como compor?

Autor Mensagem
feker
Veterano
# dez/03


gostaria de saber como compor uma música?

tipo, eu devo fazer primeiro a letra e depois a melodia? ou fazer primeiro a melodia e depois a letra???

Valeu

Yellowcard
Veterano
# dez/03
· votar


olhe cara naum existe regras... vc pode tanto fazer primeiro a letra como pode fazer primeiro a melodia..ou vc pode tmb fazer os dois juntos...
tudo depende..

mas acho q um jeito legal ..eh ter tipo uma harmonia..assim e um assunto e desenvolver a musica ao mesmo tempo a letra e a melodia dela...
mas naum existem regras...

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


Senta no piano e vai tocando ateh você achar um trechinho que fique legal... daí você parte dele e desenvolve mais e mais e vai ter a melodia.. depois coloca a letra e se precisar mudar alguma coisa na melodia pra letra caber melhor muda :)

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


feker
estuda teoria músical POR MUUIIIITO tempo...isso é o que liga!!
teoria é tudo cara!!
sentimento é tudo também...
precisa dos dois!

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


feker
estuda teoria músical POR MUUIIIITO tempo...isso é o que liga!!
teoria é tudo cara!!
sentimento é tudo também...
precisa dos dois!

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


FáBiO LiOnE
estuda teoria músical POR MUUIIIITO tempo...
Ei fabio! Ele quer poder compor pelo menos antes da aposentadoria haushuashuhuashaus :D

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


C_britney_girl
eu estudo teoria músical e não sou vovo queridinhaaaa

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


FáBiO LiOnE
To brincandu neh :P

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


C_britney_girl
e você acha qeu eu não te conheço né???já foi o tempo que eu levava você a sério!!
=P

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


FáBiO LiOnE
Lembranças cômicas desse tempo!!!:D

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


C_britney_girl
é né!!você gostava né fofa!hhehehehe :D

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


Estudar teoria????????????? Música é transcendental e isso não se aprende!!!!!!!!!! Busque dentro de vc o quê sua alma, seu espirito que falar e componha!

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


fernando canuto
alma e MUITA teoria
isso faz a música!

Yellowcard
Veterano
# dez/03
· votar


muita teoria...
naum sei ... naum eh necessario ... mas se vc quiser se aprofundar eh legal...

tipo comeca a fazer musica ..naum fique se matando de estudar ...vai fazendo musicas.( naum importa se ela tenha tres acordes ) faca !!
do seu jeito... depois se vc quiser se aprofundar ..vc vai entendendo melhor....

Gabriell
Veterano
# dez/03
· votar


fernando canuto
Tu é alguma coisa do Zé Canuto?

thunderbreaker
Veterano
# dez/03
· votar


kra eh + facil tu ter primeiro a musica pronta e dpois fazer os vocal pq tem akele negocio d ritmo e tal bem + facil fabio lione britney
cs sao casados?

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


Gabriell

Zé Canuto?
Explique-se! Não entendi!

The Yellow Monkey
Veterano
# dez/03
· votar


Na minha opnião vc deve fazer a letra primeiro. como se estivesse fazendo uma poesia. é importante que vc ponha sentimento na letra. a melodia vc poem depois.

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


The Yellow Monkey
eu faço assim!!só que várias vezes eu tenho que colocar letra e melódia em músicas que o pessoal da minha banda já fez, ai não tem jeito!

The Yellow Monkey
Veterano
# dez/03
· votar


assim fica dificil. Colocar melodia em letras dos outros n dá. Quando vc escreve a sua letra vc ja tem uma idéia do que quer aí fica bem mais facil por uma melodia.

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


The Yellow Monkey
fica difícil mesmo!!mas é o jeito!

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Na verdade acho que a teoria é importante mas não é tudo. Obviamente se a pessoa pretende compor uma música erudita tem que ralar muito no estudo da teoria para fazer algo que preste, mas a música popular não é tão rigorosa assim.

Como vários colegas de fórum já disseram acima, não há uma fórmula mágica para compor.

Podemos fazer melodia e letra juntos, fazer primeiro a melodia e colocar letra depois, ou mesmo colocar a melodia em cima de uma letra (que é um pouco mais complicado, principalmente se vc estiver utilizando uma poesia de outra pessoa e não puder mudar as palavras do texto).

Contudo, nada é impossível... Eu mesma sempre achei que seria dificílimo colocar melodia em uma letra já pronta, mas depois de ler algumas vezes uma poesia de Mário Quintana chamada "Canção Para Uma Valsa Lenta", consegui fazer uma melodia perfeita utilizando a poesia sem modificar sequer uma vírgula e sem distorcer o som das palavras ou "espremê-las" na frase. Sorte?! Não sei, só sei que consegui o que achava impossível.

Acho que para compor o principal é a inspiração do momento, em primeiro lugar é preciso escolher um tema, pode ser qualquer um mas deve ser algo realmente mexa com seus sentimentos, e quando digo "sentimentos" me refiro a qualquer um deles: amor, raiva, revolta, alegria, desespero, melancolia, nostalgia...

Também é muito importante ter UM BOM DICIONÁRIO ao alcance das mãos para tirar dúvidas ou enriquecer a letra, se possível, compre também um DICIONÁRIO DE RIMAS, tenho um que é ótimo (Dicionário de Rimas da Língua Portuguesa - José Augusto Fernandes - Ed. Record). Apesar de não ser necessário rimar a música inteira, quando você procura as palavras acaba tendo novas idéias.

Quanto à melodia, sempre ando com um gravador na bolsa e quando vem aquela inspiração repentina, gravo a melodia cantando para não esquecer.

Portanto meu amigo, se quer compor "OLHE PARA DENTRO DE VOCÊ" pois lá estará tudo que precisa para fazer uma bela canção. Depois disso, ABRA AS ASAS E VOE...

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


E aí vai um presente para vcs. A poesia do Mário Quintana em que me inspirei para criar uma melodia...


CANÇÃO PARA UMA VALSA LENTA
(Mário Quintana)

Minha vida não foi um romance...
Nunca tive até hoje um segredo.
Se me amas, não digas, que morro
De surpresa... de encanto... de medo...

Minha vida não foi um romance...
Minha vida passou por passar.
Se não amas, não finjas, que vivo
Esperando um amor para amar.

Minha vida não foi um romance...
Pobre vida, passou sem enredo...
Glória a ti que me enches de vida
De surpresa, de encanto, de medo!

Minha vida não foi um romance...
Ai de mim... Já se ia acabar!
Pobre vida que toda depende
De um sorriso...de um gesto...um olhar...



É bastante melancólica :( mas é linda :)


Repararam que ela tem uma métrica perfeita ? A maioria das frases são divididas em dez partes (e as outras em nove partes):

1---2---3--4--5---6---7--8--9--10
Mi/nha vi/da não foi um ro/man/ce
1----2--3---4---5--6---7-----8---9--10
Nun/ca ti/ve a/té ho/je um / se/gre/do



Boa sorte para todos ... muita LUZ e INSPIRAÇÃO...

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


feker
Na página principal do CIFRA CLUB tem um tópico denominado COLUNAS onde um dos seus itens é sobre COMPOSIÇÃO. O curso é gratuito. VALE A PENA CONFERIR É MUITO INTERESSANTE...

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


edson_slash

Este é o fórum que falei, se tiver alguma dúvida é só falar que aqui tem muita gente boa...

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
A maioria das frases são divididas em dez partes (e as outras em nove partes)

Tem que entender um pouco de português, de rimas, poesia, blá, blá, blá......para compor uma letra boa. heheheeh.....


Valeu!
=]

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
Affffff nem curto essas barreiras para a composição!

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE
Eu sigo as vezes rimas. Mas no meu caso, é pensamentos abertos, rima pouco.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
Eu também sigo pensamentos abertos!!!eu nem ligo para rimas, eu acho que fica mais sentimental do jeito que eu façO!

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
FáBiO LiOnE

Rimar é bom mas não é o essencial, para mim o importante é a sonoridade das palavras e o que diz a letra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como compor?