Autor |
Mensagem |
Facchini Veterano |
# set/11 · Editado por: Facchini
Olá...
Faz anos que não venho aqui! Procurei algo na busca e não encontrei muita coisa... Enfim, vamos a minha dúvida:
Estou fazendo aulas de canto e talz... E por tempos venho percebendo que eu desafino com facilidade (hoashoehsaoehw)... O líder do meu grupo vocal me disse que uma das minhas dificuldades é que eu "afino" a nota antes de cantar, por ex., eu sempre dou a primeira nota (por um décimo de segundo) semitonada, e depois corrijo logo em seguida.
Em uma das aulas, comentei isso com meu professor, e ele me disse que uma das dificuldades de alguns músicos é de projetar a nota na cabeça antes de cantar, ou seja, de pensar na nota e cantar ela direto e direito. Ele fez alguns testes comigo no piano, de tocar a nota, eu ouvir e pensar na nota, e tentar reproduzir direto ela... no entanto eu não consigo e sempre canto uma nota semitonada da que ele pede no piano.
Como eu corrijo um problema como esse? Na afinação da voz mesmo, como se eu "apertasse a casinha errada do violão" na voz. É apenas treino, treino e treino? Mas treino voltado à que exatamente?
Não sei se me fiz entender... Mas ta ai a dúvida.
Abraços!
|
Jattto Veterano
|
# set/11
· votar
Facchini
A "semitonada" que tu falas é no sentido (incorreto) de desafinação, certo?
Porque, se não for, tu pareces ter um processo bizarro de reprodução transposta inconscientemente. Hehehe.
Se for no sentido de desafinação, o que acontece é que tu emites a nota desafinada, normalmente em alguns comas, no início e vai subindo (ou descendo), conforme for, até chegar à nota correta. Isso é o que se chama tecnicamente de portamento. Que pode ser usado como ornamento em música, mas não é pra ser a regra.
É apenas treino, treino e treino? Eu acredito que sim.
Mas treino voltado à que exatamente? Percepção musical + solfejo.
Espero que mais mais alguém possa te ajudar e te dar certeza (ou não) do que eu te disse.
Abraço!
o/
|
Facchini Veterano |
# set/11 · Editado por: Facchini
· votar
É exatamente isso: Se for no sentido de desafinação, o que acontece é que tu emites a nota desafinada, normalmente em alguns comas, no início e vai subindo (ou descendo), conforme for, até chegar à nota correta. Isso é o que se chama tecnicamente de portamento. Que pode ser usado como ornamento em música, mas não é pra ser a regra.
Portamento... Pois é, o que tenho feito é praticado solfejos mesmo... Nem sabia que tinha nome de técnica pra isso e tal... Meu problema é que eu não consigo não fazer esse portamento... aeojheohaaho
|
Christhian Moderador
|
# set/11
· votar
Facchini Procurei algo na busca e não encontrei muita coisa...
Fala muleque! :)
Então: glissando, glissoportamento, portamento, pegar a nota por baixo. São alguns dos termos que você vai encontrar na busca.
Em uma das aulas, comentei isso com meu professor, e ele me disse que uma das dificuldades de alguns músicos é de projetar a nota na cabeça antes de cantar, ou seja, de pensar na nota e cantar ela direto e direito. Só o fato de pensar na nota, não resolve. Isso é, de fato, um vício, mas a técnica vocal serve exatamente para que seu corpo faça adequadamente o que sua cabeça deseja fazer. Portanto se a parte rudimentar não estiver funcionando de acordo, não adianta só pensar; isso aliás, pode jogar contra você, pois quanto mais pensamos durante o canto, mais artificial fica.
Sinceramente, ele (seu professor) é quem falha. No momento em que ele detecta esse problema, alguns exercícios devem ser incluídos para corrigir o problema, sempre cobrando de você 'atenção' durante os exercícios.
Exercícios de apoio, stacato, stacato & legato no mesmo arpejo, exercícios de coloratura são só alguns dos que podem fazer uma grande diferença na solução do problema. Cobre isso dele.
:)
Abraços!
|
Facchini Veterano |
# set/11
· votar
Christhian
Maravilha, valeu mano! Vo procurar na busca esses termos e aprofundar o assunto com ele =) Duro é ter disciplina pra corrigir cada vício, ou cada problema, ou cada coisa mínima na voz ou na minha cabeça mesmo aehoheoahoae... É um trabalho lascado pra aprender a cantar... Mas vale a pena! xD Mas ok, já valeu já o tópico. Abraço!
|