Sobre projetar a nota na mente antes de cantar

    Autor Mensagem
    Facchini
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Facchini


    Olá...

    Faz anos que não venho aqui! Procurei algo na busca e não encontrei muita coisa... Enfim, vamos a minha dúvida:

    Estou fazendo aulas de canto e talz... E por tempos venho percebendo que eu desafino com facilidade (hoashoehsaoehw)... O líder do meu grupo vocal me disse que uma das minhas dificuldades é que eu "afino" a nota antes de cantar, por ex., eu sempre dou a primeira nota (por um décimo de segundo) semitonada, e depois corrijo logo em seguida.

    Em uma das aulas, comentei isso com meu professor, e ele me disse que uma das dificuldades de alguns músicos é de projetar a nota na cabeça antes de cantar, ou seja, de pensar na nota e cantar ela direto e direito. Ele fez alguns testes comigo no piano, de tocar a nota, eu ouvir e pensar na nota, e tentar reproduzir direto ela... no entanto eu não consigo e sempre canto uma nota semitonada da que ele pede no piano.

    Como eu corrijo um problema como esse? Na afinação da voz mesmo, como se eu "apertasse a casinha errada do violão" na voz. É apenas treino, treino e treino? Mas treino voltado à que exatamente?

    Não sei se me fiz entender... Mas ta ai a dúvida.

    Abraços!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Facchini

    A "semitonada" que tu falas é no sentido (incorreto) de desafinação, certo?

    Porque, se não for, tu pareces ter um processo bizarro de reprodução transposta inconscientemente. Hehehe.

    Se for no sentido de desafinação, o que acontece é que tu emites a nota desafinada, normalmente em alguns comas, no início e vai subindo (ou descendo), conforme for, até chegar à nota correta. Isso é o que se chama tecnicamente de portamento. Que pode ser usado como ornamento em música, mas não é pra ser a regra.

    É apenas treino, treino e treino?
    Eu acredito que sim.

    Mas treino voltado à que exatamente?
    Percepção musical + solfejo.

    Espero que mais mais alguém possa te ajudar e te dar certeza (ou não) do que eu te disse.

    Abraço!

    o/

    Facchini
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Facchini
    · votar


    É exatamente isso:
    Se for no sentido de desafinação, o que acontece é que tu emites a nota desafinada, normalmente em alguns comas, no início e vai subindo (ou descendo), conforme for, até chegar à nota correta. Isso é o que se chama tecnicamente de portamento. Que pode ser usado como ornamento em música, mas não é pra ser a regra.

    Portamento...
    Pois é, o que tenho feito é praticado solfejos mesmo...
    Nem sabia que tinha nome de técnica pra isso e tal... Meu problema é que eu não consigo não fazer esse portamento... aeojheohaaho

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Facchini
    Procurei algo na busca e não encontrei muita coisa...

    Fala muleque! :)

    Então: glissando, glissoportamento, portamento, pegar a nota por baixo. São alguns dos termos que você vai encontrar na busca.

    Em uma das aulas, comentei isso com meu professor, e ele me disse que uma das dificuldades de alguns músicos é de projetar a nota na cabeça antes de cantar, ou seja, de pensar na nota e cantar ela direto e direito.
    Só o fato de pensar na nota, não resolve. Isso é, de fato, um vício, mas a técnica vocal serve exatamente para que seu corpo faça adequadamente o que sua cabeça deseja fazer. Portanto se a parte rudimentar não estiver funcionando de acordo, não adianta só pensar; isso aliás, pode jogar contra você, pois quanto mais pensamos durante o canto, mais artificial fica.

    Sinceramente, ele (seu professor) é quem falha. No momento em que ele detecta esse problema, alguns exercícios devem ser incluídos para corrigir o problema, sempre cobrando de você 'atenção' durante os exercícios.

    Exercícios de apoio, stacato, stacato & legato no mesmo arpejo, exercícios de coloratura são só alguns dos que podem fazer uma grande diferença na solução do problema. Cobre isso dele.

    :)

    Abraços!

    Facchini
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Christhian

    Maravilha, valeu mano!
    Vo procurar na busca esses termos e aprofundar o assunto com ele =)
    Duro é ter disciplina pra corrigir cada vício, ou cada problema, ou cada coisa mínima na voz ou na minha cabeça mesmo aehoheoahoae... É um trabalho lascado pra aprender a cantar... Mas vale a pena! xD
    Mas ok, já valeu já o tópico.
    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre projetar a nota na mente antes de cantar