O Tom em cifras

    Autor Mensagem
    Ted -
    Veterano
    # set/11


    Boa noite pessoal!

    Alguém aí poderia me explicar um pouco mais sobre tom.
    Qual a importância do tom em uma cifra?
    Precisa necessariamente a música começar no mesmo acorde do tom?

    Sabe-se que o DÓ por exemplo, é formado por DÓ-MI-SOL.
    Se o primeiro acorde for DÓ, posso começar cantando no SOL que vai afinar. Se porém, eu começar cantando no MI, também. Ou ainda no DÓ. Isso faz sentido?

    Não tenho muito conhecimento de tom, mas preciso sanar essa dúvida.

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Boa noite !

    Qual a importância do tom em uma cifra?

    Dizer em qual tom o vocalista vai cantar e em qual campo harmônico está a música.

    Precisa necessariamente a música começar no mesmo acorde do tom?

    Não obrigatoriamente, é muito relativo, mas grande parte das músicas começa no acorde do tom ou no relativo.

    Se o primeiro acorde for DÓ, posso começar cantando no SOL que vai afinar. Se porém, eu começar cantando no MI, também. Ou ainda no DÓ. Isso faz sentido?

    Isso aí vai depender da construção da linha de voz.

    Se eu tiver falando besteira, corrijam aí !

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Ted -

    Qual a importância do tom em uma cifra?
    O tom? Pow... o tom é O TOM, cara. Ele define que escala está sendo usada e que acordes devem aparecer na música.

    Precisa necessariamente a música começar no mesmo acorde do tom?
    Não. Mas muitas começam, como falou o airguitar.

    Se o primeiro acorde for DÓ, posso começar cantando no SOL que vai afinar. Se porém, eu começar cantando no MI, também. Ou ainda no DÓ.
    Sim, vai afinar.

    Isso faz sentido?
    Sim.