Afinação - como manter o tom?

    Autor Mensagem
    Alexandre SSA-BA
    # ago/02


    Eu tenho enorme dificuldade em manter minha afinação na voz durante a execução de uma música. Quando estou tocando com o violão, frequentemente eu erro na voz o tom da música. Alguém sabe como posso melhorar ou treinar isso?

    Rafael Pestana
    # ago/02


    Tenta ouvir mais o violão e tenta imitar o som q ele tá fazendo... sem letra mesmo.. só o som.. pode ser com "aaaaaa", "oooooo" "hummmm"....
    daí toca a música toda cantando assim... sempre bem atento no violão imitando batante o violão com bastante atenção mesmo....
    Depois, qdo se sentir pronto, canta a musica...
    Bom, é isso, Falow....

    Lívia
    # ago/02


    Acho que só de você perceber que tá desafinado já é meio caminho andado...o resto é só treinar. Pior seria se você fosse desafinado e nem soubesse...

    Alexandre SSA-BA
    # ago/02


    Eu queria saber se existe alguma técnica ou dica super-importante para manter o tom do música. Eu começo bem e no meio eu me perco, entenderam?

    A dica do Rafael eu já tenho utilizado mas não adianta. Mesmo assim, obrigado!

    E obrigado pelo apoio Lívia.

    Helene
    # ago/02


    Bom a dica do Rafael , é muito boa , mas se já tens tentado e não tem dado certo , aconselho procurar um professor de canto que vai te ajudar muito , pois vai ensiná-lo a fazer um exercício mais completo . Espero ter ajudado .

    Lívia
    # ago/02


    Não é bem uma dica....mas se isso acontecesse comigo eu pararia de cantar no segundo em que eu percebesse que eu estou desafinado e começaria outra vez quantas vezes fosse necessário até que eu percebesse o lugar exato da música em que eu estivesse errando. Aí é só corrigir e repetir mais um monte de vezes até gravar o certo.
    Se isso não ajudar e o seu problema for constante, vale a pena tentar cantar músicas que tenham partitura. Aí é mais fácil de seguir as notas e de não errar.
    Espero que tenha sido útil...

    Lyrio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Você pode tentar solfejando ,junto com o violão, com escala. Vai subindo de meio em meio tom. Eu tb tinha esse problema. O q me acontecia era q eu mudava tão sensívelmente de tom q não era possivel identificar essa desafinada imediatamente. Só depois no fim da música eu percebia q eu a terminei mt aguda ou mt grave. Eh interessante. Eu cantava em coma. É q eu não acertava a nota mas ficava mt encostada. Talvez seja esse o seu problema. Procure saber essa história do coma e solfeje escala musical bastante, e o mais importante se ouça. Pode ser q vc esteja se distraindo e quando vê ja desafinou.

    Eh isso aê, espero ter sido útil!! Bjaum!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Gostaria de saber se qualquer pessoa pode cantar ou tem que nascer com a voz pra cantar.

    E qual é o nome daquele esquema que a gente faz pra deixar a voz bem aguda (normalmente quando eu faço isso o pessoal fala "Ai, bixinha!")?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/06 · Editado por: membro
    · votar


    Renan, cara, vc está mesmo precisando é fazer aula. Todas essas dúvidas aí vc tira com um professor. Se vc tem essas dificuldades vai ser dificil sanar assim.

    Em todo caso, (se vc não pode fazer aula) meu conselho é - grave-se - grave o que vc faz frase a frase e tente acertar a afinação. Muita gente as vezes desafina por causa de falta de tecnica. Normalmente a afinação cai.

    Mas aula é aula. Se vc pode fazer faça.

    Respondendo: qualquer um pode cantar. Se tem talento ou não é outro papo. Vi uma reportagem dizendo que apenas uma parcela ínfima da população não consegue cantar afinado de jeito nenhum. Espero que esse não seja o seu caso.

    Onyx boy
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Oi gente eu sou novo e valew pelas dicas

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Onyx boy
    Olá Onyx, seja bem vindo!!!
    Qqer coisa estamos aí!
    Abraços!

    jfguittar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Gostei

    eduardoviquinha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Obrigado pela boa vontade de todos vocês, para com os novatos. Valeu!

    cybx
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    eduardoviquinha

    Esse tópico é velho, a maioria dos usuários nem freqüentam mais. Hehehehe, mas valeu a intenção de reconhecer os que ajudam.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação - como manter o tom?