Acompanhem minha evoluçao

Autor Mensagem
rafabrand
Veterano
# mar/12


Sou novo no forum e por isso resolvi postar um pequeno depoimento da minha evoluçao.
Comecei a estudar canto a dois anos.
Sempre fui nulo em musica e comecei a aprender violao.
Nao tive estimulo musical durante toda minha vida, entao sempre fui muito desafinado mesmo e fora de ritmo.
Entao decidi a aprender a cantar pra acompanhar o violao e comecei a fazer aula de canto
No começo apos aquecer a voz tinha a seguinta extensao:
Fa#2 Fa2 -Si3, e fazia vocalizes com dificuldade. Sempre muito desafinado, nao podia nem cantar trechos de musicas no tom sem o prof.
Apos 7 meses de aula fui obrigado a mudar pra uma cidade sem prof de canto. Sempre mantive algum contato com o antigo prof e de vez em quando fazia uns vocalizes que tinha aprendido, mas cantar uma musica razoavelmente no tom era impossivel, entao perdi um pouco a motivacao e raramente praticava.

Como tinha um xbox decidi comprar o beatles rockband!!! E apos 3 meses cantando tive uma boa evolucao, nao conseguia cantar direito nem no facil e depois tava no expert. Tudo foi na brincadeira mas Isso me ajudou um pouco a perceber o tom e cantar um pouco melhor, e me motivou a continuar.
minha extensao ja tava melhor F2-D4, as vezes conseguia comecar a vocalizar em F2

Depois vi que para avancar tinha que treinar melhor o ouvido, e por orientacao achei o programa ear training. comecei a praticar um pouco, e comecei a ter mais diciplina para os vocalizes, fazendo com um violao e olhando com um tuner pra tentar nao sair muito do Tom.

Agora minha extensao melhorou muito, comeco vocalizes em E2 e vou até G4, mas a partir D4-G4 nao é uma coisa tao estavel pois as vezes ja sai falsete em E4 as vezes em F#4

E na pratica melhorei muito mesmo, nas musicas que estao no meu tom ja canto razoavel. e posso cantarolar uma musica pra alguem sem pagar mico!

Abraços

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand posta um video ai fazer E2 até G4

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


fazendo***

TerraSkilll
Veterano
# mar/12 · Editado por: TerraSkilll
· votar


rafabrand
Acompanhem minha evoluçao

Acompanhei.

Abraço.

Edit: quer que comentemos sua evolução? Seus "métodos"?

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand posta um video ai fazer E2 até G4

Algo me diz que eu não vou querer ver isso.

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


Leopold nao desencoraja o cara, senao ele nao posta, e eu quero ver ele fazendo poxa

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


leviribeiro

Como diria a minha vó: Ai minhas "alma"...

rafabrand
Veterano
# mar/12
· votar


TerraSkilll
Comente o que vc quiser inclusive meus metodos, todos os comentarios sao bem vindos, desde que sem agressao.

Quanto aos meus 'metodos'. Na verdade sao 2, tento praticar 10 a 20 minutos de vocalizes junto com o violao apos aquecer a voz e quanto ao ouvido, faço exercicios para reconhecer intervalos

e quanto Vocalizar E2-G4, talvez tenha sido mal interpretado, nao tenho uma boa qualidade em E2 e F2 e D4-G4, nao estou dizendo que é minha tessitura, mas é uma forma de medir minha evoluçao.

Abraços

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand

Não adianta contar esse Sol4 porque é em falsete. No pau em voz plena vc pega um ré4. Essa é a questão.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/12
· votar


rafabrand
mas é uma forma de medir minha evoluçao.
Extensão nunca foi uma forma de medir evolução.

A única maneira de se "medir" evolução na aula de canto é: cantando.

rafabrand
Veterano
# mar/12
· votar


Christhian
Concordo, tem que conhecer sua voz, seus limites e notas em que a voz atinge mais brilho, coisas que estou começando a ver
[/b]Rafabrand
[i][/i]E na pratica melhorei muito mesmo, nas musicas que estao no meu tom ja canto razoavel. e posso cantarolar uma musica pra alguem sem pagar mico!
[b]
Leopold
não é a questão

coloquei esse dado como indicativo, não imaginei que a discussão iria se
limitar a isso...

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand

È a questão sim e está se limitando a isso porque é uma informação errada.

rafabrand
Veterano
# mar/12
· votar


Leopold
Se vc recorta uma frase do texto é claro que soa falso.

Se vc ler bem o que escrevi eu mesmo disse que vou até D4 com uma sonoridade razoavel. Mas algumas das notas quando vocalizo o som nao sai claro e limpo, apenas as notas do meio saem boas. E d4-G4 nao é bom, os falsetes tb nao soam bem.

Como disse estou aprendendo a cantar, ainda tenho muita dificuldade, musicas mais complexas nao consigo cantar, desafino bastante e a voz sai arranhada.

COmparando com antes, tive um grande avanço, isso que quis dizer. sobretudo nos ultimos 3 meses, que estou me dedicando mais.

Quando abri esse Topico o objetivo seria mais buscar dicas e conselho do pessoal do forum
Abraços

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


Rockband ainda vai render muitos tópicos como esse.

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand
Se vc recorta uma frase do texto é claro que soa falso.

A objetividade é marcada pela simplicidade :)

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand posta um video ai fazer E2 até G4 (2)

Bom, não tem jeito, depois de tudo o que vc falou é melhor mesmo vc postar um vídeo mostrando o que é isso que vc está fazendo e como.

TerraSkilll
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand
Quando abri esse Topico o objetivo seria mais buscar dicas e conselho do pessoal do forum

Pois é, mas seu primeiro post não dá a entender isso. Por isso até perguntei.

Concordo, tem que conhecer sua voz, seus limites e notas em que a voz atinge mais brilho, coisas que estou começando a ver

Mais que isso, se o que você almeja é ser um cantor de fato, a recomendação geral é que você faça aulas. Entenda: é uma recomendação, não uma obrigação. É a única dica que posso te dar, da altura do meu conhecimento atual em canto.

Como disse estou aprendendo a cantar, ainda tenho muita dificuldade, musicas mais complexas nao consigo cantar, desafino bastante e a voz sai arranhada.
COmparando com antes, tive um grande avanço, isso que quis dizer. sobretudo nos ultimos 3 meses, que estou me dedicando mais.


Vai chegar uma hora em que você vai entender que seus métodos limitam mais sua evolução do que ajudam. Mesmo que seja a única forma que você encontrou de estudar, não creio que esteja nem perto de ser adequado se basear em um videogame como parâmetro de evolução, muito menos estudar por conta.

Abraço.

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


rafabrand posta um video aih po, fazendo E2 até G4....
pegando C3 como dó central, cas 1 da corda 2 da guitarra...

tipo, extensão é uma coisa, pegando C4 como dó central, casa 1 da corda 2 da guitarra, padrao americano...
abaixo de pra mim só vai com registro basal, fry, aquela voz de qdo acorda demanha cedo... vou até quase C1, mas sei la, nem conta, é registro de pulso, muito pouco volume, só o fry mesmo...

A partir de C3 fica decente, um B2 tbm vai.


em B4, C5, começa a regiao de quebra de registro, começa o mixed

em G5, por aí só half belting, tipo aquela voz da immigrant song, saca?

em C6 começa a vir whistle, aqueles agudos q parecem assovio...

"controladamente", consigo até um F6 no whistle, a aprtir daí vai do dia, do quanto eu dormi, do "jeitinho" que faço... já cheguei num E7, mas é um apitinho fraco de nada, que nao serve pra bosta nenhuma.

disso tudo, de C1 - C6, oq realmente uso é C3 - C5, e algumas musicas que tem half belting, falsetes, até C6..

e tbm eu nao fico treinando isso direto, eu treino na minha tessitura, vez ou outra eu vejo onde via minha extensão só pra "acompanhar" a coisa...

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


abaixo de pra mim só vai com registro basal, fry,
*** abaixo de G2

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


Isso aqui está ficando cada vez mais esquisito...

Villts
Veterano
# mar/12
· votar


HAUEHAEUAHAUEHAUEH em pensar q eu era assim...

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


é esquisito mesmo

TitoOliveira
Veterano
# mar/12
· votar


Pessoal tem uma obsessão com esse lance da extensão vocal...
Fazem 2 meses que estou fazendo aula e não faço a mínima idéia da minha extensão e nem faço questão de saber. Como o Christian falou, pra medir o teu avanço no canto, tem que ver o quão melhor tu está cantando. E isso não tem nada a ver com a extensão, afinal não adianta nada tu ter 5 oitavas de extensão deixando a voz cair na garganta e soprando os graves e agudos.

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


Pior é que o pessoal só pensa que tem uma extensão enorme.

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


Leopold
Pior é que o pessoal só pensa que tem uma extensão enorme.

Ui!!!

Esse é mais um tópico dos clássicos que merecem o "Chuuuupa FCC"... haha.

Um aceno de longe!!!

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


TitoOliveira falei da extensão pq o cara comentou sobre extensão, e como eu falei, nos extremos, fica um apito de chaleira, ou uma madeira rangendo, ou seja, não serve muito no canto....

Evolução no canto é que nem academia, tu vai la, faz, treina, daqui a uns meses tu começa a perceber q algo melhorou e tals, aí que é o real aprendizado e tal...

Por outro lado, essa piração de extensão é algo que me interessa, não porque eu acho que pra cantar bem tem que ter nao sei quanto de extensão... Mas também muitas vezes é assim, tu começa a estudar, se pira em algo, sei lá, belting, aí fica pilhado pilhado pilhado, aí depois passa essa coisa e tal, aí o cara se pilha lá nos falsetones, e por aí vai....

É que nem qdo vc ta aprendendo a tocar guitarra, aí começa a fazer hamonicos, é harmonico aqui, harmonico lá, harmonico assim, harmonico do zakk wylde, é algo natural.

Não tem como comparar a conversa de gente madura na tecnica vocal com quem ta começando... saca? Então não tem como ficar condenando isso, porque faz parte do crescimento de cada um no canto.

=)

Gansinho
Veterano
# mar/12
· votar


leviribeiro
Não tem como comparar a conversa de gente madura na tecnica vocal com quem ta começando... saca?

Isso não tem nada a ver. Eu não sei nada de canto e não tô nem aí pra minha extensão. Alcanço uns falsetes loucos aí, porém ridículos.

Extensão é uma coisa que aumenta naturalmente com o seu estudo. Quanto mais técnica você tiver, provavelmente sua extensão vai aumentar, pois você vai conseguir alcançar as notas da maneira correta.

Se preocupe em cantar bem, com saúde. O resto vem junto.

Leopold
Veterano
# mar/12
· votar


Vejam, as questões de extensão e tessitura servem para que realmente?

Já vi vídeos no youtube onde o pessoal coloca: XXXX oitavas de voz e começa o vocalise com algo similar a um arroto mal feito e termina com apitinhos de pouca masculinidade.

Eu me pergunto, qual a razão disso? Em que isso torna melhor o cantor? Sem contar que esses sons que são feitos não servem para absolutamente nada em se tratando de canto. Com isso pensam ter uma extensão enorme porque contam grunhidos e barulhinhos esganiçados.
Ora, não tenho nada contra a experimentação, mas isso para o canto não tem nenhuma aplicação que se preze. Não afeta em nada, não melhora em nada, só serve como fonte de informação errada.

Extensão grande só serve para quem sabe usar para cantar, aplicar isso na interpretação, no todo. Essas coisas vistas isoladamente não sao nada. Cantar bem é o todo, o conjunto, PRINCIPALMENTE nas nuances, nos detalhes que se consegue executar.
Eu conheci cantores de extensão verdadeiramente grande, mas a maioria tinha a voz desequilibrada ou seja...cantavam mal. Talvez por se concentrarem numa suposta vantagem que acham ter sobre os outros pobres mortais que não alcançam tais notas de gosto sempre duvidoso.

A preocupação maior sempre deve ser em dominar a voz completamente. Nenhum cantor sério, que tem objetivos bem delineados, se dá ao trabalho de ficar perdendo tempo com isso. Ele estuda e ponto. Estuda para deixar a voz equilibrada. As notas que alcançará serão a soma entre o que a natureza lhe deu mais o seu entendimento técnico e disciplina.

Uma boa técnica permite alcançar os limites com qualidade sonora, não qualquer miado espremido na garganta.

E quem estuda realmente tem o discernimento de até onde pode ir, tanto como qualidade sonora, como preservação vocal.

Esse tipo de coisa serve só como curiosidade, talvez nem isso, porque a mim por exemplo pouco importa onde um ou outro chega. Me importa se canta bem, se sabe o que faz, se tem domínio, se entra na música a ponto de se confundir com ela.
Esses sim são atributos válidos. Para mim, é claro.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/12
· votar


90% do meu repertório faço com menos de uma oitava e uma quinta, fácil.

Gansinho
Veterano
# mar/12
· votar


Christhian
Canta Queensryche com 1 oitava Chris.
auhauhuha :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acompanhem minha evoluçao