O Tom em cifras

    Autor Mensagem
    Ted -
    Veterano
    # set/11


    Boa noite pessoal!

    Alguém aí poderia me explicar um pouco mais sobre tom.
    Qual a importância do tom em uma cifra?
    Precisa necessariamente a música começar no mesmo acorde do tom?

    Sabe-se que o DÓ por exemplo, é formado por DÓ-MI-SOL.
    Se o primeiro acorde for DÓ, posso começar cantando no SOL que vai afinar. Se porém, eu começar cantando no MI, também. Ou ainda no DÓ. Isso faz sentido?

    Não tenho muito conhecimento de tom, mas preciso sanar essa dúvida.

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Boa noite !

    Qual a importância do tom em uma cifra?

    Dizer em qual tom o vocalista vai cantar e em qual campo harmônico está a música.

    Precisa necessariamente a música começar no mesmo acorde do tom?

    Não obrigatoriamente, é muito relativo, mas grande parte das músicas começa no acorde do tom ou no relativo.

    Se o primeiro acorde for DÓ, posso começar cantando no SOL que vai afinar. Se porém, eu começar cantando no MI, também. Ou ainda no DÓ. Isso faz sentido?

    Isso aí vai depender da construção da linha de voz.

    Se eu tiver falando besteira, corrijam aí !

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Ted -

    Qual a importância do tom em uma cifra?
    O tom? Pow... o tom é O TOM, cara. Ele define que escala está sendo usada e que acordes devem aparecer na música.

    Precisa necessariamente a música começar no mesmo acorde do tom?
    Não. Mas muitas começam, como falou o airguitar.

    Se o primeiro acorde for DÓ, posso começar cantando no SOL que vai afinar. Se porém, eu começar cantando no MI, também. Ou ainda no DÓ.
    Sim, vai afinar.

    Isso faz sentido?
    Sim.

    Normalmente a voz segue mais ou menos a nota fundamental do acorde. As outras duas normalmente servem de referência para backing vocals. Mas, como também disse o airguitar, depende muito da construção da linha melódica vocal.

    Ted -
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Ted -
    · votar


    Entendi!

    Supondo então que tenho uma música no tom DÓ e que o campo harmônico deste é: C Dm Em F G Am Bº

    Por que em algumas músicas, aparecem acordes que não fazem parte desse campo?

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Ted -

    Por que em algumas músicas, aparecem acordes que não fazem parte desse campo?
    Quando se tem acordes que não são da escala em que se está tocando chamam-se acordes emprestados. Servem pra enriquecer a harmonia e, geralmente, são acordes da escala relativa que podem exercer as mesmas funções tonais (do ciclo tonal).

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Ted -

    Complementando o jatto, existem sim padrões pra composição, mas vc não é obrigado a seguir nenhum.
    Pode-se combinar mais de um campo harmônico na mesma música, usar os cromatismos, blue notes, etc.

    Edit: um exemplo de música que usa 3 campos harmônicos é 'Heal the World' do Michael Jackson.
    Nos útimos refrões é a mesma melodia. No penúltimo refrão é um tom acima e no último são 2 tons acima.

    Abs!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Pé de chinelo

    A introdução do hino nacional é um bom exemplo também. :D

    Ted -
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ok!

    Obrigado a todos por terem contribuído para que eu entendesse a respeito de tom. Me ajudaram e muito!!!

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Tom em cifras