Duvida sobre Belting

    Autor Mensagem
    Felipe B.
    Veterano
    # jun/08


    Gente, to com uma duvida meio idiota, mas que ta me matando aqui..
    Dei uma pesquisada em uns topicos a respeito e belting e nao encontrei TUDO o que eu queria saber, ainda to com uma duvida meio estupida...lá vai haha

    Belting é por natureza uma tecnica do canto lirico ou do popular? Dá pra aprender a tecnica tanto no popular quanto no lirico??

    Gansinho
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Isso fica pro Cantante responder.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Felipe B.
    Cara, belting é uma técnica usada em musicais, com uma configuração bem diferente da usada no canto lírico. Não me lembro de nenhuma menção ao belting em nada que eu tenha estudado a respeito de Lírico. Até pq uma das antíteses é a laringe mais alta e a configuração de apoio é muito bruta, quase sem dinâmica, com muita compressão. Em geral, os profissionais que conheço costumam até meio que comparar a 'gritos'.

    Abraços.

    Felipe B.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Hmmm, entao seria mais apropriado procurar um professor de canto popular pra ensinar a tecnica, Já que o lirico tem algumas contradiçoes em relaçao ao belting?


    Ah, tenho outra pergunta, talvez um quanto idiota, mas se o belting é tao diferente dentro do conceito do canto lirico, existe alguma tecnica dentro do canto lirico que se aproxime do belting?

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Felipe B.
    se o belting é tao diferente dentro do conceito do canto lirico, existe alguma tecnica dentro do canto lirico que se aproxime do belting?

    você "auto-respondeu" sua pergunta.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Felipe B.
    Hmmm, entao seria mais apropriado procurar um professor de canto popular pra ensinar a tecnica, Já que o lirico tem algumas contradiçoes em relaçao ao belting?

    Eu acho que não. Eu, por exemplo, canto literalmente de tudo, de Pop a metal e rock, que inclusive é a minha praia. E nunca tomei nenhuma aula fora do canto lírico. Aprendendo a usar a técnica de maneira mais refinada como no canto lírico, vc consegue aprender a abrir mão dela tb quando necessário, mas com a segurança de quem sabe o que está fazendo nos outros 90% do tempo que vc não vai usar o belting.

    Sinceramente não vejo nenhuma vantagem em estudar com um professor que não seja tão habilitado com a base técnica do canto lírico, apenas por causa do belting. Você vê vantagem?

    se o belting é tao diferente dentro do conceito do canto lirico, existe alguma tecnica dentro do canto lirico que se aproxime do belting?
    Isso está realmente respondido. Mas sejamos lógicos: Aprendendo como usar sua voz com virtuosidade, como sugere o canto lírico, haveria alguma necessidade vocal que vc não seria capaz de suprir? Novamente, me tomo como exemplo. Eu, sinceramente, tenho toda a minha técnica de apoio extraída do canto lírico. Com isso e com a consciência da preservação vocal, me sinto totalmente seguro em cantar qqr coisa.

    Abraços

    sanches10
    Membro
    # jun/13
    · votar


    O Belting é usado no Black?

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    A rodo.
    E se eu não me engano, essa inhaca veio de lá.

    gravity
    Veterano
    # jun/13
    · votar



    A rodo.
    E se eu não me engano, essa inhaca veio de lá.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Inhaca só pra quem usa errado...
    O belting bem feito é super interessante

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Até agora eu não vi ninguém que afirme usar isso que não cante na garganta. Pra mim belting é só grito mesmo.

    sanches10
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Pra mim belting é só grito mesmo.
    o belting é basicamente uma técnica para gritar não é? '-'
    No black no Brasil só conheço uma cantora que usa isso muito bem, .deise Cipriano (fat family)
    ela sabe gritar UHAUSXHAUHSA

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    sanches10
    o belting é basicamente uma técnica para gritar não é? '-'

    A técnica tradicional já ensina a "gritar" suficientemente bem. Na minha opinião, não precisa inventar nenhuma técnica mirabolante pra isso. Principalmente se essa "técnica" consistir basicamente em pegar os agudos em voz de peito, com uma abertura exagerada.

    Claro que o resultado a longo prazo é uma voz balançada e soprosa, como as da Celine Dion e da Mariah Carey.

    sanches10
    Membro
    # jun/13
    · votar


    gosto do belting por causa que ele atrasa o registro de cabeça, assim consigo mais agudos em voz de peito :)

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Mas qual a vantagem disso?

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Acho que essa coisa de ficar criando teoria da conspiração em nomenclaturas é coisa de rato de fórum, o lance é aprender a apoiar direito e ir buscando sua voz com consciência neuro-muscular através de articulação. Ficar matutando se faz mal ou bem é muito relativo, tem muitos fatores em jogo, o lance é se conhecer.

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Não se trata de "matutar" a respeito de nada. Em matéria de canto existe aquilo que funciona e aquilo que não funciona, e isso independe do "autoconhecimento" do cantor. É fisiológico.

    O caminho é aprender a técnica correta para aí sim se conhecer e saber o que serve e o que não serve para si.

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Em matéria de canto existe aquilo que funciona e aquilo que não funciona(relativo), e isso independe do "autoconhecimento" do cantor. É fisiológico(exatamente, e fisiologicamente todos nós somos diferentes, querendo ou não. Alguns tem cordas vocais falsas maiores, tamanho de crânio, dentição, etc ).

    Como Glenn Hughes(belter a vida toda) ainda ta um regaço com quase 70 anos? Ele ta errado? Creio que não. Entendeu o ponto? Não disse que a discussão é inválida, só acho que dizer alguma coisa é categoricamente ruim é muito "perigoso" quando estamos falando de algo orgânico.

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: McBonalds
    · votar


    GutyRodrigues
    Como Glenn Hughes(belter a vida toda) ainda ta um regaço com quase 70 anos?

    Porque ele coloca tudo no nariz o tempo todo e faz os agudos em falsete (quase o mesmo caso do Roberto Carlos, sem a parte dos agudos). Como todos os outros, a voz dele balança nos agudos e tem um timbre feio por causa da nasalização excessiva.

    Mas mesmo que ele fosse bom, não significaria absolutamente nada em relação à eficácia do tal belting. Ele poderia simplesmente ser o ponto fora da curva, uma das vozes resistentes que tem por aí. Mas nós, estudantes de canto, não podemos nos nivelar por essas vozes.

    Não disse que a discussão é inválida, só acho que dizer alguma coisa é categoricamente ruim é muito "perigoso" quando estamos falando de algo orgânico.

    Perigoso é adotar qualquer técnica mirabolante que se propõe a fazer a mesma coisa (cantar agudos) que uma técnica sólida e que vem mostrando bons resultados há séculos, mas de uma maneira muito mais arriscada e prejudicial.

    GersonM
    Membro
    # jun/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    Eu realmente não consigo entender a atitude de algumas pessoas no fórum. Um entra na discussão chamando os outros de enroladores, outro de rato de fórum, assim, do nada, de graça. Rato de fórum pra mim é quem faz isso.

    Se não concorda com alguma afirmação ou com que está escrito, se refira apenas ao conteúdo...mas não, preferem entrar jogando pedras nos outros. E pior...são sempre aqueles que não entendem do assunto e que vão na base do achismo.

    Não dá pra entender...

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    McBonalds e GersonM

    Não discordo de vocês(tirando as partes subjetivas sobre o que é bom, ruim, feio ou bonito). Se alguém se ofendeu, me desculpem, palavreado pesado o meu realmente, internet é complicado, tem que ser bem polido.

    O meu post foi direcionado a molecadinha nunca fez aula, vive se matando em casa e no ensaio da banda nos fins de semana e entra aqui vomitando "eu uso belting porque bla bla bla, mas sei que com cobertura e laringe baixa é mais saudável", sendo que o gafanhoto juvenil ainda nem sabe apoiar direito.

    Vocês que já são cobra criada não deviam nem ficar dando bola pra fórum.

    GersonM
    Membro
    # jun/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    GutyRodrigues

    Vocês que já são cobra criada não deviam nem ficar dando bola pra fórum.

    Pois olhe, eu aprendi bastante coisa por aqui. Claro que o meu aprendizado não é o mesmo de quem está começando, mas abriu os meus olhos para várias questões de comportamento meu, por exemplo, e de o que pega mais para os iniciantes. Para mim rendeu uma coisa bem interessante que espero conseguir fazer em breve.

    Aqui, apesar de haver um gosto um pouco mais específico por um tipo de música, é um bom termômetro para ver como as pessoas reagem ao que estamos fazendo, gravando, etc. Como não há a responsabilidade de agradar ninguém nos comentários, as pessoas falam o que pensam mesmo e isso é bem útil.

    Da minha parte, tenho visto que apesar de não ter como ensinar pra garotada a técnica através de texto, as vezes um comentário que vc tem a felicidade de fazer da maneira certa, abre o olho daquele que não sabe nada ainda. Não precisa ser muito não, as vezes uma observação fará muita diferença pra quem está lendo.

    Confesso que o maior desafio é encarar essa molecadinha a qual vc se refere, porque tem cara que é teimoso, mesmo sem saber lhufas, mas, se ajudar alguém, tá bom.

    :o)

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Esse é o espírito que devemos seguir GersonM :D

    AndreGWild
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Alguém realmente sabe fazer Belting?
    Tenho muitas duvidas, e se possivel gostaria de ouvir audios, eu faço aula de canto mas o meu professor sempre "troca" de assunto quando eu falo sobre isso.
    E sim, eu ja domino apoio e tudo mais, e eu ja faço uma especie de belting "mal feito" e quero aperfeiçoar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Belting