Barítono mesmo, com estudo e treino consegue ter uns agudos bem legais. É só não desistir.

    gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Joaozin

    Atrapalhar no sentido que vai dar uma referência muito incomum ao seu ouvido. Volte à afinação original.

    rasjr1305
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Joaozin

    Falsete cara ! Ja ouviu falar do Axl Roses ? Do Mike Vescera ?
    Claro, procure orientaçao para treinar essa tecnica.

    gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    rasjr1305

    Falsete não é técnica. É um registro da voz. A técnica pode deixá-lo mais maleável e mas versátil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra que extensão se não combina com você?