Autor |
Mensagem |
Jeehzinha Veterano |
# out/13
· votar
Eu sou leiga no assunto de musica e gostaria de saber o que significa (no sentido literal) quando uma pessoa diz que sua voz vai do F3 ao A5. Eu sei que "F" é "Fa" e o "A" é "Lá" mas nesse caso o que representam os numeros em termos leigos? seria a quantidade de oitavas daquela nota? por exemplo 5 oitavas da nota Lá?
Todos dizem que para medir seu alcance vocal basta medir a nota que vc alcança (tanto grave quanto agudo) apartir do Dó central do piano. Por que?
Peço que me perdoem pela "leguisse" eu realmente não entendo nada. Eu canto mas nunca tive aulas nem de canto nem de musica, por isso as perguntas, que para muitos, podem soar completamente bobas.
|
Christhian Moderador
|
# out/13
· votar
Jeehzinha Agora sim. :)
Então, o número significa a posição da nota dentro da tessitura de um instrumento de referência, como o piano, por exemplo. C1 seria o Dó mais grave, C2 uma oitava acima. No final da postagem à seguir há uma tabela para localizar estas notas no violão/guitarra.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/260977/#7558733
No seu exemplo, a pessoa diz que canta de F3 ao A5. Significa que a tessitura dela é de duas oitavas (F3→F5) e uma terça maior (F5→A5)
Abraços.
|
Carolev Membro |
# out/13
· votar
Sopraninos me lembrou o Justin Biber em 2009 kkkkk
|
Carolev Membro |
# out/13
· votar
Tem como a classificação vocal mudar ao longo dos anos em mulheres? To perguntando por causa da Amy Lee do evanescence, a voz dela era fininha, acho que era soprano dramático, algo assim, agora é bem grave, um timbre meio escuro, fica até estranho algumas músicas antigas... A voz falada dela não mudou, só cantando, nem ela sabe o porquê. Isso é comum?
|
GersonM Membro
|
# out/13
· votar
Carolev
Comum não digo, mas possível. Se for fumante ou usuário de drogas então é quase certo. Soprano dramático não tem voz leve e nem clara, é pesada e escura. Como eu disse, algumas vozes podem sim mudar algo, transitando por exemplo de um lirico se transformar em spinto, ou seja, sempre do mais leve para o mais pesado, não só por fatores como fumo, doenças e etc, mas também como um desenvolvimento da voz de maneira natural. Alguns cantores líricos começaram com vozes leves e depois de anos entraram num repertório mais pesado. Outros continuaram a vida toda com o mesmo tipo de voz.
|
Thiago Livgren que toca mais ou menos Membro Novato |
# out/13
· votar
Meu alcance vocal (aproximado, não é exato) fica entre essas notas:
e--------------------------------10---------------------- B--------------3*---------------------------------------- G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E---4---------------------------------------------------
É normal pra quem nunca faz aulas?
* É mais ou menos onde acaba minha voz de peito.
|
Carol.ev Membro Novato |
# out/13
· votar
Carolev
Comum não digo, mas possível. Se for fumante ou usuário de drogas então é quase certo. Soprano dramático não tem voz leve e nem clara, é pesada e escura. Como eu disse, algumas vozes podem sim mudar algo, transitando por exemplo de um lirico se transformar em spinto, ou seja, sempre do mais leve para o mais pesado, não só por fatores como fumo, doenças e etc, mas também como um desenvolvimento da voz de maneira natural. Alguns cantores líricos começaram com vozes leves e depois de anos entraram num repertório mais pesado. Outros continuaram a vida toda com o mesmo tipo de voz.
Foi mal, falei tudo errado. Eu não sei o que é voz clara e voz escura. Mas você sabe quem é Amy Lee? Eu vou mostrar, assista pelo menos o começo pra ver a mudança que eu falo, pode ser?
Bring me to life acústico em 2003:
Bring me to life acústico em 2011:
Dizem que a voz dela melhorou, e em estúdio ainda é muito boa, mas ao vivo mesmo as vezes é muito estranha, essa foi a voz que eu chamei de escura -q
A voz dela antes era bem fininha, agora ficou super diferente, pelo menos pra quem é fã e tava acostumado com a voz antiga.
|
Christhian Moderador
|
# out/13
· votar
Carol.ev Abusos vocais causam inchaços nas cordas vocais (edemas) que tornam a voz mais grave, como a "voz da manhã" em algumas pessoas. A persistência nesses abusos pode causar lesões crônicas.
|
Carol.ev Membro Novato |
# out/13
· votar
Christhian Você diz isso em relação aos vídeos? Eu sempre pensei que a Amy forçasse mesmo ora fazer graves. Tenho muito medo de que ela perca a voz :( Parece que tá estragando cada vez mais. No começo diziam que tinha melhorado, mas com o tempo foi ficando muito estranho. Eu achei que podia ser alguma técnica, por que eu soube que ela usa belting, mas não que eu entenda do assunto.
|
blonski Veterano |
# out/13
· votar
A Voz de Paula Fernandes é Contra-alto, minha voz está aqui: http://www.blonski.com.br/saxofonista.htm
Como dito nos primeiros posts, leva tempo de estudo para "descobrir" qual a classificação da voz de um cantor.
Mas para matar curiosidade, ninguém conhece algum programa de computador, online de preferência, que dê a Classificação Vocal ?
Tem alguma "mãnha" com afinador ? Ou a coisa é "meio" subjetiva; Francisco pode "achar" que é um tipo de voz, mas José pode "achar" que é outra ?!
Donde vem a Certeza /
|
Carol.ev Membro Novato |
# nov/13
· votar
blonski Tem o vocalist lite, app pra tablet. Pede pra fazer a nota mais grave que conseguir, depois a mais aguda e mostra que nota você alcançou.
|
Rock With Salad Veterano |
# jan/14
· votar
Como saber se estou fazendo o tal "vocal fry" nas minhas notas mais graves?
|
zetann Membro Novato |
# jan/14
· votar
eai galera tranquilo? entao, eu fiz umas tres aulas de canto e quando fui fazer os vacalizes, consegui do D2 ao G3, sei q nao eh nada. Hj, estou com quatro meses de aulas e vendo uns videos e uma demonstração que meu professor fez, consegui emitir notas em apito e com a voz bem aquecida consegui uns muito altos. Maaaaaaaaas, as notas anteriores eu nao alcanço de jeito nenhum em voz plena soh no falsete. Eu digo que é apito pq o som eh muito igual e quando gravei ficou certinho. É possivel que realmente seja um apito ou eh soh uma nota bem alta? As notas q eu nao alcanço antes do apito tem como eu ganhar? Como eu trabalho o wistle...?
vlw aí galera ah, é normal um cara alcançar apito assim...? é um interrogatório mas ta aí...rs
|
Beltili Membro Novato |
# out/14 · Editado por: Beltili
· votar
Uma pessoa que vai, com voz de peito, do sol da casa 3 da sexta corda (mizona), do violão, até o ré sustenido da casa 8 da terceira corda (sol) é um baixo ou barítono?
|
siannylust Membro Novato |
# out/14
· votar
gostei, acho que sou mezzo-soprano...
|
blacksyler Membro Novato |
# fev/15
· votar
achei bastante interessante o tópico, consegui compreender bem a classificação vocal, mas tenho uma dúvida, quando fiz canto coral na faculdade, meu professor classificou minha voz como tenor agudo, porém hoje estou em um grupo do qual precisa de um baixo, existe exercícios para me ajudar a alcançar notas mais graves e com mais potência?
|
P.Synyster Membro |
# mar/15
· votar
Olá, será que alguém aí pode me responder? Então, aqui eu tô com 14 anos. Alcanço E1 e um B3, tipo, wtf? De acordo com esse vídeo aqui, ó:https://www.youtube.com/watch?v=FM2lPhfPBq4
O meu timbre vai mudar? E minha classificação vai ser definida? Ahh, socorro. x.x
|
great_warrior Membro Novato |
# jun/15
· votar
ola, sou um jovem de 16-17 anos e minha voz apos ter passado pela puberdade estabilizou assim:
minha tessitura vocal é do la sustenido 1 ao do 3...confortavelmente-porem sem tecnica( isto é..antes de eu saber das tecnicas que existiam)
porem meu alcance melhorou depois de alguns meses de estudo e hoje alcanço confortavelmente em voz de peito um sol sustenido 1 ao mi 3 confortavelmente sem utilizar apoio diafragmatico total mas utilizando meu alcance vai alem e nao sei explicar mas minha voz muda pois passo a alcançar um fa sustenido 3 e quando elevo em meio tom parece que uso falsete e canto bem ate alcançar minha segunda oitava, a saber sol sustenido 3 e se usar falsete canto ate o dó 4, sem forçar minha voz...
em suma:
tessitura anterior sem tecnica : la sustenido 1 ao do 3 tessitura atual com alguma tecnica: la 1 ao mi 3 em voz de peito tessitura total com tecnica : la 1 ao sol sustenido 3 chegando com muita dificuldade ao la 3 falsete: começa em la 3, sol sustenido 3 sei la, pq meu falsete chega ate o do sustenido 4, ou com apoio ate o fa 4 extensão vocal media, excluindo o falsete: sol sustenido 1 ao la sustenido 3
sabendo isso, tome nota que eu tenho força bem muito mais em registro grave em la sustenido 1 (110 Hz) ou B1 sendo meus graves definidos melhores a partir do do 2(dó abaixo do dó central), sinto minha voz tipo "cremosa" em minha voz de peito e "doce" em voz de cabeça(cremosa por dar gosto aos ouvidos, doce por ser simples e pratica)
bom aqui vai minha pergunta é normal o que acontece comigo?eu li algo mas nunca cheguei a ter tempo pra perguntar pro meu professor (embora alguns falem que sou baixo) e gostaria de saber , (sou curioo e pesquisei)
e minha voz se enquadra perfeitamente na categoria, melhor a subcategoria de baritono dramatico, pois nao minha so minha tessitura se enquadra nele como tambem minha extensão se enquadram nele, o que acham?
desculpem escrever tanto, da proxima vez mando audio minha voz seria de baritono dramatico? e se nao qual seria?
o que acontece com a minha voz é normal?a saber(se nao conseguiu entender) minha voz de cabeça chega em sol sustenido 3 e quando passa para o la 3 tem uma "quebra" e passa direto para um falsete
desde ja agradeço e peço desculpas por muito escrever obs 1: eu escrevi em Hz pq sou musico e acostumo afinar meu violao e guitarra em determinado "Hz" obs 2: agora sim acabei : /
|
Aliksen Veterano |
# set/15
· votar
não frequento aqui ou mais. A minha dúvida é a seguinte.Agora que to me dedicando a tocar violao e aprender a cantar de fato.Eu canto as musicas da cassia eller,da zelia ducan,ana carolina numa boa no mesmo tom e a maioria das musicas eu aumento um tom pra cantar,pois consigo impostar melhor a voz Lembrando que não sou cantor profissional,nem mesmo amador.Só arranho violao de vez e quando e to querendo evoluir. Até tentei cantar pablo já kkkkkkkk,mas dou uma desafinada no refrao. Seguindo essa linha me faz ser um tenor?já que é uma tessitura a qual me sinto confortável cantando?
|
RafaelBernatto Veterano |
# set/15
· votar
Aliksen
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/260977/#7558752
|
DannyDarrell Veterano |
# set/15
· votar
Não consegui encontrar uma classificação, consigo de A1 até F4, o que sou ? :o
|
Lukasmolin Veterano |
# set/15
· votar
A classificação vocal é pra voz bem emitida, voz quase sem volume, brilho e falsetinho n entra não... De repente grava alguma coisa pra gente ouvir... Se for considerar oq eu consigo eu faço de Fá#1 até La#4, ams a maior parte só serve pra ficar de palhaçada no ensaio aheuhaeuh... A parte que eu uso pra minha voz vai do Dó2 ao La#3 pq é onde ela brilha e eu tenho conforto pra usar... Se botar cabeça ou falsete, aí creio que dá ate Fá4 soando bem, nunca testei na pratica só exercício e palhaçada... Resumindo, a classificação é pra ver onde sua voz assenta melhor, não ver até onde sua voz vai...
|
phelpsst Membro Novato |
# mar/16
· votar
Sou guitarrista a 15 anos em igrejas evangélicas, mas devido a necessidades de algumas ocasiões tive que cantar algumas músicas também, para conseguir fiquei uma semana treinando as músicas todo dia a té ficar razoável, o pessoal gostou tanto que me empurraram para uma aula de canto, o professor era formado na escola de música Villa Lobos no Rio de Janeiro, e ele classificou a minha voz como barítono e a do meu amigo como tenor. Mas atualmente voltei a estudar canto novamente por conta própria pois tenho vício de ser auto-didata e descobri que sou baixo, pois não consigo fazer exercício de barítono, de baixo sai tudo certinho sem nenhum esforço começando do F1 até o F2, e meu amigo canta perfeitamente as músicas do Fernandinho no mesmo tom e potência de voz sem esforço nenhum e músicas de tenor ele não consegue. Eu confesso que eu sonhava em ser barítono pois gosto do Fernandinho, e também pretendo no futuro montar uma banda de Power Progressive Metal (estilo Symphony X) e os vocais no metal que mais admiro e gostaria de ter é o do Russell Allen (Symphony X) e do Hansi Kursch (Blind Guardian) o Hansi já pesquisei e ele é barítono, mas aí pensei tentar o vocal do vocalista antigo do Iced Earth pois gosto da música Watching Over Me e de todo esse álbum, mas ele também é barítono, e agora como vou conseguir cantar todos esses projetos como baixo? Eu sei que com o tempo de exercícios diários eu terei um alcance vocal mas alto e de qualidade, mas infelizmente nunca vou conseguir dar um grito como Rob Halford que é barítono. Alguém teria alguma sugestão ou comentário?
|
The Painkiller Veterano |
# mar/16
· votar
Bom dia phelpsst Vc sempre pode cantar as músicas q deseja, desde q respeite sua capacidade, e saiba passalas para um tom e estilo q lhe seja confortável. E tem outra. Não se prenda unicamente a uma classificação para definir suas capacidades e incapacidades. Como dizia Michael Kiske na letra de I Want Out, estão sempre tentando encaixarnos em caixinhas. Cada um é único. Rob Halford, q vc citou, Freddie Mercury, estes caras respeitavam sua voz mas ainda sim estavam cagando pra classificações quando compunham e arranjavam. Quero te mostrar um video de um cantor popular russo. Ele é baixo. Deixa só eu descobrir como postar o link aqui... O video falará por si mesmo
|
The Painkiller Veterano |
# mar/16
· votar
Ivan Rebroff,um baixo Desculpe. Foi só assim q consegui postar. X)
|
phelpsst Membro Novato |
# mar/16
· votar
Muito obrigado pela dica amigo The Painkiller, agora estou muito animado pois com sua dica descobri o seguinte, ao lado do vídeo que você me indicou na lista de vídeos sugeridos pelo youtube vi a informação valiosa que buscava, esse cantor russo tem um alcance vocal como baixo que vai do F1 ao A5 e o Matthew Barlow do Iced Earth que é barítono tem um alcance do D2 ao Bb5, então se eu exercitar bem todos os dias como o recomendado terei um resultado praticamente igual. Vou pesquisar mais outros vocalistas e seus alcances vocais para comparar.
|
The Painkiller Veterano |
# mar/16
· votar
Eae amigo phelpsst, beleza? Vc tem toda razão, ao se aprimorar é claro que pode dominar tons inesperados com mais conforto e qualidade. Mas não se foque unicamente nisso saca? No youtube há uma entrevista em inglês com o Michael Kiske. Ele tocou num assunto importante. Quando era novo ele se importava muito com técnicas, etc. A grande experiência de anos de trabalhos de alto nível que ele tirou foi que o mais importante é o comprometimento e a emoção que o cantor usa para se expressar e passar a mensagem do seu trabalho musical. Há muitos cantores que não vão muito além do básico em seu alcance de tons, mas ainda sim se destacam. ;) Abraços
|
phelpsst Membro Novato |
# mar/16
· votar
Sim, é verdade, eu já tinha percebido isso quando conheci os primeiros álbuns do Helloween, e recentemente já estava precisando dessa orientação, porque eu já percebia isso mas não sabia explicar, então gerou uma dúvida, percebi também recentemente em uma banda nova que estou acompanhando da Suécia que está inovando um pouco no estilo e o vocal tem partes Michael Kiske e outros timbres mais baixos porque o vocalista realmente não alcança o tom do Kiske mas a expressão artística é excelente, pesquise no youtube os dois clipes da banda Shadows Past, tem a música "Wherever I Go" e a música "Impressed" que eu achei a melhor, vocal incrível e instrumental de primeira, e é ainda o primeiro álbum.
|
The Painkiller Veterano |
# mar/16
· votar
Eae phelpsst Depois dou uma olhada neste video ae, e te digo o q achei. É iso aí, por mais que hajam técnicas e maneiras benéficas ou nocivas de usar nossa voz, é sempre uma experiência muito pessoal, de autoconhecimento. Mas é claro que podemos buscar referências e guias para desenvolver-nos. E é por isso que existem professores, técnicas, classificações e fóruns de debate. Estudemos o mundo a nossa volta e entenderemos a nós mesmos. Abraços!
|
phelpsst Membro Novato |
# mar/16
· votar
Olá The Painkiller , baixei algumas músicas de metal para começar a treinar, e baixei a tonalidade para um tom confortável para meu tipo de voz, usei o programa Sound Forge 11 Pro onde tenho vários Plugins da Waves instalados mas não utilizei-os para trocar a tonalidade, utilizei um plugin nativo da Sony mesmo o Pitch Shift, no qual no campo "semitones" baixei os semitons necessários e o instrumental ficou perfeito porque marquei a opção "Preserve Duration" e a voz só ficou estranha porque não é a voz natural do cantor no caso só baixei barítonos e alterei para meu tom de baixo, e a voz estranha no caso não importa pois servirá apenas de guia para minha afinação e memorização da melodia, e o instrumental ficou perfeito, e na minha voz natural sim já ficou legal, só estou pegando leve nos drives pois segundo os especialistas é extremamente perigoso forçar os drives sem primeiro treinar diariamente durante anos as técnicas especiais do estilo, então aonde sei que tem um drive apenas dou uma leve sujeirinha na minha voz só para eu memorizar que ali deverei no futuro inserir um drive, segue as músicas que eu baixei para testar o processo e já começar a treinar: "Paradise Lost" - Symphony X, "Watching Over Me" - Iced Earth, "Nigthfall" - Blind Guardian, "The Bard's Song" - Blind Guardian. Symphony X ficou bom 1 tom e meio abaixo em D, Iced Earth ficou bom em 1 tom abaixo em Dm, Blind Guardian as duas ficaram boas 1 tom e meio abaixo em F#m Pretendo aumentar ainda mais o repertório com certeza, estou muito empolgado, não tenho aquele drive rasgado ainda mas nesses tons eu não desafino e canto com tranquilidade, não com qualidade, mas digo sem forçar as cordas vocais.
|